MÉXICO : AS CIDADES HISTÓRICAS

Por uns tempos decidimos que já chegava de praia , muito calor , mar , etc e resolvemos prosseguir com o itinerário planeado que nos levaria a uma série de cidades históricas e , estas sim , são o verdadeiro MÉXICO ; sim, por que o MÉXICO não é CANCUN , de modo algum , NEM SEQUER CANCUN É MINIMAMENTE REPRESENTATIVO mas infelizmente é para onde a esmagadora maioria dos europeus viaja !!!
O verdadeiro país está à vista nas suas cidades históricas,  pequenas ou médias e há-as às largas dezenas pois este país é enorme ; nesta etapa da viagem o nosso passeio vai levar-nos a conhecer uma série delas , nomeadamente : PATZCUARO , MORELIA , QUERÉTARO , SAN MIGUEL DE ALLENDE , GUANAJUATO , e por aí fora até chegarmos a GUADALAJARA , a 2ª cidade mais importante do MÉXICO , daí voltaremos para a costa afim de visitar a que é presentemente considerado o maior expoente do turismo rico no México : PUERTO VALLARTA ! E já agora para voltarmos aos famigerados banhos de mar ……..já tenho imensas saudades dos banhos de mar com água tépida……..!!!

Mas vamos por partes , isto é , vamos começar pela 1ª

PATZCUARO , situada nas margens de um dos maiores e mais famosos lagos mexicanos : LAGO PATZCUARO , com paisagens absolutamente fabulosas ; tem inclusivamente várias ilhotas de sonho , sendo a mais conhecida a ILHA DE JANITZIO ; a cidade é pequena mas muito acolhedora , parece que o tempo parou aqui pois tudo à nossa volta nos dá a sensação de pertencer aos idos anos 40 e 50 !!!

Muitas casas degradadas mas tudo muito limpo e sem lixo nas ruas ; velhos palácios abandonados , assim como mansões , igrejas transformadas em bibliotecas , etc ; imenso comércio por todo o lado , muito típico do México , as lojas muito garridas , o incrível colorido dos mercados , enfim , só vendo ! O VERDADEIRO MÉXICO !!!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de visitarmos a cidade , resolvemos fazer um longo passeio à volta do famoso LAGO DE PATZCUARO , um passeio de cerca de 90 kms , feitos ( claro….) de VESPA !

Foi interessante ver e visitar todas aquelas pequenas vilas à volta do lago , muito típicas e com um maravilhoso artesanato , irritantemente barato ! Dá vontade de TUDO comprar………..

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois prosseguimos a nossa viagem em direcção a uma das mais bonitas cidades mexicanas e uma verdadeira pérola a não perder : MORÉLIA , cidade que nos encantou e onde ficámos vários dias ; esta cidade é um dos locais mais visitados do México por aqueles que desejam conhecer o verdadeiro país ; é uma cidade plena de história com imensos monumentos que marcaram no passado a HISTÓRIA deste país ; vejam algumas fotos daquela maravilha :

 

a elegante catedral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a PLAZA DE ARMAS

 

 

 

 

 

 

se repararem com atenção , verão a POLÍCIA DE CHOQUE preparada para qualquer eventualidade…..

 

 

 

 

igreja de s. francisco

 

 

 

 

 

 

 

existe um longo AQUEDUTO datado do século XIX

 

 

 

não longe da CATEDRAL existe um belo edifício chamado PALÁCIO DO GOVERNO e onde podemos encontrar extensas galerias em arco repletas de centenas de magníficos murais pintados que ilustram parte da rica história deste país ; uma proveitosa visita ! vejam alguns :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguiu-se uma outra cidade histórica digna de visita e a qual atrai inúmeros turistas : QUERÉTARO , a qual igualmente nos fascinou pela sua riqueza histórica , os seus monumentos e templos ; também cheia de turistas , maioritariamente americanos e canadianos ; aqui permanecemos também 2 dias , antes de seguirmos com o nosso planeamento das cidades históricas que marcaram este país no passado ; vejam algumas fotos :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegámos à maior pérola , ou seguramente , uma das maiores pérolas históricas mexicanas : SAN MIGUEL DE ALLENDE  , uma cidade impossível de não ser visitada por quem se decide pelo interior do país , uma incrível beleza de cidade !!! Ficámos verdadeiramente encantados com esta cidade , não admira que seja tão visitada por turistas estranjeiros , e isto apesar de estar bem longe das principais cidades mexicanas …..

Sem demoras , mostro-vos algumas fotos para terem uma ideia desta maravilha : 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para terminarmos em beleza ao nosso périplo pelas cidades históricas mexicanas mais importantes , não poderíamos em caso algum deixar de visitar a mais que famosa GUANAJUATO , há quem a considere inclusivamente o supra-sumo das cidades históricas ; gostámos mas não ficámos tão entusiasmados como com SAN MIGUEL DE ALLENDE ou mesmo MORELIA , ficámos lá apenas 1 dia acampando ”à sombra de uma farmácia” ; imensos turistas das mais diversas nacionalidades pois foi a 1ª vez que vimos turistas japoneses em cidades históricas mexicanas ; a cidade é EXTREMAMENTE difícil para se circular pois grande parte dela está ligada por extensos túneis cavados nas rochas , e se alguns deles são suficientemente largos para a estrelita , outros há em que quase nem cabe um carro normal…..!!!!

A rede de túneis é muito vasta e praticamente apenas se tem acesso ao centro da cidade através de vários túneis ; imaginem então , para quem não sabe , se se entra num túnel com uma AC e passadas umas centenas de metros , após entrarmos noutro e noutro túnel , de repente vemos que o nosso veículo não cabe !!!!!!!!!!!!! Tal aconteceu já um par de vezes a autocaravanistas europeus……

Sabíamos disso por já termos lido artigos de overlanders que se viram super aflitos ao entrarem nos tais túneis e passadas umas centenas de metros …………nem para a frente nem para trás…..nem para os lados !!!! Por isso , ficámos a cerca de 6 kms do centro histórico e ……..metemos a VESPA a trabalhar !

Algumas fotos :

 

a catedral

 

 

 

 

deste mirante admira-se uma boa vista sobre a cidade porém ….não subimos !

 

uma magnífica ideia de criar um harmonioso jardim !

 

 

 

 

Por agora acho que já chega pois o artigo já está demasiado longo e o próximo será obrigatoriamente mais curto……; divirtam-se por aí pois nós por aqui não nos queixamos !!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



24 comentários para “MÉXICO : AS CIDADES HISTÓRICAS”

  1. artur rosa diz:

    obrigado pelo mail adorei continuação de boa viagem .comprimentos artur rosa

  2. Duarte diz:

    Excelentes fotos, estas mas adorei as do outro post das praias do Pacifico também, pois com o frio que tem feito por aqui dava jeito estar por essas paragens.
    Continuação de boa viagem, e fico á espera do próximo post para poder “sonhar” um pouco e lembrando a frase do Gonçal Cadilhe Há viagens que voçê nunca, fará mas não se preocupe eu faço-as por si e você lê o meu relato, neste caso o David + Marilia estão a fazé-la, e eu a ler a vossas aventuras e a sonhar um pouco.

    Duarte

    • admin diz:

      olá caro duarte !
      bonito comentário , sem dúvida !
      muito obrigado e um abraço
      david+marilia

  3. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia

    Fabulosa reportagem fotográfica e fabulosas obras construidas pelos mexicanos. Parabéns ao fotógrafo e ao povo mexicano!
    Um abraço e continuação de boa viagem
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      obrigado por mais um simpático comentário , ainda bem que foi do seu agrado !
      um abraço
      david+marilia

  4. Meu Deus, que riquezas históricas essas cidades que reportais. Para mim, uma novidade pois desconhecia por completo que o México tivesse cidades com belezas tão exuberantes.

    Espectacular a reportagem fotográfica. Adorei, uma vez mais. Parabéns e continuação de boa viagem.
    Abraço do CG

    • admin diz:

      olá c.g. !
      por muito que nos doa , os espanhóis deixaram pelas américas obras muito mais interessantes , valiosas e vistosas do que nós deixámos em áfrica ; é claro que eles roubaram o mais que puderam , exploraram até mais não , escravizaram até ao tutano , porém construíram ( ou melhor dizendo , obrigaram os nativos a construir…..) fabulosas igrejas , catedrais de sonho e um ordenamento das cidades bem feito ( à la marquês de pombal….)
      nós em áfrica praticamente limitá-mo-nos a sacar e explorar , não tendo deixado obra feita de relevo , ou pelo menos algo que seja minimamente atraente do ponto de vista turístico….
      é de realçar que , no méxico , nós apenas visitámos 5 ou 6 cidades históricas , isto é , num circuito delineado por mim , contudo para os mais atentos , há que tomar em conta que neste país existem algumas DEZENAS de cidades históricas de igual importância às que nós visitámos , a questão é simples : não podemos ir a todo o lado !!!
      mas , em resumo , o méxico é um país absolutamente fabuloso no que respeita à história das suas cidades , templos , monumentos , etc respeitantes aos séculos XVIII e XIX principalmente- – – – – – – NÓS TEMOS ESTADO A ADORAR !!!!!!!!
      infelizmente grande parte da imagem que passa para o exterior relativamente ao méxico é muito ……OLÉ,OLÉ , contudo na realidade é um país extremamente interessante !
      um abraço
      david+marilia

  5. Caríssimos Viajantes mais uma vez obrigados pelas magnificas imagens que postam desse país maravilhoso de uma cultura com diversas civilizações diferentes e,riquíssima que é o México. Na verdade foi um povo espoliado pelos espanhóis..mas também pelos americanos que roubaram uma boa parte do s/território. Em jovem li um livro em que o autor dizia que a bandeira americana em vez das estrelinhas que representam os estados deviam ter uma bandeira pirata !! Certamente a história não ficará por aqui agora com o D.T. ! Creio que devem estar mais descontraídos em termos de viagem pois apesar de tudo o país deverá ser mais tranquilo..fora as zonas identificadas c/ a droga.
    Que a V/ viagem continue o mais agradável possível !
    abraço
    alberto
    alberto

    • admin diz:

      olá alberto !
      obrigado pelo comentário.
      sim , o méxico é um país muito , muito interessante para se conhecer profundamente e passar aqui umas belas semanas , visitando não apenas as praias mas também algumas cidades históricas de inegável interesse !
      tem razão quanto ao território pois o que é hoje em dia o texas e parte do arizona ……já foi do méxico , enfim..!!!
      vamos de seguida conhecer parte da ”baja california” dizem que é fabulosa- – – veremos !
      um abraço
      david+marilia

  6. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Desculpem só acusar agora o vosso post, pois sei quão importante para vocês é ter o feedback imediato desse trabalhão todo, mas a verdade é que só hoje consegui estar minimamente bem para o fazer. Os meus problemas cardio-respiratórios agravaram-se e as forças têm estado em grande baixa, donde, vontade para me sentar e vir à net tem sido zero!

    Passemos ao importante: os meninos têm enchido o papinho de coisas boas e lindas!!! Pela reportagem fotográfica, excelente como sempre, é possível percebermos que o México, para quem nunca lá pôs os pés, é um país cheio de atractivos e de história. Infelizmente, nem sempre nos chegam imagens da realidade e o pouco que se conhece raramente passa além dos resorts mais conhecidos ou de nichos de banditagem, um pouco à imagem do velho Far West americano, só que trocando cavalos e rifles por jipes modernos e metrelhadoras. Mas vocês fazem a gentileza de partilhar toda essa informação do que têm visto e isso é MUITO BOM! Eu, por exemplo, tirando a questão das belas praias mexicanas, de alguns petiscos da gastronomia (burritos, tacos, garapiñados) e da música ímpar de Ernesto Cortazar, para além de alguns pontos interessantes da paisagem, pouco ou nada sabia desse grande México que fosse além do que era mostrado em grandes filmes do passado, como a grande pirâmide da Lua e algumas ruínas aztecas. Por isso, meninos, obrigada por nos darem este excelente passeio virtual.

    E como sempre tenho dito – caramba, qualquer dia fico careca de tanto repetir! – fazem falta algumas legendas para podermos apreciar melhor o que vemos. Será preferível não repetir os assuntos e colocar informação sobre cada foto, ainda que resumida. Por exemplo, há uma foto com imensas grinaldas de flores. Cheira-me que possa estar relacionado com qualquer costume ou sirva para qualquer ritual….mas fiquei na ignorância.

    Desse passeio pelo interior, fiquei a imaginar a volta que fizeram pelo lago PATZCUARO de vespa. Para ser sincera, foi o que mais me seduziu! Imaginar-me a percorrer esses 90 km junto ao lago, o ventinho a bater no rosto, paisagens lindas, boa comida para retemperar forças…um MUST!

    Bom, vou terminar por hoje. Ficas alérgico às minhas missivas compridas….ehehehehe
    Beijocas!

    • admin diz:

      olá a todos !
      o méxico é um país extremamente interessante , o problema é que os vários ”negativos” deste país são de tal forma evidenciados para o exterior que não deixam os ”positivos” sobressair convenientemente , resultando daí que a imagem no estrangeiro deste país não só seja um pouco negativa como de certa forma …..folclórica !
      sobre a tua dúvida em relação às grinaldas : também ficámos um pouco excitados com o que vimos pois o cheiro é fantástico a vários metros de distância…..; servem para as moças colocarem na cabeça ou até para levarmos para casa e pendurarmos algures , uma vez mais , as flores são especialmente escolhidas e emanam um incrível cheiro , o custo é de + – € 2.00 !!! como vês não é fácil legendar tudo isto na imagem em questão….
      o passeio à volta do lago foi bonito , pena que as estradas sejam miseráveis…….é cada susto com os buracos ….que até assusta !!!
      beijinhos e cuida de ti

  7. Cisfranco diz:

    Caros amigos David+Marilia
    Excelente como sempre. Aqui fica um excelente passeio virtual que não se encontra noutro lugar qualquer. A viagem, também para mim, está em curso e é um encanto poder acompanhar-vos. Continuem a divertir-se e a expandir para quem quiser as v/ vivências. Obrigado
    Francisco Correia

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      tive em tempos um amigo em barcelos que se chamava francisco correia …
      ainda bem que se está a divertir com os nossos posts.
      tentaremos no futuro manter a qualidade
      um abraço
      david+marilia

  8. Aurélio Raposo diz:

    Olá meus caros David e Marília,gostei destas fotos do México,realmente existe aí um grande património,faço votos que a vossa viagem vá continuando em segurança,e que desfrutem o mais possível,um abraço de Aurélio Raposo.

    • admin diz:

      olá companheiro!
      obrigado pelo comentário e fique bem !
      david+marilia

  9. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Todos os vossos posts são muito interessantes mas gostei imenso deste. Que belas cidades tem o México e a maioria certamente nem imagina. As fotos são maravilhosas e mostram um património muito importante e belo,para quem como eu gosta muito de história é uma delícia. Continuem a usufruir de tantas coisas belas,beijinhos e obrigado por partilharem o vosso olhar connosco.

    • admin diz:

      olá ana !
      estava a ver que te tinhas esquecido de nós…..
      estamos bem , e quase a terminar o méxico.
      beijinhos e desejos de saúde

  10. jose ferrari diz:

    Olá mexicanos, kkkkkkk
    Percebi que o coração português ficou balançado pela cultura e a maguinifica beleza dos prédios, ruas e monumentos.
    A VESPA está de parabéns e merece um espaço privilegiado na memoria desta epopeia. Santa Vespinha, um altar te espera.
    Quem diria, David “O pintor”
    Essa publicação matou minha vontade de vislumbrar o verdadeiro México.Agora gostaria de saber da culinária. Comida, comida…por favor.

    Vamos em frente.
    Muito obrigado

    • admin diz:

      realmente em toda a viagem , o méxico está a ser o país com a nossa maior permanência seguida , estamos a gostar imenso pois há imenso para ver e desfrutar !!!
      presentemente estamos na ponta sul da baja ( cabo san lucas ) e francamente digo-te ……é difícil encontrar na europa algo assim tão bonito !!!
      quanto à deliciosa comida mexicana , bem , só te digo que não nos fartamos e a variedade está-nos a deixar de rastos…….VERÁS AS FOTOS DEPOIS !!!
      um grande abraço e uma vez mais , o último post foi-te dedicado
      david+marilia

  11. margarida diz:

    Meus queridos!
    Eis que volto ao vosso contacto. Tenho gostado muito dos vossos relatos e consequente
    informacao e, entao das fotos nem se fala!… Muito bom.
    So hoje escrevo,pois so agora, mais de tres meses passados, e que parece que a “longa
    travessia” esta a acabar. Tem sido muito complicado! Nunca pensei que demorasse tanto
    a recuperar…
    Mas mudando de assunto, espero que continuem a gozar em pleno, a vossa viagem e que
    nos permitam acompanhar-vos como ate agora. Dou muito valor ao muito trabalho que tens
    a compartilhar tao detalhadamente os vossos passos.
    Espero ansiosa pelos proximos relatos e estar suficientemente bem para poder dar
    retorno.
    Bons passeios sem sobressaltos e ate breve, espero.
    Beijos, com carinho
    Margarida

    • admin diz:

      olá minha querida !
      ainda bem que já estás restabelecida e …….pronta para novas quecas !!! ( se não gostares da piada diz-me e eu elimino-a…….)
      estamos bem e a admirar o muito que a ”BAJA CALIFÓRNIA” tem para oferecer ; não tarda muito estaremos a bater à porta do tio Trump….vamos lá a ver se ele nos deixa entrar !!
      esperamos que te mantenhas bem e continues a ter alegria em nos leres.
      beijos para ti ( muitos ! ) , um abraço ao Volker
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks