O QUE NOS CHOCA NO JAPÃO…….

Para variar dos posts sobre a nossa próxima aventura , decidi relembrar um pouco da nossa maravilhosa viagem ao JAPÃO e escrever um post sobre as principais coisas que chocam os ocidentais quando visitam o ”país do sol nascente” :  ( este post é dedicado a ABIGAIL CALLEJA do MÉXICO )

Ainda hoje , passados quase 2 anos , quase nos custa a crer que atravessámos metade da EUROPA , toda a RÚSSIA de uma ponta a outra , andámos pela MONGÓLIA , percorremos a COREIA DO SUL e andámos mais de 1 mês às voltas no JAPÃO , tudo com esta mesma autocaravana com que partiremos ainda este ano para a nossa maior aventura ,QUE MARAVILHA DE AVENTURA = IRREPETÍVEL !!!!!! mas vamos a um post diferente e ………….. instrutivo !!!

O QUE MAIS CHOCA OS OCIDENTAIS QUANDO VISITAM O JAPÃO , AS COISAS QUE REALMENTE NOS DEIXAM INCRÉDULOS :

a) O NÚMERO 4 , ou melhor dizendo ……. a falta dele !!! É verdade , é quase impossível ver no Japão este algarismo , quer em portas , quer em elevadores , quer em quartos de hotéis , quer em andares de prédios , onde quer que seja ……………….. ; e porquê , perguntarão os meus caros amigos ????? É simples : foneticamente , quando se diz ”4” em japonês , tal soa igual a ”morte” pelo que tal algarismo é invariavelmente evitado o mais possível – – – – – – – – – – – não fossem os orientais super-ultra supersticiosos !!! Mas , sinceramente , não se riam pois ……. nós fazemos quase a mesma coisa com o número 13 !!!!!!!!!…………..

b) ASSOAR O NARIZ EM PÚBLICO : é verdade meus caros , se um dia forem ao JAPÃO não se admirem se virem ”n” pessoas na rua a fungarem a torto e a direito , na medida em que , em 1º lugar uma pessoa assoar-se em público é uma enormíssima falta de educação e um acto sujo , e em 2º lugar …………… andar com um lenço no bolso ………. é super nojento ( para eles, claro ! ) ; assim , fungam e fungam …. e fungam até mais não , e quando já não dá para engolir mais ranho , aí têm de ir a um qualquer recanto discreto ……. para se assoarem !!!! Estranho não é ???……………

c) COMER E ANDAR : estranhámos bastante não ver NINGUÉM a andar e comer ao mesmo tempo ( algo tão normal no mundo ocidental… ), embora as bancas de comes-e-bebes sejam muito abundantes ; mas eles não comem em andamento, comem junto às bancas mas nunca em andamento , é considerado uma grande falta de educação ; em andamento pode-se beber , daí a infindável quantidade de máquinas de venda automática de bebidas de toda a espécie , mas comer…..NUNCA !!! Mas há uma excepção : os gelados , esses sim , podem ser comidos em andamento !!! Agora compreendemos a razão de nunca termos visto máquinas automáticas de venda de alimentos sólidos…….Vamos lá tentar compreender aqueles caramelos……..!!!!!!……..!!!!!!!

d) GORJETAS : é algo insultuoso dar uma gorjeta no JAPÃO , seja onde for !!! Se por acaso desconhecemos e deixamos uns trocos na pequena bandeja onde veio a conta da refeição , lá vêm eles atrás de nós aflitos para devolver a quantia que está a mais e a qual deixámos na bandeja com a melhor das intenções ….. às vezes quase parece que saímos apressadamente do restaurante sem pagar , tal a aflição com que somos abordados ….. !!! (o dinheiro NUNCA se dá directamente de mão para mão…..) ESTRANHO NÃO É ??????

e) OSHIYAS : esta palavra em japonês denomina aqueles gentis empregados do metropolitano que , nas horas de ponta e nas estações mais movimentadas , fazem o estranho trabalho de EMPURRAR E COMPRIMIR as pessoas para o interior das carruagens afim de que as portas possam ser fechadas ……….. !!!!! ESTRANHA FORMA DE VIDA…….!!!!!! Escusado dizer que , além de um impecável uniforme , usam um elegante chapéu e imaculadas luvas brancas……..

f) CABEÇAS NOS OMBROS : bom , esta realmente só vista ! Na medida em que os homens trabalham longas horas e as distâncias entre o local de trabalho e casa são por vezes incrivelmente grandes , nos comboios e metro o cansaço aperta e é NORMAL E ACEITÁVEL que uma pessoa se deixe adormecer e encoste a sua cabeça no ombro do ………. vizinho !!! Tal prática pode acontecer a um qualquer turista também………………………….ÀS VEZES É ENTERNECEDOR VER TANTAS CABEÇAS EM TANTOS OMBROS !!!…………….

g) CHINELOS E PANTUFAS : se forem ao JAPÃO , não estranhem ter que tirar os sapatos quando entram numa residência particular ( aconteceu-nos a nós….) mas não devem igualmente estranhar se o tiverem de fazer num restaurante tradicional ( também nos aconteceu……) , num templo ou num museu : para isso é que os chinelos e pantufas são disponibilizados !!!

h) SERVIR-SE : é de muito má educação o próprio servir-se da bebida ( vinho ou saké ou mesmo água ) à mesa quando se está com outrem….; o mais estranho é que pode servir os outros mas ………………. nunca a si mesmo : aconteceu-nos a nós – – – – – – – – – – – MAS NÃO SABÍAMOS QUE ERA MÁ EDUCAÇÃO  !!! ESTRANHA FORMA DE VIDA !!!

i) HOTÉIS CÁPSULA : desta vez não usei , mas já tinha experimentado há muitos anos atrás e detestei ; são ”hotéis” em que os ”quartos” são nada mais nada menos do que cápsulas tipo ……… caixões onde nos estendemos para dormir , com luz e tv ( quase junto à cara !! ) e que nem dá para nos sentarmos na ”cama” : QUEM SOFRER DE CLAUSTROFOBIA ……… ESQUEÇA !!!!! Mas é a forma mais económica de dormir no dispendioso JAPÃO……..; um nosso quarto normal levará mais ou menos 20 a 25 cápsulas …. as quais normalmente medem 2.50m de comprimento por 0.90m de largura e 0.90m de altura !!! AUTÊNTICOS CAIXÕES !!!………………

j) SORVER MASSA : deixei para último o que verdadeiramente mais nos impressionou ; para eles , a massa ( qualquer dos muitos tipos que usam ) apenas sabe bem se for sorvida sofregamente e com MUITO BARULHO ; agora imagine-se um restaurante com um par de dezenas de mesas e os respectivos comensais a comerem massa : INCRÍVEL BARULHO INFERNAL o qual ocasiona que percamos de imediato a vontade de comer !!!!!!!!!!!!! A explicação deles é simples…………..mas não convincente : a massa é sempre servida extremamente quente e sorvendo-a ruidosamente ajuda a arrefecer e a não queimar as vias respiratórias , e como o tempo para comer é muito pouco …..há que comer rapidamente !!!!! Mais ainda : foi-nos dito que sorver ruidosamente é sinal de ……………. boa educação !!! QUE DIZER ????????????? OUTROS HÁBITOS !!!

A imagem colada a este post mostra a mulher e a filha do nosso prezado amigo AKIRA , na casa deles ; ah ! e já agora , mostra igualmente parte do nosso açucareiro da AC …!

SERÁ QUE HÁ PACIÊNCIA PARA ESTES CARAMELOS ???????????

VAMOS MAS É VOLTAR PARA AS CRÓNICAS ………… ”AMERICANAS” ………. !!! A NOSSA PRÓXIMA MACRO-VIAGEM PELAS AMÉRICAS APROXIMA-SE A PASSOS …….. LARGOS !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



6 comentários para “O QUE NOS CHOCA NO JAPÃO…….”

  1. João Firmino diz:

    Olá, David e Marília

    Imperdível a vossa descrição sobre os JAP´s! Até nos faz rir! Mas tenho uma dúvida: Que algarismo ou -ou falta dele- aparece nos elevadores, nas portas de casa e… nas datas de nascimento em vez do 4?

    Quanto à imagem… ou não foi incluida ou não consigo ver onde foi “plantada”!

    Cá fico à espera de mais prosas!

    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá joão firmino !
      nos elevadores , ruas , etc do 3 passam para o 5 , afim de evitarem o 4….; nos aniversários, bom aí não há volta a dar-lhe….coitado daquele que nasceu a 4,14 ou 24….
      a imagem (pequena ) está junto ao cabeçalho do post, quando liga o site e aparece o post,aparece igualmente essa pequena imagem , chama-se ”thumbnail”
      um abraço
      david+marilia

  2. José Ricardo diz:

    Olá Estrelas.
    Sim, quase tudo naquele país nos parece estranho, mas eu adoro a cultura deles.
    Esta semana um casal de amigos orientais estiveram na minha casa, ele Coreano ela Japonesa, contudo, eles é que tiveram que se adaptar aos nossos padrões. Foi bem legal.
    Sobre as curiosidades que foram citadas por vocês, eu também fique impressionado quando estive naquele país. A tecnologia é tão grande que já chegou até nos banheiros, onde é possível entrar e fazer as necessidades sem sequer tocar em nada.
    Abacos meu amigos e ate breve.
    José

    • admin diz:

      olá josé !
      pois é , definitivamente eles são diferentes !!!
      essa das sanitas para mim também é o máximo , quando não conhecemos até pensamos que é complicado , que pode não limpar tudo , isto e aquilo , mas quando experimentamos sem dúvida que todos concordam que aquilo é….eficaz !
      um abraço
      david+marilia

  3. Fernanda diz:

    Esta é em minha opinião a melhor parte de uma viagem, ver as diferenças culturais é encantador!
    Minha primeira viajem para fora do Brasil foi ao Egito, um choque enorme mesmo tendo me preparado para assédios masculinos, não usei braços, ombros ou pernas de fora em momento algum e ainda me surpreendí!
    Um dia ainda irei ao Japão!

    • admin diz:

      olá fernanda !
      obrigado por comentar ; realmente o egipto não é um país fácil para se visitar quando não se tem experiência de viagens , mas…….há pior !
      continue a acompanhar-nos
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks