GUATEMALA

Inicialmente tínhamos decidido , por razões de segurança , apenas e só atravessar rapidamente e quase sem parar este perigoso país , contudo

a forte tentação de visitar a mais que famosa cidade histórica e colonial de ANTIGUA…………………falou mais alto !!!

Estando praticamente na nossa rota da fronteira de LA HACHADURA / EL SALVADOR para a fronteira de CIUDAD HIDALGO / MÉXICO , o desvio não é significativo e , como não temos a mínima das mínimas intenções e / ou possibilidades de voltarmos a estas magníficas paragens , não quisemos desperdiçar a oportunidade de visitar algo na GUATEMALA , embora obviamente cientes dos riscos que estamos a correr…..; mas enfim , l’aventure c’est l’aventure como diz o outro !

E além do mais , a Marilia nunca tinha posto os pés na GUATEMALA , eu já tinha visitado este país 3 vezes , nos idos anos 80.

 

Vamos então a alguns dados sobre este conhecido país : 

 ÁREA : 108.900 KM2

CAPITAL : CIUDAD DE GUATEMALA

POPULAÇÃO : 14.373.000

MOEDA : QUETZAL

CIDADES PRINCIPAIS : CIUDAD DE GUATEMALA , MIXCO , VILLA NUEVA

PIB per capita : US$ 5.200.00

INDEPENDÊNCIA : 1821 de ESPANHA 

ATRACÇÕES PRINCIPAIS : RUÍNAS MAIAS , VULCÕES , PARQUES NATURAIS , ANTIGUA

PRINCIPAIS EXPORTAÇÕES : CAFÉ , AÇÚCAR , BANANAS ,TÊXTEIS

 

Bandeira da Guatemala

 

Atravessar a fronteira salvadorenha , enfim , foi mais uma………já nem ligamos muito às imensas burocracias que se nos deparam ! Mas esta até foi fácil…..mais complicada foi sem dúvida a entrada na GUATEMALA  devido à burocracia relativa à importação temporária dos dois veículos , mas enfim , durou um par de horas mas fez-se !

Resolvemos arriscar um pouco e visitar a capital , que tem o mesmo nome do país ( QUE FALTA DE IMAGINAÇÃO……..) e eu fiquei deveras surpreendido pois nada tinha a ver com a GUATEMALA CITY que eu tinha conhecido há mais de 30 anos e que visitei igualmente por 3 vezes em negócios ; a cidade está moderníssima embora continue sem grandes atractivos .

Mas a visita à capital serviu essencialmente para visitar novamente as instalações técnicas da PIAGGIO pois a VESPA continuava quase sem força , especialmente nas subidas….; foi um pouco complicado encontrar o local mas finalmente chegámos lá !

Inicialmente o chefe da oficina assustou-me pois informou-me que teria de esperar 3 dias até chegar a minha vez………ao que eu lhe respondi que tal seria totalmente impossível pois tínhamos compromissos e não poderíamos estar 3 dias a olhar para o ar…..; lá anuiu e começou a desmanchar metodicamente a mota e 3 horas depois deu com o problema : o diafragma do carburador estava levemente deslocado e não funcionava devidamente ! Ajustou-o , colocou-lhe um leve vedante de silicone e o trabalhar do motor passou a ser totalmente distinto !!!

MOTA QUASE NOVA !!!!!!!!!!!!!!!! PROBLEMA RESOLVIDO FINALMENTE !!!!!!!!!

 

As notas e as matrículas deste país são assim :

 

 

IMG_3724

 

 

IMG_3725

 

 

Tomámos então o caminho da antiga capital do país e realmente a razão de ser de se visitar este país para a esmagadora maioria dos turistas que visitam a GUATEMALA  : ANTIGUA ; anteriormente foi a capital do país e é a grande atracção da GUATEMALA pois é uma cidade muito interessante e sobretudo típica , nada tem a ver com o cosmopolitismo da CIDADE DA GUATEMALA ; esta mais parece uma CIDADE DO PANAMÁ  um pouco mais pobre , não tem nada de típico de ”GUATEMALA”……. ; enquanto que na capital os turistas rareiam pois os motivos de interesse são quase nulos além de que é , sem margem para dúvidas , uma cidade muito perigosa , em ANTIGUA  abundam os turistas de todas as nacionalidades com alguma preponderância de americanos e alemães .

Ficámos instalados no PARQUEAMENTO DA POLÍCIA TURÍSTICA  , a qual acolhe overlanders num terreno murado que dispõe de água e muita sombra , tudo GRÁTIS! É claro que é de bom tom à saída dar uma gratificação à corporação , algo como 2 ou 3 dólares .

A maior atracção de ANTIGUA é sem dúvida o seu enorme e bem organizado MERCADO DE ARTISANIAS , realmente uma autêntica maravilha para comprar artesanato de qualidade a preços verdadeiramente convidativos ; a variedade de produtos típicos do país , entre têxteis , calçado , bordados , malas , etc é absolutamente tremenda digamos que a grande dificuldade está na escolha…….; para ajudar e para os que gostam de regatear os preços  ( EU ADORO !!! ) o local não podia ser mais propício pois é normal / habitual TODO E QUALQUER PREÇO SER DISCUTIDO ATÉ À EXAUSTÃO……………; começam por pedir 300 , nós contrapomos 100 , o vendedor baixa para 200 , nós aumentamos para 120 , ele volta a baixar para 150 e o negócio tipicamente fecha-se por 125 ……………!!!

É claro que a esmagadora maioria dos americanos quando lhes pedem 300 acham que esses 300 são uma pechincha e nem se atrevem a ” pedir um desconto ”……….aliás os americanos normalmente nem sabem regatear preços , não faz parte da cultura americana…….; portanto , quando o vendedor pede 300 e o incauto turista aceita , a felicidade no rosto do guatemalteco é visível à distância !!!!!

Comprámos imensos artigos para oferecer , só quero é ver até que ponto a ”estrelita” aguenta com mais peso……

Permanecemos apenas 3 dias no país pois temos alguma pressa de chegar ao MÉXICO ; algumas fotos :

 

 

DSCN5497

 

DSCN5500

 

DSCN5502

 

DSCN5488

 

DSCN5498

 

IMG_3727

 

IMG_3728

 

DSCN5473

 

DSCN5485

 

DSCN5483

 

DSCN5479

 

DSCN5487

 

IMG_3738

 

IMG_3739

 

E pronto , segue-se o MÉXICO , um dos meus países preferidos e no qual passaremos pelo menos 4 meses , mas não por causa do seu tamanho mas sim por causa do seu interesse !!!

GASTRONOMIA , ARTESANATO , PRAIAS , PAISAGENS , CULTURA , TEMPLOS , ENFIM HÁ TANTO , TANTO PARA DESFRUTAR QUE OS TAIS 4 MESES ATÉ PARECEM POUCO ………………… 

I N T É !!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



16 comentários para “GUATEMALA”

  1. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Caramba, vocês pelam-se por uma boa “arriscada”! Quando tudo corre bem, aí estão vocês a desafiarem a sorte. Tenham cuidado!!!!

    Mais uma vez se comprova, pelas fotos, que a América do Sul, no seu conjunto e ressalvando poucas excepções, é uma parte do continente pouco interessante, raiando a vulgaridade. Nada de encher o olho, como eu gosto. Seja na arquitectura, seja nos monumentos. Já desistiram de tirar fotos às fisionomias de cada país? Nas viagens passadas esse era um dos capítulos, a par com a gastronomia local, mais ricos das vossas reportagens. As diferenças entre os povos são imensas e ver os rostos desses povos é um exercício sociocultural deveras interessante.

    Folgo em saber que a estrelita já está completamente operacional. A minha “Briolanja” está com 7.000 km e ainda tem a mesma vela de origem. O mecânico lá me foi dizendo :”Pode ir descansada até Castelo Branco e voltar, que ainda aguenta. Mas depois, convém mudar”. Realmente, saíu boa peça. Por via de dúvidas deixei-a em Lisboa e só quando for em Setembro a trago para aqui. Sem ela, sinto-me despida.

    Quando chegarem ao México é que vão ter, realmente, umas excelentes férias: tranquilidade, papo-para-o-ar, spas com fartura, águas quentinhas, areias brancas, boa comida, enfim, muitos motivos de fazer inveja. Antes que me esqueça, gravem algumas canções típicas mexicanas para eu depois treinar no acordeón. Ou então, se forem bem baratinhos, arranjem-me 2 ou 3 CD’s de Mariachi.

    Por agora é tudo, já que me alonguei na mensagem de ontem.Divirtam-se! E se houver alteração de data da minha partida para Lisboa eu aviso.

    Beijocas, meus lindos!

    • admin diz:

      quem não arrisca …..não petisca !!!
      na minha opinião , generalizando um pouco , e do muito que já conheço visita-se a :
      europa : história + cultura + monumentos + gastronomia * paisagens
      ásia : gastronomia , exotismo , paisagens , costumes diferentes
      américa do sul+central : paisagens ….e pouco mais !
      ou seja , nós quando preparámos exaustivamente esta viagem , através de guias, livros , leitura de outros sites , etc já sabíamos ”ao que vínhamos” portanto não nos surpreendemos tanto como tu…..; quem vem à américa do sul , por exemplo , à espera de cultura ou grandiosos monumentos é por que não preparou minimamente a viagem !!!
      quanto às fotos dos ”rostos” realmente e com uma certa pena , deixei de os fotografar em cada país que atravessámos e isto porque em vários países (bolívia,peru,ecuador ) o pior que se pode fazer e que normalmente dá problemas é fotografar os locais…..; depois põe-se a questão de em certos outros países tais como argentina,chile , uruguai etc fotografar os locais seria a mesma coisa que fotografar em espanha , itália ou portugal……todos iguais !
      beijinhos

  2. Dei pela primeira vez uma espreitadela pelo vosso blogue, e digo: “Uau”…estou a adorar…é como aquele livro de que tanto gostamos e que ficamos contentes de ser enorme!Obrigada,
    Uma fã,
    Alexandra

    • admin diz:

      olá alexandra !
      muito obrigado pelo divertido comentário !
      ainda bem que está a gostar de nos ler , realmente o site é grande , já foi maior até ( muitos dos artigos de 2010 referentes à ásia central perderam-se …..) , mas prometo que terá muito mais para ler e observar no futuro !!!
      desejos de saúde e bons passeios.
      um abraço
      david+marilia

  3. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia
    Foi uma boa opção a visita à colorida Guatemala. É que o tempo não volta para trás (essa da gratificação à polícia está gira!)
    Felizmente a Vespa já “voa” outra vez. Vai fazer muita falta na longa estadia no México!
    Boas entradas.
    Um abraço
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      na verdade , tratando-se de uma viagem que jamais repetiremos , há que aproveitar ao máximo….
      a vespa está como nova , nem parece a mesma e já tem quase 16.000 km !
      um abraço
      david+marilia

  4. Olá (diretamente da praia de S. Torpes)

    desta vez venho pelo caminho certo. Só para dizer que acabei de “vos” ler e estou muito chateada porque adoro o México (nunca lá estive mas imagino) e não há nada para eu ler sobre o mesmo.:)
    Continuo a admirar a vossa coragem e a descobrir como sou mariquinhas (neste momento há a possibilidade de ser multada ou avisada pela polícia que não se pode pernoitar neste sitio frente ao mar … pequenos pormenores do mundo autocaravanista em POrtugal).
    Fico contente por os problemas maiores com a EStrelita (ainda estão com a janela com adesivos? E o tal problema no Gê qualquer coisa?) e a Vespa estarem resolvidos.
    Tudo de bom, aguardo pelas novas no México ( 4 meses ??? CARAMBA!!! ) E depois, quais os planos.

    PAula Vidigal (viajantedecasaascostas)

    • admin diz:

      olá paula !
      obrigado pelo simpático comentário e antes de mais , boas férias e bons mergulhos : acabamos de mergulhar nas águas de uma priai em MAJAHUAL/MÉXICO e o placard indica a temperatura da água a 28º – – – – – – -demasiado quente para o meu gosto mas ….é o que há !!!
      a clarabóia continua com adesivos , cada vez mais pois com o sol e por vezes chuva , aqui e acolá vai descolando , pelo que vai de aumentar a já grande camada de adesivos , não faz mal , está super-estanque e é mais um motivo de admiração por verem uma AC de portugal aleijadinha….!!!
      sobre os posts do méxico , terá de esperar algum tempo pois o 1º apenas sairá dentro de um par de semanas : a ”coisa” não é assim tão automática quanto se pensa …..!!! mas verá que valeu a pena esperar…..
      depois do méxico serão os e.u.a. +canadá +alaska +e.u.a. enfim , dentro de + – 2 anos ………..descansaremos desta viagem !!!
      um abraço
      david+marilia

  5. Aurélio Raposo diz:

    Meus caros viajantes,cá estou novamente a apreciar as vossas aventuras,afinal a Guatemala não parece assim tão perigosa,pelo vosso relato,faço votos de continuação de boa viagem e recebam um abraço deste vosso admirador e vejam se organizam outro encontro quando voltarem para que eu os possa conhecer pessoalmente.

    • admin diz:

      olá aurélio !
      a guatemala é perigosa caso contrário não teríamos lido ( como lemos e ouvimos )tantos relatos de roubos e alguns assaltos………, mas felizmente nada nos aconteceu !
      um abraço
      david+marilia

  6. margarida diz:

    olá meus queridos!
    Eis-me de novo operacional a tentar enviar-vos umas palavras. tenho um tablet
    novo que se recusou enviar o que vos escrevi há 3 dias!…
    quero ver se com o meu velho notebook resulta melhor. até à data tem dado…
    pois dizia eu que depois de regressarmos da suiça adoeci e, passei quase todo o mês
    de agosto abaixo de forma. enfim, contratempos. não deixei no entanto de vos ir
    acompanhando.
    ainda bem que tudo tem corrido sem grandes sobressaltos e que a estrelita já está de
    novo operacional. quase que voa (lol).
    penso que já falte pouco para vos pôr “a vista em cima”, já vai sendo mais que
    tempo para isso. vi que a tua mana não pode ir buscar-vos. se quiseres os nossos
    fracos préstimos é só dizer. manda mail.
    bem vamos ver se esta missiva entra no site ou diz novamente erro no endereço.
    beijos e abraços grandes e até breve?

    • admin diz:

      olá querida !
      obrigado por nos seguires.
      tens que ”ir à bruxa” no que respeita a doenças …..
      quanto ao aeroporto , não te preocupes , agradecemos na mesma mas já temos boleia.
      beijinhos e pronto restabelecimento

  7. margarida diz:

    Ola amigos!
    Agora a ver se desta segue. Ontem fomos a S.Torpes e Porto Covo. Tempo esplendoroso.
    Estavam la muitas ACs. Jocas

    • admin diz:

      porto covo é um dos destinos de eleição dos autocaravanistas…..
      beijinhos

  8. Artur Delgado diz:

    Realmente 3 dias para um pais tão bonito e cheio de motivos de interesse é muito pouco.Acredito que possa ter sentido alguma insegurança talvez pela forma como viaja mas suponho que no Brasil ou no Paraguai as coisas devam ser identicas.

    Antigua é das cidades coloniais mais bonitas do mundo…
    vale bem a pena uma visita aos varios vulcões,Pacaya,MONTERRICO,Acatenango,Santiaguito,Tajamulco,Chichicastenango…

    O lago Atitlán é um dos lagos mais bonitos do mundo,na margem sul do lago erguem se tres vulcões e por todo lado se ve encostas ingremes e bem verdes.

    O parque natural de Semuc Champey,magnifico…

    A localidade de Flores ,localizada numa ilha é sem duvida um dos locais mais bonitos da Guatemala e uma das portas de entrada para Tikal uma das ruinas maias mais importantes ao nivel de Chichén itza e Copán.

    Motivos de interesse não faltam,permita discordar …

    • admin diz:

      olá caro artur,
      obrigado por comentar.
      realmente não restam dúvidas que conhece a guatemala melhor do que nós !!
      havia uma forte razão , além dos perigosos gangues , para não gastarmos muito tempo nesse país : a nossa urgência em chegarmos a cancun.
      de qualquer modo , não achei a guatemala tão deslumbrante quanto a ”pinta” , mas é claro que gostos são ….gostos ! por exemplo , vimos no chile vulcões bem mais bonitos do que os da guatemala , e quanto às ruínas de tikal eu já as tinha visitado nos anos 80 pelo que agora não repeti a visita , mas são sem dúvida interessantes.
      só discordo inteiramente de si quando afirma que antigua é uma das cidades coloniais mais bonitas do mundo ………afirmação um pouco exagerada, na minha modesta opinião!mas realmente , há muitos países bem mais desinteressantes do que a guatemala !
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks