MOSCOVO : A PARADA (???) E OS EDIFÍCIOS

Depois de mais de uma semana em MOSCOVO , com a AC sempre imobilizada no mesmo sítio e a consumir energia diariamente , as nossas 3
baterias suplementares começam a queixar-se apesar do bom tempo que temos tido ; acontece que estamos estacionados entre a ACADEMIA DAS CIÊNCIAS e um prédio relativamente elevado , pelo que apenas temos luz solar directa nos 3 painéis durante mais ou menos 2  horas por dia ; já tivemos que ligar o motor do carro um par de vezes pois o computador e outros aparelhos consomem mais energia do que a que acumulamos .

Temos internet diariamente pois adquirimos um cartão ( supostamente válido e útil em toda a Rússia ) que por cerca de € 10.00 mensais nos permite estar ligados ao mundo ; a água tem sido escrupulosamente racionada e ainda temos alguma mas podemos sempre ir encher um par de jerry cans a casa do nosso amigo PAVEL , que fica a pouco mais de 100 metros ; com os ridículos preços que se praticam nos restaurantes , a sacrificada tem sido a Marilia , a cozinhar diariamente ; de resto tem sido visitas após visitas , a Vespa já ”tem” cerca de 500 kms de MOSCOVO…… e em pouco mais de 1 semana está tudo visto do que é importante.

 

Muita ânsia para ver a tal parada militar , lá nos aprontámos no dia 9 de Maio e seguimos na Vespa em direcção ao KREMLIN , embora o Pavel nos tivesse avisado que muitas das ruas estariam cortadas ao trânsito ; estávamos nós a cerca de 4 kms do KREMLIN quando se nos depara a 1ª avenida cortada por 2 carros da polícia ; havia que aplicar o plano B : aproximei-me do oficial e perguntei em inglês se para o…..corpo diplomático não havia facilidades….. CLARO QUE SIM !, e para o demonstrar nada melhor que um vídeo da VESPA a seguir avenida abaixo , totalmente deserta, só nós e alguns carros da polícia…….; mentiras inocentes que não fazem mal a ninguém e facilitam extremamente a vida!!!

Bom, chegados às imediações, não se podia avançar mais pois era mesmo somente para VIP’s ; assim , subimos para um camião de obras numa esquina e ficámos a ver o desfile no género de um primeiro andar…………ou MEZANINE , se quiserem! Quanto ao desfile propriamente dito, acontece que há um desfile a sério na PRAÇA VERMELHA para os altos dignatários, que inclui mísseis e ogivas nucleares,etc e depois há uns ”restinhos” para o povinho nas ruas adjacentes que se terá de contentar com 2 dúzias de tanques e carros de combate, 3 ou 4 companhias de militares a marcharem assim-assim ( nada que se compare à exactidão,precisão e rigor dos chineses….), entretanto passam umas dúzias de helis de combate e variadíssimos tipos de aviões de combate e abastecimento  por cima das nossas cabeças e……..pronto , THE SHOW IS OVER !!! FRACO, MUITO FRACO E NADA ABONATÓRIO E CONDIZENTE COM A 2ª MAIOR POTÊNCIA BÉLICA DO PLANETA…………………

todas as fotos foram tiradas a cerca de 4 metros de altura….privilégio !!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENTRETANTO OS COMBATENTES TINHAM ESTE ASPECTO :

 

 

Resumindo e concluindo , a parada foi fracota e como me disse o nosso amigo PAVEL : every year is the same shit !!!…. Portanto chega de fardas e vamos a algo mais interessante e típico da RÚSSIA : os imponentes edifícios! Essencialmente foram construídos entre os anos 40 e os anos 70 do século passado, durante o período áureo da era soviética , sendo pois natural que ostentem na sua totalidade os símbolos mais marcantes desse período , ou seja : ou as iniciais CCCP (UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS , em russo ) , ou a FOICE e o MARTELO , ou a ESTRELA de 5 pontas , ou……………todos eles ! Transformados actualmente em edifícios governamentais ,  em edifícios de apartamentos  ou em hotéis, etc eles marcam sem dúvida o panorama visual de MOSCOVO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A CASA BRANCA

 

 

 

Pois é , já chega de MOSCOVO após todos estes dias e tantos kms percorridos, podemos com segurança dizer que conhecemos esta capital minimamente já que nos últimos dias raramente utilizávamos o GPS da mota ; agora há que partir para LESTE, sempre e durante muitos milhares de kms para LESTE até ao OCEANO PACÍFICO……………….MAS ISSO JÁ É  OUTRA HISTÓRIA !!!!!

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



14 comentários para “MOSCOVO : A PARADA (???) E OS EDIFÍCIOS”

  1. Luis Sousa diz:

    Olá amigos Estrela!

    Obrigado por mais este relato e respectivas fotos, para aqueles que só podem (de momento) viajar em sonhos, são uma lufada de ar fresco.

    Andar de scooter em Moscovo deve ser algo de outro mundo, os sustos já foram muitos??

    Continuação de boa Viagem!

    • admin diz:

      olá luís sousa!
      oxalá um dia possa fazer esta e outras tantas viagens como sempre sonhou : o importante é não deixar de lutar por tal ideal !!!
      na realidade apanhámos vários sustos em moscovo e num deles sentimos o calor do carro pela tangente que nos fez a mais de 100 km/h…..; mas já saímos de lá e as cidades da província não têm aquele movimento!
      um abraço
      david+marilia

  2. António diz:

    Oi Carissímos,
    Fazem bem em aproveitar toda essa essa beleza, mas enfim, tb por vezes há desiluzões.
    Continuação de boa viagem.

    Bjs e abraços

    Ivone e António

    • admin diz:

      olá antónio e ivone : a desilusão não foi total!
      um abraço
      david+marilia

  3. Eduardo Rana diz:

    Olá amigos:
    Essa do Corpo Diplomático não foi mentira nenhume. Os amigos são os nossos grandes embaixadores.
    Como sempre a riquesa fotografica não tem adjectivos, de bela que é
    Façam boa viagem e dêm um abraço á vitima de Moscovo ” a vossa Vespa

    • admin diz:

      olá eduardo rana!
      obrigado pelos simpáticos elogios.
      se não fosse a vespa teríamos de ter tomado não sei quantas vezes o metro e andado kms a pé…
      um abraço
      david+marilia

  4. Olá David e Marília
    Com que então a ver o desfile no 1º balcão! Graças a vocês já fiquei a conhecer melhor Moscovo.
    Continuação de boa viagem

    • admin diz:

      foi uma repentina ideia subir para o topo de um dos camiões de obras que barrava a rua , como ninguém nos impediu……RESULTOU !!! O PIOR FOI DESCER : A GORDURA NÃO AJUDA NADA….
      um abraço
      david+marilia

  5. estrela diz:

    Bom dia, meninos
    Ainda sob o rescaldo da péssima noite de ontem, nem me apetece escrever.
    Independentemente do aspecto clubista (já sei que te deves estar a rir por dentro: tu lagarto e eu águia, enfim, não se pode ser perfeito….claro que a perfeição tomba para o meu lado) era Portugal que estava em jogo. Não percebo de futebol mas era o meu país que eu via, mais que uma montanha de camisolas vermelhas. Foi muito duro de encaixar a perda de uma taça no derradeiro minuto de compensação. Houve muito choro na TV, nos jornais. E vocês perguntarão: que raio, que tem essa coisa a ver com Moscovo? Pura associação de ideias, por causa daquela história vermelho/encarnado.
    Já agora, tentem perceber o que acham os russos do nosso Benfica.
    Sobre as “amplas liberdades democráticas” da vossa vespa em terras do Tio, outra coisa não seria de esperar da tua lata!!!! caramba, dava um doce para ver! Mas atenção, olho bem aberto para as circunstâncias pois o cântaro tantas vezes vai à fonte que um dia deixa lá a asa! Mas lá que dá adrenalina fintar esse pessoal, lá isso dá….
    Continuação de boa viagem e beijocas.

    • admin diz:

      pois é mas deixa lá , como diz o outro…..it’s only a fottball match !!!
      o inglês que se fala aqui não dá minimamente para se discutir futebol….
      o vídeo de nós a passarmos avenidas desertas já está na secção ”vídeos” mas claro , ao natural tem outra piada quando aponto para a bandeira atrás na vespa e digo ”corpo diplomático”…….OS CARROS DO CORPO DIPLOMÁTICO GERALMENTE NÃO TÊM UMA BANDEIRA DO PAÍS????? os portugueses como somos pobrezinhos andamos de vespa…………….mas temos à mesma a bandeira………do corpo diplomático !!!! é tudo uma questão de ponto de vista…..
      beijos

  6. F.Ramos diz:

    Companheiros David e Marília
    Boa tarde, como já estamos habituados, as fotos e os comentários, parecem feitos por um verdadeiro repórter, com descrições do País, e da Cidade, que quase a ficamos a conhecer.
    Sobre os “sustos com a Vespa” não podia haver acidente… Porque, como disse, viu e aprendeu no Youtube, as regras deles. “Todos ao mesmo tempo”.
    Permita-me dar uma palavrinha para a companheira Estrela, para aliviar a “dor de ontem”
    Lembre-se que só há dois Clubes no Mundo, que não queriam estar no lugar do Benfica. O próprio, que queria estar no lugar do Chelsea e o Chelsea que não queria perder e ficar em 2º
    Continuação de boa viagem, se possível com surpresas boas.
    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá Ramos!
      pois é , ainda bem que não houve acidente senão neste momento não lhe estaria a escrever.
      obrigado pelos simpáticos elogios e um abraço para si, saúde para os seus
      david+marilia

  7. Cisfranco diz:

    Parabéns ao CORPO DIPLOMÁTICO que cumpriu na perfeição a sua função!

Trackbacks/Pingbacks