J A P Ã O ( 5 )
Já chegados à mega-metrópole TOKYO , andamos muito cansados pelos afazeres das últimas 2 semanas , o stress deu-nos cabo do corpo e do espírito por motivos
relacionados com a viagem e por motivos pessoais , mas……..” life must go on ” portanto eis-nos novamente a relatar-vos as nossas peripécias por terras orientais ; quando eu escrevi há alguns dias que tinha a impressão que iríamos ter novos ”encontros policiais” , mais uma vez não me enganei !!! Enganei-me no número de polícias – – – – – – para grande tristeza minha eram só dois- – – – – – -mas , sem dúvida que os japónicos adoram meter o bedelho em tudo o que desconhecem e desconfiam : tomámos uma auto-estrada a caminho de YOKOHAMA ( pois não queríamos andar lá à procura de um estacionamento quando já estivesse escuro, e por que andar nas estradas nacionais é um tédio de morte com a média de 30 km/h) , quando na portagem de saída , ao querermos efectuar o pagamento na caixa automática , a mesma recusava sistematicamente as notas , por mais vezes que insistíssemos ; nisto aproxima-se um portageiro e olhando para a matrícula fez uma careta como se a mesma tivesse encharcada em merda…..; começou numa típica lenga-lenga e por gestos indicou-nos o parqueamento dos escritórios a menos de 20 metros ; pensámos que a máquina poderia ter avariado ou algo assim , porém eu comecei a ficar desconfiado quando ele se colocou por detrás da AC e impediu com o seu corpo qualquer manobra….; pegou no telefone e ……..chamou a polícia !!! Nós bem lhe dizíamos que estava tudo bem com os documentos , que estávamos legais , que a AC não poderia ter caído de pára-quedas no arquipélago, etc,etc : sempre com aquele sorriso idiota a olhar para nós , como que a dizer : sim , sim vão falando , mas eu já vos cacei !!!!!!!!!!VOU FAZER UM FIGURÃO COM OS MEUS CHEFES POR TER PARADO DOIS PERIGOSOS IMIGRANTES CLANDESTINOS COM UM VEÍCULO SUSPEITO !!!!!!!!!!!!!!! Bom , passados 20 minutos aparecem dois polícias , tal e qual /fotocópias do BUCHA e ESTICA pois um era muito baixo e gordo , o outro muito alto e esquelético , e obviamente , nenhum falava inglês !!! Nem foi preciso , pois falei eu : mostrei os documentos ( já tenho uma prática invejável…..) , eles viram tudo , o selo na matrícula e falaram finalmente num inglês perfeito : OKAY ! Claro que o idiota da portagem nem sabia por onde se esconder , eu quase lhe apertei as goelas e chamei todos os nomes ( feios ) de que me recordei em inglês- – – – – – – – embora não creio que ele tivesse compreendido um único…!!! Pagámos e fomos andando… ; mas realmente é notório o que tudo isto demonstra :
1- uma enorme desconfiança por tudo o que é estrangeiro , quase a roçar a xenofobia…..
2- uma apertada vigilância a nível nacional : estão atentos a tudo !
3- uma enorme unidade nacional , um exacerbado nacionalismo……
4- uma estupidez nacional….., se pensarmos friamente que o Japão é um conjunto de ilhas e que é totalmente impossível fazer entrar no seu território um veículo destes CLANDESTINAMENTE !!! ou seja , se está em território nacional , é porque foi autorizado e não compete a um portageiro julgar e / ou fiscalizar tal decisão……ABSOLUTAMENTE IRRACIONAL E DESPROPORCIONADO !!!
Meus caros , que não vos passe pela cabeça visitarem este país de AC pois de certeza que ganham mais cabelos brancos do que alguma vez podiam imaginar…..APAREÇAM DE AVIÃO E ALUGUEM UMA !!!
Bom , vamos ao que vos interessa : passámos uns agradáveis dias estacionados à porta da casa de um japonês que conhecemos em TANEGASHIMA e que fez questão que o visitássemos na sua pequena cidade chamada CHINO , não muito longe de NAGOYA ; fomos principescamente recebidos por ele e pela sua família e amigos , todos faziam questão de nos conhecer ; foi divertido e sobretudo enriquecedor estar numa típica casa japonesa e compartilhar o seu dia-a-dia : gostámos muito e ficámos bem impressionados !
Depois seguiu-se TOKYO , essa gigantesca cidade com tanto para se ver e admirar ; ficámos instalados num hotel bastante central e visitámos o que de mais importante há para ver , começando pelos templos e santuários mais importantes , mas a primeiríssima coisa a fazer foi- – – – – – – como é óbvio- – – – – – -ALUGAR UMA MOTORIZADA !!! O problema é que esta mega -metrópole tem quase 40 MILHÕES de pessoas e a primeira curiosidade que vos apresento é o facto de não existir propriamente dita uma cidade chamada TOKYO , tal não existe ; existem sim cerca de 30 a 40 cidades e vilas , todas juntas , que formam uma enorme área metropolitana popularmente designada por TOKYO. A parte mais central e que é a mais visitada turisticamente tem cerca de 9 milhões de habitantes , uma enorme área para se visitar e sobretudo o que há para ver é de tal modo disperso que se gasta um dinheirão e se perde imenso tempo em transportes públicos ; o metro é caríssimo e os comboios urbanos igualmente , com a agravante de perdermos largos minutos a decifrar onde estamos e……….para onde queremos ir- – – – – em japonês ! Como consequência, e embora não seja barato , alugar uma mota foi a solução encontrada , com o nosso GPS vamos a qualquer lado rapidamente e…… sem medo da Polícia !!! A YAMAHA 125 , embora muito mais fraca que a nossa VESPA , tem-se portado bem contudo temos tido um problema adicional com o qual não contávamos : onde estacionar a YAMAHA !!! É que pura e simplesmente meus amigos , isto aqui não é como na Europa, onde qualquer cantinho ou passeio servem para encostar a mota : aqui TUDO tem de estar ”en su sítio” e mais ou menos à balda apenas e só as bicicletas……; aliás não demorou muito para apanharmos logo duas multas quase seguidas…………….mas não as vamos pagar !!!

prontos para vender melões na feira de Carcavelos…..( a Marilia não está infeliz mas sim cheia de dores no traseiro por causa da mota….)
As visitas aos locais mais turísticos sucedem-se com um ritmo bastante bom , é a enorme vantagem de andarmos de mota ! Já fomos a uma série de templos e santuários , ao todo para tal demorámos 3 dias , e se não tivéssemos a mota demoraríamos muitos mais , além do que gastaríamos em metro e comboio ( devido às enormes distâncias ,onde não vai o metro vai o comboio de superfície ) ambos extremamente caros ! Igualmente fizemos vários passeios pela famosa zona de GINZA , um espectáculo incrível de luz e cor à noite , um regalo para os olhos e uma estranha sensação de estarmos no local indubitavelmente mais caro do planeta Terra por m2…………… ; as lojas mais sofisticadas do mundo e as mais caras estão nesta exclusiva zona e nem vale a pena mencionar-vos quais são : TODAS AS GRANDES MARCAS MUNDIAIS ESTÃO REPRESENTADAS COM ENORMES LOJAS NESTA ZONA!
E T C , E T C , E T C ……..
Há vários locais imperdíveis para quem visita TOKYO e nós não os podíamos falhar : A SKY TREE TOWER , A TOKYO TOWER , O TSUKIJI MARKET ( o maior mercado mundial de peixe , absolutamente inacreditável e deslumbrante……) , a zona de SHINJUKU , a zona de NIHONBASHI , a zona de ROPPONGI , os 3 department stores mais sofisticados e exclusivos do mundo : TAKASHIMAYA, MITSUKOSHI e MATSUYA , algo que nos assusta de tanto luxo , opulência e preços ………………..com muitos zeros !!!!! Mas , apesar de termos apenas comprado uns pequenos pães com nozes e passas , sentimos que a experiência de estarmos em locais tão inacessíveis para o comum dos mortais valeu a pena , pois é algo que apenas se visita uma ou outra vez na vida……………………e é diferente de tudo o que vimos até hoje nos grandes armazéns de NEW YORK ou LONDON : UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA !
O mercado do peixe de TSUKIJI deixou-nos boquiabertos devido ao seu tamanho ( muitos , muitos campos de futebol……) e pelo frenesim palpitante de milhares de trabalhadores por todo o lado ; as incontáveis qualidades de peixe e marisco são indescritíveis , aliás muitas delas desconhecidas para nós pois são pertença do habitat do OCEANO PACÍFICO ; algo extraordinário de se ver é a perícia com que desmancham os enormes ATUNS e RABADILHOS , pesando alguns mais de 100 kgs !!! Tudo é feito com um profissionalismo e pormenor que nem acreditamos que estão a lidar com……….peixe ! Pensando bem , ao incrível preço a que são vendidos , não admira que nos pareça que estão a lidar com pedras preciosas……
Como é sabido , os japoneses comem regularmente peixe cru , em sushi e não só , portanto nada mais natural – – – – – – – -mas um pouco chocante para nós- – – – – – do que ir arranjando o peixe e tirando esta ou aquela lasquinha e metê-la na boca…….assim mesmo…….au naturel , sendo que o atum vem com sangue e tudo!!!! Para visitar o mercado convenientemente é necessário lá estar cerca das 5 da manhã , portanto tivemos que nos levantar cerca das 4 e percorrer muitas ruas desertas de mota……………com os enérgicos protestos da Marilia ( LEVANTAR TÃO CEDO PARA VER PEIXE………!!!!! mas depois gostou e ficou deslumbrada !!!)
Mas sem dúvida alguma que o mais interessante de se ver no mercado de TSUKIJI é a arte e mestria como eles desmancham os atuns, os variados tipos de facas que utilizam , uma das quais com cerca de ……….150 cms !!! SÓ VISTO !!!!!
Obviamente existem muitas fotos sobre TOKYO mas o post já vai longo portanto deixo-vos apenas algumas :
Temos estado igualmente atarefados com vários agentes de navegação e um par de transitários com o propósito de vermos desbloqueada a situação da nossa casa rolante , parece que finalmente conseguimos e – – – – – – – -cereja no topo do bolo , a um frete bastante convidativo !!! Lutámos bastante com o forte argumento de que , se os nossos artigos pessoais entraram no país dentro do veículo, então também terão de sair pelo mesmo meio ; quanto à VESPA , se houve ”incúria” aquando da inspecção à AC na entrada no país e não deram pela presença dela ………..a culpa não foi nossa : ” a VESPA não está legal no país???? paciência , nós não a trouxemos dentro do bolso………” !!! Enfim , vamos a ver , mas tudo parece estar bem encaminhado para que consigamos embarcar a estrelita no final deste mês…….., mas só descansamos quando tivermos em mão o BILL OF LADING……( ”conhecimento de embarque ” – – – – – – – documento de transporte e posse de uma mercadoria embarcada num navio – – – – – – para os menos familiarizados com estas questões )……………..MAS ISSO JÁ É OUTRA HISTÓRIA , MEUS CAROS !!!
Olá, meninos!
Claro que não vou repetir o que escrevi antes. A mim também já me aconteceu apagar um post, sem saber como…o importante é que vocês leram.
Sobre as últimas fotos, depois de te referires ao famoso mercado do peixe, estava à espera de bancadas fantásticas, uma organização ímpar….mas fiquei desiludida. Não está em causa o tamanho do dito mercado mas a sua aparência. Achei o de Barcelona MUITO SUPERIOR em apresentação!…e vendo bem, até o de Bombaim mostrava mais atractivos visuais. Mas é difícil mostrar tudo e muito já vocês fazem.
Sobre os templos, parecem quase todos feitos de madeiras nobres.É assim?Imagino que tenham alguns cheiros característicos, das próprias madeiras e dos incensos.
Já agora, só por mera curiosidade, quanto custa alugar uma “bichinha” dessas? E foi boa de conduzir?
Espero que as boas notícias do embarque se concretizem. Já chega de aborrecimentos, sobressaltos, complicações. Estão a um passo de regressarem, queimem principescamente os últimos cartuchos, vocês bem merecem!
Beijocasssss
não podes comparar coisas que não são comparáveis : o mercado de TSUKIJI é exclusivamente de peixe , enquanto que os que mencionaste são generalistas.
este mercado tem cerca de 300 metros de comprimento por várias dezenas de largura , embora não tenha uma forma rectangular, é o MAIOR mercado do mundo na sua especialidade ; tirámos dezenas de fotos mas não as podemos publicar todas, se o visses ficavas abismada…
sobre os templos , ficamos sempre sem saber se o que estamos a ver e fotografar é ORIGINAL ou uma reconstrução , muitas vezes misturam as duas situações , mas em geral são reconstruçoes/cópias fiéis dos originais pois as madeiras não duram tantos séculos…; sobre os cheiros nem te sei dizer pois com este calor o cheiro mais forte que sentimos é das nossas transpirações….
beijos
Bom dia Companheiros Marília e David:
Compreendo o aborrecimento da Marília (levantar-se às 4h para ver peixe) mas também percebo a sua satisfação com o que viu. Um dos locais que gosto de ver em terras que visito é o mercado e esse, só de peixe, parece extraordinário.
É pena que o Estado seja tão policial e que as suas gentes se sintam na obrigação de o ser também.
Desejo-lhes a continuação de uma óptima estada e que consigam embarcar tudo.
Saudações autocaravanistas,
Maria Melo
olá e seja bem aparecida !
em geral um mercado é um dos espelhos deum país , eu não me lembro de visitar um único país sem ir a um dos seus mercados : IMPERDÍVEIS !!!
obrigado pelos seus votos.
um abraço
david+marilia
Olá, David + Marília
Estão a chegar ao fim da vossa fabulosa aventura.
Graças às vossas prosas, fiquei a conhecer mais do Japão (aos olhos de um turista ocidental) do que já tinha lido até agora.
Os vossos encontros com a polícia são realmente caricatos. O que vale é que pelos vistos os japs são complicadinhos, mas pacíficos. Pelo que tenho lido em jornais (não nacionais!), os polícias americanos metem os japs no chinelo. Lá, o hábito, é primir logo o gatilho antes de perguntar qualquer coisa, ou no mínimo deitar por terra qualquer cidadão antes de o algemarem…
Mas “isso é outra história”!
Que corra tudo bem com o embarque da AC e da Vespa! (E com o vosso, como é óbvio!)
ポルトガルに良いリターン!
(Espero que o tradutor não se tenha enganado!)
João Firmino/CAB
olá joão firmino !
Dōmo arigatōgozaimashita!!!
ainda bem que lhe foi útil ler os nossos posts , um dos propósitos de os escrevermos é exactamente esse!
um abraço
david+marilia
ハロー David !!
Os seus relatos e fotos são maravilhosos e nos permitem viajar por todos os lugares por onde passam.
Você é um excelente documentarista. Seu texto é cheio de riqueza e bom humor, suas fotos revelam um olhar atento ao mínimos detalhes e os enquadramentos nos revelam uma real dimensão do que está sendo visto. Fotografo, documentarista e escritor não pensas em trabalhar no ramo de televisão?…
Do jeito que você transmitiu suas impressões sobre o Japão só aumentou minha curiosidade em conhecer esse lugar.
Bom regresso!! Espero que um dia, guando passarem por terras Brasileiras, possamos nos encontrar.
Forte abraço !
José Ricardo
olá josé !
obrigado pelos ( merecidos??? ) elogios.
se um dia formos ao brasil de certeza que passaremos pelo seu lugar!
um abraço
david+marilia
Muitos grandes, enormes Parabéns, David e Marilia, vocês são admiráveis.
Sobre as multas que o David não pretende pagar, aviso desde já que se alugaram a mota com o cartão visa, podem estar seguros que lhes vão ao bolso e terão a surpresa dentro de um ou dois meses quando receberem o extracto. Não quero ser desmancha-prazeres, desejo que não, mas pelo menos a mim já me aconteceu, não no Japão onde nunca estive, mas numa viagem ao Brasil.
Feliz regresso a casa.
olá josé ramos !
uma pequena correcção : qualquer despesa com um cartão de crédito visa terá no final de ter a sua aprovação , ora se você não quiser pagar invocando por exemplo um defeito numa mercadoria comprada ou , neste caso , uma multa injustificada , então não lhe é debitada a respectiva importância…..
obrigado por comentar
um abraço
david+marilia
Olá amigos
Bela viagem com peripecias que cheguem para terem que contar. Tambem fazem parte das viagens.
Belas fotos e optimas descrições como é habito.
Tambem gosto muito de mercados e feiras. É um bom espelho dum país/região.
Tenho uma pergunta que me tem andado a escapar. Relatam a vossa dificuldade em cambiar. Isso quer dizer que os cartões de debito/credito não funcionam no Japão?
Sempre a desejar que a viagem corra bem, e que as dificuldades com a saida da AC/scooter sejam ultrapassadas.
Antonio Garrido
olá a.garrido !
obrigado pelos elogios e sobre a pergunta : essencialmente o japão é um país de ”cash” , apenas nos grandes armazéns , lojas e bons restaurantes aceitam os cartões ; levantar dinheiro com os cartões sai muito caro pois as comissões são altíssimas!
as dificuldades sobre o embarque estão praticamente ultrapassadas.
um abraço
david+marilia
Amigos,
Continuação de tudo de bom pra vcs.
Experiência bem gratificante, mas com certas JAPONESICES né ?
Então , pelo menos o peixe é saboroso ?
Um abraço e Bjs á Marilia
António e Ivone
olá antónio e ivone !
infelizmente no japão não se come peixe grelhado , só cru,frito e fumado.
um abraço
david+marilia
Folgo em saber que a tão difícil burocracia para o embarque da AC está resolvido.
Parabéns e Feliz Regresso!
obrigado e um abraço
david+marilia
Olá meus queridos!
Tive cá os “suiços”, fomos até Chaves uma temporada, enfim temos andado
ocupados. Mas tenho acompanhado as vossas últimas aventuras.
Gostei dos relatos e das fotos, muito bons uns e outras como de costume.
Creio ter percebido que o embarque da AC sempre foi desbloqueado.
Ainda bem que pelo menos essa dor de cabeça já passou. Acredito que vos
deu bastante trabalho tratar de tudo…
Quando chegam? É muito bom seguir os teus posts mas não há nada como
a viva voz!…
Aproveitem bem o resto da vossa odisseia e, até breve, espero.
Beijinhos e bom regresso
olá querida!
fizeste bem em passear , nós agora precisamos de ….férias , para descansarmos !
falta pouco para chegarmos….já vamos a caminho !
beijos
Olá David e Marilia
Aquela de chamar todos os nomes em inglês ao portageiro, bem podia ter chamado em português, pois para ele era a mesma coisa e sempre sabia mais.
Quanto a relatos e fotos não me vou alongar, pois é o que já nos habituaram.
Ainda bem que o embarque está a correr bem.
Um abraço
olá !
com insultos em inglês há sempre a esperança que ele os tenha ouvido nalgum filme americano…..
um abraço
david+marilia