IMPRESSÕES SOBRE A CHINA

OBVIAMENTE,VISITAR 2 OU 3 CIDADES DE UM PAÍS GIGANTESCO COMO É O CASO DA CHINA , NÃO É CONHECER O PAÍS;  PELO FACTO DE JÁ CONHECER BEIJING,HONG-KONG(4VEZES) E MACAU (3 VEZES) NÃO POSSO DIZER QUE ”CONHEÇO A CHINA” CONTUDO SINTO-ME QUALIFICADO PARA PODER DAR UMA OPINIÃO PESSOAL,MAIS PRECISAMENTE SOBRE BEIJING. FRANCAMENTE,SE EXCLUIRMOS A” GRANDE MURALHA” O INTERESSE NESTA ENORMÍSSIMA MEGA-METRÓPOLE FICA LIMITADO A ………..QUASE NADA !!! NEM A ”CIDADE PROIBIDA”,NEM O FAMOSO(?) ”TEMPLO DO CÉU” JUSTIFICAM MAIS DO QUE MEIA-HORA DE VISITA,QUANTO MAIS UMA DESLOCAÇÃO LONGÍNQUA…….

BEIJING TEM OUTROS ATRACTIVOS QUE PODERÃO MITIGAR A DESILUSÃO DAQUELES LOCAIS TURÍSTICOS; AS LARGUÍSSIMAS AVENIDAS E PRÉDIOS SUMPTUOSAMENTE ELEGANTES E MODERNOS,OS INCONTÁVEIS CENTROS COMERCIAIS MUITO COLORIDOS E MODERNÍSSIMOS,OS TÍPICOS MERCADOS DE RUA,AS ‘TASQUINHAS’ DE RUA ONDE A COMIDA É PREPARADA À VISTA DO CLIENTE,A EXTRAORDINÁRIA QUALIDADE DA VERDADEIRA COMIDA CHINESA,ENFIM HÁ MUITA COISA  QUE NOS FAZ ESQUECER O POUCO QUE HÁ PARA VER……

EM RELAÇÃO AOS PADRÕES OCIDENTAIS,A FEALDADE DESTE POVO É ALGO INIMAGINÁVEL PARA QUEM NÃO OS VEJA AOS MILHARES COMO FOI O NOSSO CASO; UMA COISA É VEREM-SE 10 OU 20 OU 150 NUM PAR DE  ”LOJAS DOS 300 ” MAS OUTRA COISA É VEREM-SE AOS LARGOS MILHARES NA RUA,NO METRO,NAS LOJAS,ETC : TALVEZ O POVO MAIS FEIO DO MUNDO !!! DEPOIS TÊM A AGRAVANTE DE A ESMAGADORA MAIORIA TER OS DENTES TODOS ESTRAGADOS (POR ISSO TAPAM FREQUENTEMENTE A BOCA QUANDO SE RIEM………) E TAL DEVE-SE À QUANTIDADE ABSOLUTAMENTE ASTRONÓMICA DE DOCES QUE INGEREM CONTINUAMENTE- – – – – – – DESDE QUE NASCEM !!! PASSAM O DIA A COMER FRUTA COBERTA COM AÇÚCAR CARAMELIZADO ( PROVÁMOS E NA REALIDADE É DELICIOSO…….) E ACABADA ESSA ‘ESPETADA’ SACAM’ DOS REBUÇADOS ,DROPS,CHOCOLATES E AFINS E………….AÍ VAI DISTO !!! É CÓMICO POIS QUANDO OS DENTES JÁ ESTÃO DE TAL MODO CARIADOS E MEIO PODRES- – – – – – – – – PUMBA! SAI ALICATE E FICAM AS CAVERNAS E BURACÕES À VISTA !!!!!!!!! É CLARO QUE SE ELES JÁ ERAM FEIOS ENTÃO SEM DENTES…………..IMAGINEM !

RARÍSSIMAMENTE SE VÊ UMA RAPARIGA BONITA,REALMENTE BONITA : PARA AS ENCONTRAR HÁ QUE OLHAR PARA OS ENORMES PAINÉIS PUBLICITÁRIOS; O MESMO ACONTECE COM OS RAPAZES,OS POUCOS ELEGANTES VÃO PARAR ÀS FOTOS DE PUBLICIDADE; OUTRA COISA VERDADEIRAMENTE AFLITIVA,MAIS NAS MULHERES DO QUE NOS HOMENS,É O FORMATO ARQUEADO E / OU TORTO  DAS PERNAS,É EXTREMAMENTE,REPITO EXTREMAMENTE RARO VER UMA RAPARIGA OU MULHER COM AS PERNAS DIGAMOS,NORMAIS ; OBVIAMENTE QUE O FACTOR GENÉTICO PESA IMENSO,MAS TAMBÉM O FACTO DE AS CRIANÇAS ENTORTAREM IMENSO OS PÉS E/OU AS PERNAS A ANDAREM,FAZ COM QUE EM ADOLESCENTES OU ADULTOS FIQUEM UNS ”TRAMBOLHOS” AUTÊNTICOS !!! OUTRA CURIOSIDADE RELEVANTE É O FACTO DE UMA PERCENTAGEM MUITO SIGNIFICATIVA DA CAMADA JOVEM USAR ÓCULOS,EXACTAMENTE O OPOSTO DO QUE PRESENCIÁMOS NA RÚSSIA ONDE QUASE NÃO DESCORTINÁMOS UM SÓ JOVEM COM ÓCULOS (IMAGINE-SE O ”NEGÓCIO DA CHINA” QUE ERA UM BOM CIRURGIÃO OFTÁLMICO ABRIR UMA CLÍNICA EM BEIJING,POR EXEMPLO…..)

NÃO SE PODE DIZER QUE SEJA UM POVO SIMPÁTICO,DE MODO ALGUM ; NÃO É SÓ O FACTO DE NINGUÉM FALAR INGLÊS,E NINGUÉM É SIMPLESMENTE NINGUÉM !!!! MUITO RARAMENTE SORRIEM (NESTE ASPECTO MUITO PARECIDOS COM OS DO TURQUEMENISTÃO…. ),O TRATO É NORMALMENTE MUITO RUDE,ENTÃO AS ”MANEIRAS” NEM SE FALA : FILAS ???? QUAL QUÊ!!! QUEM EMPURRAR COM MAIS FORÇA É O PRIMEIRO …….; AINDA SE OBSERVAM PESSOAS AQUI E ACOLÁ A CUSPIR PARA O CHÃO,MAS NÃO OS JOVENS. FALAM EM GERAL MUITO ALTO,DISCRIÇÃO NÃO É COM ELES; USAM O TELEMÓVEL COMO RESPIRAM E A BRUSQUIDÃO COM QUE FALAM ALIADA AO SOM MUITO ÁSPERO DA LÍNGUA,FAZ COM QUE DESEJEMOS TAPAR OS OUVIDOS- – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – E JÁ AGORA FECHAR OS OLHOS.

É UM ESTADO MACRO-POLICIADO,ALÉM DOS MILHARES DE POLÍCIAS QUE SE VÊM POR TODO O LADO,HÁ NÃO SÓ OUTROS TANTOS SOLDADOS SEMPRE À VISTA E,PARA QUE NEM UNS NEM OUTROS SE SINTAM ” DESACOMPANHADOS ” TEMOS TAMBÉM AS MILÍCIAS : LÁ  GUARDADOS ESTÁVAMOS NÓS !!! ESPECIALMENTE NA CÉLEBRE PRAÇA TIANANMEN,OS DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA CHEGAM A ASSUSTAR ; EMBORA SENDO A MAIOR PRAÇA DO MUNDO,A QUANTIDADE EXAGERADÍSSIMA DE POLÍCIAS,MILITARES E MILÍCIAS POR TODO O LADO ( AH! JÁ ME ESTAVA A ESQUECER DOS QUE ESTÃO À PAISANA- – – – – – – – – – – – – – – E QUE , COITADOS , DISFARÇAM MUITO MAL…!!! ) ,AS CENTENAS (NÃO É FORÇA DE EXPRESSÃO)SÃO NA REALIDADE CENTENAS DE CÂMARAS DE SEGURANÇA POR TODO O LADO,CRIAM UM CERTO DESCONFORTO ; DEPOIS HÁ ALGO CURIOSO,E QUE UM OBSERVADOR MAIS ATENTO NÃO PODE DEIXAR DE NOTAR : NÃO HAVENDO NA PRAÇA UMA ÚNICA PEÇA OU CONSTRUÇÃO DE MADEIRA,OU MESMO ALGO COMBUSTÍVEL,VÊM-SE LARGAS DEZENAS DE EXTINTORES DE FOGO ESTRATÉGICAMENTE COLOCADOS JUNTO DE POLÍCIAS E/OU MILITARES. A EXPLICAÇÃO É SIMPLES : FACE AO ENORMÍSSIMO SIMBOLISMO NACIONAL E INTERNACIONAL  DESTA PRAÇA, QUE MELHOR SÍTIO PARA UM QUALQUER SE IMOLAR PELO FOGO DOM UM QUALQUER DÍSTICO NAS MÃOS ???

PARA GOVERNAR UM BILIÃO E QUATROCENTOS MILHÕES DE PESSOAS ,NÃO HÁ DE MODO ALGUM OUTRO MÉTODO SENÃO UMA DITADURA FÉRREA,COM LEIS EXTREMAMENTE RESTRITAS E REGRAS INFLEXÍVEIS ; A ORGANIZAÇÃO TEM DE SER TOTAL E PERFEITA,SOB PENA DE NADA FUNCIONAR. REALMENTE AS ‘COISAS’ FUNCIONAM,TUDO É RELATIVAMENTE ORDEIRO E SEM SOBRESSALTOS,NADA É DEIXADO AO ACASO,TODOS TÊM UMA MISSÃO A CUMPRIR E NÃO TÊM OUTRA ALTERNATIVA SENÃO CUMPRI-LA; NÓS HABITUADOS AO ESPÍRITO OCIDENTAL E TAMBÉM LATINO,ESTRANHAMOS TANTA ORGANIZAÇÃO E SOBRETUDO TANTA FALTA DE LIBERDADE………….; UM EXEMPLO EXTREMO DE ORGANIZAÇÃO É O FACTO DE NAS AVENIDAS E RUAS PRINCIPAIS NÃO SE VER UMA ÚNICA PASSADEIRA PARA PEÕES,POIS TODA A GENTE ATRAVESSA POR PASSAGENS SUBTERRÂNEAS,HÁ-AS POR TODO O LADO,E MUITAS TÊM ESCADAS ROLANTES……..; NAS ESTAÇÕES DE METRO TODA E QUALQUER  MALA OU EMBRULHO DEVE SER METIDA NUMA MÁQUINA DE RX,EXACTAMENTE COMO NOS AEROPORTOS;APESAR DOS MILHARES DE PESSOAS A ENTRAREM NAS ESTAÇÕES A QUALQUER MINUTO, NÃO HÁ PRATICAMENTE FILAS RELEVANTES E TUDO SE PROCESSA COM UMA CELERIDADE IMPRESSIONANTE; AS MÁQUINAS DE VENDA DE BILHETES SÃO DE UMA CLAREZA ENORME,EM MANDARIM E INGLÊS,COM BONECOS PARA AJUDAR ! À ENTRADA DAS ESTAÇÕES DE METRO……….POLÍCIA,NOS CONTROLES E BILHETEIRAS………..POLÍCIA,NAS PLATAFORMAS……………POLÍCIA ! NUNCA FALHAM !!! MALGRÉ TOUT,EM 7 DIAS DE ESTADIA NUNCA FOMOS MINIMAMENTE INCOMODADOS QUER PELA POLÍCIA QUER POR MILITARES OU MILÍCIAS. FOTOGRAFÁMOS O QUE NOS APETECEU,QUANDO NOS APETECEU.

COMEM NA RUA,NAS TAIS TASQUINHAS,AS MAIORES PORCARIAS QUE SE POSSAM IMAGINAR,E GOZAM QUE NEM UNS PERDIDOS QUANDO OS (MUITOS) TURISTAS OCIDENTAIS MOSTRAM NOJO E DESDÉM AO OLHAREM PARA TAIS ……”IGUARIAS” : AÍ RIEM-SE MUITO E MOSTRAM UM AR SUPERIOR,COMO QUEM DIZ ”OLHA ESTES MEDROSOS”……; DE QUALQUER FORMA,TÊM PETISCOS MUITO BONS E TOTALMENTE DENTRO DO QUE ESTAMOS HABITUADOS A COMER,SÓ QUE TEMPERADO E COZINHADO DIFERENTEMENTE ; NOS RESTAURANTES,AS EMENTAS SÃO EXAUSTIVAS E CANSATIVAS DE LER,COM AS TRADUÇÕES MUITO MAL FEITAS E INÚMERAS VEZES IMCOMPREENSÍVEIS; O MAIS FAMOSO PRATO É O  CONHECIDO ”PATO LACADO À PEKING’ MAS NAS 3 VEZES QUE O COMEMOS,SENDO QUE DUAS FORAM EM RESTAURANTES DE LUXO,NÃO ENCONTRÁMOS DIFERENÇA SIGNIFICATIVA EM RELAÇÃO AO QUE COMEMOS NUM RESTAURANTE EM BELÉM. OS PREÇOS SÃO MUITO CONVIDATIVOS EM RELAÇÃO AOS OCIDENTAIS. VIMOS ALGO ,UM PAR DE VEZES,QUE NUNCA TÍNHAMOS VISTO : ACOMPANHAM AS REFEIÇÕES COM………………………..ÁGUA QUENTE,REALMENTE A FUMEGAR !!!CLARO QUE MUITOS O FAZEM COM CHÁ,MAS MUITOS OUTROS COM ÁGUA QUENTE : QUE SAUDADES  DE UM VINHO VERDE BRANCO FRESQUINHO………..

TIVEMOS A SORTE DE A NOSSA ESTADIA COINCIDIR COM OS FERIADOS DO ANO NOVO CHINÊS PELO QUE A CIDADE ESTAVA TODA ENGALANADA,EMBORA AS MULTIDÕES DE CAMPONESES ABUNDASSEM: DISTINGUEM-SE MUITO BEM DOS CITADINOS,NÃO SÓ PELO MODO DE VESTIR,MAS TAMBÉM PELA PELE TRISNADA E AR PAROLO QUE EVIDENCIAM. HÁ RUAS ONDE A CIRCULAÇÃO PEDONAL SE TORNA COMPLICADA PELA ENORME QUANTIDADE DE PESSOAS QUE AS PERCORREM. SOBRE O COMÉRCIO,JÁ ESCREVEMOS UM POUCO,APENAS QUEREMOS REALÇAR A FORMA ”ACIGANADA” DE FAZER COMÉRCIO,JÁ QUE TUDO É NEGOCIÁVEL ! ELES SÃO PUROS COMERCIANTES,MAS CONFORME ESCREVI ANTERIORMENTE A EXAGERADA QUANTIDADE DE SHOPPING MALLS (GÉNERO COLOMBO,MAS AINDA MAIORES…..) FAZ COM QUE A ESMAGADORA MAIORIA DAS LOJAS ESTEJA VAZIA,COM AS EMPREGADAS A LEREM REVISTAS OU A COMEREM PRATINHOS DE MASSA OU ARROZ……..; UMA COISA EXTREMAMENTE HIPER-IRRITANTE É A MÚSICA AMBIENTE : NÃO SÓ NOS MALLS MAS NOS HOTÉIS TAMBÉM,UMA QUALQUER MÚSICA DE PIANO TOCA E TOCA E TOCA E TOCA DURANTE HORAS,REPITO HORAS SEMPRE A MESMA,E O MAIS ENGRAÇADO É QUE NINGUÉM SE IMPORTA !!!  AGORA IMAGINE-SE A TORTURA QUE É ESTAR-SE A OUVIR UMA QUALQUER DO RICHARD CLAYDERMAN ( ADORAM-NO !!!!!!!! ),SEMPRE A MESMA DURANTE HORAS !!!!!!! SE É MÚSICA CHINOCA,ENTÃO AINDA É MAIS IRRITANTE POIS ACABA POR FERIR OS OUVIDOS POR SER SEMPRE À BASE DE MUITOS AGUDOS…….E METAIS !!!!

O TRÂNSITO É MUITO ORDEIRO E RARAMENTE SE OUVE BUZINAR,PENA OS TAXIS SEREM POUCOS.O AEROPORTO É SIMPLESMENTE DESLUMBRANTE E GRANDIOSO,EU NUNCA VI NADA SEQUER PARECIDO…………………..; FICA A 25 KM DO CENTRO E O TAXI CUSTA 100 YUAN (€ 12.50 ).

QUANDO SE VAI A QUALQUER LADO ALGO TURÍSTICO E SE OUVE UMA EXPLICAÇÃO INICIAL EM MANDARIM E DEPOIS EM INGLÊS,FICAMOS EXACTAMENTE NA MESMA POIS  QUEM A DÁ NÃO FALA REALMENTE INGLÊS,LIMITA-SE A TENTAR REPRODUZIR SONS QUE DECOROU ( E MAL ),SAINDO DESSA BOCA UMA ”ALGARVIADA” DA QUAL SE ENTENDE 1 OU 2 PALAVRAS EM CADA 100 !!!!!! COMO O CHINÊS É ESSENCIALMENTE FONÉTICO,E POR ESSAS PESSOAS NÃO TEREM ESTUDADO INGLÊS,LIMITAM-SE A DECORAR UMA CERTA QUANTIDADE DE SONS- – – – – -MAL REPRODUZIDOS – – – – – – – – -NÃO SABENDO SEQUER  EM QUE PARTE DO ‘DISCURSO’ ESTÃO EM RELAÇÃO AO MANDARIM !!!  DEPOIS PARA AGRAVAR AINDA MAIS A SITUAÇÃO,HÁ O FACTO DE ALGUMAS PALAVRAS ELES PURA E SIMPLESMENTE NÃO AS CONSEGUIREM FISICAMENTE PRONUNCIAR,POIS ESSA ”CONSTRUÇÃO” FONÉTICA NÃO EXISTE NA SUA LÍNGUA,É-LHES IMPOSSÍVEL EMITIREM CERTAS PALAVRAS,POR MAIS QUE TENTEM NÃO CONSEGUEM !!! AH! E TROCAM REALMENTE MUITO OS ”L” COM OS ”R”.  VERIFICÁMOS ESTA SITUAÇÃO INÚMERAS VEZES,QUER EM MONUMENTOS,QUER EM LOJAS,QUER NO AEROPORTO ; A UMA ”GUIA” NA ENORME TORRE CCTV,ÀS TANTAS EU PERGUNTEI MUITO LENTAMENTE : WHAT IS YOUR NAME ??? E ELA MUITO ATRAPALHADA RESPONDEU ……………..TIPO PAPAGAIO : WHAT IS YOUR NAME ????? NÃO FAZIA A MÍNIMA IDEIA DO QUE EU ESTAVA A DIZER NO ENTANTO  TINHA ESTADO UM PAR DE MINUTOS A ……”VOMITAR” UMA QUALQUER EXPLICAÇÃO SUPOSTAMENTE EM INGLÊS SOBRE A TORRE CCTV……….; HOUVE MAIS EXEMPLOS DO GÉNERO…

NOSSA NOTA FINAL ( 0 A 20 ) : 11

Avise-me por email sobre novas publicações !



4 comentários para “IMPRESSÕES SOBRE A CHINA”

  1. estrela diz:

    Foi o comentário mais aprofundado e abrangente que fizeste desde a última viagem. Fica-se com uma ideia do que é o país e as suas gentes, como vivem e o que podemos encontrar. Eu não, pois não tenho “cacau” para me deslocar a essas paragens mas qualquer entusiasta por países longínquos e exóticos, já sabe o que pode ver.
    Foste muito pródigo na nota, eu talvez desse um 8 só por aquilo que descreves.
    Contudo, não quero ser injusta. Dizem que o litoral é espectacular, quer em termos de paisagem quer em estâncias turísticas, ambientes citadinos, povo, modernidade, etc. Aí, talvez valesse um 14 ou 16, somados à ordem, disciplina de que falas.
    Continua este belo trabalho de reportagem.

  2. Ana Rodrigues diz:

    Olá viajantes

    Como sempre mas ainda mais abrangente dás uma visão que quase nos faz sentir em Pequim. Não há duvida que tens não não só um grande poder de observação mas uma forma de escrever que prende realmente quem está a ler e nos faz desejar que escrevas mais.Ficamos a aguardar ansiosamente a narrativa da próxima grande viagem .

    Beijocas

  3. Roadrunner diz:

    Realmente fiquei com uma impressão algo diferente da cidade, mas como lá estive há treze anos atrás, provavelmente muito mudou.
    Uma coisa em que discordo é em relação às mulheres. Não pondo em causa que existem muitos “abortos”, vi por lá também das mulheres mais belas e exóticas do mundo, autênticas “obras de arte”, delicadas, simpáticas, belas fisicamente.
    Pela sua descrição, constato que o inglês já está muito presente, em restaurantes, sinalização, lugares públicos, tudo certamente efeito das Olimpíadas. Quando lá estive as únicas palavras em inglês estavam nos lugares históricos (Cidade Proibida, Palácio de verão, Templo do Céu, Tumbas Ming, Grande Muralha e pouco mais), mas em quantidade reduzida e muitas vezes mal escritas. Alé disso era exrtremamente difícil, para não dizer quase impossível, encontarr alguém que cuspisse uma palavra de inglês ou outra qualquer língua perceptível.
    Também quanto à comida, o que lá comi não tinha absolutamente nada a ver com os pratos disponibilizados pelos “nossos” restaurante chineses, de certeza com pratos mais ocidentalizados para satisfazer os gostos. Por exemplo, lembro-me que “espetavam” com pepino em tudo o que era ementa, sendo que por cá nunca vi pepino em nenhum restaurante chinês.
    Por fim, e agora estou a rir, concordo com o “amor” que os chineses (pelo menos os de Pequim) têm ao Richard Clayderman. O hotel onde estive hospedado tinha um piano no hall de entrada, onde um pianista repetia sucessivamente os êxitos desse cromo. Sempre que entrava ou saía do hotel lá estava o Richard!
    Na altura notei também que eles eram completamente fanáticos por basketball, não sei se actualmente ainda assim é.
    Por último refiro que uma das experiências mais interessantes, foi visitar um hospital de medicina tradicional (não sei se visitaram algum). Algo inesquecíve! Lembro-me de segurar um cabo em cada mão e colocar uma lâmpada na testa e esta acender-se, entre outras cenas igualmente alucinantes!

    Saudações do Roadrunner!

    • admin diz:

      olá roadrunner!
      muito simpático da sua parte tão longo e pertinente comentário ; vamos então por partes:
      * mulheres : ou temos gostos muito dispares ou então o meu amigo teve uma sorte incrível,pois em 8 dias que lá estivémos a percentagem de feias que vimos foi realmente assombrosa…
      * inglês : ainda quase ninguém fala inglês e as traduções dos menus dos restaurantes são ”um fartote de risada”….
      * comida : um espectáculo…..
      * medicina tradicional : não visitámos.
      * basket-ball : cada vez mais fanáticos…

      umm abraço e siga a nossa próxima maxi-aventura a partir de 17-março durante 8 meses lisboa-hanoi em autocaravana !! deixe os seus estimados comentários sempre que entender!
      um abraço
      david estrela

Trackbacks/Pingbacks