OS RECEIOS E OS MEDOS

Chegada a QUETTA depois de mil e um sustos na estrada,onde alguns receios se iam transformando em medos à medida em que o

AFEGANISTÃO se ia aproximando e a obrigatória escolta policial e/ou militar dentro da AC se mostrava mais e mais atenta ao exterior; a cada 20 ou 30 km mudava o polícia ou o militar que viajava connosco,sempre com a sua inseparável KHALASHNIKOV nas mãos; punha-nos mais apreensivos quando semi-cerravam os olhos e procuravam não sei o quê no horizonte;depois nada ajudava : a paisagem desértica,a estrada num estado verdadeiramente calamitoso,este ou aquele camião a fazerem tangentes de arrepiar à AC,as bermas da estrada com cerca de 30 ou 40 cm abaixo do pavimento(tombo mais que certo….),os mais que exagerados controles policiais ( desde TAFTAN na fronteira até QUETTA foram…….39 ao todo !!!!!).Em cada controle havia um sebento livro ou caderno,conforme os casos , em que se tinha que preencher  nome,nr passaporte,nr. visto,validade,de onde vem(pergunta absolutamente estúpida pois só há uma ÚNICA ESTRADA!!!) ,para onde vai(outra estúpida….) , nome do pai (esta do pai nunca falha, nos países islâmicos…..),país de origem,etc,etc; pois o ”je” preencheu os ditos dados 39 vezes,ao fim da 3ª ou 4ª vez eu já punha os dados à balda pois nada era conferido,por exemplo com o passaporte na mão perguntavam : COUNTRY???? eu dizia PORTUGAL,e eles como não fazem a mínima ideia de o que isso é,respondiam : GERMANIA???? eu dizia ok,pronto ,fim da conversa !!! Quase ninguém no sul fala ou sequer arranha inglês,apenas URDU,incompreensível para nós…..

Mentiria se dissesse que não tive medo; realmente estas paragens são EXACTAMENTE como se vê nos filmes sobre o IRAQUE ou sobre o AFEGANISTÃO,as vestes,as sandálias,a sujidade nos corpos,o ar abrutalhado que apresentam,as ARMAS,a miséria ou extrema pobreza latente em todo o lado,enfim,não nos sentimos minimamente confortáveis e  ,não fora a imperiosa necessidade de atravessar este país…….PLEASE,quem é que me apanharia aqui ?????

A parte mais perigosa da viagem está para trás,a partir de QUETTA vamos flectir para sul e sudeste,depois para norte em direcção a LAHORE; por mais que se estranhe ,o grande perigo segundo me explicaram com alguns detalhes provém dos contrabandistas de ópio,que o vão buscar constantemente ao vizinho AFEGANISTÃO ; ora acontece que quando algum dos ”manda-chuva do negócio” é preso,vai de raptar estrangeiro e pedir elevado resgate para das duas uma ou se compra as autoridades com elevado valor que detêm o preso,ou se troca o preso pelos estrangeiros raptados……..A ESCOLHA NÃO É COMPLICADA !!!! O último caso aconteceu há cerca de 2 anos com um casal de franceses pelos quais o GOVERNO FRANCÊS pagou um milhão de dólares; já aconteceu com belgas,com um japonês que esteve raptado vários meses,etc.A droga pelo seu alto valor envolve sofisticação que muitas vezes ultrapassa a nossa imaginação : treinam camelos de uma forma extremamente simples e eficaz para fazerem  certo trilhos inacessíveis ao homem,sendo que os camelos levam o ópio escondido em certa quantidade em aberturas feitas cirurgicamente nas bossas etc,chegados ao seu destino as costuras são novamente abertas e a droga é retirada…..; a mesma coisa fazem com burros,daí agora compreendermos por que é que se vêm tantos cadáveres destes animais ao longo da estrada……..

As paisagens não poderiam ser mais inóspidas e desoladoras,nem no IRÃO vimos algo parecido- – – – – – – parece realmente outro planeta !!!Tenho montes de fotos e vídeos mas não tenho tempo de as inserir pois amanhã são mais 500 km e quanto mais depressa sairmos deste país mais gozaremos a viagem……..

Há muitas estórias engraçadas para contar ,neste momento não há é tempo………………………..mas haverá !!!!!Como por exemplo,desde que passámos a fronteira do IRÃO  e entrámos fisicamente no PAQUISTÃO o medo que eles próprios têm que um estrangeiro seja raptado leva-os ao ridículo de mesmo dentro do enorme perímetro do espaço fronteiriço,de guichet para guichet às vezes distante 50 ou 60 metros,dizem-nos com um ar solene : PLEASE WAIT FOR YOUR ESCORT……….(não se dá 1 passo sem um polícia ao lado) ; mas O MAIS ENGRAÇADO VEM AGORA : CERCA DE 130 KM ANTES DE QUETTA E EXACTAMENTE QUANDO SE ESTÁ MAIS PERTO FISICAMENTE DO AFEGANISTÃO ( chega a estar a uns simples 25-30 km ) ………………………………..ACABARAM-SE AS ESCOLTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É um ver se te avias,desenrasca-te sózinho se queres e………foi isso que fizémos,até QUETTA!!!!!!!!!!!!!!!INTÉ !!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



2 comentários para “OS RECEIOS E OS MEDOS”

  1. estrela diz:

    Este parágrafo incompleto está a deixar-me nervosa. Desejo que esteja tudo bem. Logo que seja possível, diz qualquer coisa.

    Beijinhos

  2. Helia e Júlio diz:

    e….. esperamos o melhor. Continuação de bem estar.

Trackbacks/Pingbacks