IMPRESSÕES SOBRE O JAPÃO

O JAPÃO , PARA NÓS LATINOS , É UM PAÍS COM IMENSAS CONTRADIÇÕES , É UM PAÍS COMPLEXO PARA SE VISITAR E ALGO DIFÍCIL DE ASSIMILAR ; UMA COISA É VISITAR ESTE PAÍS DE AVIÃO E POR CONSEQUÊNCIA , PERMANECER LÁ TIPICAMENTE 1 SEMANA OU 10 DIAS ; OUTRA COISA É VISITAR O PAÍS QUASE TODO ( COMO NÓS FIZEMOS ) E PERMANECER NELE MAIS DE 1 MÊS , CONTACTANDO TODO O TIPO DE PESSOAS E LOCAIS .

É UM PAÍS EXTREMAMENTE CARO PARA SE VISITAR , EXTREMAMENTE COMPLICADO SE O FAZEMOS DE AUTOCARAVANA , COMO FOI O NOSSO CASO ; A BUROCRACIA É IMENSA , AS DIFICULDADES APARECEM QUASE DIARIAMENTE E A IMPLACÁVEL POLÍCIA , NÃO ESTANDO MINIMAMENTE HABITUADA A VER QUALQUER VEÍCULO COM MATRÍCULA ESTRANGEIRA , FAZ-NOS A VIDA NEGRA SEM QUALQUER RAZÃO , TENHAMOS OU NÃO TODA A INFINDÁVEL DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA EM ORDEM ; AS EXPERIÊNCIAS QUE VIVEMOS SÃO DEMASIADO STRESSANTES E CANSATIVAS PARA COMPENSAREM TODO O TRABALHO E DESPESA DE LEVARMOS UMA AC A ESTE PAÍS , PELO QUE EU DESACONSELHO A ALGUÉM TENTAR REPETIR A NOSSA AVENTURA ; DEPOIS  E PARA NÃO DIZER QUASE EM PRIMEIRO LUGAR ,  PÕE-SE A PRIMORDIAL QUESTÃO DO ESTACIONAMENTO , POIS NO JAPÃO PARA UMA AC TAL É QUASE NA PRÁTICA IMPOSSÍVEL , MESMO EM PARQUES DE ESTACIONAMENTO PARA CARROS POIS NÃO ACEITAM AUTOCARAVANAS ! SE A ISTO SOMARMOS OS CONSTANTES PROBLEMAS COM A POLÍCIA  ASSIM COMO OS ELEVADOS CUSTOS DO TRANSPORTE MARÍTIMO, ESTAMOS PERANTE UMA AVENTURA CARA E SOBRETUDO MUITO COMPLICADA !

APARTE DISSO , O JAPÃO É UM PAÍS RELATIVAMENTE INTERESSANTE , PORÉM NADA FÁCIL DE SE CONHECER ; A BARREIRA LINGUÍSTICA É ASSUSTADORAMENTE GRANDE POIS É MUITO RARO ENCONTRAR ALGUÉM QUE FALA ALGUM INGLÊS BÁSICO ; A BUROCRACIA É ENORME MESMO PARA UMA SIMPLES OPERAÇÃO DE TROCAR DINHEIRO , É CONFRANGEDOR O TIPO DE PERGUNTAS QUE NOS FAZEM POR ESCRITO E O TEMPO QUE UMA TROCA DE DIVISAS DEMORA ! FORA DA GRANDES CIDADES TROCAR DINHEIRO É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL E OS CARTÕES DE CRÉDITO TÊM UMA ACEITAÇÃO EXTREMAMENTE REDUZIDA , QUASE INSIGNIFICANTE ; POR VEZES PARECE QUE NOS ENCONTRAMOS NUM QUALQUER PAÍS DO 3º MUNDO E ISSO É ALGO QUE NOS CHOCA IMENSO, POIS O PAÍS SEM DÚVIDA QUE ESTÁ NA VANGUARDA MUNDIAL EM MUITOS SECTORES , MAS AÍ ESTÁ , É DAS TAIS CONTRADIÇÕES QUE PROLIFERAM NO JAPÃO !

É UM PAÍS EXTREMAMENTE SEGURO SEM MARGEM PARA DÚVIDAS E QUIÇÁ , O MAIS SEGURO DO MUNDO ; OS JAPONESES SÃO EXTREMAMENTE HONESTOS E CONSCIÊNCIOSOS COM O DINHEIRO , A RELAÇÃO DELES COM O DINHEIRO É ALGO INÉDITO NO MUNDO ! SÃO UM POVO COM UMA EDUCAÇÃO E TRATO ABSOLUTAMENTE IMACULADOS , EMBORA SEJA UM TRATO ALGO DISTANTE E ARTIFICIAL.

COMO PAÍS NÃO SE PODE DIZER QUE SEJA UM PAÍS BONITO , COM PAISAGENS DESLUMBRANTES , ETC ; JÁ VI PAÍSES , E NÃO FORAM POUCOS , MUITO, MUITO MAIS BONITOS QUE O JAPÃO ; É UM PAÍS EXTREMAMENTE MONTANHOSO E AS PAISAGENS SÃO DE CERTO MODO MUITO MONÓTONAS POIS AS MONTANHAS SÃO MUITO ESCARPADAS E IGUAIS ; TÊM ÁGUA EM ABUNDÂNCIA E MUITO RARAMENTE SE VÊ UM QUALQUER ANIMAL A PASTAR ; MESMO ANIMAIS DOMÉSTICOS DURANTE CERCA DE 45 DIAS APENAS VIMOS UM PAR DE CÃES E GATOS !

O PAÍS IMPORTA QUASE TUDO O QUE CONSOME DE PRODUTOS ALIMENTARES , SENDO POR ISSO QUE A COMIDA É MUITO CARA ; A INDÚSTRIA ESTÁ PRESENTE EM TODO O LADO .

EU ACHO QUE APÓS TANTOS CONTACTOS LOCAIS COM OS HABITANTES , ESTOU HABILITADO A DIZER QUE EM GERAL , E REPITO , DE UM MODO GERAL , NÃO SE PODE CONSIDERAR O POVO JAPONÊS COMO UM POVO SIMPÁTICO E SOCIÁVEL ; SÃO FECHADOS , POUCO AMIGOS DE AJUDAR QUE PRECISA E SOBRETUDO SÃO UM POUCO XENÓFOBOS POIS OS ESTRANGEIROS PARA ELES NÃO SÃO MUITO BEM-VINDOS , MAS NUNCA SÃO MAL-EDUCADOS.

O PAÍS TEM UMA REDE DE ESTRADAS E AUTO-ESTRADAS ABSOLUTAMENTE  NOTÁVEIS , EMBORA ESTAS ÚLTIMAS SEJAM MUITO CARAS ; OS HOTÉIS SÃO RIDICULAMENTE CAROS .

É UM PAÍS IMACULADAMENTE LIMPO E REPLETO DE REGRAS , ALGUMAS DAS QUAIS SÃO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO PARA NÓS ; UM BOM LUGAR PARA ALGUM TIPO DE COMPRAS ESPECIALMENTE ELECTRÓNICOS , SOM E IMAGEM .

NOSSA NOTA DE 0 A 20 :  14

Avise-me por email sobre novas publicações !



2 comentários para “IMPRESSÕES SOBRE O JAPÃO”

  1. José Ricardo Ferrari diz:

    Olá pessoal,
    onde posso comprar câmeras fotográficas com bom preço no Japão. Além disso pretendo comprar material de pesca: Molinete e vara de pesca para praia.
    Abraços
    José Ricardo.

    • admin diz:

      olá josé !
      por incrível que pareça o japão não é o melhor local para se comprarem máq. fot. !!!! os preços são mais elevados do que em bangkok ou new york , além de que a garantia é só local , não é válida fora do japão….!!!
      de qualquer modo , a maior organização, com enormes lojas por todos os bairros (akihabara também ) é a YODOBASHI CAMERA , tem tudo e mais alguma coisa ! poderá igualmente visitar MAP CAMERA ou ainda FUJYIA CAMERA , no hotel dar-lhe -ão as direcções facilmente .
      quanto à pesca , há uma cadeia grande mas não me lembro do nome , pergunte no hotel por uma mega-store de ”SPORT EQUIPMENT” e aí encontra por certo.
      boa viagem e um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks