OS STATES VISTOS POR UM EUROPEU……..

HÁ IMENSAS COISAS QUE  NÓS ( EUROPEUS ) ACHAMOS ESTRANHO E ATÉ BIZARRO NOS E. U. A.  E QUE  JAMAIS COMPREENDEREMOS OU ACEITAREMOS…………. ; VEJAM ALGUNS EXEMPLOS :

1) O CUMPRIMENTO : ”HOW ARE YOU TODAY ??? ” é um cumprimento normal / diário e não uma pergunta ; se por acaso respondemos que a nossa saúde vai andando menos mal , as finanças podiam estar melhor se não fossem os impostos elevados , a política continua um nojo , etc,etc estamos sujeitos a um enorme e monótono monólogo além de uma enorme perda de tempo , pois o nosso interlocutor não está minimamente interessado em saber………………”how we are today”……..!!!!!!

 Assim como não nos podemos melindrar por apenas recebermos um singelo e estridente ”HI” sempre que encaramos alguém…………. é normal e recorrente em todas as camadas sociais, mais vulgar até do que o ”how are you today” !!!

Invariavelmente , mesmo que estejamos …………………às portas da morte , a resposta é sempre …..”FINE, THANK YOU”

2) CUBOS DE GELO : não importa se o que vamos beber já está por acaso bem frio , em qualquer bebida que peçamos , dentro do copo a relação entre o líquido e o gelo lá colocado é sempre de 30% e 70 % respectivamente !!! Ou seja , mal começamos a bebericar………..já a bebida se nos terminou !

Se por acaso pedimos ”pouco gelo , s.f.f. ”  são capazes eventualmente de por menos 1 cubo de gelo…..

3) RECARGAS GRÁTIS : se acontece comermos num ”DINER” (espécie de snack-bar ) onde muitas vezes as recargas das bebidas são grátis , ainda a nossa bebida está a meio , já nos estão a encher o copo…….; assim como , ainda a nossa taça de café está a meio e já a empregada chegou à nossa mesa para a encher !!! Não nos largam com pretensas simpatias , sempre à cata da gorjeta !!!

4) QUANTIDADES EXAGERADAS : não importa o tamanho do nosso corpo , em geral a dose de comida que nos servem dá sempre para pelo menos 2 pessoas ou até 3 !!!

Não é de estranhar pois o generalizado uso da ”DOGGY BAG ” por mais sofisticado que seja o restaurante …..

5) COMBINAÇÃO DE COMIDAS : muitas vezes ficamos ( como europeus ) algo chocados com alguns menus : ”bacon com xarope doce”…………..”gelado com refrigerante”…………sandes de alface ???, etc, etc, etc

6) GORJETAS : estranho ser o cliente praticamente a pagar os ordenados dos empregados de mesa com as exageradas gratificações que nos ”impõem ” nas contas , independentemente da qualidade do serviço prestado !!! Está na moda hoje em dia acrescentarem automaticamente no mínimo 15% na despesa final ……!!! UM ABUSO !!!

Chegam ao exagero de acrescentar 20 e 25% sobre o que consumimos e quando não pagamos lá vem o insulto barato e algo discreto , acompanhado de olhares furiosos !……

7) ESPECIFICAÇÕES NAS COMIDAS : por mais simples que seja o nosso pedido , há sempre ( exagerando….) 500 perguntas que nos fazem ; se é uma simples sandes , enumeram as 10 qualidades de pão disponíveis , os 20 recheios possíveis , os 30 molhos disponíveis e finalmente os 40 acompanhamentos existentes !!!!!!!!!!!!!!!

8) IMPOSTO LOCAL : o preço do artigo que vemos exposto nunca em caso algum será o preço que iremos pagar !!! há que acrescentar sempre o imposto local , o qual varia de estado para estado !

É claro que quando efectuamos uma compra de 10 ou 12 artigos , quando vamos pagar à caixa , a surpresa é desagradável pois raramente fazemos a conta ao imposto quando escolhemos o artigo !

9) MOEDAS : se não nos habituamos rapidamente às denominações das moedas que usam ( PENNY , NICKEL , DIME , QUARTER , respectivamente 1,5,10,25 cêntimos )) então a confusão é grande pois  eles praticamente não mencionam o valor de cada moeda…..mas sim os supracitados nomes.

10) AR CONDICIONADO : um verdadeiro suplício pois nunca nos habituaremos a entrar numa loja num dia de calor e ………..ficarmos enregelados , assim como ficarmos encharcados em suor quando no inverno , e num dia muito frio , entrarmos numa qualquer loja e o calor é insuportável !!!

Eles simplesmente estão habituados a estes exageros…..e nunca irão aprender a regular as temperaturas convenientemente !

11) MEDIDAS : quando é que eles se convencem que ”1 pé” já não é uma medida civilizadamente actual ???? ou que as ”jardas” já não se usam ???? e tão pouco os ”galões” ??? e que os graus FAHRENHITE causam confusão em todo o lado !!!

12) DINHEIRO VIVO : nós europeus nunca iremos compreender a razão de se usar um cartão de débito ou  crédito para comprar umas pastilhas elásticas …… ; nos STATES usar dinheiro vivo quase só para comprar droga !!!

13) OPÇÕES DE COMPRA : por que é que quando vamos a um supermercado temos de perder 20 minutos num corredor com incontáveis prateleiras com ”n” qualidades de leite ???  E outros 20 minutos num outro corredor com 60 qualidades de batatas fritas ??? E mais 20 minutos noutro corredor com 80 qualidades de refrigerantes ( com gás …… ) ??? E assim por diante……

14 ) IDADE PARA CONSUMIR ÁLCOOL : por mais ridículo que pareça , nos STATES é de 21 anos !!!!!!!

MAS AOS 16 ANOS JÁ PODEM ( em vários estados ) COMPRAR UMA ARMA LIVREMENTE , com essa idade já podem conduzir carros ( em vários estados ) e aos 18 anos já podem combater nas FORÇAS ARMADAS ………………… MAS BEBER ÁLCOOL É QUE NÃO – – – – – – nem uma simples cerveja  !!!!!!! FALSO PURITANISMO !!!

15) BEBER NA RUA : algo vulgar para nós , quer seja à porta de uma discoteca , à porta de nossa casa ou uma cerveja no jardim público em dia de calor , etc mas nos STATES tal acto é altamente penalizado , com direito a cadeia ……… além da respectiva multa , ida a tribunal , etc,etc !!! Mas , mais uma vez , entra em acção o falso puritanismo americano pois , se a cerveja que acabámos de comprar estiver dentro de um saco de papel , ou seja , se não for perfeitamente visível que estamos a consumir uma cerveja na rua …………….então a Polícia não chateia !!!! RIDÍCULO ATÉ MAIS NÃO !!!!!!!!!!!!

16) FÉRIAS : choca-nos o facto de a maioria da classe trabalhadora não ter direito a férias pagas , apenas após vários anos na mesma empresa , uns míseros 8-10 dias…….. CAPITALISMO ao mais alto grau !!!

17) ARMAS : capítulo complexo  mas realmente o que nos faz mais confusão no meio de toda a paranóia sobre armas é o facto de as leis variarem imenso de estado para estado , as restrições diferem imenso ! Como mero exemplo : se nalguns estados há realmente algum controle na compra de uma arma com o registo do comprador , um período de espera de 1 a 2 semanas para se verificar o perfil do comprador , investigação junto do departamento A.T.F. , etc,etc , há outros estados (como por exemplo MAINE ou ALASKA ) nos quais comprar uma arma ( até pode ser uma automática tipo G-3 ou uma perigosa AK-47 ) é exactamente igual a comprar uma COCA-COLA ou uma pastilha elástica : não há qualquer tipo de controle !!!

Coisas que nos chocam ?????? IMENSAS , muitas mais do que as que descrevemos…..!!!!!! Coisas que nos maravilham ??? IMENSAS , muitas mais do que as que visitámos…. !!! HÁ QUE VISITAR O PAÍS E CADA UM TIRA AS SUAS CONCLUSÕES ………………

Avise-me por email sobre novas publicações !



14 comentários para “OS STATES VISTOS POR UM EUROPEU……..”

  1. João Pedro Bizarro diz:

    Olá boa noite
    Confesso que já estava com saudades dos vossos posts.
    Obrigado por mais uma aula sobre este país (que é um continente) excêntrico.
    Um abraço
    João Pedro Bizarro

    • admin diz:

      olá bizarro !
      obrigado pelo comentário.
      não acredite que vai ter MUITOS posts para ler nos próximos meses……estamos de férias !!!
      um abraço
      david+marilia

  2. Cisfranco diz:

    Caros amigos
    Obrigado por mais este saber de experiência feito.
    Abraço

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      uma vez mais , estamos agradecidos com a sua dedicação ao nosso site.
      um abraço
      david+marilia

  3. Joao Firmino diz:

    Olá, David e Marilia

    Não estou a pensar ir aos states, mas se fosse, as vossas dicas ajudariam. De qualquer maneira, graças ao vosso post aprendi mais umas coisas, o que é sempre cultura geral!
    Um abraço
    João Firmino

    • admin diz:

      olá firmino !
      pensar ….deve sempre pensar , deve-se sempre lutar por um objectivo ; ainda bem que , se forem um dia necessários , lá estarão as nossas dicas !!!
      bons passeios e obrigado pelo comentário
      david+marilia

  4. Olá David & Marília depois de um longo exílio meio forçado eis que revejo novamente as V/notas sobre a experiência vivida nos E.U.A.. Quero Vos agradecer todos os post que colocaram ao longo de toda a V/aventura sob olhar de pessoas cultas e viajadas que muito ajudam a perceber a realidade de muitos povos que tiveram o privilégio de conhecer.
    As férias são mais que merecidas…mas… ficamos à espera de um livro com as V/viagens a sair no próximo ano de + ou – 400 páginas para dessa forma transmitirem a V/ vivência ao longo desse longo tempo.
    Tudo do Bom para o simpático casal.
    abraço
    alberto abreu

    • admin diz:

      olá alberto !
      esperamos bem que a ausência não tenha sido causada por motivos de saúde….; ainda bem que o temos de volta!
      nós é que agradecemos a sua fidelidade , os posts não são os mesmos = não têm o mesmo significado se não tiverem algum ”feedback” dos leitores , infelizmente a esmagadora maioria dos leitores não consegue compreender uma coisa tão simples…..
      quanto ao livro…….creio que não , como já referi anteriormente , já há demasiados escritores no mercado…..!!! mas …obrigado de qualquer forma !
      um abraço
      david+marilia

  5. Rute Norte diz:

    Olá David & Marília,
    Conheci-vos há pouco tempo – através do vosso website – e fiquei logo vossa fã. Espero seguir-vos as passadas! Espero um dia conseguir conhecer tantos destinos como vocês conhecem!
    Estão agora de férias, muito bem 🙂
    Permitam-me enviar-vos o meu novo website. Estou a estrear-me nestas coisas da net. Pode ser que tenham paciência para espreitá-lo e que gostem:

    http://www.rutenorte.com

    Obrigada e muitas felicitações para ambos!
    Rute Norte

    • admin diz:

      olá rute !
      muito obrigado por comentar ; dei uma vista de olhos ao seu site e francamente ….gostei ! pena que os textos sejam tão reduzidos contudo as fotos são de muito boa qualidade !
      estou seguro que por este andar nos irá ultrapassar em número de países visitados , assim o espero !
      um abraço
      david+marilia

      • Rute Norte diz:

        Obrigada, fico muito contente que tenham gostado 🙂
        Os textos entretanto vão aumentando… 🙂 Se espreitarem agora, já há mais alguns! Todos os dias úteis sai uma crónica nova.

        Sinceramente não sei se alguma vez conseguirei ultrapassar-vos em número de países visitados… Lol! É uma missão difícil!! Vou esforçar-me pelo menos para ficar equivalente!! :)))

        • admin diz:

          olá rute !
          pois é , fica logo com um outro aspecto…..
          espero que um dia nos ultrapasse em número e sobretudo ESPECIFICIDADE em países visitados ; quando se visita um país há que o conhecer (se possível ) algo mais do que superficialmente….
          saúde e um abraço
          david+marilia

  6. Jose Ferrari diz:

    Oi amigos.
    Que bom passar aqui e ler esse artigo.Impressões mais que perfeitas sobre os states.
    Tudo muito intrigante, eles são realmente doidos.
    Estão curtindo muito a querida Lisboa?
    A estrelita esta em revisão?
    Aqui estamos todos bem.
    A grande novidade é que o Bruno está vivendo conosco. Estou muito feliz tendo meus dois filhotes juntos. Joaquin tem estranhado um pouco a presença do irmãozão. Agora ele bate palminha para tudo e adora brincar de carrinho, já de bola não chega nem perto ou seja, a chance de nos tornarmos ricos e famosos se foi, kkkk
    Forte abraço

    • admin diz:

      olá querido amigo !
      continuamos a descansar e nos intervalos …….vamos pré-planeando as próximas férias ….!!!!!!!
      acabei de ler as últimas sobre os bandidos no rio , essa de raptarem um médico no hospital para ele ir operar um bandido algures é demais…….só no brasil !!!!! tarda até que vocês todos vivam mais sossegados……
      pode ser que o joaquin se canse do ”automobilismo” e passe para os ”futebóis”……..a juventude hoje em dia muda depressa….!!!!não percas a esperança…..
      um abração
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks


Escreva o seu comentário