LEVÁVAMOS PEDRAS E TRAZÍAMOS OURO…..

Seria desinteressante e fastidioso mencionarmos

todas as praias que visitámos , foram tantas e tão diversas que podemos afirmar com conhecimento de causa que conhecemos minimamente a qualidade das praias brasileiras , isto é , até ao RIO DE JANEIRO .

As praias brasileiras ( das muitas que vimos e experimentámos ) deixam algo a desejar em vários aspectos : em 1º lugar , não primam pela limpeza , as águas são relativamente sujas ( com  algumas excepções…) , as infra-estruturas são básicas ou quase inexistentes , os acessos em geral são muito rudimentares , frequentemente as areias não têm qualidade , há um exagero de todo o tipo de vendedores  nas praias , enfim , bastantes defeitos ; alguns dos defeitos são claramente atribuíveis ao Homem ( falta de higiene,falta de infra-estruturas , falta de acessos decentes,etc ) enquanto outros defeitos podem e devem ser atribuídos à Mãe Natureza ( sujidade das águas , por exemplo… )

Basicamente os brasileiros infelizmente contentam-se com o ( MUITO ) que a natureza lhes pôs à disposição e pouco ou nada se preocupam em criar espaços agradáveis , acessos decentes , infra-estruturas actuais , etc ; a natureza foi EXTREMAMENTE GENEROSA para com este país , mas o povo deste país maltrata a natureza e é , basicamente , muito mal-agradecido além de desleixado em demasiados casos !!!

Basta olharmos para países com natureza muito menos exuberante e que realizaram verdadeiras maravilhas criando praias de sonho , acessos fantásticos , locais verdadeiramente aprazíveis , invejáveis infra-estruturas ….: praias na CROÁCIA , GRÉCIA , ALBÂNIA , MALÁSIA , etc já para não falar nas CARAÍBAS , claro !!!

Falámos com imensos brasileiros sobre o mau estado das praias e falta de acessos,infra-estruturas quase inexistentes etc e INVARIAVELMENTE TODOS nos deram razão……; não é necessário um país ser rico para ter praias apresentáveis…. ; em tantas praias visitadas não vimos nem sequer uma única vez qualquer máquina de limpar a areia ….

No Brasil ,  praia significa essencialmente um local onde tudo e mais alguma coisa se comercializa , um local para qualquer um poder fazer uns cobres….. ; praias de sonho existem , mas ……nem todos possuem veículos 4×4 para atravessar riachos e / ou caminhos com enormes pedragulhos  para lá chegar !!! Estou-me a referir a locais paradisíacos como PRAIA DA TRINDADE ou PRAIA CAMBURÍ , por exemplo…. ; nesta última o acesso era tão bom ou tão mau que apenas jeeps lá chegavam , a AC apenas lá chegaria com asas….., contudo como nos tinham dito tão bem dessa praia , resolvemos acampar nas proximidades e visitá-la de Vespa !!! Os cerca de 8 km de acesso desde a estrada principal eram propícios a mulas de carga , meu dito e meu feito …….no regresso da praia caímos os dois da mota , resultando várias escoriações nos braços , pernas , joelhos , cotovelos e costas……………….além da manete do travão traseiro partida, suporte do espelho esquerdo partido e uns arranhões na mota !!! O QUE VALE É QUE COM A NOSSA IDADE TUDO PASSA DEPRESSA…..; mas a praia em si é sem dúvida extremamente bonita, digna de postal ilustrado…….se escondermos o lixo aqui e acolá , se não pisarmos o lodo na água,etc,etc !!

Uma vez mais , a natureza foi muito generosa para com o Brasil : as fantásticas colinas e montanhas verdejantes de floresta virgem ou quase , descem até ao mar em muitos casos e essa mistura , com as águas de um verde esmeralda faz a chamada ”combinação perfeita”……; a floresta desce tanto até ao mar , isto é , a falta de escarpas rochosas como vemos por exemplo na Europa , faz com que o mar esteja frequentemente muito sujo de restos de plantas , folhas e raízes , além de causar com muita frequência um desagradável LODO nas praias……; na maioria das praias ( e visitámos mais de 20 ) estamos na areia e vamos nadar , acontece que apenas os primeiros 5-8 metros dentro de água é que têm areia , depois aparece invariavelmente o chão lodoso : custa um pouco até nos habituarmos….!!! Acredito que as famosas praias do nordeste sejam melhores do que as que visitámos nos estados de SANTA CATARINA , SÃO PAULO e RIO DE JANEIRO , portanto a nossa opinião vale o que vale….!!!

Tal já não acontece felizmente nas praias das ilhas ou ilhotas , essas felizmente quando têm areia ela continua até que tenhamos”pé” e na maioria dos casos , a água é extremamente limpa e cristalina ; há praias paradisíacas , como por exemplo as que se situam nas ilhas e ilhotas junto a PARATY ou ANGRA DOS REIS , mas ………………….nem todos têm possibilidade de lá chegar !!! Ou se aluga um passeio de escuna , o qual pára em várias ilhas e ilhotas para os veraneantes saltarem para a água ou……..se tem um barco para os ditos passeios – – – – – – – – – o nosso pequeno bote até impressionou ao pé dos iates !!!

 

DSCN2609

 

DSCN2630

 

DSCN2638

 

DSCN2647

 

DSCN2656

 

DSCN2653

 

O Brasil tem , não exagerando , alguns  MILHARES de praias e há locais muito emblemáticos , quiçá por ter havido um forte marketing ao longo dos anos para se darem a conhecer mundialmente esses locais , estou-me a referir por exemplo a PARATY e a ANGRA DOS REIS , locais que visitámos e onde passámos no total cerca de 10 dias , portanto o suficiente para os conhecer mais do que superficialmente…

Comecemos por PARATY ,  a capital brasileira dos homosexuais ( são literalmente às centenas , brasileiros e turistas…..) e a MECA dos hippies no BRASIL ; esta cidade , como muitas outras foi fundada pelos portugueses no século XVI e é património mundial da humanidade ; o porto de PARATY foi durante SÓ OS PORTUGUESES vários séculos o porto onde as caravelas carregavam todo o ouro que vinha para Portugal e , obviamente, como na viagem de ida as barcas não podiam ir vazias , traziam  enormes pedras nos porões a servir de lastro e após descarga das mesmas , na volta levavam o ouro extraído pelos escravos africanos das minas …….QUE RICA TROCA : PEDRAS POR OURO !!!…….SÓ OS PORTUGUESES !!!!

Na cidade podem-se admirar os restos do forte que a defendia , assim como inúmeras igrejas restauradas de indiscutível  origem portuguesa : NOSSA SENHORA DAS DORES , NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO , NOSSA SENHORA DOS PARDOS LIBERTOS ( a mais antiga e erigida pelos jesuítas para servir apenas os indígenas , os filhos ilegítimos dos aristocratas, os escravos libertos , etc….) e NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS ( construída apenas para a elite branca….)

PARATY é famosa pelas suas festas quase permanentes , pelas CENTENAS de hippies que deambulam pela cidade e suas praias ( mas estes seres afinal vivem de quê ???…….), famosa igualmente pela sua conhecida CACHAÇA ( muitos alambiques nos arredores ) e pelas suas praias , embora as melhores não estejam na parte continental mas sim nas incontáveis pequenas ilhas e ilhéus que abundam junto a PARATY ; nós pusemos o nosso bote na água e demos várias voltas por várias ilhas , algumas delas particulares e com mansões de encher o olho……; mas ninguém nos incomodou ou sequer questionou por aportarmos nas suas ……………………………….praias privativas !!!

Muito perto de PARATY fica umas das jóias da coroa brasileira , uma praia sobejamente conhecida mas com acessos deploráveis….PRAIA DA TRINDADE : como a estrelita não sabe nadar e por já termos tido prejuízos que chegam , ao chegar ao riacho demos meia-volta……

 

ROCHAS ENORMES A SERVIR DE .....ESTRADA E UM PEQUENO RIACHO PARA REMATE !!!

ROCHAS ENORMES A SERVIR DE …..ESTRADA E UM PEQUENO RIACHO PARA REMATE !!! A ESTRELITA JAMAIS ATRAVESSARIA……; INFELIZMENTE A FOTO NÃO EVIDENCIA A ALTURA DAS ROCHAS/PEDRAGULHOS PARA TÊM SEGURAMENTE MAIS DE 40 CM DE ALTURA !!! FANTÁSTICO ACESSO A UMA PRAIA, NÃO ACHAM ?????? um exemplo entre MUITOS outros que vimos pela costa brasileira fora …….

O Centro Histórico de PARATY está totalmente revestido com os tais pedragulhos que vinham nas naus portuguesas e esses pedragulhos além de enormes são muito disformes , aparte do facto de estarem muito mal assentes !!! Resumindo e concluindo , é uma atracção local tal piso macro- irregular além de ser extremamente difícil caminhar nele e até muito propício a quedas ou tornozelos torcidos ………….mas o turista gosta !!! Há turistas das mais variadas nacionalidades , com uma especial preponderância de americanos e italianos.

 

PARATY (6)

 

PARATY (87)

 

PARATY (86)

 

Em PARATY ficámos instalados num parking com acesso directo e curto a um dos canais que banha a cidade ; foi prático e económico ( 15 reais/dia = € 3.50 ) ; por ser uma zona nobre da cidade e muito frequentada para passeios a pé , a AC era vista e comentada a toda a hora e foram DEZENAS de brasileiros que nos procuraram para as perguntas habituais e , muito gentilmente , a maioria queria dar o seu número de telefone………para o caso de necessitarmos de alguma coisa !!! Uma hospitalidade a que não estamos acostumados , essa é que é a realidade…….

 

E ALI ESTÁ A ESTRELITA JUNTO AO CANAL , A UNS MEROS 100 METROS DO MAR.....

E ALI ESTÁ A ESTRELITA JUNTO AO CANAL , JUNTO AO CANAL E  A UNS MEROS 100 METROS DO MAR…..

 

PARATY (11)

 

PARATY (31)

 

E AÍ ESTÁ O NOSSO BOTE NA ÁGUA....

E AÍ ESTÁ O NOSSO BOTE NA ÁGUA….NUM CAIS DE UMA DAS ILHAS VISITADAS

 

Fomos abordados por 2 vezes por casais de turistas portugueses em visita à cidade , admirados por verem uma AC portuguesa tão longe da sua origem….. ; fomos igualmente abordados por um simpático português residente na cidade e casado com uma brasileira , que fizeram questão em nos convidar para uns petiscos em sua casa à noite …..FOMOS !!!

Obrigado ADRIANO e CÉLIA , foram muito hospitaleiros além de uns perfeitos anfitriões…………. esperamos corresponder um dia !!! É SÓ APARECEREM !!!

Vejam então algumas fotos de PARATY :

 

PARATY (8)

 


PARATY (15)

 

nestes barcos os locais fazem passeios pelas ilhas para os turistas

nestes barcos os locais fazem passeios pelas ilhas para os turistas

 

PARATY (15)

 

PARATY (21)

 

PARATY (22)

 

PARATY (23)

 

PARATY (26)

 

PARATY (29)

 

PARATY (33)

 

PARATY (37)

 

PARATY (39)

 

PARATY (40)

esta foi tirada da janela da AC !!!

 

PARATY (41)

 

Seguiu-se a mais que famosa ANGRA DOS REIS , onde chegámos acompanhados por uma simpática RUSSA que em PARATY entabulou conversa connosco e após saber que dali seguíamos para ANGRA DOS REIS , prontificou-se a pedir de imediato uma boleia ; embora sendo contra os nossos princípios por questões de segurança,seguro, etc , etc neste caso abrimos uma excepção….

A cidade de ANGRA DOS REIS é a ”coisa” mais asquerosa que se possa imaginar , aliás os próprios guias chamam a atenção para os ” turistas não se assustarem com o aspecto da cidade ”( sic ) pois acabam por ser umas favelas ranhosas umas em cima das outras , ruas escabrosas , comércio confuso , enfim , nada onde aparentemente valha a pena perder 1 hora ou gastar 1 euro sequer ; então porque é que o local está cheio de famosos resorts internacionais , entre os quais 1 português ( VILA GALÉ , do grupo Pestana )?

É  simples , são as inúmeras ilhas com praias paradisíacas à volta de ANGRA que se enchem com largos milhares de turistas , a esmagadora maioria deles fica nos tais resorts com praias privativas e o entretenimento é garantido quase 24/24h , comida sempre buffet , passeios grátis de lanchas ou escunas com música , jogos , divertimentos , etc, enfim basicamente o turista não se aborrece e apenas vê as favelas ………………ao longe !!!

Nós quisemos ficar perto do centro ( e por tal nada longe das favelas……) afim de poder por o bote na água quando nos apetecesse , assim ficámos a 10 metros da areia , na  praia do ANIL , praia absolutamente asquerosa , tão boa ou tão má que em 3 dias não vimos vivalma nela !!! Mas o nosso interesse era poder ter o mar o mais perto possível afim de colocar o bote na água ; demos maravilhosos passeios à volta de várias ilhas e ilhéus , a costa à volta de ANGRA DOS REIS está pejada de ilhas e ilhéus , muitos deles privados……….TUDO MUITO BONITO E NÃO ADMIRA QUE EXISTAM OS TAIS RESORTS INTERNACIONAIS !!!

 

apesar dos múltiplos avisos para não o fazermos , o nosso bote ficou na praia amarrado com correntes ( barco e motor ) a uma palmeira....NADA ACONTECEU !!!

apesar dos múltiplos avisos para não o fazermos , o nosso bote ficou na praia amarrado com correntes ( barco e motor ) a uma palmeira….NADA ACONTECEU !!!AS CORRENTES ERAM GROSSAS E OS CADEADOS SUPER  RESISTENTES…..

 

ANGRA DOS....REIS , pois é !

ANGRA DOS……..REIS , pois é !

 

favelas por todo o lado . isto é a cidade de Angra dos Reis

favelas por todo o lado . isto é a cidade de Angra dos Reis

 

estivemos nesta ilhota paradisíaca....

estivemos nesta ilhota paradisíaca…. ; estamos a falar de uma distância de 3-4 milhas da costa , e ilhotas deste género há-as às centenas  por toda a costa , nestas sim  as praias são fabulosas…….

 

 

as boas praias são apenas acessíveis por barco........grande ou pequeno , pouco importa !

as boas praias são apenas acessíveis por barco……..grande ou pequeno , pouco importa !

 

ANGRA DOS REIS (18)

 

ANGRA DOS REIS (26)

 

ANGRA DOS REIS (22)

 

estivemos nesta ilhota paradisíaca....

estivemos nesta ilhota paradisíaca….

 

ANGRA DOS REIS (56)

 

ANGRA DOS REIS (57)

 

desta gostámos muito !

desta gostámos muito !

 

desta também.......

desta também…….

 

para chegar a esta demorámos quase 2 horas com o bote , mas valeu a pena !!! é que o motor é apenas de 6 cv........

para chegar a esta demorámos mais de 2 horas com o bote , mas valeu a pena !!! é que o motor é apenas de 6 cv……..

 

A Marilia não liga ao CIRCO e eu gosto muito , pelo que , como amigo não empata amigo , EU FUI AO CIRCO SOZINHO ……… e ela ficou na AC a ler !

 

ANGRA DOS REIS (46)

 

ANGRA DOS REIS (41)

 

ANGRA DOS REIS (42)

 

ANGRA DOS REIS (43)

 

ANGRA DOS REIS (44)

 

ANGRA DOS REIS (45)

 

ANGRA DOS REIS (48)

 

E agora segue-se o RIO DE JANEIRO …….

                                                                         CIDADE MARAVILHOSA…..

                                                                                                                        CHEIA D’ENCANTOS MIL…….!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



16 comentários para “LEVÁVAMOS PEDRAS E TRAZÍAMOS OURO…..”

  1. Manuel diz:

    Mais um excelente post, cheio de belas ilustrações.
    A descrição está espetacular e quase nos põe a viajar convosco.
    Hoje fizeram-nos uma enorme inveja. Nós por aqui a braços com uma tempestade e vocês por aí a gozar a praia.
    Realmente o vosso iate dá uma grande (enorme) ajuda para poder visitar locais quase inacessíveis.
    Obrigado pela vossa partilha destas aventuras e um desejo de continuação de boa viagem sem mais quedas 🙂

    • admin diz:

      olá manuel !
      se voc~e fizesse uma pequena ideia do trabalho que dá por o iate na água……
      um abraço e continue a seguir-nos
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Olá, meninos

    Este leitor, Manuel, parece que me leu os pensamentos… Vocês a curtirem toda essa beleza paisagística, a torrarem os corpinhos ao sol, passeios de “iate” (ehehehe, pura provocação…) e nós por cá a sofrermos as consequências de um mau tempo que teima em não nos deixar… Frio, chuvas torrenciais, ventos ciclónicos, deslizamentos de terras…é só escolher o pior!

    O povo é sábio, tem ditados centenários que sempre bateram certo e este ano não está a fugir ao figurino e ainda só estamos em meados de fevereiro: “Ano bissexto e Páscoa em Março, ano de fome e de mortaço”. Já morreu muita gente “conhecida” dos media e não só…e o mau tempo faz adivinhar grandes perdas na agricultura, pela saturação dos solos e destruição de muitas áreas de cultivo, pelo que, o ditado vai bater certinho, não falando já no apetite que os tornados estão a ter ultimamente pelo nosso país. Esperemos que se esqueçam de nós este ano.

    Sobre o Brasil e as suas praias, acho que já disseste tudo. As fotos são de grande beleza, sem dúvida, pena que não se possa usufruir delas com a facilidade que temos por cá.

    Um reparo (já quase estou careca de falar disto!): façam um esforço para legendar as fotos, para que nós, leitores, possamos apreciar devidamente os locais, devidamente enquadrados. É preferível diminuírem a quantidade de fotos sobre um local (por exemplo, na minha perspectiva foram desnecessárias 3 fotos sobre as pedras da rua) e identificarem todas as fotografias. Não se zanguem com o pedido mas as legendas são fundamentais.

    Estou ansiosa por saber as vossas impressões sobre o Rio de Janeiro. Eu sei que já lá estiveram outras vezes mas de autocaravana é a primeira vez. Portanto, cá vos aguardo no próximo post.

    Continuação de excelente viagem e MUITO CUIDADO no RIO! Não facilitem NADA!!!
    Beijocas

    • admin diz:

      pois é , o calor é fantástico quando se tem ar condicionado mas quando se está dentro da AC com 46-47º já não tem nenhuma piada !!!
      quanto às legendas ….vou fazer uma ou outra mas para vosso bem não me posso tornar escravo do site , o trabalho que ele dá já ultrapassa o razoável….
      irei escrever um par de posts sobre o rio de janeiro , está descansada ……mas essa coisa da ”cidade maravilhosa”….só na canção , a realidade é outra….
      temos acompanhado as notícias e sabemos o que se passa no ”rectângulo”
      beijinhos

  3. Joao Pedro Bizarro diz:

    Olá
    Tal como vos tinha dito estive há pouco mais de 10 anos uns dias nesses dois locais. Tal como vós adorei.
    É impossível descrever melhor do que o fizeram. Senti me de novo aí. Obrigado!
    Em minha opinião as praias das ilhas de Angra dos Reis são melhores que as do Nordeste. Pelo menos dos 4/5 locais que estive no Nordeste. Um pouco a Norte do Rio gostei também de Búzios. Contudo os Portugueses não sejam assim tão bem recebidos. Os Argentinos têm mais dinheiro.
    quanto há homossexualidade ou não era tão evidente na altura ou passou me despercebida.
    Encontrei muitíssimo pior em cidades do Nordeste.

    Obrigado uma vez mais por este registo. Pelo meu regresso.

    continuação de boa viagem
    Um abraço

    João Pedro Bizarro

    • admin diz:

      olá bizarro !
      obrigado pelo simpático comentário.
      está na nossa programação irmos a búzios além de mais um par de locais no brasil , depois seguir-se-há o praraguai mas só de …..raspão !
      um abraço
      david+marilia

  4. Antonio Resende diz:

    Já vos havia esquecido!!! 😉
    Vou ver se arranjo tempo para ver os posts anteriores.
    Neste verifico que continuam em forma, salvo o tombo da ‘vêspa’… foi da ‘caipirinha’!???
    Continuem a viajar por nós sem precalços.
    O meu abraço
    A R

    • admin diz:

      olá antónio !
      acredito plenamente que já nos tinhas esquecido …..mas nós cá continuamos na nossa aventura !
      as caipiras ( aqui não usam o termo caipirinha…) sabem muito bem , até no preço € 3.5 a €4.5 dependendo do local .
      os percalços fazem sempre parte das nossas viagens , já sabes disso !!!
      um abraço e bons passeios para ti
      david+marilia

  5. Carlos Pinto diz:

    Seguimos “As Estrelas”
    Como se percebe, a quantidade nem sempre é sinonimo de qualidade !
    Será esse o caso das praias do Brasil ? É algo parecido com o que acontecia
    nas n/ praias à 40 anos atrás, salvo algumas excepçoes.
    Chamou-me a atenção o facto das favelas também existirem nesse local ?
    Seguramente que não é por falta de terreno !!
    Bem, e depois…. a “calçada à portuguesa”, tinha de ser !!.

    Abraço

    • admin diz:

      olá carlos pinto !
      infelizmente há favelas por todo o lado , mesmo nas ”barbas” dos hotéis de luxo…..
      a calçada à portuguesa foi um feliz legado nosso que os brasileiros continuam a manter e dá um bonito aspecto aos ….”calçadões” como eles lhes chamam aos passeios largos.
      um abraço
      david+marilia

  6. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia
    Mais uma reportagem completíssima sobre a voosa aventura. Reconheço a minha ignorância no que toca à vossa lição de História: “Levávamos pedras e trazíamos ouro”. Estou sempre a aprender!
    E para acabar, um conselho (será necessário?): ponham sempre o capacete quando andarem na Vespa!
    Abraços
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      francamente eu também não sabia , mas tudo bem , as viagens servem igualmente para enriquecermos a nossa cultura.
      quanto ao conselho : a marilia usa sempre , eu nem sempre e por acaso naquela tarde não o levava posto por causa do intenso calor mas ao sentir que ia tombar protegi de imediato a cabeça com o braço daí ter ferido o braço , mas tudo bem , faz parte da aventura….
      um abraço
      david+marilia

  7. Aurélio Raposo diz:

    Amigo David,só hoje vi estas fotos,de facto as ilhotas são maravilhosas,já me deu mais uma dica,esta ideia do barquinho não é nada má e eu até tenho a carta de marinheiro ainda válida assim evita-se de dar dinheiro aos barcos de turismo e está sempre à ordem.Quando os amigos terminarem esta mega viagem se pensarem em organizar outro convívio,eu tinha todo o gosto em participar para nos conhecer-mos pessoalmente e ter o previlégio de receber alguns conselhos do Grande viajante e aventureiro,por agora quero-vos desejar a maior sorte do mundo para a continuação da vossa viagem e um abraço ,até breve.

    • admin diz:

      olá aurélio !
      obrigado pelo comentário.
      quando acabarmos esta mega viagem…..vendo-lhe o barco !
      um abraço
      david+marilia

  8. Aurélio Raposo diz:

    Amigo David,está aberta a negociaçao do barco,estime-o bem para que ele vá continuar as viagens,obrigado pela atenção e pelas fotos maravilhosas,agora não tem fotografado as mulheres bonitas,será que foi proibido pela a patroa,desculpe a piada ,um grande abraço aos aventureiros e boa continuação.

    • admin diz:

      AS FOTOS DAS ”PEQUENAS” APENAS SE JUSTIFICAM SE FOREM DE ORIGENS INCOMUNS….
      UM ABRAÇO
      DAVID+MARILIA

Trackbacks/Pingbacks