MOSCOVO : O METRO E A ORDEM….

Moscovo em primeiro lugar é uma das maiores metrópoles do mundo ( a 6ª ) com cerca de 12 milhões de habitantes e como se tal não fosse já penoso para o turista

existem dois grandes problemas acrescidos : tem imensos locais de interesse turístico mas muitos deles estão espalhados em áreas realmente longe do centro ; mas , para sermos ainda mais penalizados, acrescente-se o facto de quase nada estar em alfabeto latino , mas sim em cirílico E AINDA (contrariamente ao que o nosso amigo PAVEL nos informou …..) quase ninguém fala inglês ; ou seja , tudo bem misturado temos uma imponente cidade que NUNCA deve ser visitada individualmente , mas sim em grupos organizados pois , aparte aquelas dificuldades, temos ainda o enorme contratempo de tudo ser obscenamente caro ( 2ª cidade do mundo com mais BILIONÁRIOS…) ; mas não ficamos por aqui nas dificuldades !!! MOSCOVO tem um trânsito infernal e eles conduzem como maníacos ( aliás basta ver os vídeos no YOUTUBE …..É MESMO ASSIM !) com a agravante de , ao contrário da esmagadora maioria das cidades , aqui temos que percorrer LARGAS CENTENAS DE METROS , às vezes mais de 1km até que possamos mudar de direcção…… , pura e simplesmente o planeamento foi assim feito; portanto é deveras complicado e até perigoso conduzir aqui ( com a VESPA já apanhámos vários sustos……)

MOSCOVO tem sem dúvida alguma imponentes monumentos e edifícios , obviamente tudo construído na era soviética , o que se constrói hoje em dia são arranha-céus  magnificamente desenhados pela nata dos arquitectos mundiais e, claro , russos também ; mas o turista não vem aqui admirar esse tipo de edifícios, vem sim fotografar e abrir a boca de espanto pelos belíssimos edifícios que ostentam a foice e o martelo aqui e ali ( neste capítulo eles não deixaram a mínima dúvida de quem ou qual o partido político que mandou erigir todos esses magnânimos prédios…..) ; tal arte , tal esmero chegou inclusivamente ao METROPOLITANO DE MOSCOVO , com algumas estações que nos espantam de tal modo que nem podemos acreditar que passam ali milhões de pessoas diariamente ( em todas elas , claro ) e nada está estragado , vandalizado ou até sujo……; vejamos alguns exemplos :

a profusão de mármores e granitos é de tal ordem que mais parece estarmos num qualquer sofisticado museu da pedra….

 

ou então detalhados trabalhos em minúsculos azulejos e cerãmicas

 

a Marilia por vezes sente-se intimidada pela presença do ”tio”…..

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas seria muito errado pensar que TODAS as estações de METRO são deste calibre , nada mais falso ! Também têm várias tipo ”casal ventoso” ou ”musgueira” ; é claro que essas não têm o policiamento que as ”finas” possuem , daí eu ter incluído a palavra ORDEM ; nas cerca de 12 estações ”fora-de-série” o policiamento é constante, apertado e severo ; pode-se fotografar livremente MAS ….nem pensar incluir na foto um membro das várias forças de segurança : PROIBIDÍSSIMO !!! Eu fui advertido e os 2 polícias fizeram-me sinal que podia ser ”engavetado” por estar a fotografar uma certa estação e lá bem ao fundo estarem 2 polícias que, afinal , nem sequer apareciam na foto no final…..; aliás a segurança a todos os níveis é permanente pois abundam os polícias , militares e outros que não conseguimos identificar , por todas as estações principais ; nós passámos uma tarde inteira a percorrer variadíssimas linhas deste monstruoso metropolitano , pois com o mesmo bilhete ( 30 rublos= € 0.70 ) podemos percorrer as CENTENAS de estações existentes , e nós visitámos mais de 40 !!! A frequência dos comboios , assim como a sua velocidade é absolutamente espantosa, era um domingo portanto não era dia de trabalho normal , no entanto a cada 80-110 segundos lá vinha disparado mais um longo- – – – – – – super-longo- – – – – – comboio ; fazem um barulho infernal , mas são incrivelmente rápidos embora , uma vez mais , nos vejamos aflitos para compreendermos onde estamos, pois todos os nomes estão em cirílico ! Mas no fim acabou por ser uma formidável experiência; as plataformas estão bem fundas,pois o metro naqueles tempos também servia de refúgio contra qualquer ataque aéreo……; o controle dos bilhetes é muito apertado e duvido imenso que haja uma única ”borla” durante o dia ; para terminar o capítulo METRO aconselho-vos vivamente a visionar o vídeo realizado e já disponível.

Algo que nos espantou imenso em Moscovo foi ver a desmesurada quantidade de naturais da ÁSIA CENTRAL e CÁUCASO , afinal todos aqueles países faziam parte anteriormente da defunta UNIÃO SOVIÉTICA ; bom , mas o que é um facto é que eles são aos MILHÕES ( os azeris distinguem-se pela sua tez morena e os da Ásia Central pelos seus olhos rasgados ) ; o nosso amigo PAVEL limitou-se a dizer laconicamente ”o que faríamos nós sem eles???” pelo que eu deduzo que eles estão para os russos como os africanos estão para os europeus ocidentais ou como os centro+sul americanos estão para os americanos……; tivemos a oportunidade de presenciar um par de situações em que a polícia questiona uns e não questiona outros- – – – – – – – – – agora advinhem lá quem é que eles vão chatear??? Creio que a enorme quantidade de centro-asiáticos mais tarde ou mais cedo vai ser um grave problema na RÚSSIA…….

Neste preciso momento há uns dias alargados de férias , até 10 de Maio ; é suposto haver um imponente desfile a 9 de Maio o qual incluirá parada militar, com fogo de artifício à noite; por tal , o que de mais importante há para se visitar em Moscovo – – – – – COMPLEXO DO KREMLIN- – – – – tem estado encerrado para ensaios , reabrindo a 10 altura em que o visitaremos demoradamente. Até lá deixo-vos algumas fotos desta magnífica cidade , infelizmente alguns dos edifícios não nos foi possível identificar :

 

 

 

 

 

 

a antiga sede do KGB , agora sede do FSB

 

MOSTEIRO NOVOSPASSKY

 

CATEDRAL CRISTO O SALVADOR : deslumbrante !!!

 

o enorme COMPLEXO DO KREMLIN

 

MONUMENTO A CRISTÓVÃO COLOMBO

 

 

 

 

MONUMENTO AO COSMONAUTA GAGARINE : nós ficámos parqueados a 50 m desta praça

 

”tio” KARL MARX

 

MONUMENTO DEDICADO AOS COSMONAUTAS

 

 

TEATRO BOLSHOI

 

Acho que ninguém se vai queixar por falta de fotos……………I N T É !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



28 comentários para “MOSCOVO : O METRO E A ORDEM….”

  1. Maria Melo diz:

    Olá companheiros Marília e David:
    Fotos belíssimas de uma cidade imponente. As fotos do metro (que mostraram) são de estações muito bonitas e cuidadas.
    Continuação de boa viagem.
    Saudações autocaravanistas.
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá companheira !
      obrigado pelo elogio , aguarde por mais um post sobre esta grandiosa cidade.
      um abraço
      david+marilia

  2. Cisfranco diz:

    Fabulosa esta reportagem, juntamente com os vídeos! Divirtam-se, amigos!

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      obrigado por comentar e ainda bem que gostou.
      se não fosse um resfriado….eu divertia-me ainda mais!
      um abraço
      david+marilia

  3. Luis Almeida diz:

    Caros,
    Algumas das estações do metro moscovitas são realmente verdadeiros monumentos.
    As fotografias estão excelentes e são bem ilustrativas da riqueza da cidade.
    Continuação de boa estadia em Moscovo.

    • admin diz:

      olá luís almeida!
      é isso…autênticos monumentos , mas há outras que …nem lhe conto nem lhe digo !
      um abraço
      david+marilia

  4. estrela diz:

    Viajantes, que lata!
    Ah…engano teu sobre reclamações: então, “cadé” a foto dos meninos junto à mais emblemática catedral de Moscovo, a de S.Basílio? heim? Imperdoável não se mostrarem junto dela. É justamente considerada uma jóia de arquitectura, quer pela beleza quer pelos acontecimentos com ela relacionados. Não me recordo do nome do arquitecto mas foi um infeliz, mandado cegar de propósito pelo Czar Ivan, o terrível, para que nunca mais durante a sua vida conseguisse fazer uma obra tão bela como aquela.Pobre homem! Mas a verdade é que a sua marca ficou para todo o sempre.
    Sobre o Metro, já tinha visto imensa estações (só no papel, é claro…)e é um deslumbramento. Se calhar, muitas das variedades de mármore aplicado até foram de cá, admira-te. O famoso Escorial, em Espanha, tem imensas variedades de mármore e grande parte dele é português, o que a maioria dos espanhóis desconhece. Carrara é considerada a grande fornecedora italiana desse material e é um mito. Tu, melhor que ninguém, sabes que há variedades incríveis da pedra e que a mesma tem proveniência variada. E por falar em “orgulho” do que é nacional, em Moscovo (penso que é no Palácio do Kremelim) existe uma de duas secretárias, ricamente trabalhadas e adornadas, que foi oferta de um rei português (tenho uma vaga ideia que seria D.Manuel I)ao Czar da época; a outra, que ficara em Portugal, foi pilhada pelos espanhóis em Lisboa, quando se deu a tomada de “posse do território” pelos Filipes (não sei qual deles)e encontra-se em Aranguez, próximo de Toledo, no palácio real. Dá pena, vermos assim o nosso património desbaratado…

    Bom, os vossos relatos melhoram a cada dia. Aproveitem bem essa estadia pois avizinham-se percursos mais difíceis, não é mesmo?
    Beijinhos

    • admin diz:

      pois é , mas esqueces-te que a ST. BASIL está DENTRO do complexo do KREMLIN , portanto ainda fechado ao público até 10-05, por enquanto somente tiramos um par de fotos ao longe.
      para visitar o KREMLIN como deve de ser são necessários 2 dias no mínimo.
      beijos

  5. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Maravilhosas fotos de uma cidade que é certamente imponente. Edifícios magníficos mas as estações do metro são belíssimas,como já tinha visto mas em fotos ou filmes.A narrativa como sempre é perfeita e leva-nos a viajar com vocês. A tão apertada segurança,mostra que ainda se trata de um país governado com rédea curta.Ficamos a aguardar ansiosamente as fotos do KREMLIN pois faz parte do meu imaginário.Tudo a correr bem e beijocas.Um pequeno aparte para dizer que gosto muito de ler os posts da Estrela,dá para ver que é de família o jeito para escrever.

    • admin diz:

      olá ana !
      nalgumas situações a rédea é mesmo muito curta….
      quanto ao KREMLIN, lá chegaremos!
      beijos

  6. estrela diz:

    Para a Ana Rodrigues

    Ainda não tive o gosto de a conhecer.Ficamos logo com curiosidade sobre certas pessoas quando há algo em comum, neste caso “uma Sissi”. A minha está cada vez mais reguila.
    Agradeço as suas palavras tão gentis e espero que a Marília nos proporcione, um dia, esse contacto.
    Bom fim de semana para si!

  7. estrela diz:

    Ehehehehehehehe!!!!!
    É de contente que te dói o dente….pois…

  8. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Tu no meio de isto pensas,pior que uma dona de Sissi só duas donas de Sissi…….

  9. Ana Rodrigues diz:

    Para a Estrela

    Já nos conhecemos,mas há muitos anos que não nos vemos.Quem sabe se no futuro nos puderemos rever.Quanto á minha Sissi,á medida que os anos passam está mais rabina.Obrigado e bom fim de semana.

  10. Catos Pinto diz:

    Realmente se não estivessem identificadas,diria que eram salas ou acessos de um grandioso palácio.
    Mas…. existe sempre um mas, as outras estações serão possivelmente mais rudimentares ou será que são piores do isso ?
    A manutenção de simbolos,estátuas,monumentos, etc. mesmo após as quedas dos governos ou regimes que as mandaram edificar, revelam em minha opinião, um nivel cultural elevado, e só abona em favor desses povos, sejam eles do oriente ou do ocidente, por isso bem hajam;
    E para podermos apreciar, mesmo à distancia essa qualidade,beleza, grandiosidade, quem melhor do que “As Estrelas viajantes” com a sua enorme sensibilidade !!!
    Obrigado e façam o favor de se divertirem.
    Carlos Pinto

    • admin diz:

      olá carlos pinto!
      das muitas estações que visitámos vimos de tudo , desde as mais elegantes até às mais escabrosas passando pelas assim-assim.
      estou de acordo consigo quanto à manutenção dos símbolos até por mais uma razão ; seria criminoso destruir monumentos e edifícios tão imponentes, independentemente da cor política de cada um; veja-se o que tem acontecido noutros países cujos governos ou guerrilheiros têm destruído parte significativa do passado desses países (IRAQUE+AFEGANISTÃO+SOMÁLIA,etc )- – – – – – é tudo uma questão de cultura,não acha?
      um abraço
      david+marilia

  11. Dmsmoreira diz:

    Excelente report!

    De facto as estacões de metro aqui demonstradas, parecem mais um museu ou corredores de um qualquer palácio, do que um simples estacão de metro! Fabuloso!

    As fotos aqui apresentadas, dão para perceber a grandeza da cidade!

    Abraço
    Moreira

    • admin diz:

      obrigado pelo elogio e esperamos continuar a merecer o seu interesse
      um abraço
      david+marilia

  12. Eduardo Rana diz:

    Olá amigos:
    Obrigado, a viagem que estamos todos a desfrutar através das vossas fotos e comentarios tem sido maravilhosa.
    Estou a optar por comentar poucas vezes para não vos fazer perder tempo a responder.
    Desejo-vos a continuação de boa saude e felicidade.
    Um abraço

    • admin diz:

      olá eduardo rana!
      obrigado pelos elogios , pena que não comente mais vezes pois , mesmo que os comentários sejam negativos , são a prova que os nossos posts mereceram afinal a vossa visita….! nada nos custa responder aos vossos comentários, o que realmente custa mais é colocar as fotos nos posts, é nisso que perdemos mais tempo ; lamentamos bastante quando não nos escrevem mas , essas pessoas que não nos escrevem…..enfim, fiquemos por aqui para não azedar o assunto!
      um abraço e saúde para si também
      david+marilia

  13. António diz:

    Boas Amigos
    Realmente são fantástico na ossa repostagem fotográfica.
    A cidade tb ajuda né ??
    Tudo de bom pra vcs e continuação de boa viagem.

    António e Ivone

    • admin diz:

      obrigado companheiros e continuem a acompanhar-nos!
      um abraço
      david+marilia

  14. Olá David e Marília

    Bonitas fotos. Que as estações do metro são espectaculares já sabia, mas deve ser mais admirável vê-las ao vivo.
    Um abraço e continuação de boa viagem

    • admin diz:

      olá joão morgado!
      o meu amigo quando comenta é logo de atacado- – – – – – FAZ BEM !!! há tantos que não comentam….
      sem dúvida que algumas estações de metro são espectaculares mas o mais surpreendente é o facto de não haver o mínimo indício de vandalismo , como infelizmente se vê em Portugal onde a ideia muitas vezes é ”ah!, deixa cá levar isto ou aquilo de recordação”…..
      um abraço
      david+marilia

  15. Mário diz:

    Tudo verdade!
    Acrescentem a isso a “simpatia” dos Moscovitas….
    Em geram pessoas rudes, grosseiras, arrogantes, sentem-se superiores e quase ninguém fala Inglês!Polícias e Seguranças não fogem à regra.
    Nas lojas tratam as pessoas com desprezo e às vezes mal! Naquela loja de recordações turísticas na Praça Vermelha, ao lado da entrada do Museu da história natural, a mulher quase “me batia”…perguntei por uma Tshirt, queria vê-la e ela perguntou-me qualquer coisa em russo que não percebi…claro que lhe virei as costas e não comprei nada!
    No hotel (Petrovka loft) que estava as pessoas pareciam que trabalhar era um frete….mau serviço!
    As “russsas” bonitas andam “diluídas” numa multidão de população envelhecida e de fácias soviético! A média de idades é elevada em Moscovo…à noite elas já saem de casa….Uma russa quase me matou com o olhar porque ia a descer a escada do metro a olhar para o mapa e ia do lado esquerdo parado…era Domingo!!!!!
    São Petersburgo já é diferente…para melhor…em tudo!!!!!!!!!!!

    • admin diz:

      olá Mário!
      na generalidade os russos não são minimamente simpáticos e é sabido que os moscovitas …..”abusam” de tal prerrogativa ! você teve essa experiência no metro , não imagina quantas CENTENAS de exemplos já tivemos na Russia com más educações e antipatias dos indígenas , nem faz a mínima ideia……; repare que ao todo já ”temos” cerca de 2 meses de RÚSSIA nas viagens que já fizemos aqui !!! e ainda nos faltam cerca de 45 dias para atravessar o país , portanto os exemplos de má educação,brusquidão, rudeza,sentido de superioridade e afins , para nós , são diários…… NAS LOJAS ENTÃO É POR DEMAIS!!!!!!!!
      Mas repare que todos aqueles ”predicados” têm historicamente uma razão de ser , ou seja, há uma explicação para eles terem aqueles feitios ( demasiado longa para este post ) embora tal não signifique de modo algum que estou de acordo com eles , apenas quero dizer que EM PARTE A ATITUDE DELES É DESCULPÁVEL !
      a única coisa em que discordamos é na aparência das pessoas , pois nós já visitámos cerca de 10 cidades com mais de 1 milhão de pessoas neste país , portanto……já vimos muita, muita gente!
      SÃO PETERSBURGO terá de ficar para outra altura pois não faz parte dos planos desta viagem mas definitivamente pelo que já lemos e nos contaram é um MUST !!!
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks