IMPRESSÕES SOBRE A ROMÉNIA

NÃO PODÍAMOS TER FICADO MAIS SURPREENDIDOS DO QUE ESTAMOS POIS FOI SURPRESA ATRÁS DE SURPRESA !

NA REALIDADE DESDE A ENORME QUANTIDADE DE PESSOAS QUE FALA INGLÊS , PESSOAS QUE NEM ERA SUPOSTO FALAREM , TAIS COMO EMPREGADAS DE ESTAÇÕES DE SERVIÇO , EMPREGADAS DE MESA , POLÍCIAS , ETC FOI UMA DAS SURPRESAS ; OUTRA FOI A EXTREMA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS , UNS MODOS MUITO , MUITO CIVILIZADOS ; ALGO CURIOSO : NAS PASSAGENS DE PEÕES , O DADO ADQUIRIDO DE QUE A PRIORIDADE É DO PEÃO, É DE TAL FORMA ELEVADO QUE O PEÃO AO ANDAR NORMALMENTE CHEGA À PASSADEIRA E SEM SEQUER OLHAR , NEM PÁRA , CONTINUA NO SEU PASSO E OS CONDUTORES QUANDO VÊM O PEÃO A CHEGAR À PASSADEIRA PÁRAM DE IMEDIATO !!! É UM CIVISMO A QUE NÃO ESTAMOS HABITUADOS  E ATÉ ESTRANHAMOS VINDO DE LATINOS !!!

OUTRA COISA QUE ”CHOCA” IMENSO É A EDUCAÇÃO E CIVISMO DA POLÍCIA ; UM EXEMPLO : TINHA ESTACIONADO A VESPA EM CIMA DE UM PASSEIO LARGO  E AO REGRESSARMOS DE UM RESTAURANTE MONTÁMOS A VESPA E ANDEI EM CIMA DO PASSEIO CERCA DE 5 METROS, NÃO TENDO REPARADO NUM POLÍCIA QUE ESTAVA A CHEGAR ; INTERPELOU-ME NUM CORRECTÍSSIMO INGLÊS : TEM CARTA DE CONDUÇÃO PARA SCOOTERS?? EU DISSE-LHE QUE SIM E ELE DISSE , OK , PODE IR EU ACREDITO EM SI……..

A ROMÉNIA É UMA REALIDADE MUITO DIFERENTE DA MÁ IMAGEM QUE O PAÍS E ALGUNS DOS SEUS HABITANTES TÊM NO EXTERIOR , QUIÇÁ  O ”LIXO” VAI TODO PARA A EUROPA OCIDENTAL , CONFORME JÁ ME TINHAM DITO….; A VERDADE É QUE TODOS TEMOS UMA IMAGEM DE CERTO MODO NEGATIVA DESTE PAÍS , SE NÃO PELOS CIGANOS ( QUASE NÃO OS VIMOS….) , ENTÃO PELOS VIGARISTAS E GUARDA-COSTAS MAFIOSOS QUE POLUEM AS CIDADES MAIS OCIDENTAIS DA EUROPA ; NADA MAIS ERRADO !!! A ROMÉNIA TEM PAISAGENS ABSOLUTAMENTE ESPECTACULARES , A TRANSILVÂNIA É AUTENTICAMENTE DE FICARMOS DE BOCA ABERTA , PARECE QUE ESTAMOS NUMA SUIÇA OU NUMA ÁUSTRIA……COM A ENORMÍSSIMA DIFERENÇA QUE TUDO É MUITO BARATO !!! SE NA CAPITAL OS PREÇOS SÃO APENAS 15 A 20 % MAIS BAIXOS DO QUE EM PORTUGAL , NAS CIDADES MAIS PEQUENAS ENTÃO É DE GRITOS !!! PARA OS ALEMÃES OU PARA OS NÓRDICOS ENTÃO É ABSOLUTAMENTE DE GRAÇA….. ( NO PRÓPRIO CAMPING EM BUCAREST , AO NOSSO LADO ASSISTIMOS A UMA CENA EXEMPLIFICATIVA : O CASAL DE SUECOS , COM A SUA AC PEDIU A UM FUNCIONÁRIO QUE LHE ARRANJASSE O SUPORTE DAS BICICLETAS QUE TINHA QUALQUER PROBLEMA QUE NÃO CONSEGUIMOS DESCORTINAR ; PASSADOS 20 MINUTOS O MESMO ESTAVA RESOLVIDO , O SUECO PERGUNTOU AO ROMENO QUANTO LHE DEVIA , AO QUE O ROMENO RESPONDEU ( APROVEITANDO-SE SEGURAMENTE ) 100 LEI ( + – € 22) , POIS ENTÃO O SUECO SEM PESTANEJAR DISSE: AQUI ESTÃO OS SEUS 100 LEI E MAIS 100 POIS ACHO POUCO PARA O TRABALHO QUE TEVE……

OUTRA COISA QUE NOS SURPREENDEU GRANDEMENTE FOI A COMIDA : EXCELENTE E BARATA ! IGUALMENTE TÊM NUMEROSOS TIPOS DE SNACKS  , DIFÍCEIS DE DESCREVER , VENDENDO-SE EM QUIOSQUE E QUE SÃO SUPER-SABOROSOS.

AS ESTRADAS NO SUL SÃO MUITO BOAS , MENOS BOAS  PARA O NORTE. FICÁMOS FÃS E SEGURAMENTE REGRESSAREMOS UM DIA !

DOS VÁRIOS DIAS QUE PASSÁMOS NESTE PAÍS APENAS REALÇAMOS DUAS COISAS NEGATIVAS : A PRIMEIRA É O EXAGERADO NÚMERO DE PROSTITUTAS A ”TRABALHAREM” NAS ESTRADAS , ALGUMAS EM POSES BEM PROVOCADORAS ; EM SEGUNDO LUGAR , O INCRÍVEL NÚMERO DE CÃES ABANDONADOS , MUITOS DOS QUAIS VAGUEIAM NAS ESTRADAS E O SEU DESTINO FICA DESDE LOGO TRAÇADO…..

NOSSA NOTA FINAL DE 0 A 20 : 16 

Avise-me por email sobre novas publicações !



Os comentários estão fechados.