O ARARAT E AS RODAS DA SORTE……..

Sabíamos que íamos estar em montanhas altas mas daí a apanharmos com neve……..foi o que aconteceu !!!

Antes da fronteira com o IRÃO e com o célebre monte ARARAT à vista (segundo reza a história foi onde pousou a ARCA DE NOÉ ) apanhámos ventos ciclónicos com rajadas de neve que faziam a ”estrelinha” bailar em plena montanha; numa curta calmaria,saímos para as fotos da praxe mas não aguentámos mais do que uns segundos no exterior face ao vento e frio existentes.

COMO ESTAMOS A ESCREVER ESTE POST EM TABRIZ-IRÃO COM UMA INTERNET SUPER-LENTA NÃO VAMOS PODER INSERIR QUALQUER FOTO,POIS A VELOCIDADE DA NET NÃO O PERMITE ; MESMO PARA ABRIR UM SIMPLES EMAIL TAL DEMORA ETERNIDADES : isto ajuda a que os indígenas não  ”ponham o pé em ramo verde”………..percebem ??????

Como tinha referido anteriormente,fizemos uma alteração no itinerário afim de irmos passar um par de dias a TEERÃO e assim conhecer os pais da nossa amiga RAZIEH ; estamos pois em TABRIZ cidade que nos desapontou um pouco : o afamado BLUE MOSQUE afinal tem tanto de azul como restaurantes de leitão assado no IRÃO……GRANDE BARRETE  !!! O afamado bazar considerado o maior e melhor  do IRÃO afinal é outro barrete pois o GRAND BAZAR de ISTANBUL põe este a um canto ………escuro ! Consequentemente em vez de 2 dias completos como tínhamos pensado, vamos embora amanhã para TEERÃO  para não perdermos mais tempo,é a grande vantagem de se viajar de AC : chega-se e parte-se quando queremos !!! Aqui procurámos ”abrigo” no parking de um luxuoso hotel de 5 * onde , juntando o útil ao agradável,temos internet à borla!!! Como a cidade é muito confusa,logo que chegámos decidimos ‘rumar’ a este PARS EL-GOLI INTERNATIONAL HOTEL e ao (educadamente) falarmos com um recepcionista este , 4 chamadas telefónicas depois, disse que estávamos autorizados a parquear o ‘monstro’ no parking junto à guarita da segurança………………..é preciso é ter lata e descontracção ! Como quem não ”quer a coisa” aproveitámos e pedimos ligação eléctrica à guarita da segurança…..a troco de uma esferográfica!!!

A passagem da fronteira turca-iraniana foi extraordinariamente mais rápida do que estávamos a imaginar : à saída da TURQUIA o soldado na 1ª cancela fez uma das tais perguntas que eu adoro e  classifico sempre de ….inteligentes : ‘where are you going to ? nossa resposta : IRAN ! ele : ok ,you go !!!( o que é que ele estava à espera que disséssemos……….ARGENTINA ou FINLAND ???!!!???!!! )

A entrada no IRÃO apenas demorou cerca de 3 horas,digo apenas sem sentido sarcástico pois no ano passado foram cerca de 9 horas se bem me lembro ! É claro que tendo este ano o C.P.D. ajudou bastante,mas mesmo assim passámos por 9 guichets e/ou gabinetes e/ou guaritas,etc : SÓ VISTO,CONTADO NÃO TEM PIADA!!! Já tivemos várias demonstrações neste curto espaço de tempo desde que entrámos no IRÃO do enorme sentido de hospitalidade deste povo : por exemplo ao querermos adquirir um cartão SIM para o télélé começámos à procura e logo veio um tipo a questionar o que procurávamos ( nada fácil encontrar uma loja específica pois TUDO obviamente está escrito em farsi…) pois ele levou-nos de imediato a uma rua onde havia uma loja onde vendiam telemóveis e cartões; foi à sua vida e após a compra o vendedor fez-se- – – – – com imenso esforço- – – – – entender que era necessário para activar o número o REGISTO do comprador do cartão SIM num outro local ; logo um cliente se prontificou a levar-me lá e assim o fez , um par de ruas adiante : nome,fotocópia do passaporte,nome do pai (NUNCA PERGUNTAM O NOME DA MÃE !!! ),destino,etc,etc……….ah pois,tudo controladinho à maneira !!!!!  Assim já sou possuidor de um feliz número de celular iraniano : muito mais barato para fazer chamadas quer locais quer internacionais !!! O ROAMING É OBSCENAMENTE CARO !!!!

Claro que a Marilia não anda muito atraente nem feliz pois o obrigatório lenço na cabeça e as vestes escuras mais a fazem parecer uma viúva num qualquer mercado transmontano,mas ela sabe que aqui………mulher sofre !!! A propósito de ”vestimentas” vimos hoje no bazar algo absolutamente impensável e contraditório no IRÃO : várias lojas,não uma ou duas mas talvez naquela parte do bazar seriam umas 8 ou 10 lojas com roupa de rapariga……..super – arrojada : MINI-SAIAS !!!!!!!Eu fotografei um par delas (a Marilia bem me puxava….) e procurei que qualquer dos donos ou vendedores falasse inglês mas….nada ! É que eu estava ” doido” para saber para que raio  é que aquelas peças serviriam se elas não as podem usar ??????????????????? QUEM AS COMPRA ?????????????????A mesma coisa com os espampanantes vestidos de rendas e chiffons com aplicações de lantejoulas e pérolas maradas etc : para que serve tudo isso se só se vêm ”corvos” nas ruas ?????? Mas o que é engraçado é que aquele tipo de lojas……ABUNDA !!! Prometo posteriormente mostrar as fotografias……..

Quanto às RODAS DA SORTE na realidade estou-me a referir aos anormais que andam ao volante pois definitivamente a sorte protege-os já que apesar de termos tido vários arrepios com o que vimos,ainda não presenciámos qualquer acidente ; mas sinceramente eles só não acntecem por uma incrível questão de sorte pois as loucas manobras,as velocidades estonteantes,as constantes e repentinas mudanças de faixas (embora as mesmas não se percebam quase sempre nos pavimentos…..),o total desrespeito pelos sinais de trânsito,a quase inexistência de polícias de trânsito,o modo despreocupado como guiam ( na maior parte do tempo o braço esquerdo ou segura a porta ou se encosta à janela ou ainda segura o télélé do qual raramente prescindem , uma mão chega e sobra para guiar……..) tudo isto somado faz destes ‘caramelos’ uns maníaco-depressivos-psicopatas do volante,em total  e feroz competição com os GEORGIANOS,com os AZERIS e com os TURCOS : venha o diabo e escolha !!! Francamente acho que se olharmos atentamente para a situação geográfica deste 4 países,todos vizinhos entre si,deve haver definitivamente algo que os liga entre si no que respeita à irracionalidade na condução : O QUE SERÁ ??? Hoje,quando tomámos um TAKSI  de volta à AC,tive que dar dois muito fortes BERROS ao anormal que ia a conduzir pois ia verdadeiramente desvairado………..TURISTA SOFRE !!!!!!!!!!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



7 comentários para “O ARARAT E AS RODAS DA SORTE……..”

  1. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Feliz por mais uma descrição que leva até á vossa companhia.Confirma-se a grande simpatia do povo iraniano como já tinham descrito na viagem de 2010 e fiquei realmente admirada com essas lojas a venderem mini-saias quando as mulheres andam tão tapadas,contradições que não se entendem.Quanto aos condutores realmente deve ser cansativo conduzir no meio de tal pandemónio.Continuem a usufruir da vossa viagem e beijocas de todos.

    • admin diz:

      é realmente uma enorme contradição mas………não é a única !!!!!!!!é sem dúvida um país muito ”sui generis”…………
      beijos

  2. estrela diz:

    Olá, meninos

    Feliz por vos saber já no Irão que, segundo vocês, é um país super simpático, acolhedor, “malgré” a obrigatoriedade de fatiota “especial”. Não entendo a cabeça dessa gente, desculpem. Não é que eu seja loira…
    As nossas jornalistas, por exemplo, são obrigadas a “paramentarem-se” para poderem circular, a Marília e tantas outras turistas que se aventuram por essas bandas idem aspas mas logo ecoam gritos de revolta dos iranianos na europa se a França proibe o uso público de tais vestes. Como se eles tivessem toda a legitimidade de imporem os seus costumes aos forasteiros e os países do ocidente não tivessem o mesmo direito. Haja pachorra para estas visões de funil!!!!!!

    Sempre que estou em casa tenho o Skype ligado. Ainda não vos consegui apanhar. Agora já sei que vai ser pior…
    Continuem com os vossos relatos. Considero-os muito interessantes e úteis para quem se proponha viajar para tais paragens.
    Cá ficamos aguardando as fotos…

    Beijocas

  3. mario delgado diz:

    serà que as minisaias serao para os homens!!!!aconduçao deles è mà mas se calhar à menos mortos que em portugal nas estradas claro; animate mana que passa melhor o tempo olha se puseres a burka nao precisas de makiarte hahahahaha e o presso do gasoleo è como em frança ?

    • admin diz:

      acabámos por saber que afinal as miúdas usam as mini-saias nas festas privadas ENTRE ELAS REPITO ENTRE ELAS APENAS……!!!!!!!!!!!!QUE DESPERDÍCIO………

      quanto aos mortos nas estradas são mais do que em portugal,não há hipótese
      um abraço

  4. rui carmo diz:

    É sempre um prazer ver as peripécias do David e da Marilia, de certeza que quando chegarem a Portugal vão escrever um livro. Eu de certeza que o irei comprar. Estou impaciente para ver a fotos da tal loja das mini saias.
    Espero que continuem uma optima viagem com peripécias mas sem incidentes.
    Um abraço,

    Rui Carmo

Trackbacks/Pingbacks