MOSCOVO : O KREMLIN

Depois de muitos dias encerrado ao público, o complexo reabriu finalmente e possibilitou-nos a visita mais aguardada de todas pois não o visitar seria a mesma coisa que

ir a ROMA e não ir ao VATICANO…. ; a espera a que fomos obrigados NÃO foi recompensada pelo que pudemos apreciar . Em primeiríssimo lugar desenganem-se aqueles que pensam que o KREMLIN é algo super fascinante, algo super inesquecível , algo super isto ou super aquilo…..; ok , sem dúvida que é imponente mas todos sabemos que os russos primariamente buscam a IMPONÊNCIA , querem mostrar sobretudo o GRANDIOSO em detrimento do bem feito artisticamente e do primorosamente cuidado , como vemos em tantos monumentos na EUROPA OCIDENTAL .

Basicamente o enorme COMPLEXO DO KREMLIN está (obviamente??? ) na sua quase totalidade vedado ao público sendo a parte visitável uma quota-parte verdadeiramente pequena e essencialmente composta pelas 4 CATEDRAIS , 1 INSIGNIFICANTE IGREJA , O ARSENAL ( que não visitámos ) , O PALÁCIO DO PATRIARCA ,O MUSEU DE HISTÓRIA DO ESTADO , A TORRE DOS SINOS ,O TÚMULO DO EMBALSAMADO LENINE , ÁREAS AJARDINADAS, UMAS FONTES ENGRAÇADAS( embora a maioria não funcione…),  O SINO GIGANTESCO DO CSAR e O CANHÃO DO CSAR e …………..querem mais???? peçam ao sr. Putin para vos mostrar mais……….

Mas comecemos pela famosa PRAÇA VERMELHA : imponente sem dúvida mas nada de extraordinário, demasiado policiada, os acabamentos em granito a deixarem muito orgulhoso qualquer aprendiz de assentador ou pedreiro de 3ª português, uma imensidão de praça sem um único banco para nos sentarmos e com uma única esplanada que cobra preços absolutamente irrealistas, vários bêbados aqui e acolá, enfim , numa palavra : mais a fama que outra coisa !!!

 

PRAÇA VERMELHA

 

 

 

Ña praça podemos admirar a CATEDRAL ST. BASIL , na realidade muito mais atraente por fora do que por dentro ( quantas e quantas catedrais ortodoxas  já vimos na RÚSSIA muito mais bonitas que esta???? ) , os chiquérrimos armazéns GUM , antes populares e do ESTADO , hoje em dia cheios de lojas elegantes e caríssimas  das melhores marcas estrangeiras…………..as voltas que o tio não deve estar a dar no túmulo….!!!

A ENORMIDADE DOS ARMAZÉNS GUM

 

 

Ao fundo da enorme praça fica o gigante MUSEU DA HISTÓRIA ESTATAL

STATE HISTORY MUSEUM

 

ESTA É A PARTE DA FRENTE , A QUAL FICA JÁ FORA DA PRAÇA VERMELHA

 

Na parte traseira do museu e no lado diametralmente oposto na praça , fica então a célebre CATEDRAL ST. BASIL

 

 

Na PRAÇA VERMELHA fica ainda uma igreja a que eles chamam CATEDRAL DE KAZAN , não sendo nada de especial ; o interior da CATEDRAL ST. BASIL tirando um ou outro quadro com elementos em ouro e pedras preciosas e uma ou outra pintura dos séculos XV e XVI , nada tem de extraordinário , inclusivamente as pinturas das paredes e tectos estão muito degradadas ; aliás nota-se bem em geral a desilusão estampada no rosto dos turistas de imensas nacionalidades presentes e que muito rapidamente percorrem as várias dependências da confusa catedral. Depois e após longas filas para a compra dos bilhetes e revista de bagagens, entra-se propriamente dito no COMPLEXO DO KREMLIN , através de uma das 19  torres existentes, contudo para a totalidade dos turistas que começam – – – – obviamente- – – – – pela PRAÇA VERMELHA , há que percorrer largas centenas de metros sob um calor abrasador e sem sombras….. ; pessoalmente eu acho que aqui é que começa verdadeiramente a desilusão pois , mal entramos no perímetro do KREMLIN  todos são obrigados a andar no mesmo caminho , há polícias por todo o lado que de apito na boca fazem uso do mesmo mal alguém pise fora do caminho estabelecido…..; passa-se o gigantesco SINO de 6 m de diâmetro e 200 toneladas de peso e todo o mundo quer tirar foto ao lado do sino ; passa-se o gigantesco CANHÃO e as mesmas cenas de barafunda em 50 línguas diferente repetem-se……

 

O CANHÃO DO CSAR , FUNDIDO NO SÉC. XVI E PESANDO 40 TON.

 

O SINO DO CSAR, FUNDIDO NO SÉC. XVIII E PESANDO 200 TON.

 

Depois obrigatoriamente vamos dar a uma praça que tem nada mais nada menos do que 3 CATEDRAIS , 2 IGREJAS E 1 PALÁCIO , a saber : CATEDRAL DO ARCANJO , CATEDRAL DA ANUNCIAÇÃO E CATEDRAL DA ASSUNÇÃO ; francamente nenhuma das 3 nos entusiasmou muito , apenas o suficiente para uma rápida visita ; depois as igrejas , fomos de mal para pior : IGREJA DE NOSSA SENHORA DO MANTO CAÍDO  e a IGREJA DOS 12 APÓSTOLOS ,ambas uma perda de tempo :

 

catedral da anunciação , bem mais interessante o exterior do que o interior!

 

catedral da assunção : mais interessante no interior do que no exterior….

 

parte do interior da catedral da assunção

 

 

 

Por último , a CATEDRAL DO ARCANJO , um pouco mais do mesmo….

catedral do arcanjo

 

 

Depois como referi anteriormente temos a TORRE DOS SINOS :

torre dos sinos

 

As duas igrejas e o palácio não têm um interesse por aí além ; deixo-vos algumas fotos do EXTERIOR do KREMLIN , que a meu ver é mais apelativo do que o interior ( do que eles mostram , claro….)

uma das poucas fontes em funcionamento !

 

 

 

 

 

 

 

O facto de o COMPLEXO DO KREMLIN nos ter desiludido um pouco não significa de modo algum que não deve ser visitado , bem pelo contrário ; acho é que o ”produto” está muito bem vendido e os milhares de turistas que lá ocorrem diariamente e pagam por pessoa € 9.00 apenas para  ver 3 catedrais e um par de igrejas…….enfim!?!?!?!?!?!? MAS MOSCOVO TEM OUTROS MOTIVOS DE INTERESSE COMO EU ALIÁS VOS MOSTRAREI….. I N T É !!!

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



16 comentários para “MOSCOVO : O KREMLIN”

  1. António Manuel A. Lopes diz:

    Olá,eu sou um imigrante residente na Alemanha mais concretamente em Wiesbaden (cerca de 35 Km de Frankfurt) e sou um leitor assiduo da vossa página, com a qual me delicio com os comentários e fotos que publicam, pois também sou um apaixonado por este tipo de aventuras. Queria vos desejar um ótima viagem nessa vossa odisseia até ao Japão e se de regresso, houver algum tempo e passarem por aqui, seriam bastante bem recebidos.
    Um abraço e continuação de uma ótima viagem por esse mundo fora.

    • admin diz:

      olá amigo,
      obrigado por comentar e pelos simpáticos elogios.
      Wiesbaden é uma cidade muito engraçada, mas não dá para passar-mos aí pois regressaremos do Japão de avião, INCHALLAH…..
      um abraço e continuaremos a aguardar os seus comentários
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Como os meninos ficaram um must junto a S.Basílio, hem?

    Sobre os apontamentos, não há como ir e ver, como vocês fizeram. Fica-se com uma ideia sobre as coisas através do que se publica em livros e revistas e quando alguém nos transmite a realidade, há uma pontinha de desilusão. Mas nada que não se esteja à espera, evidentemente. Cada país tem a obrigação de se promover aos olhos dos outros e cada um mostra o que tem e faz o que pode. Pessoalmente, fazia uma ideia diferente, embora continue a achar que Moscovo tem muito para ver.

    Vocês colocaram belíssimas fotos que nos ajudam a “estar” aí. Para quem pense viajar para essas paragens, são um precioso auxílio todas as informações que deram.

    A última versão em filme que vi do fantástico “Guerra e Paz” – uma versão russa, totalmente falada em russo e com actores russos, que durava de projecção 3 horas e tal (incrível mas verdadeiro!!!!) e foi passada no saudoso Monumental pelos recuados anos 70 – mostrava uma capital da Rússia cheia de encanto, com as suas belas catedrais, entre outras coisas. Acho que foram essas imagens românticas que me ficaram no espírito…

    Continuem com as reportagens, recomendam-se!
    Beijinhos

    • admin diz:

      Moscovo tem muito para ver mas se não se vier aqui num tour organizado é extremamente difícil ver-se tudo……a menos que tenhamos uma VESPA!
      beijos

  3. António diz:

    Olá Amigos
    Desejamos sinceramente que esteja tudo a correr bem convosco.Na realidade o Kremlim (não obstante algumas obras e encerramento de algumas salas) deve ser maravilhoso pela sua “grandiosidade”, por se tratar de projecto bem “mégalomano”.
    Deve ser bem interessante conhecer toda essa CIDADE.
    Tudo de bom e continuação de boa viagem.

    Beijos e abraços
    António e Ivone

    • admin diz:

      olá António e Ivone,
      tivemos outro contratempo que nos obriga a parar em N.NOVGOROD : partiu-se completamente o cano de plástico do esgoto das águas cinzentas e vamos ter de fazer uma pequena ”plástica” que será substitui-lo por um outro em inox, desde o depósito até a uma torneira de metal que iremos adaptar. Enfim , problemas por a AC ser e estar demasiado baixa.
      um abraço
      david+marilia

  4. José Ricardo Ferrari diz:

    Lindas fotos, ótimos fotógrafos…
    Parabéns !!!
    Continuo curtindo o roteiro de vocês.
    Abraços ao casal

  5. Michael Bugrow diz:

    Hallo David und Marilia, wir haben mit Ihnen heute gesprochen. Wir sind vor Ihrer Reisen regelrecht begeistert. Schon ein Teil davon zu wiederholen wäre bereits fantastisch für uns. Und wir freuen uns dass wir so eine Möglichkeit bekommen mit euch personlich kennenzulernen. Werden natürlich eure Reise durch Russland beobachten. Wenn ihr einige Hilfe in Übersetzugen oder weiteres brauchen würden bitte meldet euch bei mit per Handy +7 920 050 8256. Auch wenn euch einige technische Hilfe bei Reparatur in Nizhnij Nowgorod brauchen werde…Bin immer bereit euch zu helfen. Eine guten Weg euch noch! Michael Bugrow und Larissa Syssorowa

    • admin diz:

      thank you both so much for your kind words and evidence of hospitality,
      we also enjoyed meeting you and reason why i reply back in english is because my written german is pratically nil….
      hope you keep followig us in our far-east adventure!
      all the best to you
      david+marilia

  6. Olá companheiros
    Realmente os exteriores são deslumbrantes e só podemos dizer bem ou mal, visitando.
    Obrigado pelas fotos e comentários.
    Um abraço

  7. Em viagem de passeio pela Rússia encontrei o seu carro em Vladimirski, estacionado perto da antiga porta de entrada da muralha, dia 11 de maio à tarde. Fotografei e fiquei curioso p acessar o seu blog. Estou aqui no Brasil agora, em Porto Alegre a acompanhar e invejar as aventuras do corajoso casal.
    Estou gostando de ver as imagens.
    Boa viagem !

    Nelatir Abreu

    • admin diz:

      olá amigo !
      obrigado por comentar e pelos simpáticos elogios.
      continue a escrever-nos sempre que lhe apetecer
      um abraço
      david+marilia

  8. Maria de Jesus Lança diz:

    Olá, David e Marília
    Revendo alguns locais, onde passeei por mais que uma vez – em 80 e em 82 – sou levada a concordar com a vossa opinião sobre alguns deles. Quando entrei no mausoléu de Lenine – gozando do privilégio de não ter que estar na fila várias horas pois estava em delegação oficial portuguesa – o meu primeiro pensamento foi o de que se não justificava aquela imponência e grandeza para albergar um corpo embalsamado. As minhas expectativas sobre o Kremlin e a Praça Vermelha acabaram por não ser muito “abaladas” já que a Catedral S. Basil, o Museu de História e as catedrais – a da Anunciação foi mandada edificar por Ivan, o Terrível – estavam muito preservadas e eram deslumbrantes. Até os GUM, na altura mais “proletários”, eram um excelente local de aquisição de alguns bens, então, um pouco proibidos para o comum dos moscovitas. Do outro lado do Mockba(rio) quase em frente ao edifício da Duma ficava o luxuoso Hotel Mockba de onde se tinha uma vista de conjunto muito bonita e abrangente. Mas… Moscovo é muito mais que a Praça Vermelha, como vocês muito bem dizem. Espero que tenham gostado.
    Um abraço
    Maria de Jesus Lança

    • admin diz:

      gostámos bastante com a enorme vantagem do nosso amigo ser….moscovita !
      no ”tempo da outra senhora” de certeza que Moscovo teria um outro encanto !
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks