MADEIRA

Há casos em que viajar de AC não é lógico nem prático , como é o caso desta viagem que acabámos de fazer ; mas tal não significa que não possamos continuar a escrever no blog certos passeios de avião…….. ; se tomarmos em consideração o baixo preço do voo LISBOA – FUNCHAL de menos de € 30.00  (taxas incluídas…) então levar a autocaravana a passear à bela ilha , além de ilógico seria estúpido….. ; ilha que eu conheci extremamente bem pois lá vivi durante 6 meses em 1970-1971 ; quando lá voltei em 2001 ( estava lá  quando se deu o triste 11 de Setembro ) quase não reconheci o Funchal pelas drásticas mudanças verificadas ; por ser uma ilha muito bela , por ser económica a visita e por a Marilia não a conhecer , decidimos ir lá passar uns dias.

 Foi fácil e económico fazer uns passeios pela ilha , aliás a volta completa à ilha não demora mais do que algumas horas , sem grandes pressas…., mas ver  ”todos os cantos ” pormenorizadamente demora mais ; mas em primeiro lugar , a viagem propriamente dita : fomos pela EASYJET onde a única vantagem é realmente o preço bastante económico do transporte propriamente dito, tudo o resto , por mais insignificante que seja , é pago ! Bagagem de porão , além de uma pequena mala ??? Paga-se à parte ! Reserva de lugar marcado??? Paga-se à parte ! Qualquer comida ou bebida a bordo a bordo??? Paga-se à parte ! , TUDO, TUDO é extra ! Mas como a viagem é curta ( apenas 1h30 ) são aceitáveis certos sacrifícios….

Não é sem alguma apreensão que se aterra na única pista do aeroporto do FUNCHAL , considerada uma das 10 pistas mais perigosas do mundo ( YAHOO DE 2-11-2013) especialmente quando há mau tempo, especificamente com ventos laterais…; mas felizmente tudo correu bem , quer à ida quer na volta , não houve qualquer susto ! É verdadeiramente notável a incrível obra de engenharia feita há alguns anos atrás , para prolongar consideravelmente a pista do aeroporto ; aprecia-se melhor quer quando vemos ao longe as dezenas de gigantescos pilares que a suportam , quer quando passamos por baixo da pista no troço da moderna via rápida : os dinheiros dos contribuintes neste caso foram muito bem empregues !

 

Mas os dinheiros dos contribuintes – – – – – especialmente da U.E.- – – – – – – – –  foram igualmente bem empregues em outras boas causas, nomeadamente nos incontáveis túneis e viadutos espalhados por toda a ilha , os quais vieram  facilitar imenso as deslocações locais ; sem dúvida que aí os dinheiros foram bem aproveitados ,  mas em muitas outras situações houve quem se aproveitasse dos mesmos para proveito próprio e não para o proveito dos residentes em geral……MAS EM TODO O LADO É ASSIM , NÃO É VERDADE????? As vias de comunicação são excelentes , embora em geral um pouco estreitas mas há que tomar em conta não só a pequenez da ilha como também a enorme dificuldade na construção das vias num território tão acidentado…..

A MADEIRA por alguma razão é considerada a ”PÉROLA DO ATLÂNTICO” , a sua beleza natural é indesmentível ; não é por acaso que mesmo agora , na época baixa , os enormes navios de cruzeiros cheios como ovos , continuam a escalar o porto do FUNCHAL despejando DIARIAMENTE  milhares de turistas maioritariamente NÓRDICOS, ALEMÃES e INGLESES ; é um corropio incrível de grandes paquetes que diariamente fazem movimentar um comércio de toda a espécie ; as ruas enchem-se de turistas sendo que a esmagadora maioria são pessoas da terceira idade : exactamente o tipo de turista que interessa a qualquer país ! Sabem o que querem , gastam sem problemas e gratificam generosamente sem olhar a meios : tudo isto faz movimentar a economia de muitos milhares de pessoas na ilha !!! Os preços para eles são irrisoriamente baixos , o clima bastante aprazível , os locais são muito amáveis e……..cereja no topo do bolo , TODOS falam razoavelmente inglês : que mais quer um turista ???? Já se nota a constante presença de muitos russos e chineses , afinal de contas é onde está o dinheiro ! AI SE NÓS TIVÉSSEMOS NO CONTINENTE AQUELA QUANTIDADE E QUALIDADE DE TURISTAS ………..

 

 

 

 

A cidade do Funchal em si não tem muito para oferecer ; o centro está dominado por um belo jardim e uma agradável zona pedonal onde pequenas barracas de comércio fazem as delícias dos turistas ; a SÉ CATEDRAL é austera q.b-  e 10 minutos de visita são suficientes para se compreender bem a diferença entre esta e outras….verdadeiras catedrais europeias ……

 

 

 

A MADEIRA como todos sabem é extremamente montanhosa mas a beleza das suas montanhas é devidamente realçada pela luxuriante vegetação que se espalha quase por toda a parte ; a água é muito abundante , o clima bastante ameno , por isso não admira que as flores abundem e o colorido seja tão atractivo ; as temperaturas que beneficiaram a nossa estadia rondaram quase constantemente os 22º……… ; percorremos demorada e detalhadamente toda a ilha , de PORTO MONIZ a oeste , até à PONTA DE S. LOURENÇO a leste , passando por um dos ex-libris da ilha no interior  ( CURRAL DAS FREIRAS ) e visitando o pico mais alto da ilha ( PICO DO AREEIRO ) creio que nada de importante ficou por visitar ; provámos a gastronomia local por várias vezes , embora nenhum dos pratos nos tenha ”excitado” grandemente ; deliciá-mo-nos com a célebre ”PONCHA” e com os bonitos bordados , tão típicos da região ; os preços são em geral muito em conta , inteligentemente os madeirenses sabem que não podem ” matar a galinha dos ovos de ouro” pelo que não exageram nos preços , preferem apostar na constante quantidade avassaladora de turistas que diariamente……lhes caem nos braços !!! A quantidade de empresas de aluguer de automóveis é sinal evidente que há um bom mercado e que o mesmo chega para todos ; os preços são ridículos quando comparados com os praticados na EUROPA : alugámos um RENAULT CLIO quase novo por € 21/dia , tudo incluído ; em qualquer local turístico da EUROPA pagaríamos no MÍNIMO TRÊS VEZES AQUELE MONTANTE !!! Os hotéis são muitos e o grupo PESTANA domina o mercado com uma vasta oferta ; a um preço muito convidativo de promoção em estação baixa , ficámos no PESTANA CASINO PARK RESORT  de 5* por valores que em Lisboa seriam impossíveis….

Deixo-vos algumas fotos referentes à nossa visita e aconselho vivamente este passeio na época baixa….

 

o Funchal de dia não é tão bonito como à noite quando iluminado…..

 

 

um pôr-do-sol diferente…..

 

 

água por toda a ilha……

 

as piscinas naturais de PORTO MONIZ

 

 

 

AS ILHAS DESERTAS

 

PONTA DE S- LOURENÇO : o extremo oriental da ilha

 

CURRAL DAS FREIRAS

 

PICO DO AREEIRO : a 1818 metros de altitude , o ponto mais alto da ilha e……onde fazia imenso frio !!!

 

um fantástico empreendimento de luxo em condomínio fechado com TUDO o que se possa imaginar para desfrutar uma boa vida…..PENA SER TÃO CARO !!!

 

 

a MADEIRA é UM jardim , não é O JARDIM…….!!!!

 

Com a ”estrelita” já recuperada da última grande viagem , prometemos um próximo post em breve…………………………I N T É !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



6 comentários para “MADEIRA”

  1. Maria Melo diz:

    Olá Companheiros Marília e David:
    Já estava preocupada, sem notícias de novas viagens. Folgo em saber que desta vez visitaram algo nosso e que gostaram.
    Desejo-vos a continuação de boas viagens e que tudo corra bem.
    Saudações autocaravanistas,
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá maria melo !
      obrigado por comentar e quanto a viagens : de vez em quando temos que abrandar , não é verdade?
      um abraço e bons passeios para si
      david+marilia

  2. Antonio Resende diz:

    Ora uma boa ideia de viagem a preços ”de gente”…
    O ”Ferry” que operava de Portimão/Funchal… ‘zarpou’ para as Canárias…
    Quando passei pela Madeira, ainda vi uma meia dúzia de AC… agora… duvido que as tenham avistado…
    Pessoalmente prefiro as ilhas dos Açores mesmo se apenas conheço 4!
    Aguardemos pelas vossas novas ‘aventuras’.
    Abraço
    A R

    • admin diz:

      olá caro antónio !
      a crise chega a todo o lado , obviamente nós nunca estaremos excluídos…..
      eu também gosto mais dos açores , a beleza é mais ”pura” , aliás tudo lá é diferente ; quem sabe se um destes meses não damos lá um salto , pois a marília não conhece !
      quanto a aventuras mais….sérias , terás de esperar por abril , quando partiremos de novo….
      lamentavelmente não tenho visitado assiduamente o teu blog , não leves a mal- – – – – – vou emendar-me !
      um abraço
      david+marilia

  3. José Ricardo Ferrari diz:

    Olá Estrelas.
    Bom,bonito e barato. Assim que é bom. Eu aqui também consegui passagens para Curitiba-PR, no mês de janeiro, por um preço ótimo e é pra lá que vou passar uns dias das férias aqui no Brasil. Fiz uma pesquisa na net e o preço mais baixo que encontrei foi de US 1918,00 para Madeira. Em um momento que o dólar está em alta contínua, não nos faz gosto ir para Europa.As informações sobre os lugares visitados
    são sempre úteis e nos desperta a vontade de conhece los também.
    Grande abraço
    Ferrari

    • admin diz:

      olá josé !
      a madeira no fim do ano é extremamente cara , não vale a pena…
      boas férias e bom ano novo
      marilia+david

Trackbacks/Pingbacks