IMPRESSÕES SOBRE O UZBEQUISTÃO

IMPRESSÕES SOBRE O UZBEQUISTÃO
 
PERCORREMOS O PAÍS DURANTE MAIS DE 2 SEMANAS,PELO QUE ESTAMOS CONFIANTES EM VOS PODER DAR UMA OPINIÃO REAL DO MESMO; NÃO É UM PAÍS QUE SE POSSA CONSIDERAR MUITO BELO NO QUE CONCERNE A PAISAGENS,LONGE DE SEREM DESLUMBRANTES.
É O PAÍS DA ÁSIA CENTRAL MAIS VIRADO PARA O TURISMO,CONTUDO ”VIVE” À SOMBRA DA ENORME REPUTAÇÃO DE BUKHARA E SAMARKHAND,E FRANCAMENTE,NADA MAIS DE ESPECIAL TEM PARA OFERECER; TASHKENT É UMA CIDADE ASSEADA E EXTREMAMENTE ESPAÇOSA,COM INCONTÁVEIS PARQUES MAS SEM GRANDES MONUMENTOS A ASSINALAR.
É UM PAÍS SUPER-POLICIADO—-ALIÁS COMO A TOTALIDADE DOS PAÍSES DA ÁSIA CENTRAL– CONTUDO AO CONTRÁRIO DO TURQUEMENISTÃO ONDE A FORTÍSSIMA PRESENÇA POLICIAL DÁ IMENSO NAS VISTAS POIS SÃO 3 E 4 DE CADA VEZ,NO UZBEQUISTÃO AO SOFREREM IGUALMENTE DA FOBIA DAS EVENTUAIS REVOLTAS OU TENTATIVAS DE GOLPES DE ESTADO,A PRESENÇA POLICIAL SENDO TÃO INTENSA, É PORÉM MUITÍSSIMO MAIS DISCRETA PELO QUE SE VÊM MENOS POLÍCIAS FARDADOS MAS…..OUTROS TANTOS À CIVIL,DISCRETOS MAS ATENTOS E VIGILANTES….;TODAS,SEM EXCEPÇAO,AS ESTAÇÕES DE METRO ESTÃO FORTEMENTE POLICIADAS E É TOTALMENTE PROIBIDO FOTOGRAFÁ-LAS SOB PENA DE PRISÃO JÁ QUE NÃO SÃO SÓ MERAS ESTAÇÕES DE METRO MAS TAMBÉM CONHECIDOS ABRIGOS NUCLEARES!!! EU SABIA QUE NUNCA RESISTIRIA A FOTOGRAFAR UMA OU DUAS ESTAÇÕES SE LÁ ENTRASSE PELO QUE ME CONTIVE DE AS VISITAR PARA NÃO TER QUE PASSAR POR OUTRA EXPERIÊNCIA COMO A DE ASHGABAT—-OU MUITO PIOR!!!
O CUSTO DE VIDA É MUITO BAIXO,MUITO MESMO! A COMIDA ,EMBORA BARATA,NÃO É NADA DE ESPECIAL E,FRANCAMENTE,OS SHASHLIKS (ESPETADAS DE CARNE) JÁ COMEÇAM A ENJOAR POIS É A ÚNICA MANEIRA QUE ELES SABEM COZINHAR CARNE……; MAS GOSTÁMOS MUITO DO PLOV …..
POR QUALQUER RAZÃO QUE DESCONHECEMOS,HÁ UMA ENORMÍSSIMA FALTA GENERALIZADA DE COMBUSTÍVEIS E SEMPRE TIVÉMOS SÉRIAS DIFICULDADES EM ARRANJAR GASÓLEO,TENDO UMA VEZ INCLUSIVAMENTE DE RECORRER AO MERCADO NEGRO ADQUIRINDO 20 LITROS DE MAIS QUE DUVIDOSA QUALIDADE;PREVENDO EXACTAMENTE ISSO NÃO DEIXEI O DEPÓSITO ESGOTAR E OS TAIS 20 LITROS FORAM MISTURAR-SE COM OUTROS 20 OU 25 EXISTENTES MAIS…….UMA EMBALAGEM INTEIRA DE UM ADITIVO ESPECIAL QUE TRAZIA DE ESPANHA!!!
O QUE MAIS IRRITA NO UZBEQUISTÃO É…..O DINHEIRO!!!! FIQUEM A SABER QUE A NOTA MAIS ALTA EM CIRCULAÇÃO É DE 1000 SUM O QUE EQUIVALE À MÓDICA QUANTIA DE +- € 0.30!!! AGORA IMAGINEM UMA PESSOA ANDAR COM QUILOS(!!!) DE NOTAS EM MAÇOS GROSSOS DE 50.000 OU 100.000 SUMS ATADOS COM UM ELÁSTICO OU COM UM FIO,E QUANDO SE TROCAM POR EXEMPLO USD 100.00  CONTAM-SE OS MAÇOS DE NOTAS E NÃO AS NOTAS,DE OUTRO MODO GASTAVA-SE O DIA TODO NA CONTAGEM DAS DITAS!!! PARA QUEM NÃO TEM PRÁTICA (COMO EU ) DE CONTAR DINHEIRO RAPIDAMENTE É UM MARTÍRIO AUTÊNTICO CONTAR AQUELAS LARGAS CENTENAS DE NOTAS;PARA ELES É QUASE UM….. DESPORTO NACIONAL POIS A INCRÍVEL RAPIDEZ COM QUE CONTAM AS NOTAS PÕE-NOS QUASE TONTOS…;POR OUTRO LADO,EM QUALQUER SÍTIO QUE SE PREZE,POR MAIS POBRE QUE SEJA,EXISTEM MÁQUINAS RELATIVAMENTE PEQUENAS PARA CONTAR AS NOTAS,COMO AS DOS BANCOS MAS MAIS PEQUENAS….
O UZBEQUISTÃO TEM BAZARES/MERCADOS MUITO ENGRAÇADOS E LIMPOS,FICÁMOS FÃS!O COLORIDO E A FRESCURA DOS PRODUTOS SÃO PONTOS MUITO POSITIVOS.
O INCIDENTE QUE SOFREMOS EM KOKAND NÃO PESOU MINIMAMENTE NA NOSSA OPINIÃO SOBRE O PAÍS.
AS ESTRADAS EM GERAL SÃO SOFRÍVEIS E A CONDUÇÃO BEM MEDÍOCRE; HOUVE VÁRIAS E FORTES TENTATIVAS PARA COMPRAREM A ‘FILHA DA ESTRELINHA’ ( VESPA ) POIS NUNCA TINHAM VISTO NADA SEMELHANTE!!
É UM PAÍS COM UMA ALTA TAXA DE CORRUPÇÃO,NÃO TÃO DESCARADOS COMO OS AZERIS MAS QUASE!!A PARTIR DE CERTO MOMENTO OPTEI POR NÃO PARAR QUER A AC QUER A VESPA QUANDO ,”POR DÁ CÁ AQUELA PALHA” UM POLÍCIA NOS MANDA PARAR;ALIÁS ESTAMOS A FAZER EXACTAMENTE A MESMÍSSIMA COISA AQUI NO QUIRGUISTÃO…..COM ENORME SUCESSO,OU SEJA HÁ NÃO SEI QUANTOS DIAS QUE JÁ NÃO MOSTRO OS DOCUMENTOS DOS VEÍCULOS ( PAZPORT MASCHINA!! ) A UM POLÍCIA NEM OS NOSSOS PASSAPORTES!!! NAS PRIMEIRAS VEZES QUE NOS ABORDAM ATÉ TEM GRAÇA POIS ELES FALAVAM EM UZBEK E EU EM PORTUGUÊS,PELO QUE PARECIA UMA CONVERSA DE PARVOS!!! MAS COM O…ANDAR DA CARRUAGEM,TANTA ”AMOSTRAGEM” TORNA-SE FASTIDIOSA PELO QUE DECIDI….NÃO MOSTRAR MAIS,A NÃO SER QUE SEJA UM CONTROLE DE BARREIRAS DE CIMENTO O QUAL NÃO SE PODE IGNORAR; O QUE TEMOS FEITO É O SEGUINTE: QUANDO ELES PÕEM O BATON NO AR E O BAIXAM PARA QUE ENCOSTEMOS O VEÍCULO À BERMA—- PURA E SIMPLESMENTE COMEÇAMOS A ACENAR ALEGREMENTE COMO SE OS ESTIVÉSSEMOS A CUMPRIMENTAR E …. CONTINUAMOS A NOSSA MARCHA SEM ABRANDAR!!! COMO ELES ESTÃO SEMPRE APEADOS NÃO NOS PODEM PERSEGUIR E MESMO SE O FIZESSEM PODERÍAMOS SEMPRE INVOCAR QUE TÍNHAMOS COMPREENDIDO O SINAL DELES COMO UM CUMPRIMENTO—————POR ISSO É QUE TÍNHAMOS IGUALMENTE ACENADO!!!!!…….
MAS NUNCA TAL ACONTECERÁ POIS NENHUM FALA INGLÊS!!! NESTES 6 OU 7 DIAS NO UZBEQUISTÃO  JÁ ”FUGIMOS” A  8 OU 9   PARAGENS SOLICITADAS…..
PARA TERMINAR,UMA VISITA AO UZBEQUISTÃO VALE REALMENTE A PENA PELAS CIDADES MENCIONADAS E NADA MAIS.

NOSSA NOTA FINAL ( O A 20 ) : 12

Avise-me por email sobre novas publicações !



Os comentários estão fechados.