J A P Ã O ( 4 )

E pronto , cá continuamos nós no famoso jogo do ”gato e do rato” com os nossos estimados polícias japoneses , mas uma coisa é certa eu

não prescindo da VESPA pois com 42 a 44º À SOMBRA nos últimos dias , não há caminhada que se aguente , e como diz o povo ….”enquanto o pau vai e vem , folgam as costas”….. continuaremos a usá-la até termos de assinar nova ”carta de perdão”……! Sobretudo é triste e stressante pois por vezes temos a sensação que a mota é roubada e estamos a evitar sermos apanhados pela Polícia, quando na realidade nada de mal fizemos…… ;Tomamos as maiores precauções e já estamos peritos em ”esconder” a mota à vista de toda a gente : a traseira para a parede com os dois capacetes  atrás pendurados e assim não se vê a matrícula…..; levarem os capacetes???? só faz a pergunta quem não conhece minimamente os japoneses, sem qualquer dúvida, o povo mais honesto do planeta ( ao menos têm essa qualidade! )…….; aliás vejam este exemplo , isto só se poderia passar no Japão : por andar bastante preocupado nos últimos 6-7 dias por causa das enormes dificuldades no envio da AC para a Europa , por DUAS VEZES , em cidades diferentes , esqueci-me por completo do jogo de chaves da Vespa na ignição da mesma , aliás melhor dizendo , uma vez na ignição e a outra na abertura do malote ; só demos por tal erro quando regressámos à mota e as chaves completamente à vista de toda a gente – – – – – – – – assim como os capacetes pendurados- – – – – – lá estavam no mesmo sítio !!! SÓ NO JAPÃO !!! A maneira como estes tipos lidam e tratam o dinheiro , um post não chegava , era necessário escrever um livro………………talvez escreva um dia destes qualquer coisa sobre o assunto !

Depois da bonita HIROSHIMA e a incipiente OKAYAMA , visitámos HIMEJI com o seu castelo , KOBE com a sua interessante CHINATOWN , a efervescente e bonita OSAKA , a conhecida NARA  e finalmente a grande pérola japonesa, KYOTO ! Cada cidade tem o seu interesse, umas muito reduzido como NARA , onde os largos MILHARES DE VEADOS , deambulam por todo o lado e chegam a ser muito chatos a pedir comida ( aliás nada mais fazem do que comer e dormir , por isso estão redondos de gordos ) e outras , como KYOTO são tão interessantes que justificam uma longa paragem ; infelizmente as minhas previsões quanto a estacionamento em KYOTO vieram a verificar-se certas : TOTALMENTE IMPOSSÍVEL , não há 1 m2 livre , inclusivamente para a mota é uma autêntica dor de cabeça….; assim , não tivemos outra alternativa senão ficar num estacionamento pago , a………….€ 30 / dia- – – – – – – – – -até arrepia, mas teve de ser!

Como cidade interior e super repleta de turistas ( é a cidade mais turística do Japão ) não encontrámos um par de m2 livres, nem qualquer terreno , nada, nada , nada embora tivéssemos andado cerca de 3 horas às voltas na cidade à procura de um espaço livre ; embora a comparação seja estúpida , é a mesma coisa que querer estacionar  a AC  meio da feira da Malveira…….em dia de feira ! Assim ,em vez dos planeados 6-7 dias , acabámos por ficar apenas 2 …..e foi sempre a correr ! Mas definitivamente é uma cidade a não perder…..

HIMEJI não mereceu mais do que 1 dia de estadia , a cidade é desinteressante , o castelo embora muito imponente ( é o mais importante castelo do Japão ) ficou visto e revisto em algumas horas ; a exemplo de todo e qualquer ”castelo” no Japão , o que vemos é uma recente RECONSTRUÇÃO , pois como o país não tem, nem nuca teve PEDRA para construção , toda e qualquer edificação era feita em madeira , madeira essa que não poderia durar muitos séculos , donde o que hoje em dia observamos por todo o lado são reconstruções ACTUALIZADAS E FIÉIS do que como era a….”coisa” antigamente : digamos que é um pouco de batota , mas desculpável !

KOBE valeu francamente por 3 razões : ficámos instalados à beira-mar , num dos incontáveis cais do gigantesco porto , visitámos a interessantíssima CHINATOWN onde se come divinamente e nem é muito caro ( que saudades que eu já tinha do PATO À PEKING…) e por último , estivemos uma noite com duas jovens que conhecemos no barco de regresso de TANEGASHIMA , uma chilena-americana e a outra canadense-antíguense , que lá vivem , ambas a ensinarem inglês há cerca de 7 anos a japoneses- – – – – – – – – pura perda de tempo , mas enfim !!! Foi uma soirée muito divertida , a CAROLINA e a ROBYN foram super-simpáticas e fizeram-nos rir até às lágrimas com as imitações de japoneses…..

KYOTO deixa toda a gente maravilhada , por isso são aos milhares os turistas ocidentais , já para não falar dos turistas japoneses ; a cidade concentra um número altíssimo de templos , alguns extremamente importantes para a religião budista ; os japoneses enchem estes templos e , cereja no topo do bolo , KYOTO concentra no Japão a maioria das senhoras que se vestem com kimono , assim como concentra o maior número de bares e salas com gueixas no Japão ; há um bairro muito conhecido ,que se chama GION  , onde elas são aos milhares , muito divertido de se visitar ! Visitámos porém a esmagadora ou quase totalidade dos bares e casa de chá são enigmaticamente ”escondidos ” em taipais e painéis de madeira , pelo que no interior só DEUS e os utentes sabem como é que é………

O envio da AC para a EUROPA está a ser uma dor de cabeça inimaginável ! Nem com  a mais cuidada e detalhada preparação de uma viagem poderia alguma vez fazer prever uma ”japonesisse” como a que se nos está a deparar : estes idiotas não autorizam ”bens pessoais usados” a bordo da AC , isto é , a dita tem de viajar completamente vazia !!! É claro que não nos passa pela cabeça levarmos por avião pratos , copos , talheres ,lençóis e roupa de vários meses, etc,etc APARTE DOS JERRY-CANS , CORDAS,LIVROS,PASTILHAS PARA A SANITA, FERRAMENTAS , PEÇAS SOBRESSELENTES, ETC,ETC…….ah ! mas facilitaram quanto aos pneus sobresselentes , esses podem ir !!! NO MÍNIMO RIDÍCULO , NÃO É ???? Bom , o que se tem estado a tratar é de uma autorização especial tendo em conta que os ditos artigos entraram no país e fazem naturalmente parte da AC , vamos a ver no que é que isto dá……. Tendo em conta vários factores , nomeadamente o enorme stress a guiar a VESPA , o altíssimo custo de vida no país o qual tem rebentado com os nossos dólares, o cansaço físico e anímico que nos invade , etc ,etc resolvemos encurtar drasticamente a visita ao Japão e apenas visitaremos de seguida TOKYO , eliminando uma série de outras cidade e locais ; igualmente decidimos não visitar nem as FILIPINAS nem a INDONÉSIA , talvez um dia isso aconteça……………………por avião claro !!

 

parte do castelo de HIMEJI , quase todo a ser reconstruído…

 

 

 

uma das entradas de CHINATOWN em KOBE

 

 

 

o espectacular edifício sede da cadeia de televisão NHK em OSAKA

 

parte do castelo de OSAKA

 

o edifício principal do castelo de OSAKA

 

 

ainda no castelo

 

 

 

a bonita entrada dos elegantes…….e caríssimos armazéns DAIMARU , de um luxo inatingível em Portugal…..

 

OSAKA é um verdadeiro paraíso para compras , mas não para as nossas bolsas…..

 

 

 

 

 

 

 

a DISNEY de OSAKA

 

há várias ruas deste género ( esta tinha cerca de 400 metros de comprimento….), fechadas por cima , com milhares de lojas , todas com ar condicionado claro , que de portas abertas , deixam sair o ar fresco para a rua , tornando o passeio muito agradável !

 

um dos impérios do consumo !

 

a quantidade de neons é tal que quase parece dia !

 

 NARA , aparte um par de conhecidos templos , vale pelas largas centenas ou eventualmente , milhares de veados  que deambulam por todo o lado , e todo o lado é literalmente todo o lado ! Estão de tal modo habituados ás pessoas que se encostam a nós pedindo constantemente as suas bolachas preferidas , que os inúmeros vendedores aproveitam para fazer um belo negócio ! 

 

em NARA os veados andam por todo o lado, até nas ruas…..

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

KYOTO é a cidade mais visitada do Japão depois de Tokyo ; seriam necessárias um par de semanas para se visitarem todos os templos de KYOTO , pois eles são várias dezenas mas , aqui para nós que ninguém nos ouve , quando se visitam 4 ou 5 , francamente não vale assim tanto a pena visitar mais 25 ou 30 pois eles acabam por ser um pouco semelhantes e repetitivos….. ; nós visitámos 4 , considerados os mais importantes e ficámos de rastos pois ………a VESPA não vai mesmo , mesmo até às portas dos templos….! Para agravar , KYOTO é considerada a cidade mais quente do país , o calor era verdadeiramente abrasador e com o estacionamento aquele preço…….mete-mo-nos a caminho , com alguma pena diga-se de passagem , pois a cidade é bem interessante……. ; é igualmente a cidade onde se podem ver constantemente muitaqs senhoras com os seus super-elegantes KIMONOS :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os tecidos dos KIMONOS são estampados basicamente com motivos florais , podemos dizer sem exagero que a escolha do mais bonito é praticamente impossível……; vejam alguns exemplos :

 

 

 

 

 

MAS ESTA NÃO É VERDADEIRA !!!

 

Bom , a próxima paragem é TOKYO , uma das maiores metrópoles do mundo e onde já temos uma reunião pré-agendada com o SENHOR EMBAIXADOR DE PORTUGAL NO JAPÃO ; vamos a ver se conseguimos embarcar a ESTRELITA sem problemas de maior , não vai ser nada fácil mas…………….já há uma luz ao fundo do túnel………………………….MAS ISSO JÁ É OUTRA HISTÓRIA , NÃO É VERDADE????????

Avise-me por email sobre novas publicações !



28 comentários para “J A P Ã O ( 4 )”

  1. Antonio Garrido diz:

    Ora vivam

    Apesar de cansados, muito calor e stress a mistura, estao bem e a viagem continua. É o que é preciso.
    É bom que continuem com a hipotese da vespa porque numa cidade é uma ajuda de peso.
    Continuamos a gostar das fotos e discrições. Obrigado pela partilha.
    Agora desculpem que vos diga se o estacionamento inclui dormida, nem se pode considerar caro, isto comparando com a Europa. Claro que não tem nada a ver com os preços e facilidades que descreveram na outra viagem para essas bandas – Vietnam, Camboja & Cia. Tanto quando dá para perceber esta viagem está a ser mais cansativa. Mas como costuma dizer foi a viagem escolhida.
    Continuação de boa viagem e que a historia da AC seja resolvida da melhor maneira. E que não sejam apanhados com a vespa.

    Antonio Garrido

    • admin diz:

      olá antónio garrido !
      muito cansativa sem dúvida , por variados motivos ( stress, calor , polícia,despesas,ferries,língua,etc) mas como você disse e muito bem , foi a viagem escolhida portanto não nos podemos queixar….
      obrigado pela sua assiduidade e pelos elogios, bem haja!
      um abraço
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Boa noite, meus lindos…

    Dia difícil, muito difícil.
    Fico esperançada que consigam resolver o problema do embarque.
    Não vou fazer hoje comentários. Espero que descansem dentro do possível.
    Beijinhos para ambos, em especial para a Marília…

  3. Carlos Pinto diz:

    As “Estrelas” como nós gostamos!!!!!
    Apesar das dificuldades não terem terminado, nota-se que o “estado de espirito” é outro, por isso, até parece que tudo é normal.
    Continuem bem e disfrutem.
    Um abraço
    CPinto

    • admin diz:

      olá carlos pinto,
      o estado de espírito muda frequentemente , as dificuldades por vezes são inultrapassáveis…
      um abraço
      david+marilia

  4. margarida diz:

    Meus muito queridos amigos!
    Isso está mesmo complicado… Que raio de ideia peregrina essa de a AC ter que estar vazia!…
    Eles não fazem uso de caravanas? Deviam saber que é uma casa ambulante…
    Bom, mas vocês continuam a aproveitar o melhor que podem e ainda bem, porque
    assim também nós desfrutamos. Fotos muito boas que permitem ver a beleza dos
    jardins, parques, castelos, etc..
    Compreendo que estejam desejando embarcar a caravana a contento o mais rápido
    possível e deixem o resto para outras calendas.
    Faço votos que a embaixada sirva para alguma coisa e que consigas a tal licença
    especial(não lembra ao diabo a necessidade de tal).
    Beijos e até melhores notícias

    • admin diz:

      olá querida !
      há muitas autocaravanas no japão mas uma coisa é ”os japoneses” outra coisa é ”os estrangeiros” no japão, é complicado compreenderes assim , mas eu depois explico melhor…
      beijos

  5. Luis Almeida diz:

    Boa tarde companheiros.
    Depois de muitos dias de aventuras várias e intensas, parece que para o final ficou o osso mais duro de roer.
    Estou certo que o embarque da Estrelita de volta a casa será resolvido da melhor forma.
    Continuação de boa viagem. Cá vos esperamos.
    Saudações.
    Luis Almeida

    • admin diz:

      olá luís !
      obrigado por voltar a comentar e pelos seus desejos !
      estamos a fazer o melhor possível para resolver a questão , vamos a ver se conseguimos , mas uma coisa é certa : a AC entrou- – – – – a AC terá de sair !!!
      um abraço
      david+marilia

  6. José Ricardo Ferrari diz:

    Olá pessoal,
    Que dureza esse passagem pela terra do sol nascente,hein…
    Que lugares lindos, essa realmente está sendo uma viagem inesquecível em todos os sentidos.
    Apesar do stress com a lambreta e o embarque da AC tudo está valendo… vocês são heróis, parabéns.
    Toda paciência oriental para vocês.
    Grande abraço.

    • admin diz:

      olá josé !
      obrigado pelos elogios , realmente está a ser um osso duro de roer mas…..lá chegaremos , com mais ou menos paciência ”ocidental” que já vai faltando…..
      um grande abraço e bom regresso a casa !
      david+marilia

  7. Olá Estrelas
    Cada vez dá mais gozo ver e ler os vossos relatos e as fotografias que são sempre belas. Quanto ao embarque da AC vai ser resolvido da melhor maneira, estou certo disso e se fôr preciso nós metemos aqui uma cunha ao presidente Cavaco.
    Um abraço e boa continuação.

    • admin diz:

      olá joão morgado , aqui nem o cavaco nos vale……há muitas portas para abrir!
      um abraço
      david+marilia

  8. Cisfranco diz:

    Caros amigos, cada vez mais encantado (e admirado ) com a v viagem. Vs estão a terminar uma viagem única que bate todos os recordes, mas o que importa é que parece que se divertiram muito. O v/ grau de resiliência é muito acima da média. Por mim, obrigado pelo que destes a conhecer e pela vossa coragem que tanto vos caracteriza e BOM REGRESSO!

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      todas as nossas viagens , por esta ou aquela razão , são únicas e tentamos sempre tirar o melhor partido dos locais que visitamos , no que respeita a pessoas , comida,monumentos,paisagens, religiões,etc e esta viagem não destoou das outras nesses aspectos ; os leitores assíduos do nosso site ( como você por exemplo ) ajudaram a que a viagem tivesse mais encanto e nos ”forçasse” a descobrir coisas ainda mais interessantes ; tentámos e se o conseguimos então estamos contentes !obrigado também pela sua assiduidade e um abraço
      david+marilia

  9. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Muito bonitas as fotos deste post,gostei principalmente dos kimonos que são lindos.Como sempre o teu relato é impecável e transporta-nos até aí.Espero que a volta da Estrelita seja possível com brevidade,não se compreende que queiram que venha vazia.Quanto á teimosia de utilizar a vespa é mesmo a tua cara,eles é que não conhecem a tua persistência.Obrigado por continuarem a contar e a mostrar a vossa viagem,tudo a correr bem e beijinhos.

    • admin diz:

      olá ana !
      esperamos que tudo tenha melhorado por esses lados…
      obrigado por comentares e por teres sido igualmente assídua e solidária.
      beijos

  10. António diz:

    Amigos,
    Realmente é preciso ter paciência, com esses JAPONAS, mas o mais importante é todos esses conhecimentos adquiridos.
    Espero sinceramente que resolvam o regresso com os bens em “segunda mão”, (não lembrava nem ao diabo mais velho). Só coisas desse pPaís longínquo .
    Que tudo seja resolvido a vosso contento.
    Tudo de bom pra vcs.
    António e Ivone

    • admin diz:

      olá antónio !
      realmente a dose de paciência necessária para ultrapassar todos os obstáculos é para nós ( latinos ) algo de sobre-humano…….algo de tal modo por vezes incompreensível que , independentemente da experiência que temos , não sabemos para onde nos voltarmos …….mas nós temos de regressar com a AC , dê por onde der…..!!!
      um abraço
      david+marilia

  11. ana pressler diz:

    Olá meninos!
    Se eu estivesse em dia cinzenta bastava ler os teus posts para soltar gargalhada da boa. Imaginar a Marilia no papel de gatuna da mota, foi hilariante. Coitada da minha amiga…Até parece mais magra e branquinha nas fotos. Tu também tens cara de quem precisa de uma boa poltrona para te estenderes, mas na barriguinha já se nota alguma diferença, não? Para melhor claro!!!
    Se vais comer pato à Pequim por aqui a janta será bacalhau à Gomes de Sá, moda do tal monarca que a receita de que tanto gosto. A acompanhar um alentejano fresquinho…já te está a crescer agua na boca???hum?
    Que tal mandarem as coisas como mala diplomática? e vir ao teu cuidado dentro da própria AC? Tal vez fosse uma solução. Ou então em caixas como bagagem em parte de contentor???
    Por cá a temperatura passa os 35º e tem estado insuportável! Com 44º eu derretia…
    Beijos p vós
    Ana

    • admin diz:

      oláana !
      bacalhau,bacalhau……já temos saudades , por aqui abunda o peixe cru ou fumado , nada que seja muito apelativo para as nossas bocas !
      quanto às tuas sugestões , em 1º lugar a ”mala diplomática” é……para diplomatas , e estás-te a esquecer que eu só fui ”conselheiro especial da embaixada de Portugal” no CAMBODJA ( onde nem sequer havia embaixada de Portugal…..)afim de evitar multas de trânsito……
      quanto aos pertences regressarem em ”grupagem-contentor” , não há onde fabricar caixotes de madeira……COMPLICADO !!!
      quanto aos pertences dentro da AC esse é que tem sido o grande busílis da questão……MAS DE UMA OU OUTRA MANEIRA IREMOS CONSEGUIR…
      quanto à minha elegante barriga e corpo de tpo-model : realmente perdi alguns kgs…
      beijinhos
      david+marilia

  12. odete diz:

    Olá.
    Confesso que já estava um pouco preocupada, porque vou sempre seguindo a viagem com vocês, (vou viajando).
    Já esperava que vocês por ai tivessem chatisses, porque apesar de ter pouco conhecimento desse povo. sei que eles são tremendamente desconfiados.
    Eles tal como os Chinesses gostam de correr mundo mas é para descobrir novos produtos para eles copiarem e fabricarem, a custos bem mais baratos,um dos motivos da economia Europeia estar como está.
    Mas não pensei que fossem tantos,haja força e paciência para os ultrapassar.
    De certo já pensaram em saír com ela ( a Estrelinha) para um país aí ao lado e de lá o envio. Talvez até o regresso a Coreia?
    No meu entender os que vos deram o visto de entrada é que vos deviam ter avisado das dificuldades de saida, porque não acredito que pensariam que se estavam a mudar para lá.
    Continuação de boa viajem,
    Abraço.
    Odete

    • admin diz:

      olá odete,
      estamos de acordo com algumas coisas, mas não com a parte da ”economia”, mas….isso é outra história !
      aqui ”ao lado” existe apenas a COREIA DO SUL ( plano B se tudo o resto falhar ) , existe a CHINA (onde não podemos entrar com a AC ) e existe a RÚSSIA (para onde não temos visto , não o poderíamos obter no Japão facilmente e, sobretudo , nunca desejaríamos atravessar novamente o maior país do mundo com as estradas mais escabrosas do planeta….) ; o que a Odete pensou já nós o fizemos maduramente.
      um abraço e desejos de saúde
      david+marilia

  13. Duarte diz:

    Olá
    Embora não me tenha ainda manifestado tenho seguido atentamente a sua epopeia e estou abismado com tudo o que tenho lido, desde os azares na Russia até chegar ao Japão, e é preciso muita coragem e força de vontade para fazer uma “epopeia” dessas.
    Espero que tudo corra bem e que consiga a tal autorização para trazer a AC de volta a terras Lusas.
    Entretanto já tenho debaixo de olho alguns mapas para tomtom do continente Americano 🙂

    um grande abraço para o David e para Marília
    Duarte

    • admin diz:

      olá amigo Duarte !
      seja bem aparecido !!!!!!
      cada vez estamos mais convencidos que poderemos embarcar a AC no final do mês , vamos a ver no que isto dá…..
      um abraço
      david+marilia

  14. Antonio Resende diz:

    Tenho vindo dar uma olhada à vossa atribulada aventura.
    Só não tenho ‘opinado’ por preguiça…
    Talvez entenda pq vos deixam trazer os pneus suplentes… se eles estão ‘carecas’… é menos lixo que fica por lá!!!
    Venham repletos de saúde ainda que com menos ‘guito’!
    Abração
    A R

    • admin diz:

      olá companheiro !
      dizes bem , ATRIBULADA ……..mas valeu a pena por ser tão completa e diferente de tudo o resto !!!
      os pneus carecas ficaram na Rússia ,agora resta-nos um só em bom estado….
      felizmente a saúde continua boa, ao menos valha-nos isso , ao contrário do que se passou na Tailândia em que as mazelas físicas não nos largavam…
      não tenho espreitado o teu blog por falta de tempo porém prometo por a leitura em dia quando regressarmos.
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks