O GENOCÍDIO E ANGKOR

Embora se tivessem passado apenas 35 anos,o que para algo de grande importância histórica é um período muito curto,o certo é quea maioria das pessoas parece ter-se esquecido da existência do que muitos consideram o maior ditador sanguinário na HISTÓRIA DA HUMANIDADE depois de GENGIS KHAN  : o sinistro POL POT; há quem diga inclusivamente ( e eu pessoalmente estou de acordo…) que HITLER comparativamente até foi um mísero aprendiz do MAL,embora tenha sido uma das figuras que marcaram mais negativamente a HISTÓRIA MODERNA,com as suas atrocidades e com toda a indescritível maldade ,onde muitas vezes nem sequer temos palavras para as descrever…….

Mas a irracionalidade  e os actos animalescos orquestrados por HITLER fizeram morrer uns milhões de seres humanos , especialmente judeus, contudo numa PERCENTAGEM , repito para que fique bem claro :PERCENTAGEM relativamente baixa (felizmente) ; agora, se olharmos para trás 35 anos, veremos que vinte e cinco por cento dos habitantes deste país foram exterminados,qualquer coisa como 2 milhões de homens,mulheres e crianças………( os vietnamitas dizem 3 milhões,os ocidentais dizem mais de 1 milhão…..) das maneiras mais cruéis e selváticas que se podem alguma vez imaginar………

É preciso que não nos esqueçamos desta parte da HISTÓRIA e (entre muitos outros) aconselho os mais interessados a lerem uma autêntica obra-prima sobre o assunto,largamente premiada e aplaudida internacionalmente,um livro que vos fará pensar muito : a autora LOUANG UNG viveu na pele, conjuntamente com a sua família,essas atrocidades e escreveu um best-seller intitulado FIRST THEY KILLED MY FATHER ; francamente quem puder não deve perder este livro !

Talvez escreva num outro post algo mais sobre o assunto,depois de visitarmos um famosíssimo museu em PNOHM PENH exclusivamente dedicado ao GENOCÍDIO KHMER ,dizem ser um dos mais impressionantes museus no mundo……..; o mundo inteiro assistiu durante cerca de 4 anos a barbaridades de tal modo gigantescas que ainda hoje ficamos envergonhados de tanta passividade; e foi preciso uns igualmente comunistas ( os vietnamitas ) porem cobro a um regime tão sanguinário e brutal com a sua invasão deste país ,para que finalmente os KHMERES VERMELHOS fossem afastados do poder e este povo voltasse a sorrir  ;  a maioria da humanidade deveria ter vergonha……pois apenas em 2005 as NAÇÕES UNIDAS aprovaram um tribunal para julgar os líderes khmeres vermelhos que sobreviveram,e não nos devemos esquecer que POL POT apenas morreu de doença em……1998 !!!

UMA AUTÊNTICA VERGONHA INTERNACIONAL……..

 

Agora vamos à razão de tantos milhares de turistas de todo o mundo visitarem esta cidade : O COMPLEXO DE TEMPLOS DE ANGKOR, sem dúvida famoso a nível mundial e um ”poço” de curiosidades,mistérios ,história e deslumbramento ; para começar ANGKOR quer dizer na lingua khmer A CAPITAL e foi fundada no século IX por um rei chamado JAYAVARMAN II……tendo chegado a ter quase 1 milhão de habitantesna altura em que LONDRES não chegava aos 50.000 ;de qualquer modo,não há espaço no site para vos contar 5 % sobre ANGKOR, basta dizer que há mais de 70  templos visitáveis embora eles já tivessem sido 300, basta dizer que dos 10 reis que ao longo de alguns  séculos erigiram templo após templo,cada um fazia questão que a sua obra fosse maior e mais digna do que a do seu antecessor,tendo-se chegado ao ponto de no século XII o príncipe e déspota SURYAVARMAN ter mandado construir o maior de todos,o ainda hoje em dia considerado O MAIOR TEMPLO RELIGIOSO DO MUNDO : ANGKOR WAT,onde 300.000 operários e 6.000 elefantes fizeram uma maravilha…….

 

 

 

 

 

 

 

 

ANGKOR foi a capital do império khmer que se estendia  desde o MAR DA CHINA até à BAÍA DE BENGAL,e durante cerca de 6 séculos foi o centro político e religioso dos KHMERES; enquanto que inicialmente apenas os deuses hindus eram venerados (predominantemente SHIVA e VISHNU ) houve posteriormente reis-deuses que se deixaram influenciar pelo budismo,vendo-se pois em muitos templos uma harmoniosa mistura das duas religiões.

ANGKOR teve o seu declínio a partir do século XIII  e ,digamos assim,foi redescoberta  no século XIX por arqueólogos e botânicos franceses e ingleses que mostraram aos europeusas primeiras imagens de ANGKOR,embora muitos outros ao longo dos séculos tenham descrito os seus templos , desde MARCO POLO e muitos viajantes PORTUGUESES do século XVI,havendo até um em 1614 chamado  DIOGO DE COUTO que fez uma notável e precisa descrição sobre ANGKOR  !!!

Apenas no início dos anos 90 , ANGKOR foi aberta ao grande ao turismo,após a queda definitiva dos khmeres vermelhos e sem dúvida que os milhões de visitantes anuais são uma autêntica ”galinha dos ovos de ouro” para os governantes do país. 

Os principais templos dignos de visita e que ocupam facilmente 3 dias (bem cansativos) são : ANGKOR WAT , ANGKOR THOM ,PREAH NEAK PEAN ,TA PROHM , TA KEO , PHNOM BAKHENG , PRASAT KRAVAN .

Lógico que seria exaustivo e o trabalho ficaria incompleto escrever sobre cada uma daquelas maravilhas,quer no aspecto  arquitectónico,quer no aspecto religioso,quer sobre a história do templo em si ; há centenas ou milhares de livros que o fazem de um modo completo e profissional e,claro,há a …….internet !!!! Apenas posso e devo dizer que,quem puder,visite pois vale bem a pena !!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foram tiradas cerca de 400 fotos em SIEM REAP mas há 2 que eu não posso deixar de vos mostrar : uma é a ”estrelinha” também ter tido direito a entrar no complexo de templos,apesar dos olhares incrédulos dos outros turistas e sobretudo dos guardas que nunca tinham visto uma ”ambulância” deste género ………………..mas entrou e conseguimos que passasse num par de ”portas” com quase mil anos de idade e onde apenas sobravam 3 cms para cada lado………………………MAS PASSOU !!!!!!

 

 

a estrelinha junto ao templo angkor wat….

 

 

A outra ,bem a outra é apenas comprovativa que dificilmente já conseguimos viver sem ar condicionado,houve que nos ligarmos ao restaurante em frente e ………atravessar a extensão na rua……………………NO PROBLEM !!!!!!!! INTÉ !!!!!!

 

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



16 comentários para “O GENOCÍDIO E ANGKOR”

  1. Manuel Joaquim Estrela diz:

    Olá Marilia e David
    Ainda bem que chamou á atenção, PARA QUE NUNCA SE ESQUEÇA, sobre quem foram e o que fizeram Pol Pot e os Khmeres Vermelhos.
    Relativamente ás fotografia de ANGKOR, apenas posso dizer que me aguçou muito o apetite. Alguns sonhos concretizam-se.
    Um abraço, e que tudo continue a correr pelo melhor
    Manuel Joaquim Estrela

    • admin diz:

      olá de novo homónimo!!!!
      estou certo que com perseverança alguns dos seus sonhos se tornarão realidade……
      muito obrigado por nos continuar a seguir e um abraço
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Ainda bem que tocaste nessa parte da história recente para que a memória das coisas não se perca! Costumo dizer que o ser humano, a par de uma evolução tecnológica e científica, regride numa proporção exagerada em termos humanos e morais. A comprovar esta minha teoria, bastam esses dois exemplos que deste: o holocausto e seus responsáveis e o extermínio de um povo às mãos dessa besta (que me perdoem os verdadeiros animais) que se chamou Pol Pot e seus capangas! Mas infelizmente, nem Hitler nem Pol Pot são exemplares únicos. O mundo está repleto de cópias, em miniaturas, e todos assistimos a despautérios, impávidos e serenos, como se nada nos dissesse respeito. Criou-se uma cultura do “deixa andar, não temos nada a ver com isso”, fechamo-nos na nossa conchinha da comodidade e olhamos o mundo como se fosse mais um filme de ficção. Basta, para comprovar o tipo de sociedade em que vivemos, olhar o pequeno vídeo que corre na net sobre o atropelamento de uma criança na China, o corpo a sangrar no asfalto e motos e carros e pessoas a passarem numa indiferença que assusta! E isso vi ontem!!! E tudo aquilo que não vemos?? …e as experiências secretas que se fazem sob bandeiras de países ditos civilizados??? (cala-te, boca, senão ainda vou dentro!) e….e…e…?????? Acho que todos sabemos ao que me refiro.
    Mas como este blog não é para discutir estas atrocidades, vamos ao mais importante: vocês estão de saúde, recomendam-se e sabem aproveitar a vida e as condições que ela vos proporcionam.
    Continuação de boa viagem e relatem o mais que puderem. Nem todos têm a vossa sorte ( a começar por mim) de visitar todos esses locais magníficos e o vosso testemunho é uma verdadeira prenda!.
    Beijinhos

    • admin diz:

      pois é ,o mundo está muito podre e as sociedades à medida que evoluem significativamente no campo económico,regridem dramaticamente no campo social e moral….; queres outro exemplo drástico,igualmente vindo da china e,curiosamente,também originário da mesma província desse caso da menina atropelada??? aconteceuontem e é igualmente impressionante,se não,mais ainda : um motorista de camião atropelou uma criança na estrada e para não ter de pagar do seu bolso os altos custos hospitalares do tratamento da criança,em vez de a levar ao hospital,recuou com o camião e voltou a passar-lhe por cima,aliás à chegada da mãe a roda esquerda da frente do camião ainda pisava o corpo da criança……….; acontece que a indemnização a pagar à família da criança- – – – – – – – – aquando morta- – – – – – – – é substancialmente inferior ao valor de um tratamento hospitalar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ACONTECE É QUE TUDO FOI FILMADO…………..
      Esta situação de mudança de comportamento das sociedades não se verifica somente na china,basta pensares um pouco e encontras logo um par de sociedades ( modernas e europeias….)que nos últimos 30-40 anos melhoraram muito o seu estatuto económico mas tornaram-se sociedades frias,mais cruéis e desinteressantes……………………..PENSA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Cisfranco diz:

    Não posso deixar de enaltecer e voltar a enaltecer a vossa viagem e as descrições que nos proporcionam. Continuem a ter muitiiiiiimo boa viagem, contando tudo com tanta categoria.
    Até mais ! Obrigado.

    • admin diz:

      a sua amabilidade é enorme e nós não temos como agradecer!
      a única maneira será continuarmos a relatar anossa aventura….
      um abraço
      david+marilia

  4. Antonio Resende diz:

    Estou farto de roer as unhas por não ter podido ir para uma viagem desse quilate.
    Fá-lo-ei um dia se os troykeiros me deixarem uns tostões para um qualquer ”Low Coast” e só assim voltarei à Àsia que tantas boas recordações me deixaram,
    Continuem a aproveitar a estrelinha da sorte até ao regresso para nos trazerem um cheirinho da aventura.
    O meu abraço para Vcs
    A R

    • admin diz:

      olá antónio!
      eu repetidamente te disse que iria ser uma viagem……do caraças !!! mas não te preocupes pois eu depois desafio-te para uma outra também interessante e que está neste momento a geminar……..
      um abraço
      david+marilia

  5. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Embora tenha estado ausente por ter muito trabalho não deixei de ler os muito interessantse posts.Muito bonitas estas últimas fotos e muito mais pertinente e infelizmente verdadeiro o que escreveste . Como dizes e a Estrela corrobora a humanidade teve e tem várias tragédias provocadas por seres que de humano só o nome certamente,pois os seus actos foram e são animalescos . Quanto ao Pol Pot foi realmente uma figura sinistra e verdadeiramente cruel mas que a comunidade internacional deixou cometer os mais brutais crimes . Não é contudo de admirar pois os ditadores fizeram tanto mal porque lhes foi permitido . Quanto ao menino atropelado de que falas,já sabia e quando li a notícia parece que fiquei sem ar pois é de tal maneira atroz que ultrapassa a comprensão de qualquer um .Como dizes as sociedadaes modernas também estão frias e cruéis, mas cabe a todos nós fazer algo pelos outros,pois mesmo ao nosso lado há certamente alguém que necessita da nossa ajuda . Se todos dermos um pouco serão muitos que certamente ficarão mais felizes. Quanto á Tailândia pelo que vi na tv,as cheias continuam e a situação ainda está complicada . Tenham cuidado,divirtam-se,continuem a mostrar coisas bonitas e beijocas.

  6. Manuel Vitorino diz:

    Mais uma vez, aquela sensação de tão pequeninos que somos perante monumentos tão majestosos.
    Esse entrelaçar milenar entre raizes e pedras…FENOMENAL.
    É assim que me sinto.
    Força aventureiros.
    Manel e Bia

    • admin diz:

      é realmente espectacular,são as fotos mais procuradas pelos turistas…..
      um abraço
      david+marilia

  7. JOSE FAZENDA diz:

    Olá Jovens, de toda a viagem com tantas e tantas paisegens e monumentos que publicaste parece que o mais grandioso ficou para o quase final, é claro que todos um pouco já vimos na tv cine etc. essas maravilhas, mas narrado e mostrado por ti, tem outro encanto e interesse, isto por cá esta a começar a ficar cheio de pol pots pincipalmente no campo financeiro, acho que vocês que podem e sabem deveriam trocar este pantano chamado europa, talvez por essa parte do planeta que cada vez mais rica e ordenada. um grande abraço e continuação de boa viage. JF.

    • admin diz:

      olá zé !
      na realidade ANGKOR é um espanto,e vale mesmo a pena…
      sobre trocar a europa pela ásia…….não está de todo fora de questão……
      um abraço

  8. AURELIO RAPOSO diz:

    AMIGOS DAVID+MARILIA MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO PELA VOSSA OFERTA DE FOTOS MARAVILHOSAS E PELA PACIENCIA DE DESCREVER A VIAGEM AO PERMENOR FIQUEI MARAVILHADO COM ESSES TEMPLOS E COM ESSAS ARVORES ENRRAIZADAS NAS PEDRAS MARAVILHOSO MESMO SÓ FIQUEI CHOCADO FOI COM ESSA NOTICIA DO MIUDO ATROPELADO MAS É O MUNDO ONDE VIVEMOS AGORA SÓ ME RESTA DESEJAR-VOS A CONTINUAÇÃO DE BOA VIAGEM. UM ABRAÇO DO AURÉLIO RAPOSO

    • admin diz:

      todos ficam maravilhados quando visitam ANGKOR….
      um abraço e mais uma vez obrigado por seguirna nossa aventura
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks