OSLO E AS MONTANHAS

Um só dia e meio chegou e sobrou para ver a insípida OSLO pelo que resolvemos tomar o caminho de BREGEN por estradas sem portagem e secundáriasaliás tão secundárias que a páginas tantas ,apesar do GPS continuar a ”vomitar” instruções , demos connosco em estradas super secundárias e verdadeiramente florestais ; completamente perdidos pois qualquer dos GPS dava indicações contraditórias minuto a minuto , metemos por uma das estradas florestais super estreita e à beira rés-vés dum rio alteroso pelos degelos e fortes correntes ,onde apenas sobravam cerca de 50 ou 60 cm de caminho para cada lado das rodas !! Passadas umas centenas de metros e aparece uma placa em norueguês , onde à mão alguma alma piedosa tinha escrito ”ROAD CLOSED AHEAD ” …………Toca de fazer marcha-atrás com um milhão de cuidados ,eu olhava para os espelhos e para a câmara de marcha-atrás mas pelo canto do olho via a Marilia a mexer os lábios- – – – – – – – – estaria a rezar???? Uma coisa é certa , disse-lhe eu : comigo as viagens jamais são um tédio !!! Lá chegámos a uma pequena estrada de alcatrão onde fomos bater à porta de uma casa pois continuávamos sem ter a mínima ideia por onde seguir……; o homem que abriu falava inglês , aliás como sem exagero 99% da população (até irrita !!!! ) e lá nos explicou que teríamos de ir por ali e por acolá e por acolé até chegarmos a uma estrada ………..menos secundária !!! E eu disse à Marilia : que se lixem as estradas secundárias e as portagens das principais , vamos é tomar o caminho mais conhecido , isto é ou a estrada 7 ou a estrada 40 , e assim o fizémos .

A propósito de estradas , e ontem e hoje percorremos um total de 600 kms , a NORUEGA deixa muito a desejar com a PORCARIA de estradas que apresenta , estou-me a referir obviamente às estradas principais , quer a 40 ou a 7 ou a europeia E-16 : uma vergonha autêntica para o segundo país mais rico da EUROPA , com um nível de vida que deixa uns japoneses,uns americanos ou mesmo uns franceses envergonhados ! O piso em geral é de baixíssima qualidade com fendas muito frequentes e covas acentuadas ,fazendo entornar tudo e mais alguma coisa na AC se não estiver tudo bem arrumado ; a sinalização é bastante deficiente ,por exemplo , é muito raro indicarem o número da estrada , assim podemos andar largas dezenas de kms sem saber qual a estrada onde estamos…….. enfim , esperava MUITÍSSIMO MAIS ………; nós que somos uns pelintras de merda , temos estradas 100 vezes melhores !!! Pode ser que a minha opinião mude pois ainda temos quase 2.000 kms de estradas norueguesas para percorrer mas duvido muito pois quanto mais para norte pior é , creio eu ! Se foi até agora esta vergonha para ligar as duas principais cidades do país , imagino o que será o resto…..; é claro que 95% dos noruegueses se se quiserem deslocar de OSLO a BERGEN ou vice-versa , pura e simplesmente tomam o avião , não estão para se meter em estradas de 3ª…….; hoje bati um recorde pessoal , pois no interior do país ,mais precisamente em GEILO enchi o depósito com o gasóleo mais caro da minha vida : € 2.05/litro…….NO COMMENTS !!!

GEILO ,onde pernoitámos a noite passada , é uma conhecida estância de ski neste país , e havia neve para dar e vender ; aliás nevou  esta manhã quando iniciámos a viagem para BERGEN , através de sucessivas montanhas cobertas de neve


Percorremos um par de centenas de kms em montanhas cobertas de neve, aliás foi outro recorde pois nenhum de nós tinha alguma vez andado tantos kms rodeados de neve por todo o lado , tantas horas seguidas em movimento  a ver neve……..; aqui e acolá casas dispersas ,quase todas de madeira e um autêntico mistério : não sendo sequer aldeias ,pois as casas são demasiado dispersas e isoladas , não havendo absolutamente nenhuma indústria e /ou comércio LARGAS DEZENAS E DEZENAS DE KMS EM REDOR , não se podendo dedicar à agricultura  , não havendo pastorício ,pergunto eu : DE QUE VIVEM AQUELAS ALMAS TODAS ????? 

Um outro assunto também ”misterioso” : sabemos através de um programa que temos instalado no pc que o número de visitas diárias ao nosso site continua sensivelmente o mesmo , contudo notamos que os comentários que fazem aos nossos posts são mais escassos……………porque será ???? Não importa minimamente , não nos preocupa nada o facto de antes nos terem escrito e agora não o fazerem pois o motivo principal  de escrevermos e publicarmos os posts é a memória futura que perdurará destas viagens portanto…………….que se lixe !!!

OSLO : como já referi anteriormente , vê-se e revê-se no máximo em 2 dias já que os pólos de interesse turistico são realmente escassos portanto para os futuros visitantes : se falharem a visita a OSLO não perdem grande coisa !! A única coisa de que eu me recordava – – – – – -e mal- – – – –  era o teatro nacional , mas enfim , tenho desculpa pois já foi há mais de 40 anos ………….

 

o moderno edifício da ópera

 

o simples e discreto palácio real

 

nobel center

 

a imponente câmara municipal

 

o teatro nacional

 

uma das muitas estátuas de bronze junto ao porto

 

parte do porto

 

há muitas estátuas deste género

 

 

 

 

 

 

 

 

Algo que nos surpreendeu bastante foi ver a enorme quantidade de carros movidos a baterias , existem postos de carregamento das mesmas por todo o lado e são extremamente práticos pois a luz de carregamento azul passa a verde quando a carga está completa….. ; vimos igualmente carros antigos que foram transformados para agora passarem a andar com baterias,ora reparem :

O tão caro dinheiro destes indígenas tem este aspecto :

O frio continua e , claro , quanto mais para norte mais frio apanharemos ; esta noite o termómetro marcava -1.5º mas o edredon de penas que temos chega e sobra para este tipo de temperaturas…. I N T É ! ! ! ! ! ! 

 

 

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



20 comentários para “OSLO E AS MONTANHAS”

  1. Maria Melo diz:

    Companheiros David e Marília:
    Continuo a ler o vosso blog e as vossas aventuras. É sabido que as estradas portuguesas são excelentes, se calhar “mais excelentes” do que seria necessário. Talvez por isso, nos encontremos na situação que todos sabemos, e a Noruega tenha uma situação económica invejável.
    Admiro a neve que as fotografias mostram e que eu nunca tive oportunidade de ver.
    Continuação de boa viagem, com segurança.
    Maria Melo

    • admin diz:

      olá maria melo,
      sabemos que continua a seguir-nos e uma vez mais agradecemos a sua dedicação.
      tem toda a razão quanto às estradas nacionais , foram gastos demasiados milhões , basicamente em proveito das grandes construtoras e grupos económicos ; é claro que a ”obra” ficou feita mas……a que custo???? quem lucrou com tanta auto-estrada???
      um abraço
      david+marilia

  2. F.Ramos diz:

    Boa noite companheiros David e Marília
    Na vossa chegada a Paris, fui o primeiro a felicitar-vos, tenho acompanhado o vosso blog com o relato gastronómico, fotos das cidades e paisagens, para abrir o apetite a muitos de nós, que sonhamos ver tudo ao vivo. Os buracos da estrada, tenta não acertar em todos eheh.
    Um abraço para o outro companheiro e que a AC não tenha mais nenhum problema
    Continuação de boa viagem para ambos
    Abraço
    F.Ramos

    • admin diz:

      sem dúvida que o ramos tem sido assíduo q.b. e obviamente estamos gratos por tal.
      saúde e um abraço
      david+marilia

  3. estrela diz:

    Hum…que neve maravilhosa! Que saudades que tenho dela! Ainda bem que levaram o edredon de penas.
    Olhem, a vossa aventura pela estrada florestal super estreita fez-me lembrar aquelas “maravilhosas” estradas asiáticas onde quase ficaram atolados na última viagem. O bom da história é que estão na europa.
    Quanto às casinhas dispersas e do que podem os seus proprietários viver, tenho uma vaga ideia de ter lido, algures, que vivem do comércio de peles (penso que de ovelhas, raposas…), transformação de madeiras e pescas. Mas não estou bem certa.
    E como está por aí a claridade do dia? Até que horas têm sol?
    Cá vos vamos acompanhando….roidínhos de inveja…

    E não há meio de me sair o euromilhões, caramba!
    Beijocas

    • admin diz:

      não vimos praticamente nehum rebanho ,apenas por 2 vezes alguns carneiros e cabras mas em número reduzido.
      há claridade até cerca das 21h30 mas mais para norte será …….toda a noite !
      não jogues demasiado no euro , quando tem de sair…..sai !! acabei de ler no yahoo uma tipa na virginia/usa a quem saiu a lotaria de 1 milhão de usd DUAS VEZES NO MESMO DIA !!!!!!
      beijos

  4. Luis Almeida diz:

    A aventura continua… De estradas estreitas também já tenho a minha conta.
    Fiquei admirado pela (má) qualidade das estradas norueguesas. Como vocês, estava à espera de melhor.
    Curiosidade: como é que estamos de AC’s aí por essas bandas?
    Abraço.
    Luis Almeida

    • admin diz:

      olá luis almeida,
      também nós estamos desiludidos com estas estradas!
      quanto a AC elas são ”mais que as mães” , resmas, paletes, são às largas centenas e ainda nem sequer estamos na época alta…….VIVAM OS PAÍSES RICOS !!!! vêm-se sobretudo em primeiro lugar noruegueses, depois alemães ,alguns franceses e italianos ,até agora foi o que vimos ; campings são aos milhares ,por todo o lado porque os noruegueses adoram acampar! mas são caros….e é difícil estacionar durante a noite fora dos campings….
      um abraço
      david+marilia

  5. benedita diz:

    Concordo em absoluto quando dizem que o número de visitas ao vosso site continua igual mas os comentários são menos.Mas « falando por mim » a justificação é que nós andamos todos tão deprimidos com a situação actual ,cortes nas pensões e a falta de subsídios que todos os nossos sonhos de poder seguir o vosso exemplo se esvaíram e portanto todos as vossas experiências já de nada nos servirão.No entanto ,alegro-me que vocês ainda possam desfrutar desses sonhos e prazeres ,desejo-vos uma maravilhosa viagem e por favor,não se metam em aventuras muito perigosas nessas estradas cheias de neve e gelo ,pois eu e a minha meia laranja já vivemos essa situação em pleno inverno com 2 dias de bloqueio na Hungria e, nós os sedentários não queremos ficar privados dos vossos posts que sempre nos ajudam a enfrentar melhor o dia-a-dia. SAÚDE E SORTE.

    • admin diz:

      compreendemos perfeitamente benedita , obrigado pela sua explicação plausível ,obrigado por continuar a seguir-nos e obrigado pelas suas simpáticas palavras.
      saúde e sorte para si também .
      um abraço
      david+marilia

  6. Cisfranco diz:

    Olá viajantes!
    Cá vos tenho seguido e sempre com muito interesse e agrado. É uma viagem que também me proporcionam com os maravilhosos relatos. Continuação de boa marcha com bons relatos e fotografias. Não tenho recomendações a fazer porque estamos em presença de verdadeiros experts na matéria que já nos habituaram a sairem-se bem de situações complicadas.
    Gosto dos seus relatos e da maneira como disfruta a vida. Saúde!

    • admin diz:

      muito obrigado pelas simpáticas palavras ; aceitamos de qualquer modo alguns conselhos pois………não somos infalíveis !
      um abraço
      david+marilia

  7. Carlos Pinto diz:

    O tempo acinzentado dessas paragens, não pode fazer baixar o animo “dos Estrelas”.
    É verdade que ficamos mal habituados com as descriçoes “algumas empolgantes”que foram acontecendo ao longo da “epopeia asiática”. Em minha opinião, não vai ser fácil superar esse registo, mas…. dos Estrelas, esperamos tudo !! até uma forma engraçada de provocar reações…..positivas …..que se lixe. Gostei.
    Continuem bem, que isto ainda é o começo.
    Um abraço para o casal de Estrelas

    • admin diz:

      pois é carlos pinto ,tem toda a razão ”isto” não é a ásia e por mais que me esforce não consigo encontrar nenhum motivo de ”humor” para fotografar e publicar…..
      quanto às reações positivas ou não ,enfim há sempre os que reagem e depois há os outros…………………os amorfos ! eu como adoro frontalidade e sempre me habituei a dizer o que penso…….acho ”esquisito” quando se me deparam pessoas que não dizem o que pensam , mas enfim eu sou eu e os outros são ……….os outros ! não quero de modo algum dizer que sou melhor do que os outros mas ”at least” sou frontal
      um abraço para si e muito obrigado por nos continuar a seguir
      david+marilia

  8. AURÉLIO RAPOSO diz:

    Amigo David faço minhas as palavras da dona Benedita,com estes cortes que sentimos na pele e a reforma a ficar cada vez mais longe e mais reduzida parece-me que o sonho da AC está a ir por água a baixo,mas não vamos deixar de os acompanhar com muito prazer,um abraço e boa viagem . Aurélio

    • admin diz:

      olá aurélio raposo
      tem razão mas tenha esperança pois ……não há mal que sempre dure e bem que perdure……
      um abraço
      david+marilia

  9. Manuel joaquim Estrela diz:

    Olá Marília e David
    Confesso que fiquei surpreendido com o estado das estradas.
    Quanto ás nossas e aos milhões gastos (mal), se fosse só nas estradas o buraco conseguia-se tapar. Mas infelizmente (para o Zé Povinho) não foi só nas estradas.
    Continuação de boa viagem.
    Um abraço
    Manuel Joaquim Estrela

    • admin diz:

      quanto aos gastos exagerados nas estradas (e não só ) não podia deixar de lhe dar mais razão ……mas é o país que temos e nada muda : quem vai para lá vai para se governar para o resto da vida : os incontáveis exemplos demonstram-no claramente !!!
      um abraço e muito obrigado por comentar
      david+marilia

  10. Jose Ramos diz:

    Pequeno comentário, com su lecença: fiquei embevecido a olhar para a foto do 2cv eléctrico. Bela foto.

    • admin diz:

      eu também gostei de ver aquela novidade !
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks