GOA E O PORTUGUÊS SUAVE………..

Se DAMÃO peca por falta de interesse e pelos escassos vestígios portugueses


já GOA não só tem muitos portugueses residentes e até alguns a exercerem certas profissões liberais ( há  arquitectos,advogados e médicos ) mas abundam os vestígios e nomes portugueses,as ruas com nomes portugueses,as lojas com nomes portugueses,as incontáveis igrejas,muitas casas tipicamente portuguesas,etc,etc; a sensação que se tem é que tudo o que seja português está ”in” ,está na moda ( oxalá assim fosse,não estaríamos tão pelintras e pedinchas  como estamos…) pois por vezes temos a sensação que ……….estamos numa qualquer vila portuguesa !!!!!!! Mesmo fora de PANJIM ( a capital da província de GOA ) vêm-se incontáveis locais com nomes portugueses ,alguns por certo que pertenceram a residentes portugueses nos anos 40,50 e até ao início dos anos 60 : vila saudade,vila” isto” , vila ”aquilo”,casa ”isto” , casa ”aquilo” ,etc. A influência portuguesa não só se manteve como se acentuou,pois proliferam os restaurantes de ”comida portuguesa”,por exemplo ! Os goeses gostam e estimam os portugueses,demonstrando um afecto especial quando conhecem algum português actual ; em todos os locais onde fomos e nos identificámos como portugueses,a ”abertura” era muito grande,os sorrisos muito abertos,a simpatia enorme ! Por esta e outras razões,GOA ocupa um lugar muito especial no coração dos portugueses, tem sem  dúvida algo de muito especial que nos cativa facilmente e rapidamente passamos a ter um carinho especial por esta província !!! É claro que há certos vestígios portugueses que foram,digamos assim,abandonados como por exemplo o que eu descobri num jardim público,derrubado no chão e cheio de lixo :

Antes que me esqueça,o problema do esvaziamento dos pneus traseiros está finalmente resolvido e tal graças a uma muito pequena- – – – – mas eficiente- – – – – oficina de pneus em goa que se lembrou de verificar cuidadosamente as soldaduras  das jantes et voilá !!! micro – fissuras na parte interior das jantes por onde o ar saía muito lenta mas……constantemente!!! e isto apesar de elas serem novas ………!!! Como não há este tipo especial de jantes aqui,não tive outra alternativa senão transformar os dois pneus traseiros de ”tubeless” ,introduzindo-lhes duas câmaras de ar : PROBLEMA APARENTEMENTE RESOLVIDO !!!VAMOS A VER NOS PRÓXIMOS DIAS………..

GOA tem duas cidades principais totalmente distintas no que respeita aos locais a visitar : PANJIM ( ou PANAJI ou ainda NOVA GOA ) e VELHA DOA ,onde realmente estão os locais de maior interesse e que dista cerca de 10 km de PANJIM ; lá encontramos com relevante interesse :

* BASÍLICA DO BOM JESUS , com um bonito altar-mor e onde está sepultado S.FRANCISCO XAVIER

*SÉ CATEDRAL

*IGREJA DE S. CAETANO

*CATEDRAL DE S.FRANCISCO DE ASSIS

*PORTA DO PALÁCIO DO XÁ ADIL

*ARCO DOS VICE-REIS

*IGREJA E CONVENTO DE S.JOÃO DE DEUS

*OUTRAS IGREJAS,CAPELAS,MUSEUS,JARDINS,MONUMENTOS,ETC

Não podendo ser exaustivo em fotografias,eis algumas para apreciarem este local de tão grande significado para os portugueses :

basílica do bom jesus - velha goa - séc.xvi

sé catedral - velha goa - a maior igreja da ásia

o altar da igreja de s.caetano - velha goa

arco dos vice-reis por onde entravam os imigrantes.......,mandado construir no final do séc. xvi pelo bisneto de vasco da gama,o vice-rei francisco da gama

vasco da gama


'' LEGÍTIMO E VERDADEIRO REI D. JOÃO I RESTAURADOR DA LIBERDADE PORTUGUESA ''

À volta de  PANJIM quer para norte quer para sul existem inúmeras praias bastante conhecidas,meca da juventude mundial que aqui  vem para desfrutar não só as suas quentes águas mas principalmente para se extasiarem com o baratíssimo CANNABIS que abunda por estas paragens,de muito boa qualidade- – – – – – – – – – – – – – DIZEM !!!! No entanto as 3 praias que conhecemos ( CALANGUTE,ANJUNA e BAGA ) sendo das mais conhecidas,não têm no entanto a qualidade que tantas pessoas apregoam como AS FANTÁSTICAS PRAIAS DE GOA……..!!! Na realidade a água do mar é bastante tépida,mas a areia é ou muito escura ou relativamente escura; o mar bastante revolto talvez devido à monção não permite ”banhos”, afinal as praias das CARAÍBAS continuam a não ter rival , na minha opinião claro!!!

A excelente gastronomia de GOA quase dava um post especial,de tal modo é rica,diversa e apetitosa !!! A maioria dos incontáveis,repito incontáveis restaurantes são de sobremaneira económicos para as nossas bolsas,sendo pois normal uma óptima refeição custar apenas € 2.50 – 3.50 por pessoa………; os vinhos como é óbvio são caríssimos,mesmo os indianos sendo estes de muito má qualidade!!! Assim as belíssimas refeições acompanham-se com coca-cola ou fanta…………..INTÉ !!!!!!!!!


Avise-me por email sobre novas publicações !



8 comentários para “GOA E O PORTUGUÊS SUAVE………..”

  1. Caros Estrelas
    É sempre um privilégio, para mim, poder disfrutar destes vosso relatos de viagem e das magnificas fotos que nos falam de uma região ainda bastante «portuguesa».
    Os meus antepassados «da Gama» foram muito corajosos para ousar navegar até essas paragens. Navegar naquele tempo era um risco inimaginável na actualidade. Os portugueses foram sempre um povo de coragem que, nos momentos dificieis da sua história, souberam ultrapassar os «cabos das tormentas» que se lhes deparavam pelos caminhos
    Mais uma vez, felicito-vos e agradeço-vos esse gesto de nos dar novas visões de uma India que ainda é «portuguesa»!
    Boa viagem.
    Carlos da Gama

    • admin diz:

      francamente não sei quem é / foi mais maluco : os seus antepassados por navegarem em águas nunca dantes navegadas ou se nós os dois por andarmos com a”estrelinha” nestas terras………e por estas estradas………e com estes condutores……….e com tantos indios à nossa volta……
      mais uma vez muito obrigado pelas suas amáveis palavras
      um abraço
      david+marilia

  2. Hélia e Júlio diz:

    Poucas fotos mas esclarecedoras, muito belo………..como nós podíamos ser ricos e um grande pais, enfim………..vamos recordando com os vossos maravilhosos relatos.Abraços e continuação de boa viagem e com os pneus OK e um dedo novo………..

    • admin diz:

      a quantidade de fotos depende da internet que temos na altura e obviamente da disposição do ”operador”….
      os pneus finalmente já estão ok !
      um abraço
      david+marilia

  3. Graça et Màrio diz:

    Bonsoir les nomades, comment ce passe ce voyage ?
    Je sais je ne viens pas souvent commenter les photos mais j’adooooooore !!!
    J’ai hâte de vous voir et d’écouter toutes vos aventures, ça doit être passionant !!!!
    Je vous fait un énorme, big bisou et vous dis à bientôt.
    Graça
    P.S. Un forte abraço dos três rapazes.

    • admin diz:

      qu’est-ce que on peut dire , aprés tans de gentillesse ???merci,on vous aime à les ……5 !!!!!
      david+marilia

  4. Beneton diz:

    Olá Casal Estrela, com que então há uma 2ª Benedita a fazer comentários, dei conta que no dia 14 de Junho há um registo de outra Benedita, há tão poucas que até ahei graça, passo a introduzir os meus registos com o nome beneton já bem conhecido pela família Estrela. Um abraço e continuação de boa voagem.
    Beneton

    • admin diz:

      olá beneton !!!!
      estamos bem mas já um pouco fartos de picantes e ……indios !!!!! temos imensas saudades de uma boa entremeada,ou por que não uma boa mão-de-vaca com grão ou melhor dizendo uma boa feijoada à transmontana ou ainda uma grossa costoleta de vitela com 3 ovos a cavalo ou se quiseres um frango no churrasco ou…..ou……ou……ESQUECE !!!
      beijos

Trackbacks/Pingbacks