NEM TUDO SÃO ROSAS…….

 A quase totalidade dos nossos posts mostra

os nossos dias a correrem ”às mil maravilhas” mas , obviamente , nem sempre é o caso !! NEM TUDO SÃO ROSAS……. 😥  😳  😡 

Entre outros propósitos , os posts destinam-se a divertir o mais possível os leitores , de amarguras já basta o dia -a -dia de muitos portugueses e a lamentável situação do país ; donde , tentamos evitar tanto quanto possível qualquer negativismo ou pessimismo , contudo neste preciso momento o que mais nos falta é optimismo……..face aos acontecimentos do último par de semanas ! Os azares têm sido contínuos , são coincidências…….a mais !!!

A AC tem sofrido horrores , nunca sofreu tanto na sua vida e isto por causa do maldito RIPIO além de outros azares ; se o mesmo por vezes é perfeitamente aceitável , com o pavimento quase liso , sem calhaus e sem buracos , outras vezes ficamos deveras aflitos só de olhar……; e o problema é que as distâncias a percorrer nessas estradas de ripio são por vezes assustadoramente grandes , na ordem das centenas de kms , não havendo alternativa ; como por exemplo , uma arrepiante estrada em ripio , muito mal tratada , onde imperavam enormes buracos feitos pela passagem de ”macro-camiões” de 18 rodas , ligando CERRO SOMBRERO /ARGENTINA à fronteira de SAN SEBASTIÁN  CHILE / ARGENTINA : a picada de + – 120 kms era tão boa ou tão má que não a conseguimos fazer num único dia , tivemos que dormir no caminho……no meio do nada , tendo conduzido boa parte do dia a 5-10-15 kms /hora !!! Mas casos assim repetiram-se exaustivamente , isto é , foi um fartote de estragar a AC em caminhos de cabras…..; para piorar a situação , não há cidade na Argentina , por mais pequena que seja , que não tenha uma quantidade desmesurada de lombas redutoras de velocidade , cada uma mais alta e comprida do que a anterior…..

Vamos enumerar os azares principais :

a) chatices e forte discussão com a GENDARMERIA na fronteira SAN SEBASTIAN ,  a qual separa a ARGENTINA com o CHILE causada pelo facto de levarmos 2 pneus à frente do pára-choques dianteiro , o que eles reclamavam ser proibido aqui ; é suposto nada ultrapassar os limites dos pára-choques…..; durante mais de 1 hora houve acesa discussão com o comandante do posto fronteiriço pois eu argumentava que , além de não ter outro local para os colocar , esse peso dianteiro era-me imprescindível para equilibrar minimamente a AC….. ; convenci-os com o argumento de estar em trânsito por ser turista e evidenciei o facto de , se qualquer argentino ( o próprio comandante até…) fosse à Europa com o seu próprio veículo com TODOS os vidros escurecidos ( conforme se vêem 90% dos carros aqui !!! ) as autoridades locais não os iam obrigar a colocar novos vidros , sabendo que o turista argentino estava em trânsito com o seu carro….. ; escusado será dizer que tive que invocar a minha posição de ….”juiz” para que a discussão não se prolongasse por 2 dias e o desfecho me fosse desfavorável ; no final , algo contrariados , lá concordaram e não passaram qualquer multa , mas apenas uma NOTIFICAÇÃO ( francamente nem sei para que serve…….) a qual vos mostro aqui :  (esta foi a chatice mais leve……) ; mas o mais engraçado é que o comandante do posto começou por dizer que não podia levar os pneus à frente pois eles tapavam a matrícula do veículo ; oh meu caro , se esse é o problema , ponho de imediato uma matrícula À FRENTE DOS PNEUS , pois tenho 2 suplentes na garagem…….; claro que ele nunca na vida poderia imaginar que alguém viajasse com 2 matrículas suplentes …….; então balbuciando , passou à história que nada pode ultrapassar os limites dos para-choques !!!

 

IMG_1041

 

b) devido aos ridículos redutores de velocidade dentro das cidades , seja , barreiras no asfalto que chegam a ter quase 20 cm de altura(!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) e por vezes mais de 2 metros de comprimento , aliás há-as de todas as formas e feitios , havendo mesmo por vezes a irracionalidade e a falta de senso comum de colocarem 2 barreiras distanciadas 5 metros uma da outra (!!!!!!!!!!!!!!!) a AC raspa com a parte de trás do chassis nessas barreiras , ocasionando que a barra transversal do chassis já esteja dramaticamente danificada ; obviamente , e para prejuízo do trânsito citadino , eu passo sempre essas barreiras na diagonal e extremamente devagar , o que ocasiona por vezes filas de vários carros atrás da AC……… ; como única solução , houve que cortar um pedaço à tal barra transversal do chassis pois já nem sequer dava para endireitar a mesma….

c) esses mesmos redutores de velocidade , já devemos ter atravessado mais de 500 (!!!) , fizeram com que o tubo de exaustão das águas cinzentas se tivesse separado do respectivo depósito ; como obviamente não caibo por debaixo da AC , houve que procurar uma oficina que tivesse uma fossa grande e , sobretudo , um portão suficientemente alto , para a AC entrar : foi muito, muito difícil mas encontrámos !!! Eu próprio consertei o tubo , refiz a ligação e tudo ficou a funcionar bem….

d) mas algo mais grave estava para vir : devido às malditas lombas redutoras nas cidades , algo de grave sucedeu : a chapa de aço de 6 mm de espessura que eu mandei colocar antes da partida para protecção do carter foi amolgada várias vezes e , tantos toques levou que ficou encostada à caixa de velocidades , fazendo constantemente um enorme ronco em andamento , excepto em marcha-atrás…… ; nova canseira e quase desespero para encontrar uma oficina com tecto alto e fossa , o que finalmente conseguimos em RIO GRANDE / ARGENTINA ; utilizando um forte pé-de-cabra metido entre a chapa de aço e a caixa , lá se conseguiu desencostar a dita , embora 4-5 dias depois o problema tivesse ”ressuscitado ” em USHUAIA devido a altíssimas lombas em cimento que eles têm na cidade ; nova procura de uma outra oficina e novo desempeno………VAMOS VER QUANTO TEMPO VAI DURAR !!!

e) entretanto em RIO GRANDE tinha acontecido também uma ”boa” : mota no chão depois de uma passeata , decidimos arrancar e , obviamente , colocar a mota no elevador ; nada , morto como um esqueleto , o elevador não funcionava !!!!! é claro que assim como estava é que não poderia ficar pois nem sequer a AC podia arrancar com o suporte da mota totalmente no chão…….; depois de pensar um pouco realizei que apenas um electricista -auto poderia solucionar o problema ! Dirigi-me à FIAT local , a qual tem uma oficina do tamanho do meu quarto de vestir…..QUASE ! foram muito prestáveis e passado 1 hora mandaram ao local onde estávamos estacionados um electricista o qual vinha apenas e só munido de 1…………………………..canivete suiço (!!!) e de um voltímetro !!! Bom deu voltas e mais voltas e não dava com o problema ; acho que o chefe  da oficina , já desconfiando da capacidade do ”enviado especial” , mandou o chefe dos electricistas ao local ”ajudar” o 1º ; fez vários testes , verificou um fusível queimado e chegou à conclusão ( certa ) que o telecomando que faz subir e descer o elevador da mota tinha um curto-circuito !!! telecomando posto de lado e inoperacional , o elevador passou a funcionar com um comando extra ligado directamente ao motor do elevador ……PROBLEMA RESOLVIDO !!! e nada levaram pelo trabalho e deslocação………

VERGONHA  À SOLVITUR QUE , PARA MEU DESESPERO , NUNCA ATENDEU OS TELEFONES QUANDO EU NECESSITEI DESESPERADAMENTE DE OS CONTACTAR !!! PÉSSIMOS COMERCIANTES !!! EVITEM !!!

f) mas uma situação deveras grave e que poderia ter causado um alto prejuízo e despesa elevada veio a acontecer no nosso regresso de USHUAIA ; depois de umas centenas de kms de volta à afamada fronteira de SAN SEBASTIÁN lá chegámos com o depósito de gasóleo quase no fim , tendo já utilizado o jerry-can de reserva ; mas sabíamos que havia uma bomba na fronteira , embora o combustível fosse à justa para lá chegar ; fomos à bomba meter gasóleo e o funcionário avisou-nos que tínhamos o pneu traseiro direito um bocado em baixo ; depois de metermos gasóleo pedimos para meter ar e ele indicou-nos um barracão distante uns 50 metros ; fizemos a curva necessária para que o pneu traseiro direito ficasse a jeito de ser cheio ; ao passarmos por cima de um alçapão tipo 50×50 cm PUMBA -CATRAPUMBA a fina chapa de ferro que cobria o alçapão dobrou e a roda enfiou-se quase por completo dentro do alçapão , pelo menos até o chassis ficar assente na terra !!!!!!!!!!!!

 

FRONTEIRA SAN SEBASTIÁN-ARGENTINA-CHILE (3)

 

FRONTEIRA SAN SEBASTIÁN-ARGENTINA-CHILE (4)

 

FRONTEIRA SAN SEBASTIÁN-ARGENTINA-CHILE (1)

 

FRONTEIRA SAN SEBASTIÁN-ARGENTINA-CHILE (2)

 

 

Eu nem queria acreditar : exactamente o que nos tinha acontecido na RÚSSIA há 2 anos atrás !!!

Bom , a protecção civil tem uma pequena guarnição na fronteira ; lá me dirigi e dois jovens , cheios de boa vontade mas vazios de material de qualquer espécie vieram ”estudar o problema” e um deles sugeriu pegar-se numa barra de ferro e tentar levantar o rodado enterrado !!!!!!!!!tão ridículo que eu já nem sabia se havia de rir ou de chorar………..é que na RÚSSIA , passado meia-hora tínhamos um carro dos bombeiros ao nosso lado , uma boa dúzia de latagões cheios de força e ideias e , o mais importante , uma grua que levantou a estrelita meio tombada !!!! aqui , em plena fronteira , em pleno deserto : N A D A !!!!!!! até que um deles se lembrou de ir buscar uma espécie de macaco em madeira que havia numa estância perto ; lá foi e voltou e , colocado o primitivo aparelho com uma corrente na jante , a roda subiu uns ”valentes ” 5 cm !!!!!!!!!!!!!!!! o macaco não tinha força para mais …….

Resolveu-se pedir ajuda à última hipótese que nos restava : A GENDARMERIA DA FRONTEIRA , sim , exactamente os tais com quem tinha havido 10 dias antes uma ”instrutiva discussão” sobre os pneus à frente da AC…….. ; foram simpáticos e mandaram um UNIMOG com tracção 4×4 a ver se podia ajudar……. ; eu sabia que a AC nunca poderia sair pela frente , o suporte do amortecedor estava no solo e não deixaria o pneu galgar o buraco….; então sugeri e tal foi aceite que o UNIMOG me puxasse para trás ao mesmo tempo que eu ajudava com marcha-atrás ; RESULTOU EM CHEIO À PRIMEIRA TENTATIVA !!!!!!!!!!!!!!

Se não tivesse resultado , a única hipótese teria sido mandar vir uma máquina pesada em cima de um camião desde RIO GRANDE a cerca de 100 kms de distância , e tal teria custado uma nota preta- – – – – – – – – BEM PRETA !!!!!

Mas o problema foi bem resolvido apenas com o senão de o apoio do amortecedor que o liga ao chassis ter ficado torto e ter de ser endireitado em breve , pois quando a roda se enfiou no buraco , o amortecedor já de si inclinado , torceu assim como a chapa em ferro que o segura ao chassis.

g) depois da fronteira de SAN SEBASTIÁN e tomando a direcção de PORVENIR a cerca de 150 kms em estrada de  ripio ( mas ripio aceitável , para variar ) , quando chegámos a PORVENIR , horas depois , verificámos que o mesmo pneu traseiro direito estava novamente com falta de ar……..; procurámos uma GOMERIA ( onde se arranjam pneus ) e eu desconfiei de imediato que não era um simples furo a razão da falta de ar pois se fosse esse o caso o pneu já estaria bem vazio após cerca de 150 kms de ripio……. ; na tal gomeria e após ver o empregado deitar água no pneu pela enésima vez sem descobrir qualquer furo , eu próprio deitei água junto à válvula e……..VOILÁ !!! UMA MICRO FISSURA NA JANTE !!!!! REMÉDIO : colocar uma câmara de ar no pneu tubeless : RESULTOU !!!

Precisamente o mesmo nos tinha acontecido em 2011 na ÍNDIA ( GOA ) , também uma fissura numa jante !

h) o pior estava para acontecer : ao embarcar no ferry em PORVENIR com destino PUNTA ARENAS , e apesar dos meus repetidos avisos à tripulação em como a parte de trás da AC rasparia dramaticamente no pavimento pois a rampa de saída do cais era muito inclinada e a rampa de acesso do navio igualmente inclinada ( mas ao contrário…) , e após ter pedido variadas vezes para o navio se chegar um pouco mais a terra de modo a que a sua rampa não ficasse tão inclinada , apesar de os marinheiros terem colocado grossas traves de madeira para suavizar a inclinação ( duas delas partiram-se de imediato com o peso da AC …..) a parte de trás da estrelita raspou de tal maneira no pavimento de cimento do cais e na rampa do ferry que partiu em vários locais uma cobertura plástica tipo ombreira da AC , além de ter partido a ligação eléctrica ao suporte da mota , etc,etc !!!!

QUASE QUE DAVA PARA CHORAR AO VER TAMANHOS ESTRAGOS !!! eu depois publico o vídeo que a Marilia fez……

 

é bem visível ( infelizmente....) a ombreira de plástico à esquerda a separar-se da AC

é bem visível ( infelizmente….) a ombreira de plástico à esquerda a separar-se da AC assim como o rasgo no cimento que a parte de baixo do suporte da mota fez !

 

 

mais da mesma desgraça !!!

mais da mesma desgraça !!! dá para ver a madeira (muito grossa) que partiu com o peso do rodado traseiro esquerdo !!!

 

To make it a short story , lá foi colocada a tal fita cola extra -forte e apanhados os cacos do chão com a ideia de , em PUNTA  ARENAS tentar encontrar um jeitoso que trabalhasse fibra de vidro …………………

O QUE CONSEGUIMOS PASSADAS 48 HORAS DE LÁ TERMOS CHEGADO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A AC PARECE NOVA , A ESTREAR !!!……..!!!!!…….!!!!!……PROBLEMA RESOLVIDO !!!!!!!!!!!!!!!!!! Pintura incluída !!!………

i) do grave ao menos grave : o degrau de acesso , mesmo quando está recolhido , a sua luz avisadora continua acesa , apenas se apaga quando damos……..uma biqueirada no degrau !!! deve ser um qualquer mau contacto…..um destes meses mando verificar !!!

j) por causa do ripio e das lombas a direcção ficou bastante desalinhada , o problema foi resolvido numa enorme casa de pneus em Punta Arenas , mas colocar a AC no elevador demorou quase uma boa hora……

 k)  ”a cereja no topo do bolo” mais valia nunca ter acontecido …..!!!

Em PUERTO NATALES estando eu cerca da 6 da manhã ao computador a escrever , tendo posto a antena amplificadora de sinal wi-fi no tejadilho da AC , fechei a clarabóia da frente apenas num dos fechos ( são 4 ) , eis senão quando se levanta de repente um temporal incrível de vento , tipo tornado , o que ocasionou que a janela se tivesse aberto totalmente de forma violenta , partido em vários pedaços e voado umas boas DEZENAS de metros…….sem que antes eu tivesse escutado um barulho ensurdecedor como se uma granada tivesse rebentado junto à minha cabeça !!! Apressei-me a sair e com enorme dificuldade fui apanhar os pedaços de acrílico espalhados pelo vento , quase sem me conseguir manter de pé…..; a Marilia assustada levantou-se sem saber o que tinha exactamente acontecido .

Comecei quase de imediato a colar com a fita cola americana super-resistente os vários pedaços ou seja , por outras palavras , a montar o puzzle , pois o meu grande receio é que começasse a chover torrencialmente e houvesse uma ………inundação na AC !!! Com um vento diabolicamente forte , procurámos um local onde pudéssemos abrigar a AC afim de começar a cobrir o enorme buraco onde antes existia uma bela clarabóia….; encontrámos uma estação de serviço  onde cabia a parte da frente da AC e comecei um laborioso trabalho de revestir o buraco com o que tinha sobrado da clarabóia ; colei várias camadas de fita adesiva à volta afim de impermeabilizar o buraco , o que finalmente após mais de 2 horas e 1 rolo completo de fita , consegui ! Ficou feio mas resistente , pelo menos penso que sim , até poder ter de novo uma clarabóia nova  ( já encomendada )  !

Como a manhã era definitivamente da puta da bruxa que nos tem perseguido há um par de semanas , ao terminar o trabalho caí desamparado do topo da escada onde estava empoleirado e bati com as costelas direitas no espelho retrovisor direito , onde me tinha agarrado aquando da queda…….. ; por me queixar de fortes dores numa das costelas , fomos de seguida ao hospital local onde após consulta e 4 radiografias chegaram à boa conclusão que não tinha qualquer costela partida mas apenas dorida- – – – – – – – do mal o menos !!!!

 

IMG_1250

 

IMG_1251

 

 

 

APARTE DESTAS ”INSIGNIFICÂNCIAS” PRÓPRIAS DE QUEM ………..ANDA À CHUVA  , ESTAMOS BEM , ESTAMOS A GOZAR QUE NEM UNS PERDIDOS E A VER COISAS MARAVILHOSAS…..

VIVA A VIDA !!!

 

 

 

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



22 comentários para “NEM TUDO SÃO ROSAS…….”

  1. estrela diz:

    Ai, meus queridos meninos, só vocês!!!!!

    Com as devidas desculpas….mas não resisto….ehehehehehehehehhe! Agora que li tudo e sei que estão bem, dei umas sonoras gargalhadas ao ler os vossos desabafos. CARAÇAS, eu bem digo que nasceste com uma estrelinha protectora para a vida! O que vos aconteceu já…até hoje….ao longo das várias viagens…

    Como, também, sempre tenho dito, tudo está bem quando acaba bem e vocês têm sabido gerir, com inteligência, as imensas dificuldades que se vos vão deparando. Que sempre assim seja! Bem, inteligência e muita sorte!!!! Felizmente, mano, és uma pessoa previdente, precavida e com preciosas ajudas, por mais inesperadas.

    Quando me referia ao sal e pimenta das tuas viagens, referia-me a todos estes GRANDES CONTRATEMPOS que sempre vos acompanham e, aqui para nós, inevitáveis em viagens desta envergadura. Muitos dos que vos estão a acompanhar através dos relatos, nas mesmas circunstâncias talvez tivessem feitos as malas e dada por fim a experiência de uma viagem à Magalhães do século XXI. Vocês têm fibra e isso é uma qualidade rara.

    Acho (acho, não tenho a certeza!) que os pensamentos positivos são uma alavanca muito especial para se viver. E da minha parte e de muitos que vos estarão a ler,a corrente positiva é uma realidade. Força! Estamos todos a torcer pelo bom exito dessa expedição!

    Eastou em Lisboa até perto do Natal. Se precisares de alguma coisa, apita!

    BEIJOCASSSSSS

    PS: modera as tuas “facilidades”, pois tiveste muita sorte com a queda!

    • admin diz:

      pois é , se calhar ao longe até tem a sua piada , mas ”ao vivo e a cores” não tem nenhuma graça !!!
      os azares têm sido uma constante nas últimas 2-3 semanas , é incrível ; mas como diz o outro…….não há mal que sempre dure……
      beijinhos desde calafate…..vamos ver o perito moreno !

  2. Carlos Pinto diz:

    As Estrelas são SUPER !!!!!

    Hoje não resisto a “comentar”
    Perante o quadro acima descrito, só posso classificar-vos de “SUPER ESTRELAS” !!!
    Acredito que o “normal mortal” perante a sequência de problemas vividos, estava a esta hora a lamentar-se, a dizer mal da vida, arrependido de ter iniciado esta super aventura, etc. etc.etc.
    Mas nada disso…. transmitem um estado de espírito de impressionante optimismo; parabéns e foooorça. Há..Não se esqueça da sua saúde.
    Um abraço

    • admin diz:

      olá carlos pinto !
      fez muito bem em comentar , necessitamos de comentários para ver se a sorte muda…..TEM DE MUDAR !!!!!!!!!!!!!!!
      um abraço
      david+marilia

      • Graça Delgado diz:

        Si le fait de commenter va aider à faire tourner la chance, je promets de commenter chaque jour ! Je vais programmer ça dans mon agenda 😄
        Tout va bien se passer, continuer de profiter de ce super voyage.
        Gros bisous

        • admin diz:

          olá querida !
          os teus comentários podem realmente não mudar a sorte mas fazem-nos muito felizes !!!CONTINUA………..
          beijinhos

  3. Manuel diz:

    Ora viva

    Quando se parte para uma grande viagem já se espera que acabem por haver alguns azares, só que por vezes parece que eles chegam todos juntos.
    No vosso caso espero que já tenham esgotado a vossa quota de azar e, que a partir daqui, a “bruxas” vão acampar para outro lado.
    Continuação de uma boa viagem em que os azares tenham ficado para trás.

    • admin diz:

      olá manuel !
      é claro que há sempre contratempos porém o que nos tem acontecido sucessivamente ultrapassa largamente o conceito de contratempo…..
      vamos a ver se a sorte muda….
      um abraço
      david+marilia

  4. JOSE RICARDO diz:

    Oi Estrelas.
    As condiçoes das estradas por quase toda america do sul sao péssimas. Aqui no Brasil não se faz diferente. Falta de sinalizações, buracos e lomas de burro são constantes.
    Deixe que as belas paisagens apaguem as lembranças ruins dessa aventura.
    Forte Abraços

    • admin diz:

      olá josé !
      os buracos ainda vamos , com algum custo , evitando porém as lomas de burro são inevitáveis! e acredite , algumas são bem impossíveis de se compreenderem , como por exemplo na zona de ushuaia colocarem 2 lomas separadas por 4-5 metros : alguém neste planeta me pode explicar para quê ????APENAS UM ATRASADO MENTAL PODERIA TER TAL IDEIA…..
      um abraço e ver-nos-emos dentro de + – 3 meses
      david+marilia

  5. Aurélio Raposo diz:

    Caros amigos,de facto tudo isso foi muito complicado,mas vocês são superiores a tudo isso,e certamente acreditam que depois da tempestade vem a bonança,e vão ver que as coisas vão melhorar,vamos todos fazer força para que as coisas melhorem,um grande abraço.

    • admin diz:

      olá aurélio,
      tem sido complicado mas tudo se tem resolvido !
      um abraço
      david+marila

  6. margarida diz:

    meus queridos!
    realmente, os últimos tempos não foram fáceis. lagarto,lagarto,lagarto…
    Como te deves lembrar não sou supersticiosa, mas perante tantas contrariedades,
    não resisti.:)
    ainda bem que a tua queda não teve consequências de maior, mas imagino bem o
    susto que a Marília deve ter apanhado ao ver-te caído.
    espero que a partir de agora tudo seja menos complicado.
    gostei especialmente deste post. por teres partilhado connosco essa outra
    realidade, por teres desabafado as agruras também. e não tenhas pruridos quanto
    à nossa pouca capacidade de aparar mais coisas más. estamos a ficar mestres
    nessa arte.
    aproveitem tanto quanto possam e espero que a ac não “sofra” muito mais.
    beijinhos e até breve

    • admin diz:

      olá querida amiga !
      vamos a ver se acabaram ou não os azares….; as dores já passaram apenas subsiste a lombada direita toda negra!
      esperamos que estejam bem e obrigado por comentares.
      beijinhos

  7. Luis Almeida diz:

    Olá David e Marília,

    Azares, sempre acontecem, só não esperamos é que surjam todos de seguida.
    O importante mesmo é irem conseguindo ultrapassar todas as dificultades, sempre sem quaisquer consequências físicas para vocês.

    A partir de agora as coisas só podem melhorar e as nuvens negras acabarão por se dissipar.

    Grande abraço e força aí. 😉

    • admin diz:

      olá luís !
      nem a viagem tinha a mesma ”graça” se não fosse apimentada aqui e acolá por alguns contra-tempos……o pior é que os nossos parece que vieram todos ao mesmo tempo !
      um abraço
      david+marilia

  8. João Firmino diz:

    Olá, David e Marília
    Quanto às estradas, pelos vistos só um CamiãoCaravana como aquele que vos ajudou a sair da neve. É claro que a AC, como veículo citadino, não está preparada para essas “estradas”…
    Quanto aos problemas com as autoridades… o meu caro David pelos problemas encontrados nos variados países percorridos já sabe como lidar com elas!
    Felizmente a vossa presença de espírito e sentido de humor sempre superam todas as contrariedades, pelo que desistir, nunca!
    Boa sorte na continuação da vossa aventura!
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      obrigado pela sua assiduidade.
      na realidade uma parte muito significativa dos viajantes europeus nestas paragens anda de 4×4 , ou toyotas transformados ou camiões , onde imperam os mercedes,ivecos e renaults ; típicas AC não se vêm muitas ….
      um abraço
      david+marilia

  9. António Resende diz:

    Minha Nossa!
    Tanta porrada na ‘estrelita’…
    Há mar e mar… há ir e voltar…
    Aproveitem.
    Por cá… os meus 4 dias na Golegã, apenas uma fratura num dos cavalos de galope!!! 😉
    O meu abraço
    A R

    • admin diz:

      olá antónio !
      pois é , sem dúvida que a estrelita tem sofrido horrores , mais do que eu esperava…..
      mas se virmos o problema por outro prisma……diz-me lá , as coisas materiais ……não as vamos levar no caixão , pois não ???????
      um abraço e boas passeatas
      david+marilia

  10. Cisfranco diz:

    Olá caríssimos
    Pela forma como descreve, até parece divertido, mas só SUPER-ESTRELAS conseguiriam dar a volta ao texto como vs fizeram.Só vos desejo continuação de humor positivo e elevado que consegue superar tudo como até aqui.
    Boa continuação.

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      pois é , parece mas não foi !!!
      aproveitando a net , e apesar da hora tardia , enviamos um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks