IMPRESSÕES SOBRE O VIETNAME

O VIETNAME ALÉM DE ESTAR NA MODA , É UM DOS PAÍSES NO SUDESTE ASIÁTICO QUE NÃO SE DEVE DEIXAR DE  VISITAR POIS TEM INÚMEROS PONTOS INTERESSANTES; INFELIZMENTE NÃO PODEMOS OPINAR SOBRE AS TÃO AFAMADAS PRAIAS POIS NÃO VISITÁMOS NENHUMA POR FALTA DE TEMPO E LOGÍSTICA,MAS TODOS OS GUIAS E LIVROS GARANTEM QUE AS MESMAS  SÃO APETECÍVEIS ; POR OUTRO LADO VIMOS MUITAS MONTANHAS E PODEMOS GARANTIR QUE SÃO UM DESLUMBRAMENTO !

FICÁMOS UM POUCO DESILUDIDOS COM A GASTRONOMIA,ESPERÁVAMOS MAIS,MUITO MAIS; OS RESTAURANTES PROPRIAMENTE DITOS NÃO ABUNDAM,VÊ-SE SIMEM PROFUSÃO AS CHAMADAS TASQUINHAS DE RUA CONTUDO A FALTA DE HIGIENE E CONDIÇÕES DIGNAS PARA COZINHAR AFASTAM QUALQUER VISITANTE MAIS CAUTELOSO,POIS NO CASO DE DOENÇA OS HOSPITAIS ESTATAIS DE POUCO VALEM,HÁ QUE RECORRER AOS HOSPITAIS ESTRANGEIROS; NESTE CAPÍTULO UMA IMPORTANTE RESSALVA PARA O EXTRAORDINÁRIO CAFÉ QUE SE VENDE POR TODO O LADO,NAS MAIS DIVERSAS QUALIDADES : É MUITO ,MUITO AGRADÁVEL,FORTE E INTENSAMENTE AROMÁTICO COM UM LEVE TRAÇO ACHOCOLATADO- – – – – – UM ESPECTÁCULO A NÃO PERDER !!!

AO CONTRÁRIO DE ALGUNS- – – POUCOS- – – VISITANTES ESTRANGEIROS SOBRE OS QUAIS LEMOS ARTIGOS,NÓS NÃO PUDÉMOS CONDUZIR NESTE PAÍS,E POR OUTRO LADO AINDA BEM POIS AS ESTRADAS SÃO ESTREITAS,ESTÃO EM MUITO MAU ESTADO E O TRÂNSITO É MUITO INTENSO; AS AUTO-ESTRADAS SÃO PRATICAMENTE INEXISTENTES,RESIDUAIS SE SE QUISER; OS CONDUTORES SÃO ORDEIROS E EDUCADOS CONTUDO,UMA VEZ MAIS,AS ESTRADAS SÃO NO MÍNIMO MEDIOCRES !NÃO SE VÊM PEDINTES/MENDIGOS E HÁ UMA ENORME DIFERENÇA EM LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO ENTRE O NORTE E O SUL : HANOI PRIMA PELA SUJIDADE E ANARQUIA HURBANÍSTICA ,COM UM TRÂNSITO DE LOUCOS ; JÁ SAIGÃO É MUITO MAIS LIMPA COMO CIDADE,MUITO MAIS ORGANIZADA E DESAFOGADA; APESAR DA FAMA HUÉ NA NOSSA OPINIÃO É UMA PURA PERDA DE TEMPO E APESAR DE SER CONSIDERADA A CAPITAL GASTRONÓMICA DO VIETNAME NÃO ACHÁMOS QUE TAL CORRESPONDESSE À VERDADE.

OS VIETNAMITAS SÃO EM GERAL UM POVO SIMPÁTICO E CURIOSO,AS ESTATURAS SÃO (EM RELAÇÃO AOS EUROPEUS ) BAIXAS E…..NÃO SÃO MUITO ATRAENTES,PELO CONTRÁRIO !SÃO COMERCIALMENTE AGUERRIDOS E NÃO PERDEM UMA OPORTUNIDADE PARA FAZER O SEU NEGÓCIO,NÃO SE IMPORTANDO MINIMAMENTE EM SALVAR A FACE,ISTO É,PODEM EM PRIMEIRA MÃO PEDIR POR UM ARTIGO  10.000 PARA DEPOIS A SEGUIR REDUZIREM PARA 3.000 E APÓS ÁRDUA NEGOCIAÇÃO ACABAREM POR O VENDER POR 1000 !!! MAS A DESFAÇATEZ COM QUE COMEÇAM POR PEDIR 10.000 DEIXA-NOS NO INÍCIO ABISMADOS. É UM PAÍS EXTREMAMENTE BARATO PARA OS PADRÕES OCIDENTAIS,CERTROS PREÇOS DEIXAM-NOS INCRÉDULOS POR SEREM TÃO BAIXOS ; OS HOTÉIS ALÉM DE SEREM INICIALMENTE MUITO BARATOS,ESTÃO SEMPRE RECEPTIVOS A UM BOM REGATEIO DE PREÇO E TAL É ABSOLUTAMENTE NORMAL ! OS TAXIS AO CONTRÁRIO DA MAIOR PARTE DOS PAÍSES ASIÁTICOS,TÊM TAXIMETRO E O QUE LÁ MARCA É O QUE SE PAGA ,UMA VEZ MAIS , MUITO POUCO !

AS AGÊNCIAS DE VIAGENS SÃO AOS MILHARES POIS COMO O TURISMO INTERNO MAS PRINCIPALMENTE EXTERNO É IMENSO,HÁ SEMPRE QUE FAZER E OS PREÇOS …..NEGOCEIAM-SE! AS EXCURSÕES PARA HALONG BAY SÃO ÀS CENTENAS POR EXEMPLO,SENDO QUE ESTE LOCAL É A VERDADEIRA PÉROLA DO VIETNAME.

NÃO É UM POVO MUITO  RELIGIOSO E POR TAL NÃO ABUNDAM OS TEMPLOS,CONTUDO EXISTE UMA TOTAL LIBERDADE DE CULTO E A PERCENTAGEM DE CATÓLICOS NEM É DE DESPREZAR,INFLUÊNCIA FRANCESA CLARO.HÁ UMA ENORME QUANTIDADE DE ESTRANGEIROS A VIVER NO VIETNAME,ESPECIALMENTE FRANCESES MAS TAMBÉM AMERICANOS POR ESTRANHO QUE PAREÇA E TAL DEVE-SE AO CUSTO DE VIDA SER MUITO BAIXO,UM REFORMADO COM UMA PENSÃO ”ASSIM-ASSIM” AQUI É UM REIZINHO E NEM SE IMPORTA COM O FACTO DE O PAÍS VIVER SOB UM REGIME COMUNISTA….. ; ALIÁS O IMENSO ÓDIO QUE OS VIETNAMITAS TINHAM PELOS AMERICANOS ESTÁ-SE A DESVANECER RAPIDAMENTE POIS OS DOLLARS FALAM MAIS ALTO E ,HOJE EM DIA,O VIETNAME DIFICILMENTE PODERIA SOBREVIVER SEM O TURISMO; SÃO NÃO SÓ OS AVIÕES CHEIOS DE TURISTAS QUE ATERRAM DIARIAMENTE NOS SEUS DOIS PRINCIPAIS AEROPORTOS MAS TAMBÉM OS CONSTANTES CRUZEIROS QUE DEMANDAM SAIGÃO COM TURISTAS PRINCIPALMENTE ORIUNDOS DA AUSTRALIA E DA NOVA-ZELANDIA .INFELIZMENTE O INGLÊS  DOS VIETNAMITAS É POUCO MAIS DO QUE O MUITO BÁSICO QUANTO MUITO,NA MAIORIA DOS CASOS É NULO; É CLARO QUE A EXPLICAÇÃO É SIMPLES E É COMUM A TODOS OS PAÍSES COM UM REGIME DITATORIAL : QUANTO MAIS INGLÊS O POVO SOUBER MAIS FALA COM OS ESTRANGEIROS ( E ISSO NÃO CONVÉM NADA……) ASSIM COMO ,SE SOUBER MUITO INGLÊS FACILMENTE VÊ COISAS NA INTERNET………INDESEJÁVEIS PARA O GOVERNO,E ISTO NOTA-SE DRAMATICAMENTE QUER NO VIETNAME,QUER NO LAOS OU QUER EM MYANMAR : TUDO PARAÍSOS DEMOCRÁTICOS……….

UM ENORME DEFEITO QUE NOTÁMOS NO PAÍS FOI O DESLEIXO EM RELAÇÃO AO LIXO : QUALQUER SÍTIO SERVE PARA O JOGAR FORA,E SE PROCURAMOS UM CAIXOTE DE LIXO BEM NOS PODEMOS CANSAR POIS ELES SÃO MUITO,MAS MUITO RAROS !

O VIETNAME TEM UM ARTESANATO EXTREMAMENTE RICO E VARIADO,SEM DÚVIDA UM DOS MELHORES NA ÁSIA!! E CLARO,UMA VEZ MAIS,A PREÇOS DE FAZER RIR O TURISTA MAIS MACAMBÚZIO….; OS MERCADOS SÃO UMA AUTÊNTICA PERDIÇÃO ESPECIALMENTE O GRANDE MERCADO DE SAIGÃO : TEM TUDO MAS TUDO O QUE UM TURISTA PODE DESEJAR PARA LEVAR PARA CASA,TEM É DE FAZER CONTAS AO PESO QUE TRANSPORTA,O DINHEIRO QUASE NÃO CONTA !!!

O VIETNAME APESAR DE TER UM REGIME COMUNISTA E DE OFICIALMENTE SER UMA REPÚBLICA SOCIALISTA,TUDO ISSO VIGORA APENAS NO PAPEL POIS OS GRANDES BÓLIDES ABUNDAM E AS LOJAS DAS MARCAS DE ROUPA E COSMÉTICA MAIS CARAS DO MUNDO ESTÃO AMPLAMENTE REPRESENTADAS E…..VISITADAS PELOS LOCAIS,EMBORA SEJAM UMA MINORIA CLARO !!! MAS VER UM PAR DE AVENIDAS DE SAIGÃO COM LOJAS SUPER LUXUOSAS EM NADA DIFERE DE SE PASSEAR EM PLENOS CAMPOS ELÍSEOS……

NÃO FORA PELA GASTRONOMIA E PELAS PÉSSIMAS ESTRADAS E A NOSSA CLASSIFICAÇÃO SERIA SUPERIOR.

NOSSA NOTA FINAL ,DE 0 A 20  :  13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



2 comentários para “IMPRESSÕES SOBRE O VIETNAME”

  1. estrela diz:

    O Vietname foi um dos países que vocês visitaram que mais curiosidade me deixou. Na minha juventude vi muitos filmes sobre ele, ligado à guerra, obviamente.E isso deixou-me um fascínio muito grande. Aquelas montanhas imponentes, o verde da selva densa, enfim, tudo o que vocês escreveram veio confirmar a ideia que já tinha do local. E, depois, há essa região incrível, Halong Bay, que é difícil de descrever pela beleza e imponência. A par das vossas fotos e com o Google Earth aberto na zona, eu tentava, palidamente,imaginar essa vastidão de ilhas e ilhotas, essas águas turqueza, essas rochas que apetece pintar em tela!
    Muito belo e especial, na verdade.

Trackbacks/Pingbacks