IMPRESSÕES SOBRE O QUIRGUISTÃO

IMPRESSÕES SOBRE O QUIRGUIZSTÃO
 
 
 

PRIMEIRO QUE TUDO HÁ QUE ADMITIR QUE O QUIRGUIZSTÃO É UM PAÍS EXTREMAMENTE  BONITO,TEM PAISAGENS NATURAIS QUE FAZEM CORAR DE VERGONHA UMA SUISSA OU UMA ÁUSTRIA;AS VÁRIAS E VASTAS CORDILHEIRAS COM OS CUMES PERMANENTEMENTE COBERTOS DE NEVE,O ENORME LAGO ISSIK-KUL,OS RIOS ENORMES COM ÁGUA TRANSPARENTE,AS PASTAGENS ONDE PODEMOS ADMIRAR LARGOS MILHARES DE ANIMAIS A PASTAR EM CENTENAS DE KM,OS YURTS,ETC,ETC,TUDO ISTO NOS ENCANTA DE IMEDIATO. TEM MULHERES MUITO,MUITO BONITAS QUER AS TIPICAMENTE QUIRGUIZES QUER AS DE ORIGEM RUSSA,SÃO UM DESLUMBRAMENTO!!! POR OUTRO LADO,E PARA NÃO FUGIR À ‘REGRA’  QUE TEMOS VINDO A OBSERVAR DESDE O TURQUEMENISTÃO ( + UZBEQUISTÃO E AGORA NO CAZAQUISTÃO ) : NA GENERALIDADE OS HOMENS—-COM MUITO,MUITO RARAS EXCEPÇÕES—-SÃO …PODRES DE FEIOS,NORMALMENTE MAIS BAIXOS QUE AS MULHERES E REALMENTE FEIOS,MAS….MESMO FEIOS!!!  DEFEITOS??? ESTRADAS MUITO MÁS,POLÍCIA MUITO, MUITO CORRUPTA,COMIDA SOFRÍVEL MAS COM A VANTAGEM DE SE ENCONTRAREM MUITOS E VARIADOS RESTAURANTES COM DIVERSOS TIPOS DE COZINHA DE VARIADOS PAÍSES,DESDE BRASIL A COREIA PASSANDO POR AMERICANA,JAPONESA ITALIANA OU FRANCESA : A ESCOLHA É MÚLTIPLA ! ESTIVEMOS NUM COREANO E DELICIÁ-MO-NOS COM 3 PRATOS FABULOSOS….; NUM OUTRO QUE EXPERIMENTÁMOS—-LIBANÊS—-A CLASSIFICAÇÃO BAIXOU UM POUCO ! HÁ IMENSOS SÍTIOS PARA ‘PETISCAR’,ELES TÊM SNACKS/FAST-FOOD MUITO APETITOSOS ESPALHADOS NAS RUAS E AVENIDAS ; OUTRO ITEM A RECORDAR COM MUITO AGRADO É O MEL,ABSOLUTAMENTE DELICIOSO—–PROVÁMOS VÁRIOS,QUER DA MARGEM SUL QUER DA MARGEM NORTE DO LAGO  ISSIK-KUL.É UM PAÍS RELATIVAMENTE POBRE,VIVENDO MUITO À CUSTA DAS BASES RUSSA E AMERICANA,JUNTO A BISHKEK;AS PESSOAS SÃO RELATIVAMENTE SIMPÁTICAS MAS ‘SOFREM’ DO MAL GERAL: MUITO POUCA GENTE FALA INGLÊS!! O TURISTA CONSEGUE  TRANQUILAMENTE FAZER UM DIA-A-DIA  BASTANTE ECONÓMICO POIS AS REFEIÇÕES NOS RESTAURANTES  SÃO MUITO BARATAS. O ARTESANATO É INTERESSANTE E VARIADO. PENA QUE AS MÁS RELAÇÕES ANCENTRAIS ENTRE UZBEKS E KYRGUIZES,BASICAMENTE NO SUL,DETIOREM DRAMATICAMENTE  A PAZ NO PAÍS—-COMO ACONTECEU RECENTEMENTE!! SE SOMARMOS A ISTO A ENDÉMICA CORRUPÇÃO ENTRE QUEM TEM QUALQUER TIPO DE PODER ,É FÁCIL DE VERIFICAR IN LOCO QUE ESTAMOS NUM PAÍS ONDE CADA UM ROUBA O QUE PODE E..NÃO DEVE! DEPOIS DAS BELEZAS NATURAIS DO PAÍS,A IMAGEM MAIS RECORRENTE  DE QUE NOS LEMBRAMOS É A DOS POLÍCIAS ESCONDIDOS ATRÁS DOS ARBUSTOS E ÁRVORES A SALTAREM REPENTINAMENTE PARA A BERMA DA ESTRADA COM O BASTÃO LUMINOSO ESTENDIDO PARA MANDAREM PARAR UM CARRO E FAZEREM A RESPECTIVA’’COLHEITA’’!! A PROPÓSITO DE ROUBAR : OS MAUS HÁBITOS APRENDEM-SE DEPRESSA! NOS RESTAURANTES ELES JÁ COPIAM OS AMERICANOS,POIS ACRESCENTAM 10% OU 15% NA CONTA—AUTOMATICAMENTE—–COMO ‘’SERVICE TAX’’!!! QUALQUER DIA VEM O  I.V.A.  É SÓ ALGUÉM LEMBRAR-SE….

O ‘’JEITOSO’’ DO ESTALINE,QUANDO FEZ UMA HARMONIOSA DISTRIBUIÇÃO DOS PRISIONEIROS DE GUERRA ALEMÃES PELOS 4 CANTOS DO IMPÉRIO SOVIÉTICO,VÁ-SE LÁ SABER PORQUÊ DESTERROU ENORMES QUANTIDADES DELES ESPECIALMENTE PARA DUAS REGIÕES QUE SÃO AGORA O QUIRGUIZSTÃO E O CAZAQUISTÃO; NÃO SE SABE PORQUÊ MAS  OS  ALEMÃES NO QUIRGUIZSTÃO  SUBSISTIRAM NUMA COLÓNIA DE TAL MODO FORTE E HOMOGÉNEA QUE ATÉ  HÁ BEM  POUCO TEMPO AINDA SE  PUBLICAVA O ÚNICO JORNAL QUINZENAL EM LÍNGUA ALEMÃ EM TODA A ÁSIA.HOJE EM DIA A COLÓNIA ALEMÃ CIFRA-SE NA ORDEM DAS 1500 PESSOAS TODOS RESIDENTES NA ZONA DE KANT,JUNTO A BISHKEK.

TEMOS OBRIGATORIAMENTE DE MENCIONAR O LEITE DE ÉGUA,POIS É PRATICAMENTE A BEBIDA NACIONAL NO CAMPO : DETESTÁMOS TANTO QUE SÓ ESCREVER SOBRE O ASSUNTO…….DÁ-NOS VÓMITOS!!! MAS AGORA JÁ SABEMOS A QUE SABE E ACHAMOS  QUE NOS CULTIVÁMOS UM POUCO MAIS!!!

SE VOLTARÍAMOS A ESTE PAÍS??? EU SIM….. A MARÍLIA ACHO QUE NÃO ! AS PAISAGENS SÃO DEMAIS!!!

NOSSA NOTA FINAL ( 0 A 20 ) : 13

Avise-me por email sobre novas publicações !



Os comentários estão fechados.