HÁ QUE TER CUIDADO COM………

Numa viagem deste calibre todos os cuidados são poucos e há inclusivamente vários perigos  , pelo que todas as cautelas nunca são demais , senão vejamos alguns exemplos de coisas que nos preocupam :

SÉRVIA : como todos sabem , são um povo ( digamos assim  ) complicado , que por dá cá aquela palha gosta de armar confusão e não morrem de amor pelos europeus ocidentais por causa da questão do KOSOVO , VAMOS A VER……………….

ROMÉNIA : um dos países mais complicados de se atravessar , especialmente o leste e norte , devido à enorme quantidade de CIGANOS que além de nada de útil fazerem , adoram meter os dedos nas posses alheias , VAMOS A VER……………..

 BULGÁRIA : já lemos em sites vários casos de assaltos , VAMOS A VER………………..

RÚSSIA : a esmagadora maioria dos russos são verdadeiramente encantadores e como país é uma maravilha MAS …… os bandos de jovens gatunos em  MOSCOVO dão para assustar ; um outro perigo conhecido é quando se mete gasóleo em estações pequenas, especialmente na SIBÉRIA  : vem muitas vezes adulterado com água e……coitado do motor !!! Mas o que é verdadeiramente preocupante e sumamente perigoso é atravessar a SIBÉRIA durante os meses de Maio , Junho ou Julho devido a duas doenças PERIGOSÍSSIMAS E PARA AS QUAIS SE PODE DIZER QUE NÃO HÁ CURA EFECTIVA POIS AFECTAM IRREMEDIAVELMENTE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL : T.B.E. e a FEBRE DE OMSK , ambas causadas pela picada/mordida de carraças infectadas( sugiro que leiam na net os detalhes ) , portanto há que ter um supremo cuidado ao pisar qualquer tipo de ervas , ter sempre as pernas totalmente protegidas com elásticos que apertem as calças ao fundo e fazer sempre uma aturada inspecção pessoal ao corpo antes do deitar  . Como se tal não fosse suficiente , são conhecidas as NUVENS de melgas e outro tipo de mosquitos que permanentemente assolam a SIBÉRIA durante os meses quentes quase impossibilitando a abertura de qualquer porta ou janela , há que andar sempre besuntado com um anti-mosquito contudo só os que são 100% DEET é que são eficazes ( já comprámos ! ) . E como a RÚSSIA é um mar de surpresas , temos finalmente as célebres estradas do EXTREMO ORIENTE RUSSO a partir de CHITA  : UMA MARAVILHA DO 3º ou 4º MUNDO !!! (os meus amigos russos sabem que infelizmente é verdade…..), VAMOS A VER…………….

JAPÃO : quem pensar que este maravilhoso país está isento de perigos é por que não conhece a JBE ( ENCEFALITE B JAPONESA ), doença viral perigosíssima causada pela picada de mosquitos e que não tem cura , sendo mortal numa elevada percentagem e noutra elevada percentagem os contagiados sofrem graves lesões cerebrais ; felizmente há uma eficaz vacina que logicamente iremos tomar , VAMOS A VER……….

 MONGÓLIA :  para nós um autêntico envelope fechado contudo pelos inúmeros sites visitados de viajantes que lá foram , as estradas propriamente ditas são inexistentes a não ser as únicas 2 alcatroadas ( e é um dos maiores países do planeta !!! ) VAMOS A VER……………..

Preparar uma viagem de longo curso para destinos incomuns leva tempo e sobretudo exige muito trabalho de pesquisa pois devemos estar preparados para a maioria das eventualidades ou pelo menos saber que esta ou aquela podem acontecer ; por isso não admira que nós pessoalmente levemos vários meses a preparar este tipo de viagens,através da leitura de vários livros e guias assim como a frequente visita a sites de viajantes que já percorreram aquelas paragens . Por isso é que  esta ainda não está TOTALMENTE preparada…………….. I N T É  !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



16 comentários para “HÁ QUE TER CUIDADO COM………”

  1. estrela diz:

    Vocês estão a ser parte da minha distracção, neste momento, pois como se previa…estou de molho!
    Sobre o post, não imaginava a qualidade de perigos a que vão ficar expostos. Livra!E como vem sendo hábito…pareces um íman a atrair petiscos desses. É só lembrar o caso dos pézinhos,da outra viagem, a diarreia monumental, etc.
    Pensem bem em todas as eventualidades e tomem previdências de vária ordem, desde a compra de stoks monumentais de medicamentos e protectores, contactos de embaixadas/consulados e outros serviços/entidades, além de um telefone por satélite (quando estive no KOSOVO utilizávamos um).
    Efectivamente, essa viagem vai dar muito trabalho a preparar mas também vai dar MUITA adrenalina a viver. Só não me conformo com uma coisa e que já tive oportunidade de vos dizer: façam um diário manuscrito! Há coisas que são adequadas para um blog mas viagens do tipo das que vocês fazem merecem um registo especial, ditado pelos acontecimentos e pelas emoções do momento. Como costumo dizer, “dá Deus nozes…”. Um diário desse tipo permite fazer facilmente um bom livro de viagens ou de memórias.
    Beijocas

    • admin diz:

      a ver se melhoras rápido pois os leitões não duram eternamente……
      os telefones de satélite além de caros , hoje em dia apenas se usam em zonas muito remotas e muitos países já os proibem…..NÃO VAI SER NECESSÁRIO !
      quanto aos vários perigos…..muito boa gente não faz a mínima ideia do que é viajar de AC para certos países ; eu não me canso de aprender muita coisa em sites de viajantes experientes.
      quanto ao tipo de posts, não sei , vou ver…
      beijinhos e as melhoras

  2. José Ramos diz:

    Para o comentário anterior: gostava de clickar no Like mas não o encontro, fico pela intenção. Like Acrescento fotos e impressões, valiosas muito interessantes.

    • admin diz:

      dentro em breve iremos ter um ”LIKE” na homepage
      um abraço
      david+marilia

  3. Carlos Pinto diz:

    Boa Noite D.Marilia e David Estrela
    Nem zangado nem desinteressado, “apenas” com motivação para outras areas,também importantes, para a vida de um sexagenário recente; o exercicio fisico passou a ser uma obrigação quase diaria, em troca da cadeira do computador; mas é evidente que estou atento, e espero de vós uma nova aventura.
    A épica viagem ao Oriente, colocou a fasquia muito alta,não só pelos obstaculos que tiveram de ultrapassar, mas também pelo desconhecimento daquela forma de viajar naquelas paragens,o que originou,em minha opinião, uma descrição escrita, diferente, e muito rica.Mais uma vez: Parabens.
    Confesso que a recente viagem pela Europa, não despertou o mesmo entusiasmo,apesar de ser uma viagem que qualquer mortal gastava de efectuar.
    Quer-me parecer que a capacidade que os “Estrelas” possuem, já não cabe na Europa Ocidental !!! Por isso, a proxima viagem vai ser novamente uma fonte de novas emoções. Mas…. a minha grande expectativa está na futura (espero que breve) Alaska / Patagónia.
    Até lá, vamos sonhando aqui no nosso ?? pequeno país.
    Um abraço
    Carlos Pinto

    • admin diz:

      totalmente de acordo com a comparação que fez entre as duas últimas viagens , mas …..eu tinha avisado !!!!! o oriente tem ”pano para mangas” para se escrever , a europa está já muito gasta……
      quanto à de alaska-patagónia já estou a coleccionar sites e livros para me ir entretendo ,(vou intervalando com a preparação da próxima ) , mas essa ainda não tem calendário
      um abraço
      david+marilia

  4. António Resende diz:

    Olá David
    Já devia estar a passar pelas brasas, mas A NET AQUI seduz-me porque BOA.
    Sobre estas tuas inquietudes, gostaria apenas de te dar o meu testemunho sobre 2 países onde passei duas vezes… na ida para a Capadócia:

    Roménia: Adorei! Os ciganos vi menos do que aí!!!
    As pessoas são super simpáticas e agradáveis e se te businarem, são Romenos que estiveram em PT mas voltaram e ficARAM com saudades…
    Há muitos Campings… não precisas ficar na rua…

    Bulgária: Aí sim. Há que cumprir com o ”código” e mesmo assim a Polícia ”inventa multas”, mas tu saberás contornar…
    Quanto ao resto, é uma verdade que na parte interior é muito difícil encontrar onde ficar e as pessoas falam quase e tão só a sua língua…

    O meu abraço e vão ”burilando” a ”Odisseia”… que eu voui andando mais próximo.

    O meu abraço (ainda na Holanda).

    António Resende

  5. benedita diz:

    Só lamento « mais uma vez » não ter possibilidades financeiras de vos acompanhar,pois na Siberia talvez servisse de alguma ajuda ,visto meu marido ter primos a viver lá em várias regiões trabalhando na àrea das comunicações.E,para mim que adoro uma boa aventura,uma ida à Siberia e à Mongolia seria fascinante!!!
    Quanto às dificuldades que irão encontrar ,tudo isso faz parte de uma boa aventura e tenho a certeza que com o incentivo dado pelos vossos seguidores tudo se tornará fácil.

    até breve

    • admin diz:

      lamenta a benedita e lamentamos nós pois ter companhia é sempre mais agradável !!! ainda por cima com intérprete à borla…..
      um abraço
      david+marilia

  6. António Pires Cozinheiro diz:

    Amigos
    Espero sinceramente, que as vossas pesquisas estejam “adiantadas”.
    Vou certamente “acompanhá-los”, quando iniciarem a viagem.
    Entretanto fico a aguardar contacto para podermo-nos conhecer pessoalmente.
    Um abraço e Bjs á Marilia

    • admin diz:

      obrigado pelo comentário.
      a preparação da viagem continua em bom ritmo.
      um abraço
      david+marilia

  7. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Mais uma viagem que nos irá certamente surpreender e prender ao blog. Também não imaginava que os perigos eram tantos mas serão ultrapassados,quer pela boa preparação quer pela boa sorte que não faltará. Apesar de tudo,tenho a certeza que o David está em pulgas para dar inicio á nova epopeia,pois o bichinho da aventura está no seu ADN.Claro que irei acompanhar e comentar sempre que possível. Até lá fico a aguardar novidades que resolvam partilhar. Beijocas.

    • admin diz:

      olá ana !
      tens toda a razão : se não fossem as baixas temperaturas na SIBÉRIA de certeza que EU já estava a caminho em dezembro , podes crer !!!
      vai acompanhando…
      beijos

  8. Maria de Jesus lança diz:

    Olá, meus amigos (permitam que os trate assim)

    Como prometi, eis-me de volta ao vosso convívio. E manifesto, desde já, que a vossa descrição das dificuldades já elencadas, me sugerem que a vossa viagem vai ser, mesmo, uma aventura. Todavia a vossa “rodagem” é uma mais valia para que os eventuais episódios que ocorram, se transformem em meros sobressaltos de percurso.
    Parafraseando uma comentadora homónima vossa, também acho que compilar todas estas experiências em livro, seria garantia de sucesso e, portanto, junto-me a ela na sugestão de que vão pensando sobre o assunto…
    Entretanto, irei acompanhando os vossos comentários e, agradeço a vossa preocupação pela minha “ausência” aqui – confesso que me emocionei com isso – o que confirma que o meu “feeling” a vosso respeito – mais uma vez – não me traiu.
    Vocês são mesmo umas “ESTRELAS”!!!
    Um abraço fraterno
    Maria Jesus Lança

    • admin diz:

      a única coisa que se nos ocorre dizer : uma jóia de pessoa !
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks