JERUSALÉM

Se houver uma única razão para se visitar ISRAEL essa razão chama-se

JERUSALÉM !

Na realidade esta cidade é mística e atrai largos milhões de visitantes anualmente , de todas as crenças e religiões ; quando falamos de JERUSALÉM referi-mo-nos basicamente à OLD CITY e é entre as seculares paredes dos altos muros que a esmagadora maioria dos incontáveis visitantes passa o seu tempo , visitando os seus inúmeros templos religiosos , fazendo compras nos vários SOUKS , apreciando o deambular das gentes , matando o tempo numa das muitas esplanadas , enfim …… gozando a cidade ao máximo ! Se considerarmos que tem mais de 1200 sinagogas , quase 160 igrejas e mais de 70 mesquitas , tudo apenas entre muros , já ficamos com uma boa ideia por que é que os judeus a consideram a sua capital religiosa e …..já agora , os muçulmanos idem / aspas !!!

Nós permanecemos 9 dias em JERUSALÉM e aproveitámos ao máximo tudo o que a mesma oferece ; um aviso a qualquer futuro visitante : prepare-se para caminhar muito , mesmo MUITO !!!

JERUSALÉM ( ou seja, a OLD CITY ) tem bairros distintos , obviamente todos dentro das muralhas ( construídas no século XVI ) e cujos habitantes convivem lado a lado – – – – – – embora detestando-se frequentemente : BAIRRO CRISTÃO e ARMÉNIO , BAIRRO JUDEU e BAIRRO MUÇULMANO , tudo muito bem controlado e vigiado por largos milhares de câmaras de CCTV e abundantes militares israelitas e polícias árabes , como se de uma verdadeira zona de guerra se tratasse !!!

Sendo uma das cidades mais antigas do mundo , JERUSALÉM é actualmente a CAPITAL do ESTADO DE ISRAEL , embora tal não seja reconhecido por (praticamente) a totalidade dos países no mundo ; nós visitámos profundamente os quatro bairros mencionados , com especial ênfase para o bairro cristão e para o bairro judeu .

Fora da OLD CITY a cidade não é muito interessante , pelo contrário , achamos até a mesma um pouco parola !

O que de mais interessante encontrámos foi sem dúvida o enorme e importante museu YAD VASHEM , conhecido mundialmente como o melhor museu dedicado ao HOLOCAUSTO ; que é grande e importante , não há dúvida ; que contem a maior biblioteca do mundo com artigos e livros dedicados ao HOLOCAUSTO , também não duvidamos minimamente MAS ………..dos muitos museus que já vimos por esse mundo fora dedicados ao assunto , continuamos a achar que o absolutamente extraordinário HOLOCAUST MEMORIAL MUSEUM em WASHINGTON /USA é , para mim , o melhor e mais completo de todos !!!

É claro que eu coloco-me sob o ponto de vista do visitante , do observador e não do estudioso ; não duvido de modo algum que , do ponto de vista do estudioso ou historiador , este YAD VASHEM seja mais completo devido ao seu macro e muito detalhado arquivo ! Ainda fora de ”muros” há que mencionar as extraordinárias vistas possíveis desde o MONTE DAS OLIVEIRAS , algo realmente a não perder .

A história de JERUSALÉM além de muito complicada , é demasiado extensa para sequer ser resumida neste post , basta dizer que ao longo dos milénios a cidade foi capturada mais de 40 vezes por diferentes povos e não compete a este site aqui fazer resumos de HISTÓRIA …; MAS NÃO DEIXA DE SER FASCINANTE A LEITURA ATENTA DA SUA HISTÓRIA , eu recomendo vivamente !!!

Conforme já referi no post anterior , ISRAEL deve ser um dos países onde pior se come à superfície deste planeta , e JERUSALÉM obviamente não foi excepção …..; bem variámos de restaurantes mas realmente não valia a pena : tudo extremamente caro e sem qualidade !!!

A forma mais fácil e prática de se conhecer esta maravilhosa cidade é visitar um de cada vez os seus famosos e distintos bairros ; o que de mais importante há para ver em cada um , passamos a resumir da seguinte forma :

a) BAIRRO CRISTÃO e ARMÉNIO :

* PORTA DE JAFFA * PORTA DE ZION * CITADELA ( TORRE DE DAVID ) * IGREJA DO SAGRADO SEPULCRO * BIBLIOTECA GULBENKIAN * IGREJA DE SÃO JOÃO BAPTISTA * IGREJA DE SÃO MARCO * RUA DE DAVID * PATRIARCADO GREGO-ORTODOXO * A WALK ON THE ROOFS

 

b) BAIRRO MUÇULMANO :

* HARAM-EH-SHARIF * MERCADO DOS MERCADORES DE ALGODÃO * MOSTEIRO DA FLAGELAÇÃO , * IGREJA DE SANTA ANA * VIA DOLOROSA * PORTA DE DAMASCO * PORTA DO LEÃO * PORTA DE HEROD * SOUK CENTRAL

 

c)  BAIRRO JUDEU :

* MURO DAS LAMENTAÇÕES ( WESTERN WALL ) * SINAGOGAS SEFARDITAS * PRAÇA HURVA * PORTA DE DUNG

 

Existem outros locais fora da OLD CITY suficientemente interessantes para serem visitados :

d) JERUSALÉM MODERNA :

* KING DAVID HOTEL * YAD VASHEM MUSEUM * TÚMULOS DOS REIS * SINAGOGA ITALIANA * MUSEU ROCKFELLER * CITY HALL * MEA SHEARIM * RUSSIAN COMPOUND * MONTE DAS OLIVEIRAS 

 

e) FORA DA CIDADE :

* YAD VASHEM MUSEUM * KNESSET * MONTE HERZL

 

Está então na altura de vos deixar as fotos prometidas :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HOLOCAUSTO : O MAIOR CRIME COMETIDO CONTRA A HUMANIDADE É TAMBÉM CONSIDERADO O CRIME MAIS BEM PROVADO E DOCUMENTADO DE TODA A HISTÓRIA  ……

 

 

 

 

 

 

um dos muitos heróis esquecidos da nossa História….

 

 

até um destes dias , numa outra qualquer viagem !!! ONDE ??? NÃO FAÇO IDEIA …….

Avise-me por email sobre novas publicações !



6 comentários para “JERUSALÉM”

  1. Cisfranco diz:

    Muito bom trabalho. Obrigado.

  2. Jose Duarte Santinho dos Santos diz:

    Muito obrigado pelas excelentes fotografias e pela descrição feita.Desejo-vos muitas felicidades e que continuem as viagens, que tanto vos agradam.

  3. JOAO RAMIRO S CALDEIRA FIRMINO diz:

    Olá, David e Marilia!
    Desta vez atrasei-me um pouco, o que não quer dizer falta de interesse!
    Com ou sem autocaravana à mistura, é sempre delicioso navegar nos vossos postes. Como sempre
    com uma completa reportagem foto, agora sobre sobre Jerusalém. Incrível como ao longo de tantos anos conturbados se conservam ainda intactos tantos monumentos históricos! Muito sugestivo o relato sobre Aristides Sousa Mendes!
    Um abraço
    João Firmino

    • admin diz:

      olá firmino !
      pode-se sempre atrasar …será sempre bem-vindo !
      obrigado pelo simpático comentário e desejos de bons passeios, com saúde.
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks


Escreva o seu comentário