PARA O OUTRO LADO DO PLANETA…….

Pois é , já chega de descanso e de não fazer nada…………….toca a preparar ”comme il faut” a próxima viagem !!! A ideia sobre a próxima viagem começou a ser pensada há vários meses, estávamos nós ainda a meio da última viagem pela EUROPA ; começou-se a amadurecer a ideia , a pesar os prós e os contras e chegou-se à conclusão que era viável , embora  difícil e logisticamente complicada , mas viável ! As opções para onde viajar de AC nem eram assim tantas , senão vejamos : ÁFRICA ( sub-sariana ) não nos atrai minimamente , inclusivamente PESSOALMENTE  nem compreendo muito bem qual o interesse de se partir à aventura para ”n” países que (absolutamente) nada têm para nos oferecer como turistas- – – – – – nem história , nem cultura , nem gastronomia , nem monumentos , nem paisagens deslumbrantes( apenas muito pontualmente ) , nem paz de espírito (dos muitos sites que já visitei sobre viajantes em ÁFRICA , quase nenhum escapou de ser assaltado ou roubado…..) , enfim é a minha opinião pessoal , de quem apenas conhece ANGOLA , SENEGAL , ÁFRICA DO SUL ( o único que tem algo para oferecer….) e REP. POPULAR DO CONGO ! Portanto  ÁFRICA não era uma hipótese – – – – – – nem nunca será , creio eu ; para não andarmos novamente às voltas na caríssima EUROPA , esta foi posta de lado……….; quanto às AMÉRICAS- – – -a tal grande viagem ALASKA – PATAGÓNIA – – –  ainda não estamos suficientemente preparados para tal epopeia , tanto economicamente , como logisticamente , como em conhecimentos profundos dos incontáveis obstáculos, nem livros lidos, nem mapas comprados , nem suficientes sites visitados , etc,etc,etc ; não restava pois muito mais neste ”pequeno” planeta senão …. irmos PARA O OUTRO LADO DO PLANETA !!!!!  E assim o decidimos , pensando quão interessante seria……

TANEGASHIMA : Para muitos nada quererá dizer esta palavra japonesa , para alguns ela é familiar ; é o nome de uma pequena ilha ( cerca de 500 km2) que fica situada ao sul do arquipélago japonês , mais precisamente junto à enorme ilha de KYUSHU , e o local onde os primeiros ocidentais- – – – – – – – – – neste caso marinheiros portugueses- – – – – – – – aportaram em 1543 , ou seja , há praticamente 470 anos ! Foi pois aqui que nós introduzimos aos japoneses as armas de fogo, que a partir de tal data  eles tão bem copiaram e……………….. melhoraram ! Numa viagem que estava prevista da CHINA para OKINAWA quis o destino que fortes ventos desviassem uma caravela ( dizem ) que transportava FERNÃO MENDES PINTO , e a fizesse pois chegar a TANEGASHIMA. Os portugueses comercializavam então armas , tabaco e sabão além de outros produtos desconhecidos no JAPÃO de outrora, recebendo em troca produtos japoneses desconhecidos na EUROPA até então. Hoje em dia TANEGASHIMA é famosa não só pela indústria de cutelaria de grande qualidade ( tendo-se mantido uma tradição secular única no mundo de afiar facas e tesouras de uma forma especial) mas também por ser o local onde está situada a estação de lançamento de satélites japoneses!  E É AQUI QUE NÓS QUEREMOS IR DE AUTOCARAVANA NO PRÓXIMO ANO  !!!  OU SEJA , COMEMORAR OS 470 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES AO JAPÃO ……INDO QUASE SEMPRE POR TERRA AO……….OUTRO LADO DO PLANETA , para sermos ainda mais precisos : CABO KADOKURA , O LOCAL ONDE OS PORTUGUESES DESEMBARCARAM EM 1543……!!!

É mais uma aventura em que nos vamos meter pois trata-se de atravessar completamente a RÚSSIA (  O MAIOR PAÍS DO MUNDO …) até VLADIVOSTOK , daí tomar um ferry até à COREIA DO SUL ( não, não iremos à COREIA DO NORTE , antes que nos perguntem…….) e daí outro ferry até ao JAPÃO , esse maravilhoso país de tantos contrastes , mistérios e belezas , que eu já visitei noutros tempos por 2 vezes ! Nos ”entretantos” e a caminho , iremos dar um pulo à MONGÓLIA , pois é um país desconhecido para nós , embora esteja previsto irmos apenas à capital  ULAN-BATOR pois para outros lados ,  a ”estrelinha” não está disposta e já não tem idade nem saúde para andar a atravessar rios , riachos e pântanos nesse país, devido à falta de estradas……….. ; há imensos sítios famosos e interessantes a visitar nos cerca de 20.000 kms que temos previstos , contudo a listagem dos mesmos será objecto de um outro post oportunamente .

Para a viagem ser ainda mais interessante e por haver alguns países que ainda não conhecemos , decidimos que o trajecto será feito através do leste europeu e não pelo caminho mais directo ; assim estamos a preparar a viagem com o intuito de efectuarmos o seguinte itinerário : PORTUGAL – ESPANHA – FRANÇA – MÓNACO – ITÁLIA – ESLOVÉNIA – CROÁCIA – SÉRVIA  – MACEDÓNIA – BULGÁRIA – ROMÉNIA – UCRÂNIA – RÚSSIA – MONGÓLIA – RÚSSIA – COREIA DO SUL – JAPÃO – PORTUGAL

Numa viagem deste calibre nada pode ou deve ser deixado ao acaso , por isso a mesma está a ser planeado com todo o cuidado e pormenores, inclusivamente com o conhecimento do nosso MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS e de um par de EMBAIXADAS ; neste momento em que o planeamento ainda não está terminado , prevemos uma viagem com a duração de cerca de 5 a 6 meses , embora haja vários factores que não nos permitem ao certo saber com exactidão a duração da mesma ; entre outros , temos por exemplo  dúvidas quanto ao tempo de demora dos vistos para a MONGÓLIA   ( a serem tirados em IRKUTSK ) , os 2 ferries a tomar , se iremos ou não à ilha de HOKKAIDO( em princípio não , afim de não atravessarmos a zona de FUKUSHIMA ) , o regresso por avião a PORTUGAL e o embarque da ”estrelinha” por via marítima, etc,etc.

A preparação de uma viagem deste calibre não é de todo simples , bem pelo contrário ; se até MOSCOVO não há muito que investigar e estudar ,  a partir daí……..já é diferente ! De qualquer forma ,o planeamento já está totalmente feito até VLADIVOSTOK , com a ajuda de vários livros , mapas e sobretudo de sites que visitámos de outros viajantes de várias nacionalidades que já efectuaram este percurso , quer de carro( um casal americano fez a viagem em sentido inverso e tem um site maravilhoso ) , de mota ( o famoso actor EWAN MCGREGOR  fez esta travessia e escreveu um livro bem interessante e útil ), de bicicleta ( um americano fez esta travessia desde AMSTERDAM e tem um site super interessante) ou de …AC( neste caso muito poucos ) !!! Talvez não seja este o momento apropriado para vos relatar os diversos problemas ….. e perigos que esta viagem acarreta, especialmente a partir de CHELYABINSK , ou seja , a partir da entrada na SIBÉRIA ; mais para a frente dar-vos-emos a conhecer quais essas preocupações……

Os principais obstáculos que teremos de vencer serão na COREIA DO SUL e no JAPÃO no que concerne ao estacionamento da AC e à orientação nas ruas e estradas ; começando pelo estacionamento : como todos sabem , tanto num país como noutro , os espaços disponíveis para estacionar não só são super escassos , como super apertados e super caros , além de que é impensável estacionar e pernoitar ”à balda” tipo junto a um jardim ou algo semelhante ; por outro lado apenas no campo , longe das cidades , é que existe uma espécie  de campings , portanto para o nosso caso são desinteressantes ; estamos a estudar um par de hipóteses para resolver esta questão, mas o que é certo é que algo se arranjará…! Em hotéis não ficaremos pois são demasiado caros , para isso iríamos ao JAPÃO de avião e não de AC…….; Complicado sem dúvida vai ser deslocar-mo-nos de A para B , quer nas cidades quer nas estradas , pois a esmagadora maioria das indicações , quer num país quer noutro , está escrita nas suas línguas com os caracteres típicos , ininteligíveis para nós ocidentais se não os estudarmos …………….. durante muitos anos !!! No JAPÃO quase tudo está em KANJI ( os tais caracteres esquisitos ! ) e apenas aqui ou acolá aparece isto ou aquilo escrito em caracteres latinos ( ROMANJI) ; estamos a pedir a preciosa e impagável ajuda do nosso AMIGO DUARTE (muitas pessoas sabem a quem me estou a referir…….e os leitores não fazem a mínima ideia da quantidade de pessoas que ele tem ajudado…………….) no sentido de encontrar software de mapas em inglês sobre a COREIA DO SUL e JAPÃO para os nossos TOMTOM e GARMIN ; se não for possível arranjar os ditos em inglês a solução passará  portanto por METER AS COORDENADAS GPS dos locais onde pretendemos ir e trabalhar apenas e só através de coordenadas em aparelhos a serem adquiridos localmente !!!! E é esse exactamente o trabalho exaustivo que está a ser feito neste momento : escrever CENTENAS DE COORDENADAS dos variadíssimos locais que pretendemos visitar num e noutro país !!!! Lá chegados , APENAS…… teremos de introduzir as coordenadas nos aparelhos…………..!!! Tem sido um trabalho exaustivo , de aturada consulta de inúmeros guias, livros , mapas e sobretudo……as indispensáveis GOOGLE MAPS e GOOGLE EARTH !!! MAS VAI-SE FAZENDO COM PACIÊNCIA……

Para quem já visitou a RÚSSIA , todos sabem que apenas em MOSCOVO e S. PETERSBURG há este ou aquele russo que fala inglês , fora daquelas grandes cidades é quase impossível encontrar alguém que fale inglês : nas cidade que já anteriormente visitámos na RÚSSIA ( CHELYABINSK , SAMARA , UFA , SARATOV , VOLGOGRAD , ASTRAKAN ,etc  todas com mais de 1 milhão de habitantes….) se encontrámos meia dúzia de pessoas que falassem inglês já foram muitas……; como iremos visitar muitas mais cidades na RÚSSIA e permanecer nesse país várias semanas e sobretudo atravessar regiões um pouco mais inóspidas , decidi que seria proveitoso……………aprender algum russo básico, vou pois começar a aprender com uma explicadora !!! VAMOS LÁ A VER SE NÃO SE APLICA O CONHECIDO DITADO : BURRO VELHO……………NÃO APRENDE LÍNGUAS !!!

Embora vá ser uma longa viagem , os custos com o combustível não são assustadores pois , por exemplo , na RÚSSIA ( a maioria dos kms ) o gasóleo custa cerca de € 0.85 / l e temos previstos apenas cerca de 500 kms na COREIA DO SUL ( menos de 1 tanque ) e cerca de 1900 kms no JAPÃO ( cerca de 3 tanques) portanto não será por aqui que …….a viagem fica cara !! O que vai ser verdadeiramente ATERRADOR será o custo do transporte da ”estrelinha” de volta a PORTUGAL , vamos a ver se se arranjam uns descontos…..; quanto aos ferries RÚSSIA – COREIA DO SUL – JAPÃO são valores suportáveis .

Infelizmente e para mal dos nossos pecados , o JAPÃO exige o famigerado e malfadado CARNET DE PASSAGE EN DOUANNE ( C.P.D. ) , é uma despesa elevada além de absolutamente ridícula ; estamos a estudar uma remota hipótese , com quem de direito , para a título excepcional ficarmos isentos de tal documento junto da alfândega japonesa , VAMOS A VER……………….FIQUEM ATENTOS !!!…….

Avise-me por email sobre novas publicações !



20 comentários para “PARA O OUTRO LADO DO PLANETA…….”

  1. estrela diz:

    Sempre que posso ( e olhem que tem sido difícil sentar-me ao PC…)venho ver se há novidades. Sobre esta viagem, já tínhamos falado, portanto, ambos conhecem a minha opinião, super favorável. Quero só reforçar a ideia que talvez valha a pena investirem algum tempo no percurso do Trans-siberiano, para além do que está previsto. É que são bastantes as aldeias e cidadezinhas ao longo dessa via com características especiais, muitas divulgadas em programas da TV. E como fazer esse trajecto não é a mesma coisa que ir a Moscovo e voltar, trata-se de uma verdadeira aventura e para realizar uma vez na vida!
    Ainda não foi possível voltar a estar convosco. O tal julgamento é agora no dia 6. Só depois disso.
    Já fui com a minha Briolanja ver a questão do chiar dos travões. O mecânico disse que ao longo dos anos vai sempre ouvir-se qualquer coisa, pois são areias que se grudam e naquele tipo de veículo apenas podem ser limpas, não se substitui como as pastilhas dos automóveis. Foi o que fizeram: limparam e não se ouve mais, por agora.A propósito, vão levar a estrelinha, não é?
    Vá, meninos, mãos ao trabalhinho da preparação da viagem….pois têm muito que labutar!
    Beijinhosssssssssssssss

    • admin diz:

      deves reparar num bom mapa que a ÚNICA estrada existente na sibéria do sul é exactamente aquela que acompanha durante alguns milhares de kms o percurso principal do comboio transiberiano , a partir de nizhny novgorod é ver o comboio a toda a hora….
      quanto à tua mota : quem te manda comprar coisas ”made in china”???
      beijinhos

      • estrela diz:

        Ehehehehehe!!! Falhaste redondamente!!!!!

        A dita cuja, que tu montaste e que chiou um pouco, é pura Honda!
        Quanto à chinesa, que reservo só para viagens mais alargadas, até agora ainda não me deu preocupações! E olha que vou ao alentejo nela e volto, sem “problems”….

        Beijocasss

  2. Luis Sousa diz:

    Olá caros amigos!

    Fico feliz por terem escolhido o Japão como ponto de passagem de mais esta vossa aventura, não conhecendo, é um país e um povo que muito admiro.

    Cuidado com as estradas Russas (nada que já não saibam), pelo youtube proliferam videos das aventuras e desventuras dos automobilistas Russos!

    Boa Viagem!

    • admin diz:

      olá luís sousa !
      ainda bem que nos continua a ler , e não conhecendo o japão , tudo faremos com os nossos relatos e fotos para que fique com uma ideia bem clara desse misterioso país…
      quanto às estradas russas : já conhecemos um bom par de milhares de kms , os condutores nem por sombras são tão maus como os do azerbaijão ou georgia ou turquemenistão………mas vamos sempre ter o máximo dos cuidados , claro !
      um abraço
      david+marilia

  3. Amigos:
    Sem duvidas, que voces são o expoente maximo do Autocaravanismo. Mais, mas muito mais que as v/ possibilidades financeiras, que isso só a voces diz respeito, é esse espirito aventureiro que nunca pára, e que adoça o apetite de quem, como eu, vos segue através das fotos e relatos.
    Desejo que tudo vos corra como estão a planear, e cá estamos para vos seguir.
    Um grande abraço

    • admin diz:

      olá eduardo rana !
      eu não diria o expoente máximo , diria antes que somos autocaravanistas diferentes , com um enorme apetite por sítios anormais !
      você e outros que nos seguem são uma das principais razões da continuação deste site : obrigados !
      um abraço
      david+marilia

  4. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Embora já soubesse do próximo destino,fiquei contente de saber mais detalhes e objectivos. Já sentia falta de ler o site e vinha muitas vezes espreitar,a ver se havia novidades. Esta próxima viagem será realmente uma aventura mas para o David que é um aventureiro não me surpreende. Claro que a Marília é o par ideal para tal epopeia mas o David é o grande mentor das viagens.Certamente que vamos muito que ler e ver nos meses que vai durar e os meninos mais uma vez,ficarão com grandes recordações de lugares maravilhosos.
    Beijocas

    • admin diz:

      olá ana !
      o japão é um dos lugares que de certeza haverias de gostar ( menos da comida , claro…)
      é verdade que vais ter bastante para ler , em quantidade e em variedade , mantem-te atenta…
      beijos

  5. Antonio Costa diz:

    Olá companheiros,
    Grande viajem!!!
    O Japão tem melhorado muito em termos de informação aos não residentes.
    Estivemos lá numa viagem de “mochila as costas” e não tivemos problemas de orientação, temos as nossas impressões de viagem no nosso site, http://www.viagensecompanhias.com
    Devem estar na fase mais difícil da viagem, a preparação… Coragem nao vale a pena desejar porque já mostraram ter na dose mais que suficiente…apenas paciência porque a recompensa será grande!
    Um abraço e tudo do melhor ara vocês.
    António Costa

    • admin diz:

      olá antónio costa !obrigado por comentar e desde já fique a saber que iremos sem dúvida dar umas espreitadelas ao seu site , contudo repare que eu já estive no japão por duas vezes…..e adorei , portanto não é novidade para mim , mas sim para a marilia!!!
      quanto à orientação não estou de acordo consigo pois uma coisa é andar de A para B nos transportes públicos e outra coisa ( completamente diferente ) é conduzir o próprio veículo num país onde a esmagadora maioria dos sinais está em símbolos ( kanji ) que nada significam para nós ocidentais…., de qualquer modo mesmo que nos percamos…….voltaremos a achar-nos !!!
      um abraço
      david+marilia

  6. Cisfranco diz:

    Fico encantado com o v/ espírito de aventura.
    Bom trabalho!

    • admin diz:

      podem-nos faltar várias coisas mas na realidade espírito de aventura e vontade de espairecer são coisas que não nos faltam….
      obrigado por nos continuar a seguir
      um abraço
      david+marilia

  7. António Resende diz:

    Olá Marília e David.
    Sómente hoje acedi à net após 8 dias de ”esticão”…
    Aqui na Holanda soube então que a ideia que bailava nas vossas cabeças é mesmo aquela que vão fazer…
    Grande epopeia!
    Vou andando aqui por mais perto… e com pena de não voltar a Àfrica sub-sahariana… mas de autocaravana… talvez o que fizeram no Pakistão… está agora fora de hipótese… ter de parar para deixar passar ”manadas de macacos”… ahahah é um gozo do catrinooo. Pena tenho e fui 2 vezes até à Guiné-Bissau, como sabem…
    Lá vou ter de seguir os vossos relatos até à vossa chegada.
    O meu abraço.
    António Resende
    (em Venlo na Holanda)

    • admin diz:

      ainda estou para compreender como é que tu depois de guiares aqueles milhares de kms sozinho ainda fazes caminhadas a pé de 8 kms……
      divirtam-se por aí e…….se quiseres vir até ao japão é só dizeres pois os planos estão já 70% prontos….
      um abraço
      david+marilia

  8. Ana Pressler diz:

    Ola!

    Segundo o que parece queres desistir de fazer uma parte do percurso por causa da estrelinha não ter barbatanas para nadar e andar em lama…
    Pois se tivesses ido á feira de Dusseldorf tinhas visto, tal como eu, uma excelente solução. Um barco insuflavel com motor e tudo onde depois colocarias a AC por cima.
    Vou mandar-te a foto por email para teres uma ideia.
    Quanto á novidade sobre a viagem já me tinhas contado por alto e eu mantive o segredo prometido.
    Tu fazes viagens para locais exoticos e diferentes. Eu consegui fazer uma viagem no tempo e no espaço! Fui até à Alemanha visitar parentes Pressler e ainda passei a ter o contacto de outro parente na America. Que tal?
    Fui fotografar a casa do Johan Jakob Pressler de 1680 e conhecer primos que são descendentes dos varios ramos de irmãos do meu tetravô Heinrich Fridrich Pressler (foi medico e chegou a viver no Castelo de Lenzen).
    Agora já estou em casa com as recordações de tudo o que vi e continuando através da net a viajar no tempo, pois a investigação ainda não acabou!
    Não tenho é tempo para fazer um blog com tudo já que tenho um dossier completo sobre a materia, ia passar semanas a perder o tempo que uso na investigação.
    Um dia quem sabe talvez faça é um livro?
    Beijos para a Marilia e para ti!
    Ps: também gostei muito do teu telefonema.
    Ana Pressler

    • admin diz:

      olá ana !
      sem dúvida que aqui aplica-se perfeitamente o velho ditado : ”não há fome que não dê em fartura” pois estiveste tantas semanas sem escrever que eu até já tinha pensado se te tinha feito algum mal……; AINDA BEM QUE VOLTASTE !!!
      sobre a tua viagem à alemanha , já to disse pelo telefone , acho que fizeste ( a todos os níveis ) muito bem : foste a um país interessante , fizeste contactos diferentes , fizeste investigação, aprendeste , enfim , acho que estás de parabéns ; só é pena que não tenhas acompanhado tudo pelo blog…….
      a feira de dusseldorf é uma tentação não é???….pois é , falta-nos é ”carcanhol”
      beijos
      david+marilia

  9. Olá companheiros

    Confesso que tenho andado afastado do vosso site, mas de maneira nenhuma por desinteresse ou zanga, talvez mais por distração e falta de tempo (os meses de verão é o que fazem). Hoje vim espreitar e fiquei encantado com o vosso próximo projecto e só vos desejo que tudo corra conforme estão a planear, pois trata-se realmente de uma aventura que não é para todos. Prometo que vou estar mais atento nos próximos tempos.
    Um abraço para si e um beijo à Marilia
    João Morgado

    • admin diz:

      olá joão morgado !
      ainda bem que continuamos a demonstrar algum interesse nas pessoas que nos lêem , sempre pensámos que você era um leitor assíduo e interessado !
      muito obrigado por colaborar
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks