NEW YORK , NEW YORK

Para encerrar os posts relativos a esta longa viagem , não podia deixar de escrever e mostrar-vos

fotos da cidade que mais me atrai e que mais vezes visitei na minha vida , exactamente esta : NEW YORK !!!

Aliás acho mesmo que não há ninguém que não tenha gostado de visitar NEW YORK ou ………..não há ninguém que não a queira visitar , para os que nunca lá foram !!!

Nos tempos das ”vacas gordas ” quando trabalhava na indústria das rochas ornamentais , e também por exportar para os E.U.A. , as minhas visitas a este país eram de tal modo frequentes e havendo uma oportunidade de investimento premente ,  resolvi comprar um belo apartamento numa das atraentes zonas de MANHATTAN , na zona de TURTLE BAY , para ser ainda mais preciso , na RUA 48 com a 2ª AVENIDA portanto quase na óptima zona de MURRAY HILL ; além de ter sido durante cerca de 10 anos um belíssimo investimento , permitiu-nos visitar profundamente a cidade em incontáveis visitas ( eu estimo que tenham sido mais de 65 !!! ) e assim conhecê-la em imensos detalhes .

Facilmente passou a ser com a maior naturalidade a nossa cidade preferida esta ”CAPITAL DO MUNDO” como tantos assim a conhecem…..; os cantinhos mais atraentes , as ruelas menos conhecidas , os restaurantes onde só vão os locais , os ambientes verdadeiramente nova-iorquinos , as lojas mais excêntricas , os clubes mais ”in” e os mais ”malucos”  ……enfim , conhecemos a maioria e não nos cansámos de os visitar ; perguntam então : justificava-se uma nova visita ??? SIM , SEM DÚVIDA !!!

Não só por que NEW YORK é e será sempre a ”CAPITAL DO MUNDO” mas também por que queríamos ser os primeiros portugueses a visitar esta MEGA-METRÓPOLE de AC !!!!

E claro que fomos os primeiros !!!!!!!!!!!

As saudades de um bom BIFE À PORTUGUESA e de PÃO como só os portugueses sabem fazer , ”obrigava-nos ”a ir em 1º lugar ao maior ……”antro” de lusos nos E.U.A. isto é , ao outro lado do rio HUDSON , já no estado de NEW JERSEY , até à cidade de NEWARK , mais concretamente até à rua mais portuguesa dos E.U.A. , a mais que famosa FERRY STREET !!!

De antemão já sabíamos que era TOTALMENTE IMPOSSÍVEL estacionarmos em MANHATTAN, nem lugar há para os carros quanto mais para AC’s ……!!!! Daí termos estudado atempadamente um bom par de locais ao longo do RIO HUDSON , portanto do outro lado de MANHATTAN , locais onde nos fosse permitido pernoitar durante 6 ou 7 dias; a zona dos portugueses em NEWARK estava fora de questão pois ficaríamos demasiado afastados de centro de MANHATTAN pelo que optámos por ficar parqueados em SEACAUCUS , bastante mais perto e acessível de VESPA ; alternámos a cada 2 dias entre o WALMART e o SAM’S CLUB , sendo ”chateados” diariamente por ambos que não permitiam ”campismo selvagem” nas suas instalações ……………mas nós íamos prometendo que era só mais 1 dia ………………!!!

Todos os dias íamos de VESPA a MANHATTAN , uma distância perfeitamente suportável de cerca de 15 kms , atravessando o famoso LINCOLN TUNNEL , com uma portagem de us$ 15 /carro ou ……mota !!! Felizmente apenas se paga para entrar em MANHATTAN…..a saída é grátis !!!

O LINCOLN TUNNEL é uma maravilha da engenharia se pensarmos que foi construído há quase 100 anos e tem cerca de 2500 metros de comprimento , passando cerca de 30 metros abaixo do leito do RIO HUDSON !!! Tem 3 ”tubos” digamos assim , ou seja acabam por ser 3 túneis paralelos interligados espaçadamente entre si , tendo cada ”tubo” 2 faixas de rodagem onde circulam diariamente cerca de …..120.000 veículos por dia !!! Vejam o vídeo que fizemos da nossa travessia do túnel com a VESPA , em ”VÍDEOS”……..

Mas voltando um pouco atrás , estava eu a dizer que a nossa 1ª paragem tinha de ser a célebre FERRY STREET , onde porta sim …..porta sim, existe um estabelecimento português e se não houvesse esta ou aquela tabuleta com dizeres em inglês , quase poderíamos jurar que estávamos numa qualquer rua portuguesa , pois desde pastelarias a talhos , de supermercados a ourivesarias , de bancos a agências de viagens passando por restaurantes e cafés , enfim TUDO , TUDO é português e quase só se fala em português ……………………com uma castiça mistura de palavras inglesas americanizadas !!!!!!!! É só estilo !!!!!!!!!!

É claro que mal a ”estrelita” começou a rolar na FERRY STREET , incontáveis cabeças olhavam incrédulas e as exclamações de espanto e admiração não se fizeram esperar…..; rapidamente os telefones transformaram-se em indispensáveis máquinas fotográficas e quando estacionámos à beira de um dos muitos restaurantes portugueses nessa rua , fomos de imediato abordados por emigrantes que não queriam acreditar nos seus olhos ……..; a pergunta repetia-se a todos os momentos : MAS QUE RAIO , COMO É QUE VOSSEMECÊS CÁ VIERAM PARAR DE …………………………..ROULOTE ???????????????? ( pois é , pois é , desta vez estão desculpados pelo grave insulto à estrelita !!! )

Seguiu-se um espectacular almoço onde quase nem dava para mastigar pois as perguntas sucediam-se a um ritmo mais rápido do que as nossas …..garfadas !!! O dono do restaurante fez questão de nos oferecer vários petiscos , embora claro , nós tivéssemos pago a nossa refeição ! Tivemos uma proposta de ”guarida” da AC perto do local , mas chegámos à conclusão que não era prático deslocar-mo-nos diariamente de VESPA para MANHATTAN , pelo que rumámos de seguida para SEACAUCUS onde , como disse , pernoitámos – – – – – – –  uma estadia que se viria a transformar em 10 dias !!!

 

a sério que têm saudades dos ”pastéis de nata” ? então tomem lá uma dúzia para matarem as saudades ( já agora , acrescento eu : e também  para engordarem mais um pouco !!! ) :  uma enorme gentileza do dono do restaurante !

 

 

 

NEW YORK : quando se fala desta enorme metrópole de quase 9 milhões de habitantes, fala-se essencialmente de MANHATTAN , um dos seus 5 BAIRROS ; os outros são QUEENS , THE BRONX , STATEN ISLAND  e BROOKLYN  ; os outros bairros também são interessantes , cada um com as suas especificidades , embora o menos interessante seja ( para mim claro ) QUEENS já que pouco mais é do que uma enorme zona residencial dos subúrbios de MANHATTAN  ; mas vamos por partes e tentar ”dissecar” um pouco de cada bairro , para informação dos caros leitores que não conhecem NEW YORK :

THE BRONX : infelizmente a maioria dos estrangeiros começa por enunciar erradamente o nome deste castiço bairro ao chamarem-lhe apenas …….”BRONX” , quando na realidade deve-se dizer ( como todo e qualquer americano o faz! ) THE BRONX !

Enganam-se os que pensam que é um bairro apenas de negros e ultra perigoso ; para já THE BRONX tem o maior JARDIM ZOOLÓGICO do planeta e vale bem a pena ser visitado por outras razões ! Tem igrejas típicas fabulosas onde é possível aos domingos verem-se e ouvirem-se os célebres GOSPEL ( já em HARLEM por exemplo ) ; é claro que nem TODAS as zonas de HARLEM são seguras ……….mas qualquer polícia saberá informar o visitante menos conhecedor !

Depois há ainda o bonito estádio de baseball dos YANKEES , merecedor de uma visita .

THE BRONX está muito mais seguro comparativamente aos anos 80 e 90 pois foram construídos enormes complexos habitacionais e de escritórios ( curioso que muitos deles foram feitos pelo TIO TRAMPA……) e hoje em dia é bem normal ver-se uma enorme diversidade de raças onde há alguns anos atrás apenas se viam negros e hispânicos de aspecto duvidoso….. ; aliás , para os mais receosos , existem tours guiados que mostram em detalhe este famoso bairro !

BROOKLYN : a seguir a MANHATTAN este é sem dúvida alguma o bairro mais interessante para se visitar pois aqui é onde podemos admirar a maior diversidade de raças , credos , estratos sociais , etc no mundo num só bairro ! É igualmente o local mais perto de MANHATTAN onde podemos ir à praia ( tem muitas….) além de ter o 1º parque de diversões criado nos E.U.A. e o que já teve mais fama : CONEY ISLAND , sendo entretanto ultrapassado por outros bem mais modernos ; a quantidade de restaurantes de TODO o tipo de comidas é tal que nos dificulta a escolha ! Dizem que não há outro qualquer local do planeta onde se falem tantas línguas…….

Para os interessados ali está situado a MELHOR STEAKHOUSE DO MUNDO , galardoada desde há mais de 30 anos com as melhores críticas e onde as reservas para uma mesa devem ser feitas com o mínimo de ……….3 meses – – – – – – –  senão não há mesa para ninguém !!! Estou a falar do PETER LUGER STEAKHOUSE , é só consultarem a net mas já agora digo-vos a localização : apenas têm de atravessar a WILLIAMSBURG BRIDGE e voltar de imediato à direita , fica a menos de 300 metros …..UM ESPECTÁCULO DE CARNE COMO NÃO HÁ IGUAL NO MUNDO !!! Mas uma refeição para duas pessoas não fica por menos de us$ 150.00 ah! e já agora , é um dos poucos locais no mundo que não aceita cartões de débito ou crédito , CASH+CASH+CASH !!!

QUEENS : bom , deste bairro não há muito para dizer , aparte do facto de ser ”palco” dos 2 maiores aeroportos de NEW YORK : J.F.KENNEDY e LA GUARDIA ; é claro que o enorme aeroporto que serve igualmente esta mega-metrópole ( NEWARK LIBERTY AIRPORT ) já se encontra no estado de NEW JERSEY – – – – – pelo que não entra nesta história ! Este bairro é essencialmente residencial (creio que não há povo no mundo que ali não esteja representado ! ) e é conhecido internacionalmente não só pelos aeroportos mas também por albergar o famoso estádio de baseball dos METS e por receber o célebre torneio de ténis US OPEN FLUSHING MEADOWS , nada mais de interesse !

STATEN ISLAND : não tem nada de interesse para os turistas que a visitam EXCEPTO …………………….um maravilhoso passeio de FERRY-BOAT (ainda por cima GRÁTIS !!! ) que liga esta grande ilha à outra grande ilha chamada MANHATTAN e que permite as melhores e mais espectaculares vistas da BAIXA DE MANHATTAN ( DOWNTOWN ) com os seus espectaculares arranha-céus , assim como incríveis vistas AO PERTO da ESTÁTUA DA LIBERDADE já que o ferry que faz a ligação com MANHATTAN passa bem perto ! É portanto a única razão para se por o pé em STATEN ISLAND …..

MANHATTAN : quem visita NEW YORK a esmagadora maioria das vezes apenas e só visita este bairro pois ……………………NEW YORK É MANHATTAN !!! É complicado descrever este maravilhoso bairro , apenas vos digo que , quem puder viajar ,  PECA se não visitar MANHATTAN………; é o bairro mais pequeno , contudo o mais interessante ; aliás costuma-se dizer ”good stuff always come in small packages , right ”????

MANHATTAN é o bairro mais densamente habitado , é a ”capital” económica , cultural , financeira , media , entretenimento ,etc dos E.U.A. e por que não dizê-lo ….do mundo ??? Quem se dispuser a visitar esta maravilhosa cidade deve contar com o mínimo de 10 dias , menos que isso é perder tempo ; é uma cidade actualmente muito cara , especialmente os hotéis já que os restaurantes , procurando bem em locais não turísticos , até se pode comer por valores não escandalosos!

Aqui encontramos inúmeros locais de elevado interesse turístico para visitar , como por exemplo : CHINATOWN ( tem a maior concentração de chineses no mundo- – – – fora da CHINA , claro ) , a zona de WALL STREET ( o maior centro financeiro do mundo ) , o espectacular e recém inaugurado WORL TRADE CENTER como incrível MEMORIAL e o super-detalhado MUSEU DO 11 DE SETEMBRO , ainda na zona baixa temos o bairro italiano LITTLE ITALY , temos a GREENWICH VILLAGE com os seus inúmeros cafés e restaurantes de bairro , temos o SOHO e a TRIBECA ambos com imensas galerias de arte e residências de artistas , temos a zona de CHELSEA , temos o maravilhoso SOUTH STREET SEAPORT , temos a bonita praça UNION SQUARE (onde afinal termina a 5ª avenida ) , temos o bonito GRAMERCY PARK , temos ainda a EAST VILLAGE , a WEST VILLAGE , o LOWER EAST SIDE enfim , uma série enorme de bairros dentro da DOWNTOWN , ou seja , a zona baixa de MANHATTAN ; só para conhecermos devidamente DOWNTOWN precisamos de 3 a 4 dias !!! Alguns dos espectaculares arranha-céus de MANHATTAN estão situados na zona baixa da cidade , mas a maioria dos enormes prédios está em MIDTOWN.

Depois temos a MIDTOWN , sendo que o local mais famoso é a mundialmente conhecida TIMES SQUARE , local onde nos ”perdemos” facilmente durante LARGAS horas ………; muito perto podemos visitar o THEATER DISTRICT , passear pela BROADWAY ( porque não assistir a um dos inúmeros musicais ? ) , visitar o EMPIRE STATE BUILDING ( para mim com as melhores vistas de NYC ) , visitar o ROCKFELLER CENTER ( no inverno é um sonho difícil de acreditar…..) , passear pela 5ª AVENIDA ( admirando as lojas mais exclusivas do planeta….) , visitar os melhores DEPARTMENT STORES do mundo ( MACY’S , BERGDORF , SAKS , BARNEYS , BLOOMINGDALES , LORD &TAYLOR , NORDSTROM , CENTURY 21 , enfim , são tantos que …..até enjoa ! ) , podemos ainda visitar a enorme e bonita GRAND CENTRAL STATION , a CATEDRAL ST. PATRICK , admirar as centenas de belas boutiques na MADISON AVENUE , percorrer umas centenas de metros a chique PARK AVENUE admirando os elegantes prédios com os seus elegantes porteiros , visitar a enorme BIBLIOTECA DE NEW YORK ( só o edifício por si é um espectáculo….) , ir ao famoso MADISON SQUARE GARDEN , visitar a enorme PENN STATION , assistir a um bom espectáculo no RADIO CITY MUSIC HALL , admirar os enormes arranha-céus espalhados na MID-TOWN , visitar o enorme edifício das NAÇÕES-UNIDAS , enfim a lista de locais a visitar e a admirar parece não ter fim na MID-TOWN !!! Tempo para visitar a MIDTOWN ? No mínimo 4 dias …….

Finalmente temos a UP-TOWN : um autêntico paraíso para os que gostam de museus e enormes salas de espectáculos pois aqui encontramos ”pérolas” tais como o MET ( MUSEU DE ARTE ) , O MUSEU GUGGENHEIM ( um must ! ) , o MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL ( 1 dia completo não chega…) , a METROPOLITAN OPERA , o LINCOLN CENTER , enfim um enorme ”mundo” de arte e bom gosto , inclusivamente o enorme e concorrido CENTRAL PARK !!! Em UP-TOWN estão situados os mais caros e exclusivos hotéis da cidade assim como os mais caros restaurantes .

Está na altura de vos mostrar algumas fotos , impossível mostrar TUDO – – – – – – – – – – – – – o melhor é realmente fazerem uma visita !!!

 

COLUMBUS CIRCLE

 

 

 

 

 

 

IDEM

 

IDEM

 

TIMES SQUARE

 

 

 

 

idem

 

IDEM

 

IDEM

 

IDEM

 

pois é , pois é : barreiras de betão armado , já viram o que aconteceu na Europa e aprenderam a lição !!!

 

CATEDRAL SAINT PATRICK

 

IDEM

 

IDEM

 

IDEM

 

IDEM

 

IDEM

 

 

 

 

 

 

ROCKFELLER CENTER

 

IDEM

 

 

 

 

WORLD TRADE CENTER

 

WORLD TRADE CENTER

 

 

 

541 METROS DE ALTURA … IMPRESSIONANTE !!!

 

 

 

O EXACTO LOCAL ONDE SE SITUAVA UMA DAS DUAS TORRES GÉMEAS….

 

O LOCAL DA OUTRA….

 

 

 

 

as mais de 300 vítimas do 11 de Setembro têm os seus nomes gravados na base do MEMORIAL

 

 

 

 

impossível esquecer tamanha atrocidade……

 

NAÇÕES UNIDAS

 

o topo da PARK AVENUE

 

 

 

 

 

RUAS….

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EMPIRE STATE BUILDING

 

 

 

BIBLIOTECA DA CIDADE

 

SEGURANÇA A 7 CHAVES  POIS A TIA MELANIA AINDA LÁ VIVE !!! COMO NÃO PODIA DEIXAR DE SER , FICA NA ELEGANTE 5ª AVENIDA……..

 

O EDIFÍCIO ATÉ É BONITO MAS O DONO É UMA BESTA !!!

 

A ÚNICA CIDADE DO MUNDO ONDE PODEMOS VISITAR UM…..SPACE SHUTTLE , UM PORTA-AVIÕES COM LARGAS DEZENAS DE AVIÕES MODERNOS E AINDA UM SUBMARINO !!! INCRÍVEL !!!!!!!!!!!!!!

 

 

 

MADISON SQUARE GARDEN

 

LITTLE ITALY

 

CHINATOWN

 

IDEM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E pronto , não se podem queixar que são poucas ……!!!! 

Estava na altura de dar a ENORME AVENTURA de 2 anos , a ”MÃE DE TODAS AS VIAGENS”  por terminada e foi o que fizemos : tomámos a direcção de BALTIMORE depois de termos negociado o frete marítimo com o agente da SEABRIDGE para embarcarmos a pobre e sobretudo CANSADA  ”estrelita” em direcção à almejada EUROPA , mais precisamente ……………………ao local de onde ela tinha partido há 2 anos atrás : ANTWERP -BÉLGICA !!!!!!

Assim o fizemos , sem problemas de maior , depois de termos tomado todas as possíveis precauções contra os normais roubos….. ; bom , depois foi só tomarmos o comboio de BALTIMORE para NEW YORK , e ao chegarmos à PENN STATION tomarmos um taxi para o KENNEDY AIRPORT afim de embarcarmos no voo da TAP com destino a LISBOA !!! 

Agora só falta ir buscar a querida ”estrelita” a ANTWERP dentro de 2 semanas e conduzi-la até  casa afim de lhe dar um mais que merecido descanso e , já agora ……………..aos donos também !!!

P.S. PASSEM BEM !

P.S. Para que o post fique realmente completo , só faltava informar que chegámos a nossa casa bem de saúde e passados 10 dias , tomámos o curto voo da TAP LISBOA – BRUXELAS , depois tomámos um confortável comboio que nos levou até ANTWERP ; contactado o agente local da SEABRIDGE , o mesmo após o preenchimento de alguns formulários levou-nos até a um departamento das ALFÂNDEGAS no porto onde verificaram os nossos documentos , o B/L , etc e fomos conduzidos até ao local onde a nossa querida ”estrelita” estava estacionada , pois tinha sido descarregada do navio apenas há duas horas atrás…….; verificado o seu estado , sem nada que houvesse a reclamar , foi só dar à chave e …………..tomar a direcção da nossa casa , onde chegámos 4 dias depois !!! 

Termina assim a nossa enorme aventura , estamos cansados mas felizes !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



40 comentários para “NEW YORK , NEW YORK”

  1. Luis Almeida diz:

    Caros Marília e David,

    NY é certamente uma cidade espetacular, as vossas fotos disso são ilustrativas.

    Creio que pouco poderei acrescentar ao muito que nos deram ao longo destes meses.
    Tudo está bem, quando acaba bem.

    Bem vindos a casa. 😉

    Saudações.

    • admin diz:

      olá luis !
      obrigado pelo simpático comentário.
      agora é a hora de descansarmos !!!
      um abraço e até um dia…
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Olá, meninos!
    Foi uma epopeia e pêras! Fiquei feliz por tudo o que partilharam connosco mas, sobretudo, fico feliz quando vejo sonhos realizados. O vosso era de grande monta e, como diz o Luís Almeida, tudo está bem quando acaba bem. Agora que já estão na nossa terra, posso acrescentar que tive algum receio de certas passagens pelo continente americano. Felizmente, nada aconteceu de maior, para além de alguns aborrecimentos. Mas a viagem até teria metade da graça se não fossem esses problemas que deram alguma pica a quem vos leu.

    Vocês foram bem abençoados pela sorte em termos de recursos económicos, tempo disponível e saúde para realizarem tamanha façanha. Há viagens que só podem ser feitas quando se conjugam estes factores.

    Uma vez, tive um sonho que partilhei com a minha chefe da altura e com duas ou três colegas que seria uma viagem do estilo que vocês fizeram antes desta, que foi a rota da seda, em que seria um grupo pequeno constituído por seis a oito adultos, em que cada um teria uma formação específica, passando pelas capacidades técnicas às linguísticas para que facilmente nos pudéssemos safar em casos/situações difíceis. A minha chefe foi sempre uma pessoa super viajada e que gostava de viagens incomuns, tal como as vossas. E lá me foi dizendo “A menina conte comigo mas só quando me reformar!”.

    Hoje, tendo acompanhado tudo o que vocês já fizeram, percebi que não havia qualquer hipótese de realizar esse meu sonho. Primeiro, nem toda a gente tem perfil para este estilo de aventuras, apesar de dizerem que sim. Mas é tudo da boca para fora! Depois, o factor monetário. Pelintra como sou, só se me tivesse saído o euromilhões. Depois, a questão dos parceiros possíveis e aí estaria completamente sózinha. Fiquei-me pelo sonho. Acompanhando-vos, na leitura e pelas fotos, viajei também e foi óptimo. Penso que se o nosso pai fosse vivo, ainda que não dissesse nada, lá bem no fundo estaria orgulhoso do vosso feito. E em relação ao nosso avô, esse então rebentaria pelas costuras, vaidoso por teres a costela dos nossos antepassados.

    Resta perguntar: o que se segue? Vão gastar alguma sola na europa ou ainda há alguma carta na manga, para outra “aventura”?

    Beijocas e uma vez mais OBRIGADA pelas partilhas. Foi muito bom viajar com vocês através dos vossos relatos. E a finalizar, este último post sobre NY foi muito importante, pois deu-me uma visão da cidade e do que se poderia ver nela.

    • admin diz:

      olá a todos !
      as grandes aventuras terminaram , já não há nada para ver além da austrália (demasiado longe e imprático ) e áfrica (não , obrigado! ) portanto no futuro serão apenas ”voltinhas” aqui e acolá….
      este tipo de grandes viagens de muitos meses , em geral , não se podem realizar em grupo , é impossível concretizar os desejos e interesses de várias pessoas que mal se conhecem , ao mesmo tempo….
      ”tiveste receio de certas passagens” ………..então nem imaginas ……….certas passagens !!!!
      beijinhos

  3. José Duarte Santinho dos Santos diz:

    Amigos
    Depois de vos ter acompanhado (virtualmente) durante alguns meses, só me resta renovar os agradecimentos por tudo o que nos mostraram e desejar vos as maiores felicidades.
    Se vierem passear para estes lados (Monchique), terei muito gosto em convidar-vos para almoçarmos.
    Cumprimentos,
    J Santinho

    • admin diz:

      olá santinho !
      obrigado pela assiduidade e pelos comentários.
      um dia que visitemos o duarte andrés em s.b.messines talvez possamos dar uma saltada a monchique…
      um abraço
      david+marilia

  4. Luis Sousa diz:

    Muito obrigado pela partilha desta incrível experiência!

  5. Henrique Silva diz:

    Parabéns pela espectacular viagem, que segui religiosamente. Vocês são uma autêntica fonte de inspiração. Obrigado pela partilha desta “mãe de todas as viagens”. Obrigado pela preciosidade dos pormenores, absolutamente fundamentais. Mais uma vez, OBRIGADO. Ah, e por favor, não párem. OK?

    • admin diz:

      olá henrique !
      obrigado pelo simpático comentário e pela assiduidade !
      é possível que nos volte a ler…
      um abraço
      david+marilia

  6. José Godinho diz:

    Caros companheiros,
    Finalmente, “deram à costa”!
    Estranhei tão grande ausência, mas chegaram bem, é o que importa.
    Terminaram muito bem com este documentário sobre NY.
    Muitos foram os merecidos elogios e agradecimentos pela vossa partilha.
    Foi um prazer poder acompanhar-vos.
    Se quiserem satisfazer a minha curiosidade, gostava de saber em quanto importou esta viagem.
    Resta-me desejar-vos inúmeras felicidades e… até à próxima!
    Grande abraço
    Godinho

    • admin diz:

      olá godinho !
      obrigado por nos ter seguido assiduamente.
      como já referi , talvez nos possa ler novamente.
      quanto à sua curiosidade , ponhamos a coisa nestes termos : informá-lo quanto gastámos exactamente seria convidá-lo a entrar na nossa ”contabilidade privada” ( e tal nem à família fazemos ! ) mas o mais importante é o facto de ser absolutamente irrelevante (a pergunta ) pois é muito possível que um casal possa gastar METADE do que nós gastámos e outro casal possa gastar o DOBRO do que nós gastámos ……é muito subjectivo e depende de incontáveis factores , repito incontáveis !!! espero que a minha sinceridade não seja para si um sinal de arrogância ….
      um abraço
      david+marilia

      • José Godinho diz:

        Compreendo e respeito.
        Tenho de pedir desculpa pelo meu atrevimento; sabe, a curiosidade…
        Abraço
        Godinho

        • admin diz:

          olá novamente !
          de todo , não era necessário desculpar-se !
          um abraço
          david+marilia

  7. Duarte diz:

    David+Marilia
    Em primeiro lugar fico feliz por saber que os protagonistas de “Mãe de Todas as Viagens” chegaram a casa cansados mas felizes.
    Depois quero deixar aqui um grande “OBRIGADO” pelo relato de uma aventura fantástica que segui sempre que pude e me fez sonhar que talvez um dia quem sabe tentarei algo parecido.
    um grande abraço aos dois

    Duarte

    • admin diz:

      olá duarte !
      foi um prazer receber da sua parte os ( raros ) comentários !!!
      esperamos que um dia possa igualmente concretizar o seu sonho….
      um grande abraço e …obrigado !
      david+marilia

  8. Jose Ricardo diz:

    Queridos amigos,
    Comecei a acompanhar as suas viagens de turismo pelo mundo em 2013, achei o site por acaso, no meio das buscas para alimentar o meu sonho de um dia sair com uma kombi pelas estradas da america latina. De lá pra cá não parei mais de acompanha los.
    O dia em que você David tocou a campanhia da minha casa e com um sorriso me deu um abraço, senti que um filme de ficção tinha se tornado realidade. Confesso que fiquei meio atordoado com tamanha surpresa.
    O roteiro da “mãe de todas as viagens” foi pensado e passado a limpo muitas vezes, antes de ser realizado. Mas a realidade de cada dia na estrada foi traçando uma história que nunca seria roteirizada previamente, com isso essa viagem teve todos os ingredientes de uma grande história.
    E com um final inspirador e feliz, melhor ainda.
    “mãe de todas as viagens” pode ter chegado ao fim para os protagonistas, mas continuará para sempre em nossas mentes e para os futuros aventureiros que terão o prazer de desfrutar desta literatura.
    Que venha o livro.
    bom descanso e até um dia.
    Beijinhos pra o casal.
    Zé, Jor, Joaquin e Bruno

    • admin diz:

      estimados amigos !
      vocês fazem parte de um restrito lote de pessoas que conhecemos pessoalmente nestes 2 anos na estrada e com quem simpatizámos imenso , estreitando relações ; apesar da distância que nos separa , pensamos que a amizade que nos une perdurará .
      uma vez mais queremos agradecer toda a vossa enorme disponibilidade e simpatia , esperando retribuir um dia em portugal.
      um grande abraço para todos!!!
      david+marilia

  9. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia
    Depois de uma curta saida em AC, aqui estou.
    Fabulosa descrição a vossa de New York, acompanhada de uma não menos fabulosa reportagem.
    Imagino como devem estar orgulhosos da vossa façanha (e não é para menos!) mas como também lhes deve estar a saber bem retornar a casa!
    Felizmente que o regresso/embarque da Estrelita foi mais fácil e rápido que a partida!
    Resta-me agradecer (é o termo!) termos podido viajar durante estes longos meses por terras longínquas, graças aos vossos postes.
    De qualquer maneira, embora os raids transcontinentais tenham pelos vistos terminado, continuo à espera dos relatos de viagens mais curtas, mas sempre interessantes graças à vossa mestria em relatá-los.
    Um abraço
    João Firmino
    PS: Só uma pergunta:depois de tanto tempo lá fora, sem as obrigatórias idas às IPO´s, numa operação Stop cá em Portugal, será fácil convencer o agente da autoridade de que “para a semana prometo que vou à inspeção”?

    • admin diz:

      olá firmino !
      obrigado pelo simpático comentário !
      realmente as ”transcontinentais” acabaram , não faremos nenhuma mais ; quanto às ”curtas” …..enfim , acho que sim !
      quanto à pergunta : realmente a estrelita não tem inspecção feita já há 2 anos e ao trazê-la da bélgica estávamos receosos da entrada em portugal , felizmente não houve problema ; agora é tratar das suas variadas mazelas (são muitas ! ) e levá-la à inspecção…….com o credo na boca !!!
      um abraço e bons passeios
      david+marilia

  10. Miguel diz:

    Boas ! que grande aventura, o meu nome é Miguel tenho 23 anos e tenho a dizer que vocês são sem dúvida uma inspiração ! ”Tropecei´´ no vosso blog a cerca de 2 anos e fiquei incrédulo quando vi todas as viagens que já tinham feito de AC e que tinham ido ao japão.. de autocaravana, realmente impressionante. Depois disso fui seguindo o vosso blog quando tinha oportunidade e vi que estavam a fazer esta viagem, absolutamente incrível, os primeiros portugueses a ir de AC do ponto mais Sul da América do Sul, ao mais Norte da América do Norte, entretanto comprei uma Fiat ducato 2.5 d de 1988 e parti para uma viagem de 9 meses pela Europa, 37 paises e 27 000 km, da qual cheguei a 3 semanas. Espero um dia ter a capacidade, e a disposição de fazer o que vocês fazem, que são viagens que transcendem o próprio significado da palavra e que já vos deram e proporcionaram sem dúvida momentos únicos que vos marcaram para sempre. Ainda bem que levaram os vossos sonhos em frente e mostraram que sim é possível fazer essas viagens incríveis que já fizeram, com uma AC ! Muitos parabéns novamente pela vossa força em levar esta e as outras viagens em frente, e por partilharem connosco as vossas aventuras.
    Muitos cumprimentos, Miguel

    • admin diz:

      olá miguel !
      obrigado pelo seu comentário e pelas simpáticas palavras.
      parabéns pela sua loooooooooonga viagem , realmente 37 países é obra , muito pouco faltou para poder dizer : já percorri a europa TODA !!!
      por este andar , se aos 23 anos já se aventurou tanto , prevejo que dentro de outros 23 anos já não haja NADA que não tenha visitado neste planeta …….
      desejamos que faça bonitos passeios no futuro , cheios de emoções !
      um abraço
      david+marilia

  11. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Em primeiro lugar feliz por terem realizado este sonho,que muitos julgariam impossível,mas quem vos conhece não duvidava.Este post é um final à altura pois as fotos são maravilhosas,e a descrição que fazes da cidade é uma lição que nos transporta até lá.Obrigado por terem partilhado esta epopeia de dois anos,agora é hora de descansar e ficamos a aguardar a próxima.Beijinhos.

    • admin diz:

      olá menina !
      ainda bem que gostaste !
      agora é tempo de descansar e pensar …….na próxima viagem !!!
      beijinhos

  12. Cisfranco diz:

    Caros amigos David + Marília
    Fico feliz por terem chegado bem. Só me resta agradecer tudo quanto partilharam permitindo que tantos tivessem entrado nessas viagens fabulosas. Parabéns, muitas felicidades e muito, muito obrigado.
    Francisco Correia

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      seja bem aparecido !
      foi um prazer termos tido a sua companhia durante tantos meses…
      até um destes dias !
      um abraço
      david+marilia

  13. Muitos parabéns por esta grande viagem! Adorei ler todos os posts e obrigado pelas várias explicações da história de certos lugares. Depois do descanso espero que hajam mais viagens planeadas! Obrigado.

    • admin diz:

      olá anita !
      muito obrigado por comentar e pelas simpáticas palavras.
      ainda bem que as descrições foram do seu agrado.
      não há por enquanto mais viagens planeadas …….mas não quer dizer que as mesmas tenham terminado !
      saúde !
      david+marilia

  14. F.Ramos diz:

    Companheiros David e Marília
    Desta vez não foi só uma lição de história, foi também uma visita guiada aos famosos bairros, entrando pela “cultura” e mostrando as fotos muito bem escolhidas e enquadradas, para muito bem mostrar essa grande Cidade e seus muitos habitantes.
    Continuação de boa saúde.

    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá ramos !
      por qualquer estranha razão , o seu comentário tinha ido parar aos ”SPAM” e eu recuperei-o.
      obrigado pelo seu comentário e esperamos que nos continue a ler no futuro.
      um abraço
      david+marilia

  15. João Pedro Bizarro diz:

    Caros companheiros aurocaravanistas
    Tive a sorte de um amigo mútuo me ter falado de vós e das vossas aventuras.
    Daí em diante tornei me “estrelas na rota da seda” dependendente.
    Nunca fui de blogs, sites restritos, mas vocês colaram me ao computador.
    Estou vistas grato pelas experiências que me transmitiram.
    Sou também aurocaravanista há 4 anos e vivo sonhando com a próxima viagem.
    Obrigado por todos os ensinamentos (e são muitos) que me transmitiram.
    De um Saloio para outro “sorte e saúde ”
    Não demorem demasiado a partir novamente. Fiquei sem saber o que ler a noite.

    Um abraço
    João Pedro Bizarro

    • admin diz:

      olá bizarro !
      muito obrigado pelo amável comentário.
      além de agradecer , o que é que eu mais posso fazer senão ……aconselhá-lo a comprar livros para ler à noite ?????
      bons passeios e um abraço
      david+marilia

  16. Ana Maria Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Acabei de ver a vossa entrevista,adorei e fiquei muito orgulhosa de ter uns primos como vocês.Certamente muitas pessoas que vos viram,vão visitar o site e querer saber mais sobre as vossas extraordinárias aventuras. Estavam lindos e a vossa descrição foi muito boa. Beijinhos.

    • admin diz:

      olá prima !
      ainda bem que foi do teu agrado !
      beijinhos e obrigado pela tua assiduidade.

  17. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Vi a vossa entrevista e gostei do que ouvi.Pena que não tenham tocado no assunto do Irão e afins, as proibições, o uso do véu que a Marília teve que suportar, etc, etc. Mas entende-se que, nas TV’s, o tempo é contabilizado ao segundo.

    Estão de parabéns! Tenho a certeza que fizeram crescer água na boca à maioria que vos ouviu.
    Beijinhos

    • admin diz:

      olá a todos !
      não só o tempo é cronometrado ao segundo como passa muito rápido ; pareceu-nos no fim que mal tínhamos acabado de nos sentar….
      beijinhos

  18. Regina Estrela diz:

    Parabéns…..fizeram o que ando a sonhar já alguns anos fazer e de preferència também de AC. Deve ser uma experiència única…
    De avião lá vou visitando alguns países da Europa, Ásia, África e, curiosamente, só este ano, fui a New York e adorei e fiquei com vontade de percorrer o continente de carro….mais uns aninhos e estou reformada e espero com saúde para concretizar este sonho que me persegue!!!!

    Curiosamente temos o mesmo apelido!!!!

    Desejo ao casal Estrela muita saúde para continuarem a viajar por este Mundo fora, mas entendo a Marília, depois de tanto tempo também apetece gozar a nossa casinha!!!!

    Muitas felicidades e obrigado pela partilha!
    Cumprimentos

    • admin diz:

      olá regina !
      em 1º lugar , muito obrigado por comentar.
      não só temos o mesmo apelido como , muito mais engraçado , você tem o nome próprio da minha saudosa mãe , a qual igualmente se chamava REGINA ….!!!!! fiquei momentaneamente ”chocado” quando reparei no nome da remetente do comentário …..
      ainda bem que tem tido o privilégio de viajar bastante , é indubitavelmente uma forma útil de ”aprender a vida” !
      desejamos que possa o mais rapidamente possível realizar todos os seus sonhos de viagens em autocaravana e , obviamente , sempre que necessitar de alguma dica ou conselho , aqui estaremos para a ajudar no que for preciso.
      saúde , felicidades e um abraço
      david+marilia

  19. Elena diz:

    Ola David e Marilia!

    Eu sou Elena Khristolyubova a esposa do Pavel. Antes nos morámos na Russia, agora na Suíça (Zug).
    Eu comecei a estudar português.

    23.12.2015 nos nascemos mais um menino. Ele chama-se Ivan. Agora nos temos dois meninos Stepan (7 anos), Ivan (2 anos) e uma menina Anna (14 anos).

    Onde vocês estão? Nos gostamos das suas viagens. Vocês são muito bons companheiros!

    No inverno eu e Pavel foram na américa latina. Nos fomos na Argentina, no Brasil, Chile e Uruguai.
    Nos gostámos muito no Brasil e Uruguai.

    No verão em julho nos com nossos filhos mais velhos foram em Nova Iorque. Nossa filha atendeu lá “New York Film Academia”. Stepan e eu atenderam muitos Museus e excursões. Pavel trabalhou.

    Para o Ano novo nos vamos ao Brasil com nossa família (há 9 pessoas). Nos vamos a Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Foz do Iguaçu.

    Olá para vocês da minha família!!!

    • admin diz:

      olá estimada elena !!
      em primeiro lugar , muitos parabéns pela aprendizagem do português , não se pode dizer que está óptimo mas está bom , alguns erros contudo nada de muito grave …..; tenho a certeza que irá melhorar , não só com o estudo mas também com a prática !
      muitos parabéns pelo nascimento da nova criança , nós lembrávamos-nos da anna e do stepan.
      calculo que o pavel esteja sempre a trabalhar e não tenha muito tempo para escrever , dá-lhe um forte abraço da nossa parte !!!
      foi realmente pena não nos terem informado por mail que estariam em nyc em julho pois ……..nós em julho também lá estávamos , antes de regressarmos a portugal com a caravana !!!
      já deu para perceber que vocês gostam muito do brasil , já lá estiveram e querem voltar lá ; muito cuidado , muita atenção pois principalmente o rio de janeiro é extremamente perigoso !!! quanto a são paulo…….francamente não compreendo o que lá vão fazer pois além de bons restaurantes ……não tem absolutamente nada para ver ….!!!
      qualquer coisa que necessitem daqui não hesitem!
      um beijo para ti e um abraço para o pavel.
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks