GEORGIA – fronteira

23-ABRIL-2010

SITUAÇÃO CÓMICA….

Saímos 1 dia mais cedo de TRABZON não só por termos achado a cidade desinteressante,mas também porque a visita ao MOSTEIRO DE SUMELA foi mais rápida do que calculávamos(parte estava fechada e o tempo não ajudava—chuva e nevoeiro.Tínhamos pernoitado numa pequena cidade perto do mosteiro chamada MAÇKA e não podíamos ter escolhido um local mais seguro : em frente à esquadra da polícia,conforme foto em anexo…

maka

Atravessámos a fronteira turca já ao anoitecer,sem tantas burocracias à saída como aquando da entrada,de qualquer modo sempre foram 4 guichets.Depois de cruzarmos a ‘terra de ninguém’ aparecem-nos 3 corredores para carros cada qual com o seu guichet ; enfiei pelo 1º e ao chegar perto do guichet reparei numa estrutura metálica cujo topo era a cobertura do ”edifício” com chapas em aço; desconfiando da altura da mesma,pedi à Marília que verificasse pelo exterior se dava para passar,já que no ”lombo da estrelinha” temos uma caixa de carga comprida com cerca de 40 cm de altura,o que faz com que a altura total da ‘estrelinha’ seja cerca de 3.50 metros! Tiradas as medidas ‘a olho’ ela informou-me que ‘achava que sim’ e eu avancei ; após a dita -cuja ter passado rés-vés pela estrutura verifique que a saída à frente era….mais baixa e ainda por cima o pavimento estava um pouco desnivelado,pelo que….já não conseguia sequer sair daquele exíguo espaço!!!É claro que entretanto perante tanto aparato tinham-se já juntado 5 ou 6 polícias,cada um dando a sua opinião sobre como tirar aquele ”monstro” dali…

Até que um deles teve uma brilhante ideia: sobrecarregar a caravana com tal peso que a obrigasse a baixar os 3-4 cm necessários à passagem sob a estrutura.E agora pergunta o povo curioso:carregá-la com quê????ÓBVIO MEU CARO WATSON :NADA MAIS NADA MENOS DO QUE COM……POLÍCIAS!!!Era vê-los entrar às resmas pela AC dentro,era vê-los pendurados nas escadas exteriores,enfim…de morrer a rir! HOMENS E MULHERES POLÍCIAS,TUDO AO MOLHE ERAM PARA AÍ UNS 12 DENTRO DA AC,ATÉ DENTRO DA CASA DE BANHO SE METERAM!!! Mas a AC lá passou incólume por debaixo da estrutura.Agora pergunto eu : WHY DOES THIS KIND OF SHIT ONLY HAPPENS TO ME ???

Depois como já éramos ‘ sobejamente conhecidos’ de todos os polícias os trâmites burocráticos foram muito rápidos e eficientes;quase todos eles e elas falavam um inglês razoável e diziam frequentemente : WELCOME TO GEORGIA,um contraste muito grande com a enorme antipatia dos polícias turcos.

Para melhor se compreender a ‘história da estrutura metálica’anexo uma foto de qualidade duvidosa:

batumi

Entrámos em BATUMI já noite cerrada e sem conhecer minimamente a cidade quer por mapa quer por gps;andámos às voltas e fomos parar a uma zona muito ”jeitosa” isto é :prostituição+slot machines em lojas abertas+bares de strip-tease+clubs VIP+casas de câmbio(aproveitámos para parar por momentos a AC e trocar usd por laris,perante o espantado olhar da ‘fauna circundante’)+casas de massagens,etc,etc. Apesar das várias tentativas de sair de tão instrutiva e recomendável zona,não conseguíamos nada mais do que—–comparativamente—–passar do INTENDENTE para o CAIS DO SODRÉ e daí para o CASAL VENTOSO via MUSGUEIRA,etc….. Até que aparece um carro da polícia e decidimos pedir ajuda por gestos:um bom sítio para passar a noite sem problemas numa boa zona da cidade!! Nem mais:para que servem as autoridades policiais???PARA AJUDAR O CIDADÃO CONTRIBUINTE!!!VAI DAÍ,ACENDEM OS PIRILAMPOS ,FAZEM GESTO PARA OS SEGUIRMOS E DEZENAS DE RUAS ADIANTE LEVAM-NOS ATÉ À FRENTE DOS DOIS HOTÉIS DE LUXO DE BATUMI: O SHERATON E O INTOURIST PALACE———-era só escolher,e optámos por estacionar à frente do  2º com jardins muito agradáveis à volta!!! SÓ VISTO…….

Entretanto anexamos algumas fotos do MOSTEIRO DE SUMELA,o tempo estava enublado e chuvoso pelo que a sua qualidade não é a melhor.

sumela

sumela 2

sumela 4

sumela 6

sumela 8

sumela 10

sumela 25

Avise-me por email sobre novas publicações !



Os comentários estão fechados.