HOLA CHILE…..!!!!!

Era suposto ficarmos 5 a 6 dias na famosa SAN PEDRO DE ATACAMA mas duas fortes razões levaram-nos a ficar apenas

 3 dias : em primeiro lugar , a sua altitude de cerca de 2450 metros ainda não era o que eu mais necessitava ; o nosso próximo destino ( CALAMA ) estava a cerca de 2200 metros , portanto uma altitude mais própria para as minhas dificuldades com a rarefação do ar , ou se quiserem , falta de oxigénio !

Em segundo lugar , SAN PEDRO DE ATACAMA é a localidade mais visitada por turistas no CHILE e eu sinceramente não vejo porquê………??????

É um pequena vila situada no topo do deserto de ATACAMA , talvez o deserto mais árido do mundo , com apenas cerca de 2000 a 2500 habitantes , dos quais 90% possuem uma ”agência de viagens /tours ” para venderem excursões às  largas centenas de turistas de todas as nacionalidades que ali afluem diariamente……. ; essas excursões são pouco diversificadas , a saber : VALLE DE LA LUNA ( formações rochosas nos arredores ) , LAGUNAS ( sem realmente muito interesse , como viemos a verificar ) , GEYSERS ( mas é preciso lá estar às 7 da matina , portanto levantar às 4 da manhã para ver uns repuxos de vapor durante uns segundos……) …………e pouco mais !!!!

Nós com a VESPA vimos o que tínhamos a ver ( não fomos ao GEYSER por ser longe e desinteressante ) portanto ao fim de 3 dias decidimos partir ; quero dizer , decidimos NÓS mas a estrelita decidiu que não era a altura ainda !!! Pura e simplesmente recusava-se a andar mais do que 5 km/ hora , nem a 2ª mudança aceitava ……. !!! Vá de procurar um mecânico , lá encontrámos o ÚNICO da vila , um simpático argentino casado com uma brasileira ( farta de estar no CHILE ! ) E QUE DITOU DE IMEDIATO A SUA SENTENÇA : algo está a estrangular a admissão do ar ou do diesel….. ; comecemos então pelo filtro de ar , o mais simples de mudar ; bom , não está muito sujo mas vamos mudá-lo disse ele….. ( convém informar que TODOS os filtros tinham sido mudados há 9.000 kms atrás……..) ; ok , disse eu , você manda ! Mudou-se o filtro colocando um novo dos de reserva que eu levava ; nada , tudo como dantes , ”palha em Abrantes ” ; então terá de ser o filtro do gasóleo , mandou ele ; mude-se então , disse eu ; mudou-se e o filtro estava muito negro , ele disse que era próprio do mau diesel que tínhamos usado ( E USÁMOS SEMPRE O MELHOR DISPONÍVEL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! )

Bom , o certo é que o carro começou a trabalhar bem , fomos dar uma volta pelas montanhas no total de mais ou menos 20 kms e o carro respondeu sempre maravilhosamente nas subidas pronunciadas, apesar do seu excessivo peso ! Ele então informou que era necessário limpar a ”memória RAM ” ou algo parecido mas o computador dele não servia ali ; mete-mo-nos a caminho de CALAMA , pelo deserto adentro pois sabíamos existir uma oficina da FIAT ali; é claro que foram cerca de 110 kms com o coração nas mãos pois se o ”monstro ” parasse bem poderíamos esperar sentados por ajuda , pois eram muito , muito raros os carros que passavam e sempre a alta velocidade…..

Mas enfim , lá chegámos ou seja……fizemos a ”travessia do deserto” e fomos directamente à FIAT que nos informou que ali ”ninguém passa à frente de ninguém” , ok ???? somente no dia seguinte nos poderiam atender…..; ok , tudo bem , dormiremos aqui à porta !!!

Cuidado , muito cuidado , esta zona ”es muy peligrosa ”……..decidimos mesmo assim ficar porém após 2 vezes nos terem batido à porta para nos dizerem outra vez ”esta zona es muy peligrosa” um gentil chileno prontificou-se a indicar-nos , muito próximo , o quartel dos CARABINEROS DE CHILE , onde poderíamos descansar………….descansados ! MUCHAS GRACIAS AMIGO !

Depois foi 2 dias inteiros nas instalações da FIAT onde chegaram à conclusão que a ”borboleta” não sei de quê estava meio bloqueada e portanto era necessário uma limpeza !!!

Para tal foi necessário desmanchar ”meio-motor” o que levou mais de 1 dia de trabalho…… e quase outro tanto para montar as 500 peças espalhadas no chão ……..; 2 dias depois e com cerca de 400 euros de factura , o carro estava exactamente na mesma , isto é , a luz amarela estava acesa , a potência do motor estava muito abaixo do que era expectável e a maldita sentença foi ditada : é necessário mudar o ”corpo da borboleta” e nós aqui não temos essa peça em stock !!!

”MAS PODE CONTINUAR ASSIM” disse o gerente ……….; o problema , aparte da falta de potência do motor , é que cada vez que ligo o carro , tenho de o desligar e voltar a ligar novamente , pois à 1ª vez as rotações são extremamente baixas e apenas à 2ª vez o carro responde mais ou menos normalmente….

 

ALGUÉM QUE SAIBA DO ASSUNTO ME PODE EXPLICAR A SITUAÇÃO ??????

 

CALAMA (1)

 

o mecânico tinha uma ajudante.........se calhar por isso mesmo é que não resolveram o problema !

o mecânico tinha uma ajudante………se calhar por isso mesmo é que não resolveram o problema !

 

a sujidade encontrada no tubo que contém o ''corpo da borboleta''

a sujidade encontrada no tubo que contém o ”corpo da borboleta”

 

CALAMA (4)

 

CALAMA (5)

 

 

SAN PEDRO DE ATACAMA , onde todas as ruas são em terra batida , não tem qualquer interesse como vila ; à volta da vila , mais longe ou mais perto , situam-se as atracções que aqui trazem tantos turistas ; pessoalmente , eu creio que a vila é mais um MITO que outra coisa qualquer , sei lá se por se situar em pleno deserto , sei lá porquê , o certo é que são muitos milhares de turistas de todo o mundo…… ; demos de caras com uma excursão de turistas portugueses ( cerca de 35 ) numa longa viagem por vários países na América do Sul , e portanto , SAN PEDRO DE ATACAMA não poderia ficar de fora do ”menu”……..

 

DSCN3643

 

DSCN3646

 

DSCN3647

 

DSCN3648

 

DSCN3652

 

DSCN3655

 

DSCN3656

 

DSCN3661

 

DSCN3662

 

DSCN3663

 

DSCN3667

 

DSCN3680

 

DSCN3681

 

DSCN3682

 

DSCN3690

 

DSCN3692

 

DSCN3713

 

DSCN3716

 

DSCN3718

 

DSCN3719

 

DSCN3731

 

DSCN3732

 

DSCN3734

 

DSCN3738

 

DSCN3745

 

CHILE NORTE (1)

 

DSCN3746

 

CHILE NORTE (11)

 

A razão principal que nos levou a planear a nossa vinda a CALAMA prende-se com o facto de aqui se situar a MAIOR MINA DO MUNDO A CÉU ABERTO , a mina de cobre CHUQUICAMATA , um incrível feito humano ; fizemos a necessária reserva e a visita foi efectuada ; CHUQUICAMATA já foi uma pequena cidade de cerca de 35.000 habitantes construída propositadamente para albergar os mineiros e suas famílias ; a cidade foi entretanto abandonada por razões ambientais e restam os edifícios ao abandono……mas a visita à mina é de facto algo muito interessante , tanto que por vezes é necessário fazer a reserva com vários dias de antecedência ; a visita é grátis , em autocarro da companhia , com guia bilingue :

 

CHUQUICAMATA (55)

 

cada bicho destes custa cerca de 5 milhões de usd e cada roda , a módica quantia de 40.000 usd a dura apenas 1 ano.... ; existem cerca de 100 em laboração.

cada bicho destes custa cerca de 5 milhões de usd e cada roda , a módica quantia de 40.000 usd e dura apenas 1 ano tem cerca de 4 metros de diâmetro …. ; existem cerca de 100 em laboração.

 

CHUQUICAMATA (7)

 

 

CHUQUICAMATA (58)

 

 

CHUQUICAMATA (59)

 

CHUQUICAMATA (68)

 

CHUQUICAMATA (71)

 

CHUQUICAMATA (15)

 

CHUQUICAMATA (16)

 

CHUQUICAMATA (17)

 

CHUQUICAMATA (26)

 

CHUQUICAMATA (42)

 

E pronto, assim se passou a nossa visita ao norte do CHILE e a nossa despedida deste LONGOOOOOOO país  !!! A estrada secundária que tivemos que tomar para a nossa entrada na BOLÍVIA pela pouco conhecida fronteira de AVAROA , foi mais uma provação , um novo tormento ; não só pela má qualidade do rípio ( pensava eu que já nos tínhamos visto livres do mau rípio…..) mas também por causa da altitude que tivemos que suportar , quase sempre na casa dos 3500 a 4000 metros !

A falta de oxigénio fez-se sentir , não só nos nossos corpos mas também no motor da estrelita que deita fumo negro em exagero pelo tubo de escape e recusa-se a andar normalmente…… ; a baixa prestação do motor deve-se basicamente a 3 factores , já cheguei a esta conclusão : a falta de oxigénio devido à altitude = ar demasiado rarefeito + a má qualidade do gasóleo + o tal problema com o ”corpo da borboleta” que os ”especialistas” chilenos não conseguiram solucionar em Calama….. ; só rezo para que no PERU a FIAT consiga resolver o problema , mas já estamos mentalizados para ficar umas semanitas à espera que se importem de ITÁLIA as peças necessárias …… VEREMOS !!!

Infelizmente mecânica e similares é definitivamente o meu ”calcanhar de Aquiles” e fico histérico quando algo no veículo corre mal , pois não compreendo e é algo que me ultrapassa…..VEREMOS !!! VEREMOS !!! VEREMOS !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



22 comentários para “HOLA CHILE…..!!!!!”

  1. artur rosa diz:

    espero que consigam resolver o problema no motor para que tudo continue a correr bem comprimentos artur rosa

    • admin diz:

      POR QUALQUER ESTRANHA RAZÃO , O SEU COMENTÁRIO FOI PARAR AO ”SPAM” – – – – – LAMENTO !
      obrigado pelo seu cuidado.
      um abraço
      david+marilia

  2. Cisfranco diz:

    Há uma coisa que está a v/ favor que é o bom estado de espírito, o bom humor com que encaram as adversidades. Folgo que se esteja a sentir melhor/adaptado às altitudes.
    Boa continuação.

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      felizmente já estamos mais ambientados às altitudes mas a novela do motor pouco adiantou…
      um abraço e saúde para vós
      david+marilia

  3. noeli diz:

    Queridos amigos espero que consigam resolver logo todos os problemas com o motor. Forte abraço

    • admin diz:

      estimada noeli !
      obrigado pelo comentário e desejamos que todos vós estejam bem , um especial abraço ao elvis !
      beijinhos
      david+marilia

  4. Luis Sousa diz:

    Olá amigos estrela.

    Depois de ler, mais uma vez, o vosso relato com grande entusiasmo, foi com pesar que li sobre os vossos problemas mecânicos. Sobre o problema mecânico fiquei a pensar que talvez possam estar com problemas na válvula EGR (que desvia parte dos gases de escape para a admissão para que sejam eliminados mais elementos tóxicos).

    Espero que solucionem o problema rapidamente e que possam desfrutar dessa magnífica viagem em pleno.

    Cumprimentos!

    • admin diz:

      olá luís sousa !
      realmente trata-se da afamada válvula egr , mais precisamente o pequeno motor de 12v que faz funcionar a tal válvula e que se danificou por causa de humidades , segundo me informaram….
      obrigado pelo seu cuidado !
      um abraço e saúde
      david+marilia

  5. José Godinho diz:

    Olá Companheiros!
    “Deus me livre que eu te acompanhasse numa viagem dessas!” é a frase mais atual da minha mulher, depois deste vosso último relato!
    Tenho de inferir que se o tivesse acompanhado nessa aventura, a minha mulher já teria regressado de avião… ou estaria a caminho do divórcio! Passe o irónico exagero.
    Pela sua descrição, e pela experiência que tenho tido com o meu carro, é muito provável que o problema seja da válvula EGR, tal como é sugerido pelo comentário anterior. No meu caso, já foi substituída 4 vezes, o que me deixa com alguma ansiedade sempre que viajo. Para além de perder potência, o motor começa a soluçar. Tenho de o deixar arrefecer, embora nem sempre tenha resultado e acabe por ser rebocado.
    Hão de resolver isso, apesar das maiores dificuldades por essas paragens. Boa viagem para nos proporcionarem estes excelentes documentários.
    Abraço
    Godinho

    • admin diz:

      olá godinho !
      um dia a sua estimada esposa acompanhá-lo-à incondicionalmente !!! realmente eu tenho o privilégio de ter sempre a marilia a meu lado em todas as circunstâncias , eu sei perfeitamente que muitas mulheres não aguentariam a ”pedalada” mas , felizmente , não é este o caso …..
      sobre o problema mecãnico , trata-se realmente da famosa válvula egr , mais precisamente do pequeno motor de 12v que a faz mover….; a situação melhorou com a imobilização a 90º da borboleta e com a baixa de altitude ; o mau gasóleo na bolívia também não ajudou nada , nada mesmo !
      vamos ter de mandar colocar uma nova peça no peru…
      um abraço
      david+marilia

      • José Godinho diz:

        Só mais uma pequena intervenção…
        Ao ler o comentário da Dª Estrela (sua irmã?), deduzi que a companheira Marília fez anos ontem, dia 21.
        Pois é curioso que também seja o dia do meu aniv, embora eu seja bastante mais velhote! Já cá “cantam” 71.
        Sendo assim, deixo-lhe os meus parabéns com votos de inúmeras felicidades.
        Godinho

        • admin diz:

          olá godinho !
          a marilia agradece os votos e realmente a estrela é minha irmã.
          desejamos igualmente que conte muitos mais com saúde e muitos passeios.
          um abraço
          david+marilia

  6. Ana Pressler diz:

    Boa tarde!
    Num fim de domingo e após a clientela ter saido aqui da loja fiquei pregada ao pc a ler os teus posts desde o Rio de Janeiro. Ultimamente não tenho tido tempo nem para dormir, por isso não tenho aqui vindo, mas as tuas descrições são de tal modo intensas que me senti aí. Cheguei ao fim dos relatos e descobri que estava aqui na Arruda e vocês lá tão longe. Nas minhas conversas contigo e com a Marilia no verão passado a minha preocupação era como te irias sentir lá nas alturas. Vais andando com a sensação de peixe fora de água, mas aguentas-te!Deu-me a impressão pelas fotos que perdeste uns kilitos e a Marilia também. A AC deve ter o problema que os restantes comentaram, valvula GR a que eu designava por estar dentro do tubo de escape por isso o fumo preto. A valvula estragasse e os gases voltam para trás e fazem mal. Eu chamava-lhe a valvula do miolo do escape pois esquecia-me sempre do nome. Aconteceu-me no Polo. Beijinhos para vós e continuação de boa viagem. E claro, cuidem-se!!!

    • admin diz:

      olá ana !
      obrigado pelo comentário e realmente trata-se da válvula egr , vai-se resolver…..tudo na vida se resolve menos a morte…..
      beijinhos
      david+marilia

  7. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Para ser sincera, até estava a estranhar não terem aparecido, ainda, aqueles problemitas de mecânica que tanto “frisson” (ao contrário!) vos provocam. Viagem dos Estrelas, sem problemas, não é viagem! O que importam é que resolvam mais esse imbróglio, como têm resolvido todos os outros que se vos deparam.

    Sobre as fotos do deserto, são magníficas e dão uma perfeita ideia do que será viver, ainda que nas imediações, de tal paisagem. É que nem um passaroco se avista, nem lagarticha…nadica de nada. Não quero imaginar um qualquer impedimento que vos obrigue a montar acampamento em tal vastidão…sem vivalma para acudir. Acho que devem passar pela região como cão em vinha vindimada! Para mais, com as últimas notícias do terramoto….ALA QUE SE FAZ TARDE!!!!

    Hoje decide-se a questão da Vilma! Ainda bem que já deixaram o Brasil. As opiniões estão estremadas e qualquer que seja o desfecho…não me cheira que seja pacífico. Logo se verá.

    Por aqui, parece que não há memória de uma primavera com tanto frio e mau tempo.Neva na Serra, a paisagem está como nos bons invernos de antigamente, há frio e chuva, trovoada aqui onde estou, enfim, cenário ideal para mais um problema de saúde, que acabou por se verificar. Desde a semana passada que só consigo respirar um pouco com utilização de bomba! A pieira faz-me imaginar que tenho mais gatos em casa que aqueles que tenho…

    Cuidem de vocês!!! A sério!!!!

    Não percebo nada de mecânica, portanto não dou palpites. Faço, apenas, votos para que a FIAT esteja à altura da situação e vos resolva o problema. Gostei de ver a Marília junto à estrelita.

    Beijocas e continuação de boa viagem!

    • admin diz:

      olá !
      deixaste-nos algo preocupados com as últimas notícias , melhor enviares um mail….
      já saímos das enormes altitudes da bolívia que quase deram cabo de mim , a marilia sofreu menos do que eu mas eu pensei que ia desta para melhor….
      estamos neste momento de passagem pelo norte do chile, arica , para ser mais exacto antes de entrarmos no perigoso peru , tanta gente a desaconselhar-nos em virtude dos assaltos mas………lá terá de ser !!!
      a estadia na bolívia foi drasticamente reduzida face às enormes altitudes que diariamente tínhamos de suportar e que estavam a dar cabo do nosso ”cabedal” , mas também a estrelita estava a sofrer horrores com o pouco oxigénio no ar ; a maioria dos viajantes com AC modernas evita exactamente a bolívia pois os motores modernos euro 5 e obviamente euro 6 não aguentam tais altitudes e os próprios fabricantes desaconselham e não se responsabilizam por os veículos circularem sempre entre os 3500 e os 4200 metros , é complicado , muito complicado !
      beijinhos

  8. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia
    Foi a vez da Estrelinha se ir abaixo… muito se tem aguentado ela!
    Não vou dar nenhum palpite, pois em 3 Ducatos de gerações diferentes nunca tive esse problema. O que acontece é que nem todas as oficinas teem os meios necessários para fazer um diagnóstico correcto. Bastava ligar uma fichinha e o computador daria logo o seu palpite! Oxalá os injectores se aguentem, pois são muito sensíveis à qualidade do gasóleo!
    Continuação de boa viagem, e que brevemente resolvam o problema.
    Um abraço
    JOão Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      felizmente tudo bem com os injectores , por enquanto…..trata-se ”apenas” da válvula egr ……….e já não é pouco !!!
      vamos resolver o problema no peru INCH’ALLAH !!!
      um abraço
      david+marilia

  9. estrela diz:

    Este post é só para ti, Marília!

    Não me esqueci do dia de hoje, se bem que não sei qual valorizas mais: este ou o próximo 25????
    Por via de dúvidas, aqui vai um beijinho muito especial, só virtual….que no estado em que estou, até te pegava a maleita. Hoje esteve cá a observar-me a “nossa” drª e não ficou muito tranquila com o que viu e escutou. Mas não é para falar disto que encetei nova conversa, né?

    Apesar de estar longe, quero que passes um resto de dia fantástico e com muitos miminhos do “chefe”. Os meus votos são de muita saúde, muita sorte e MUITOS ANOs, ainda, para mais aventuras.

    Quando estiver mais operacional, escrevo melhor.
    Ip…ip…hurra! á tua saúde!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • admin diz:

      para a marilia o mais importante ……….é não fazer anos !!!
      ela agradece e manda muitos beijinhos !!!
      desde a beira-mar em arica/chile mais precisamente a 2 metros da areia….

  10. margarida diz:

    meus bons amigos, os últimos relatos deixaram-me sem palavras. quantas contrariedades!
    ainda bem que já estão a altitudes mais aceitáveis e o problema da AC será então resolvido no perú.
    gostei imenso das fotos como sempre. principalmente das das montanhas. são realmente
    muito belas e diferentes de tudo o resto. nós viajámos, imagina, até onde? finalmente
    ao fim de mais de trinta anos, “senti” vontade de voltar à covilhã e à “minha serra” e
    consegui revisitar os meus sítios e gostei muito apesar das memórias inerentes…
    os “miúdos” também foram, havia neve e nevou enquanto lá estávamos e como levámos os trenós que trouxemos da alemanha quando mudámos para cá, foi muito divertido. e revi amizades antigas. foi bom, quase uma catarse. agora não vou mais demorar tanto a voltar.
    tu tem cuidado contigo, não estiques tanto a corda. olha que a saúde é o mais importante.
    vou tentar ligar-vos no skype na segunda. até lá beijos da amiga de sempre

    • admin diz:

      querida amiga !
      por incrível coincidência estava exactamente a pensar em ti quando chegou o teu comentário !!!
      já há bastantes dias que não nos escrevias e já estranhávamos…..
      sabes , nem sempre temos net , temos …..quando calha , a maioria das vezes não é possível ; há países onde não vale a pena comprar um cartão sim para navegar na net , ou porque é muito burocrático ou até por que nem sequer autorizam para estrangeiros , por isso estamos frequentemente dependentes de hotéis , restaurantes , etc com wifi….. ; nos internet-cafés geralmente não autorizam o uso do nosso pc pessoal : UM ATRASO DE VIDA !!!
      beijinhos

Trackbacks/Pingbacks