IMPRESSÕES SOBRE A MONGÓLIA

A MONGÓLIA DEIXOU-NOS BOAS IMPRESSÕES APESAR DA CURTA ESTADIA , QUER EM TEMPO QUER EM LOCAIS CONTUDO SERIA UM RISCO DEMASIADO ELEVADO ANDAR COM A AUTOCARAVANA POR CAMINHOS E TRILHOS, TENDO INCLUSIVAMENTE QUE ATRAVESSAR RIACHOS….

EM PRIMEIRO LUGAR , NÃO VIMOS A TAL POBREZA DECLARADA NEM UM ÚNICO MENDIGO ; EM SEGUNDO LUGAR , É NOTÁVEL A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE FALAM MINIMAMENTE INGLÊS , AO CONTRÁRIO DA RÚSSIA ONDE , FORA DE MOSCOVO E S. PETERSBURGO (QUE AINDA NÃO CONHECEMOS ) , É EXTREMAMENTE RARO ENCONTRAR ALGUÉM QUE ”ARRANHE” SEQUER O INGLÊS ; NA MONGÓLIA , AS PESSOAS MESMO COM UM VOCABULÁRIO REDUZIDO , ESFORÇAM-SE BASTANTE E ISSO É LOUVÁVEL.

A MONGÓLIA É BASICAMENTE UM DESTINO DE AVENTURA E OS PRINCIPAIS ATRACTIVOS SÃO SEM DÚVIDA AS PAISAGENS , A QUANTIDADE E VARIEDADE DE ANIMAIS À SOLTA , A GASTRONOMIA E OS ENORMES E QUASE INFINDÁVEIS ESPAÇOS LIVRES ; NÃO SE VEM À MONGÓLIA PELA SUA CAPITAL POIS LÁ OS MOTIVOS DE INTERESSE SÃO MUITO ESCASSOS ; TEM UM ARTESANATO ENGRAÇADO E NÃO MUITO CARO .

A QUANTIDADE DE RESTAURANTES ESTRANGEIROS ”ASSUSTA” , ALIÁS HÁ UMA RUA JUNTO AO PALÁCIO PRESIDENCIAL ONDE CONTÁMOS MAIS DE 15…… PARA TODOS OS GOSTOS E BOLSAS , COM PREDOMINÂNCIA DE FRANCESES E ITALIANOS, CLARO !!!!

O QUE VALE A PENA ADQUIRIR É ”CASHEMIRA” , DE ALTÍSSIMA QUALIDADE EMBORA OS PREÇOS NÃO SEJAM….DADOS ! MAS OS ARTIGOS SÃO MUITOS , COM DESIGN E CORES BASTANTE ATRAENTES , QUER SE TRATE DE CASHEMIRA DE INVERNO OU DE VERÃO .

ANTERIORMENTE TÍNHAMOS FALADO COM ALGUNS VIAJANTES QUE TINHAM VISITADO O PAÍS E TODOS NOS DIZIAM QUÃO BARATO ERA O SEU CUSTO DE VIDA ; POIS NÃO ACHÁMOS ASSIM TÃO BARATO , ENFIM NÃO CHEGA AO NOSSO CUSTO DE VIDA MAS ANDA LÁ PRÓXIMO .

DAS COMIDAS QUE PROVÁMOS E TAMBÉM DOS VÁRIOS PRATOS QUE OBSERVÁMOS , FICÁMOS REALMENTE FÃS DA GASTRONOMIA LOCAL , PENA NÃO TERMOS PROVADO MAIS MAS A EXPLICAÇÃO É SIMPLES : A CARNE NA MONGÓLIA TEM MUITA QUALIDADE POIS O GADO PASTA  LIVREMENTE E NÓS ( ESPECIALMENTE EU…) ESTÁVAMOS COM UMAS INCRÍVEIS SAUDADES DE UNS BONS COSTOLETÕES E PORTANTO 2 DAS REFEIÇÕES……NÃO FORAM DE COZINHA LOCAL…..

AS ESTRADAS COMO TODA A GENTE SABE SÃO MUITO POUCAS , QUASE INEXISTENTES E AS POUCAS QUE HÁ ASFALTADAS SÃO DE QUALIDADE ABAIXO DE 3º MUNDO……

ACHÁMOS O PAÍS BASTANTE LIMPO E EM FRANCO DESENVOLVIMENTO , MAS VISITAR A MONGÓLIA SÓ POR SI NÃO SE JUSTIFICA : DEMASIADO LONGE E DEMASIADO SIMPLES !

NOSSA NOTA DE 0 A 20  :  13

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



6 comentários para “IMPRESSÕES SOBRE A MONGÓLIA”

  1. Caros Estrelas
    Mongólia: fico à espera das fotos.
    Apesar da afirmarem que visitar a Mongólia não se justifica, pela lonjura e simplicidade local, é uma verdadeira gesta heroica esse atrevimento de visitar uma região que me parecia tão inóspita e sem graça. Talvez os documentários que me têm falado e apresentado a Mongólia me tenham incutido uma ideia errada dessa região que, apesar de «demasiado simples» é, pelo que dizem, dona de belas paisagens.
    Deve ser dificil viajar por essas bandas com uma autocaravana. No final do dia, para além das maselas no corpo, a estrelita deve ficar muito magoada…
    Aguardo as imagens sobre esse percurso dentura.Continuação de boa viagem.

    Abraço do
    Carlos da Gamae av

    • admin diz:

      olá companheiro !
      já saiu o post sobre a Mongólia , verifique sff
      viajar com uma AC por estas/aquelas bandas ??? só de loucos…….
      um abraço
      david+marilia

  2. Olá,
    Acabei de ler o posto sobre a Mongólia – que não tinha visto. Gostei das paisagens… e admirei alguns edificios modernistas da capital. A visão que a TV nos dá sobre regiões e paísis longínquos nem sempre nos deixam a impressão mais correcta. Nunca diria que alguns edificios que as v/ fotos doumentam pertencessem à Mongólia!
    Boa viagem para esses 2700 kms que restam.
    Abraço do
    Carlos da Gama

    • admin diz:

      obrigado por comentar de novo.
      realmente a Mongólia está mais desenvolvida do que imaginamos.
      um abraço
      david+marilia

  3. carlos carapeto diz:

    Boa tarde companheiros,

    Além de lhes desejar continuação de optima viagem e agradecer-lhe tanto a descrição da viagem como as fotos gostava de lhe perguntar como conseguir o visto para entrar na Bielorrussia já que em Portugal não existe representação diplomatica e segundo me disseram existe alguma dificuldade alem de ser um pouco caro.

    Um abraço,
    Carlos Carapeto

    • admin diz:

      obrigado por comentar.
      sobre o visto para a BIELORÚSSIA/BELARUS na realidade é caro e a forma mais prática de o obter é através de uma agência especializada na obtenção de vistos , ou em LONDRES ou em PARIS ; nós tirámos em PARIS e demorou cerca de 3 semanas se não estou em erro; necessita de uma LETTER OF INVITATION e o hotel é obrigatório ser pago pela reserva antecipada ; é complicado e se vai lá de propósito e apenas pelo país , não se justifica a despesa e maçada , isto apesar de ser um país bonito , a capital de certo modo majestosa e as ”pequenas” deslumbrantes…
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks