O CUSTO DO MOTORIN E A CAPITAL DO ALPERCE

Estivemos em ANKARA  um dia e meio para rever a nossa amiga de longa data que trabalha há vários anos na embaixada de PORTUGAL local.Por coincidência tinha num dos dias o seu aniversário e assim jantámos com outros membros da embaixada num belíssimo restaurante turco.Alguns dos pratos servidos já estão nas fotos de ”comidas da turquia”; tínhamos estacionado a ‘estrelinha’ à porta de um hotel,cuja gentileza incluía internet tudo à borla,por deferência ao……..corpo diplomático !

celebrando....

ANKARA  não justifica a mínima perda de tempo pois se há cidades desinteressantes esta é definitivamente uma delas! Assim,mete–mo-nos a caminho e 650 km e 10 horas de condução depois,com estradas boas e muito más ( 50/50) chegámos à conhecida ”capital do alperce” : MALATYA, no centro-leste da TURQUIA; na realidade são milhares de km2 de árvores do saboroso fruto,nesta altura do ano em flor. Em julho fazem o festival do alperce que atrai multidões de toda a parte,pois não existe maior produção mundial deste fruto,preparado localmente sob as mais diversas formas,especialmente seco e em compota. Existe mais do que uma variedade,inclusive uma de cor……..violeta! Mas o mais saboroso é sem dúvida o amarelo. Chegados mais uma vez ao final do dia,já escuro,não houve outra alternativa senão dirigir-mo-nos ao único hotel de 4* e ”cravar” o habitual : parking + internet – – – – – – – – – – – – ACEDERAM !!! Ficam logicamente bastante admirados com a ‘estrelinha’,contentes porque somos do país do SIMÃO SABROSA+M.FERNANDES+QUARESMA =todos jogadores do BESIKTAS da TURQUIA  e……..honrados por nos acolherem no seu parking depois de saberem a origem e sobretudo o destino da nossa viagem !!!……..

MOTORIN é a designação de DIESEL na TURQUIA e é uma dor de alma encher o depósito da estrelinha com o gasóleo a…………€ 1.85 / litro !!!! Ainda por cima esta camela continua a beber cerca de 13 litros / 100 km , sendo que nas montanhas da ANATÓLIA ORIENTAL que atravessámos hoje o consumo MÉDIO chegou aos 18 l / 100 km……………( por que é que o IRÃO fica tão longe ??? )

As montanhas que atravessámos não são espectaculares,têm alguma beleza mas nada que se compare às cordilheiras do IRÃO ou melhor ainda do QUIRGUISTÃO; grande parte da beleza provém dos cumes cobertos de neve,algumas montanhas na ordem dos 3000 a 3500 metros de altitude estão mesmo cobertas de neve em grande quantidade,pena que não haja nem uma única estância de ski à vista ! Nas poucas vilas e um par de cidades que atravessámos  de ANKARA para MALATYA, é realmente decepcionante o espectáculo do lixo acumulado em montinhos, dos entulhos de obras que crescem como cogumelos por toda a parte e sobretudo os plásticos espalhados por tudo o que é valetas e cercas,sem os quais os turcos parecem não poder viver…….Impressiona a quantidade de sacos de plástico que se vêm por todo o lado, e não admira pois aonde quer que se vá ,o que quer que se compre tudo.mas tudo tem de ser embrulhado no sagrado saco de plástico!!!

montanhas da anatólia oriental

montanhas da anatólia oriental

montanhas da anatólia oriental

Apanhámos um valente susto na estrada,pois numa recta um carro ultrapassou-nos em evidente excessiva velocidade e……..50 metros depois despistou-se perdendo o condutor completamente o controle do carro,que fez dois peões e meio !!!; eu ao vê-lo fazer o 1º peão travei a fundo com receio de vir a chocar contra ele pois imaginei de imediato que ele viria parar ao meio da estrada,o que aliás se veio a verificar aquando do segundo peão, e a Marilia que nesse preciso momento estava em pé de regresso da casa de banho espalhou-se ao comprido tendo chocado com um dos bancos e magoado um joelho,mas sem gravidade felizmente. Miraculosamente o carro não deu cambalhotas sobre si próprio mas apenas peões e quando parou, o turco e as turcas que lá viajavam saíram e mais pareciam………..finlandeses de tão branquinhos que estavam : pura e incrível sorte não terem morrido todos ! Eu parei para oferecer ajuda mas o turco só olhava para o carro ,hiper-pálido e dizia algo que nós não entendíamos : prosseguimos viagem !

Quase 5000 km percorridos e para meu grande desgosto ainda não fomos mandados parar por nenhum polícia : um autêntico tédio ! Vamos de MALATYA prosseguir a nossa viagem com destino a TATVAN,continuando para leste,mais 600 kms a somar,o que quer na realidade dizer mais outras 10 ou 11 horas de condução………….Será a penúltima noite na TURQUIA já que a última será já quase sobre a fronteira com o IRÃO, onde entraremos na manhã seguinte por BAZARGAN : vamos ver quantas horas demora esta vez a travessia da fronteira…………


Avise-me por email sobre novas publicações !



9 comentários para “O CUSTO DO MOTORIN E A CAPITAL DO ALPERCE”

  1. estrela diz:

    Sempre que falas em “gasosa” para a estrelinha, fico sem fôlego!
    Voltando à viagem, tirando esses sustos de percurso,parece estar tudo a correr bem.Estou desejosa de ver as futuras fotos sobre a Capadócia. Vão por lá, não é?
    Beijo para a Teresina e continuação de óptima viagem.
    Já instalei o Skype. Vê se me adicionas para falarmos mais frequentemente.
    Beijocas cá da malta.

  2. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Feliz por ver que voltaram a escrever pois já estava a estranhar( sorry mas sou mesmo muito chata ) mas mais feliz ainda por ver na escrita o David habitual.Devem ser realmente muito bonitos os campos de pessegueiros em flor.Ontem tentei novamente o skype mas não consegui.

    Beijocas de todos.

    • admin diz:

      quando a net é demasiado lenta nem vale a pena abrirmos o skype já sabemos que não vai dar nada,nem as fotos conseguimos inserir quanto mais conversa em audio e video…….
      beijos
      david+marilia

  3. Susana Fragoso diz:

    Olha, é a minha mãe!! 🙂 Estão todos muito bonitos.

    Os Turcos realmente são completamente alucinados na estrada… nunca vi nada parecido, nem os portugueses são tão descontrolados. Cada vez que entrava num taxi turco não sabia se havia de rir ou de chorar com tanta maluquice 🙂 Espero que a Marilia esteja bem! Um beijinho Marilia!!

    PS-o restaurante Mangal é uma maravilha não é? Já estive a ver as fotografias dos pratos e fiquei com água na boca…:)

    Continuação de boa viagem… sempre seguros.

    Beijinhos!!

  4. mario delgado diz:

    so faltava agora ojoelho! que sorte aniversario, restaurante, ainda porcima à borla bonne apeti ,aconsselhase descanssar para condusir sao muitos k boa continuasao.

    • admin diz:

      fora os ”n” acidentes que quase íamos tendo devido à maneira suicida e completamente louca como os turcos conduzem……..
      um abraço
      david+marilia

  5. Hélia Miranda diz:

    Lamentamos terem ido assaltados mas, ficamos contentes por não desanimarem. Há dois anos quando fomos â Grécia, fomos assaltados na 1ª noite de viagem em Tordesilhas, ficámos sem documentos mas voltamos para trás,até à Guarda, tratámos de tudo através do ACP, foram impecáveis, no dia seguinte jà estavamos a caminho novamente, desistir isso não… Acompanharemos as vossas aventuras com carinho. Tudo bem convosco. Espero mais descrições como a que li há dias, do David, sobre a China, está espectacular. Hélia e Júlio

    • admin diz:

      por essas e por outras é que nós nunca deixamos os documentos importantes sozinhos,apenas fechados no cofre…..
      obrigado pelo vosso comentário,já tinha pensado que não acompanhavam mais o site!
      um abraço
      david+marilia

  6. Antonio Resende diz:

    Ora já chegadinho ao Lar… aqui estou a acompanhar a vossa ”fuga” à crise…
    Para começo, estou já disponível para vos acompanhar a fazer uma visita à Turquia, mas… ”pastando” o dia a dia… e não digerindo km e Milhas sem parar…
    Neste início de viagem estão a conseguir ser apelidados de ”Papa Km’s”… minha nossa…
    Lá mais para o fim do ano falaremos…
    O meu abraço e votos de continuação de Boa Aventura…
    António Resende

Trackbacks/Pingbacks