O MEIO DO MUNDO……

Depois de BAÑOS foi apenas um pequeno salto até chegarmos

à capital QUITO , passando já quase nos arredores , muito perto do vulcão COTOPAXI , a 2ª montanha mais alta do EQUADOR com quase 6.000 metros e desde há bastantes anos , um vulcão activo ; este pico COTOPAXI tem uma curiosidade engraçada : é o ponto do globo terrestre mais afastado do centro da Terra pois está situada relativamente perto da linha equatorial !!! 

O PARQUE NACIONAL COTOPAXI é o parque mais visitado do país , contudo por termos de encurtar a permanência no EQUADOR , decidimos não visitar este parque e seguir directamente para a capital , aliás com muita pena pois era uma oportunidade única…

QUITO é mais uma mega-metrópole sul-americana , cidade extraordinariamente grande e que se divide em CIDADE-NOVA e CIDADE-VELHA ; tínhamos 5 locais possíveis onde ficar , copiados de sites de viajantes que já tinham visitado estas paragens ; ”atacámos” o primeiro local , o parking do hotel SAVOY INN de 4 estrelas onde vários overlanders já tinham estado , e em boa hora o fizemos pois o espaço é amplo , fechado , internet à borla , electricidade e água …………………que mais se pode desejar por us$ 12 / dia ????? É claro que se eles fossem ”malta porreira” podiam muito bem incluir o pequeno-almoço buffet , mas enfim…… .

A electricidade no EQUADOR ( aliás a partir deste país para norte ) é toda 110V  60Hz mas isso para nós não é problema ao ligarmos a AC à corrente pois adquirimos um transformador potente de 5.000 W de 110/220/110 V em estado semi-novo no RIO DE JANEIRO ( mais uma vez com a preciosa colaboração do caríssimo JOSÉ FERRARI ) por um preço deveras convidativo , de tal modo convidativo que eu até desconfiei se ele estava em boas condições de funcionamento- – – – – – – – – – –  ESTAVA !!! Estamos portanto devidamente servidos até chegarmos ao ………………….ALASKA !!!!!!!!!!

 

Infelizmente o vulcão estava bastante coberto de nuvens baixas , não sendo pois possível obter boas fotos ; o melhor que se conseguiu do COTOPAXI foi isto , mas mesmo assim dá para ver parte das neves eternas típicas deste vulcão :

 

 

DSCN4800

 

 

DSCN4802

 

 

Como referi anteriormente , QUITO é uma mega-metrópole , tem quase 3 milhões de habitantes e é a capital mais elevada do mundo , com 2.850 metros !!!

Ficámos instalados na parte nova da cidade , a qual tem centros comerciais fabulosos , lojas fantásticas ( algumas nem sequer existem em Portugal……, TIFFANY’S , BULOVA, etc, etc ) mas o centro histórico obviamente está situado na cidade velha , montes de igrejas , catedral , basílica , etc ; é uma cidade com enormes desníveis , subidas incrivelmente  inclinadas e descidas vertiginosas , enfim , a pobre da VESPA não deu conta do recado em várias ocasiões  = SUBIDAS ÍNGREMES , e lá teve a Marilia que descer da ”burra” e subir esta ou aquela rua a pé , pois com os 2 montados a mota  nem sequer se mexia……………

 

 

Algumas fotos de QUITO :

 

DSCN4830

 

 

DSCN4834

 

 

DSCN4837

 

 

DSCN4842

 

 

DSCN4824

 

DSCN4825

 

DSCN4836

 

DSCN4838

 

 

 

DSCN4847

 

IMG_3025

 

IMG_3026

 

IMG_3027

 

QUITO tem igrejas muito bonitas , destacam-se particularmente a CATEDRAL , a BASÍLICA , a igreja da COMPANHIA DE JESUS , a igreja e convento de S. FRANCISCO ; algumas fotos :

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (29)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (28)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (52)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (25)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (24)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (18)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (15)

 

A BASÍLICA É GIGANTESCA , TEM CERCA DE 150 METROS DE COMPRIMENTO.....

A BASÍLICA É GIGANTESCA , TEM CERCA DE 150 METROS DE COMPRIMENTO…..

 

ESTILO GÓTICO

ESTILO GÓTICO

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (5)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (36)

 

OS BELOS VITRAIS SÃO ÀS LARGAS DEZENAS....

OS BELOS VITRAIS SÃO ÀS LARGAS DEZENAS….

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (14)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (12)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (10)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (46)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (50)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (40)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (45)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (49)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (60)

 

BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL (59)

 

Esta BASÍLICA ensombra completamente a CATEDRAL METROPOLITANA , esta fica  a parecer quase insignificante ….; infelizmente perdeu-se a foto principal da fachada , mostro nesta primeira foto parte da fachada , por detrás do monumento :

 

DSCN4841

 

catedral metropolitana (2)

 

catedral metropolitana (5)

 

catedral metropolitana (6)

 

catedral metropolitana (12)

 

catedral metropolitana (4)

 

catedral metropolitana (1)

 

Mas para os equatorianos ,  a igreja mais nobre e mais emblemática parece ser a IGREJA DA COMPANHIA DE JESUS , da qual apenas vos mostro um par de fotos do exterior :

 

igreja companhia de jesus (1)

 

igreja companhia de jesus (3)

 

igreja companhia de jesus (4)

 

Uma igreja de que gostámos imenso foi a IGREJA – CONVENTO DE SÃO FRANCISCO , muito , muito bonita ; como se pode ver por algumas fotos , esta igreja está ”inundada” com ornamentações em prata maciça !!!

 

igreja convento s. francisco (15)

 

igreja convento s. francisco (17)

 

igreja convento s. francisco (11)

 

igreja convento s. francisco (8)

 

igreja convento s. francisco (7)

 

igreja convento s. francisco (6)

 

igreja convento s. francisco (5)

 

igreja convento s. francisco (3)

 

igreja convento s. francisco (2)

 

E finalmente , uma outra igreja que igualmente visitámos , também a achámos muito bonita : IGREJA DO SACRÁRIO 

 

 

 

igreja sacrário

 

igreja sacrário (1)

 

igreja sacrário (2)

 

igreja sacrário (3)

 

QUITO tem um par de dezenas de igrejas , os equatorianos são extremamente católicos e devotos ; obviamente não as podíamos visitar todas pelo que a escolha recaiu nas principais e mais conhecidas , lemos os guias e livros , perguntámos e…………visitámos !

Mudando de tema , realizámos um belo passeio no teleférico de QUITO , que nos levou dos 2.850 metros de altitude até aos ”obscenos” ……………. 4.050 metros , onde respirar já cansa………..mas as fabulosas vistas da enorme cidade compensam o esforço !!!! Mas,mais uma vez , vi-me aflito para respirar ……

 

DSCN4915

 

DSCN4918

 

DSCN4919

 

DSCN4920

 

DSCN4923

 

felizes por já estarmos a mais de meio da viagem !!!

felizes por já estarmos a meio da viagem !!!

 

A propósito de ”MEIO” , não é que fomos por os pés no…………………………………………………………MEIO DO MUNDO ??????

Pois é , a linha do EQUADOR passa a uns escassos 20 kms de QUITO e seria quase pecado não darmos lá um salto ; algo que aprendi foi o facto de a ”linha” do EQUADOR  não ser exactamente uma linha mas sim uma faixa com cerca de 5 km de largura que divide o globo terrestre em dois hemisférios !!!!

Ficam as fotos para a posteridade !!!

 

DSCN4939

 

DSCN4940

 

um pé em cada hemisfério.....

um pé em cada hemisfério…..

 

DSCN4950

 

DSCN4956

 

DSCN4960

 

DSCN4961

 

DSCN4970

 

DSCN4971

 

DSCN4969

 

a Marilia fez questão que eu também aparecesse com o meu ''sombrero''.....

a Marilia fez questão que eu também aparecesse com o meu ”sombrero”…..

 

Saídos de QUITO e da ”METADE DO MUNDO” foi a vez de continuarmos para norte e passarmos um par de dias em IBARRA , agradável cidade ; ficámos instalados à beira do conhecido LAGO YAHUARCOCHA num camping ( verdadeiro camping ), local de paragem de inúmeros viajantes estrangeiros que percorrem o continente americano ; este agradável camping é de um alemão que aqui construiu um camping  ”à la europeia”  ou seja , como deve ser ; e não abusou nos preços pois cobra us$ 5 /pessoa com duches,electricidade,internet ( fraca ) e água ; estavam no camping 3 camiões alemães , 1 camião brasileiro , 2 AC francesas , 1 AC chilena e………..NÓS !!!

Segundo ele , fomos os primeiros portugueses a pernoitar lá…..; a razão pela qual temos ficado no último par de meses mais frequentemente em campings ( quando os há !!! ) é que o nosso frigorífico deixou de trabalhar a gás , apenas trabalha a 12V e a 220V , há qualquer problema electrónico com o isqueiro.

Por último seguiu-se a cidade quase fronteiriça com a COLÔMBIA , chamada TULCAN , conhecida sobretudo pelo seu curioso CEMITÉRIO , ora vejam porquê…….( APENAS TRÊS JARDINEIROS FAZEM ESTAS MARAVILHAS E HÁ CENTENAS DELAS POR TODO O VASTO CEMITÉRIO…..) :

 

CEMITÉRIO DE TULCAN (7)

 

CEMITÉRIO DE TULCAN (6)

 

CEMITÉRIO DE TULCAN (2)

 

 

CEMITÉRIO DE TULCAN (14)

 

CEMITÉRIO DE TULCAN (1)

 

CEMITÉRIO DE TULCAN (13)

 

Bom , por agora já chega até porque está na hora de passarmos para outro país , a COLÔMBIA ——-; vamos a ver se as maravilhas que contam deste país sempre são verdade !!!

 

I  N  T  É !!!

 

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



8 comentários para “O MEIO DO MUNDO……”

  1. F.Ramos diz:

    Olá companheiros David e Marília
    Como sempre belas fotos de Cidades, Igrejas e montanhas que também a nós nos “falta o ar”, não pela altitude mas porque ficamos deslumbrados pela beleza das fotos.
    Gostei da vossa imagem no meio do Mundo
    Votos de muita saúde e continuação de boa viagem.

    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá ramos !
      ainda bem que continua a gostar de nos ler.
      obrigado pelos seus votos e um abraço
      david+marilia

  2. Caros Estrelas,

    É sempre um prazer ler as v/ crónicas e uma acrescida aprendizagem sobre povos e culturas. Esta v/ viagem é bem a comprovação do ditado popular: «Quem não estuda e quer saber, ou passeia ou sabe ler!».
    As fotos de Quito tiradas aos 4050 metros são de cortar a respiração. Parabéns!
    Também gostei do pormenor da «metade do mundo».
    Continuação de excelente viagem e abraço do CG

    • admin diz:

      estimado c.g.
      obrigado por mais um comentário e pelo ditado que eu não conhecia e achei piada…
      um abraço
      david+marilia

  3. Jose Ferrari diz:

    Olá queridos amigos.
    Despois de algum tempo longe desse maravilhoso espaço, estou de volta.
    A fantástica e corajosa viagem continua a nos deixar hipnotizados e bem informados.
    Eu não fazia a mínima ideia que o equador era tão atrativo turisticamente, adorei !!!
    O conversor funcionou…. que bom,tudo dando certo.
    A Marilia precisa aprender a pilotar a motinha. Na próxima ladeira você sobe caminhando.
    Saudades de vocês.
    Beijos e abraços
    Jô, Jor & Joaca.

    • admin diz:

      olá josé !
      é bom ter-te de volta às nossas páginas.
      nós também ficámos surpreendidos com o ecuador , em vários aspectos ; é dos tais países onde apetece voltar.
      a marília NUNCA irá aprender a pilotar a mota : tem medo !
      um abraço para ti e beijos ….ao ”pessoal” !
      v~e se convences a ”tua mais que tudo” a engordar um pouco….
      david+marilia

  4. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia
    Continuo a admirar a qualidade das vossas fotos de interior. Dão para ver todos os pormenores da riqueza dos monumentos dos paises por onte têm passado.
    Interessante também a reportagem sobre a “linha” do Equador!
    Continuação de boa viagem, desta vez até à Colômbia!
    Um abraço
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      obrigado pelo comentário.
      a máquina nikon e suas lentes ajudam muito à qualidade das fotos….
      um abraço ”sitiado”
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks