PARIS ( outra vez … )
Bastante destreinado de escrever posts após uma longa ausência de vários meses ,
não quis deixar de escrever algumas linhas sobre uma curta viagem de 2 semanas a PARIS , uma das capitais europeias de nossa eleição ….
Bom , a verdade seja dita : ERA UMA DAS CIDADES DE QUE MAIS GOSTÁVAMOS , AGORA JÁ NÃO É TANTO ASSIM !!!
Em plena crise dos ”coletes amarelos” , decidimos ir passar o NATAL e FIM DO ANO a PARIS , cheios de curiosidade como estaria a ”cidade-luz” após tantos fins de semana com tumultos , incêndios , montras partidas , combates de rua , etc ; claro que não nos íamos meter no meio das manifestações , mas queríamos ver algo ; e vimos , e observámos e ficámos muito tristes …..
O que vimos em plenos CHAMPS ELYSÉES , ou no BOULEVARD SAINT GERMAIN DE PRÉS , etc,etc deixou-nos tristes e preocupados com o futuro de tão brilhante país! A maioria das montras partidas / estilhaçadas , muitas com painéis de madeira , restos de carros e motas incendiados , painéis derrubados , caixas de ATM vandalizadas , lojas pilhadas , etc mostram bem da selvajaria posta em prática por grupos de jovens que não encontraram melhor maneira de reivindicar os seus interesses ; há quem diga que aquela era a ÚNICA forma de alcançarem fosse o que fosse , mas a maciça destruição alcançada , na minha opinião , foi longe demais ……
Nos dois sábados que passámos em PARIS , houve tumultos significativos porém mandava o bom senso que nos mantivéssemos dentro do apartamento onde vivemos aquelas 2 semanas ; nos inúmeros passeios que demos de scooter , vimos muita destruição e vandalismo , porém recusei sempre fotografar pois quero esquecer tão rapidamente quanto possível os aspectos negativos desta visita ….
PARIS perdeu imenso o seu característico charme não só por causa dos recentes acontecimentos mas também ( E PRINCIPALMENTE ) pelas largas centenas de milhares de africanos e árabes que têm invadido esta maravilhosa capital nos últimos anos ; digo , sem exagero , centenas de milhares porque assim o são ; há certos bairros onde sem margem para dúvida , eles são a esmagadora MAIORIA e ver brancos em certos bairros é quase uma miragem …..; há certos locais inclusivamente onde os brancos quase não se arriscam a ir , como por exemplo toda a zona da PORTE DE LA CHAPELLE , um autêntico supermercado de droga onde imperam os vagabundos , os sem-abrigo , etc. Mas praticamente por todos os ”arrondissement” a quantidade de recém chegados do médio-oriente ( com especial destaque para os sírios ) , libaneses , líbios , argelinos , marroquinos , tunisinos , sudaneses , iémenitas , etc juntam-se mais ou menos desordenadamente aos milhões de africanos que inundam a FRANÇA desde há várias décadas , sendo praticamente impossível conter esta enorme massa de imigrantes clandestinos ; o mesmo se passa com a vizinha ITÁLIA , o mesmo está-se a passar lentamente com a nossa vizinha ESPANHA , resta saber se escaparemos a este flagelo de refugiados que nada de bom traz a estes países …..
Explicou-me em FRANÇA uma pessoa que lá vive que aos refugiados é-lhes colocado à disposição um apartamento nos arredores das cidades , mobilado , um subsídio mensal de algumas centenas de euros , passe para transportes públicos , cursos de aprendizagem de francês , etc,etc mas eles NUNCA estão contentes , não só exigem sempre mais e mais , como frequentemente causam distúrbios e são apanhados a roubar quer lojas quer casas …..; uma das primeiras exigências ( pasme-se! ) é querem morar no centro das cidades !!! E tudo isto perante a impotência dos reformados pensionistas que lutam desesperadamente para sobreviver com as pensões miseráveis que auferem , sendo frequentemente obrigados a passar fome e sobretudo frio por não poderem pagar as altas contas de electricidade ….!!! E os ”pobres refugiados” são cada vez mais protegidos por uma classe política absolutamente indiferente ao sofrimento do seu próprio povo : ESTA A MAIOR QUEIXA DO POVO FRANCÊS , FOI ISTO O QUE DESPOLETOU A REVOLTA DOS ”COLETES AMARELOS ” !!!!
A vida em FRANÇA está obscenamente cara mesmo para os franceses de classe média , o ESTADO SOCIAL tem gasto o que tem e o que não tem , na ”protecção” aos milhões de refugiados que têm invadido o país nos últimos anos : o resultado está à vista ….O PAÍS ESTÁ-SE A DESMORONAR POUCO A POUCO , A FRANÇA JÁ PERDEU O SEU CHARME ! ADIEU MACRON….., PAS AU REVOIR !!!
Olá David & Marília boa tarde ! Ainda bem que continuam activos a correr mundo!
Na verdade Paris está a perder o charme de outrora com a invasão dos refugiados …mais 5/6 gerações e não haverá mais franceses. Kadaffi tinha razão ao anunciar a invasão da Europa. Com este verdadeiro caos Le Pen está mais próxima do poder e então deixará de haver uma França de fraternité, egalité, et liberté.
Abraço
alberto abreu
olá alberto !
é sempre um prazer voltar a ler os seus comentários, obrigado !
um abraço e desejos de saúde
david+marilia
Boa tarde, Estrelas
Também eu, já há imenso tempo, não alimento o meu site de memórias de viagens. Apesar de ter continuado a viajar pelos Balcãs, Grécia e Egito. Perdi o impulso para a escrita de memórias após uma pequena revolução que a minha vida sofreu… vamos lá a ver quando ganho novas forças para partilhar momentos, paisagens e modos de vida!
Pois… fala-nos de Paris a arder. Acho que estamos na antecâmara de uma séria crise europeia e mundial. Vivemos, de facto, tempos inquietantes aos mais variados níveis da actividade humana.
Acho que o problema é de liderança, pois, nunca o mundo teve tanta carência de lideres fortes e estratégicos. A França é um exemplo disso mesmo. Tal como outros países europeus e a própria América.
Gstei de o ler, de novo. Continue, por favor!
Abraço do Carlos da Gama
olá carlos da gama !
bem-vindo de novo ao convívio escrito…
ainda bem que não parou de viajar , a mim faz-me imensa falta … quase como respirar !
as grandes viagens de muitos meses terminaram definitivamente ( aliás já pouco restava para conhecer…) pelo que no futuro apenas faremos o uso da AC em viagens curtas e, possivelmente ,sem grande interesse para os caros leitores…; de qualquer modo quero manter activo o site e continuarei a escrever esporadicamente .
entretanto fui convencido a escrever um livro sobre as nossas aventuras passadas e é exactamente isso que tenho estado a fazer nos últimos meses…
vamos a ver no que dá a”coisa” !!!
um abraço e bom espírito!
david+marilia
continuação de boa viagem subescrevo na totalidade o seu comentário estive ai em paris a dois anos e penso que em breve vai ser difícil encontrar em frança um francês.comprimentos artur rosa
olá artur !
estou de acordo
um abraço
david+marilia
Boa noiote, David
Não sei o que se passou, mas tive problemas no envio do comentário!
Boa noite, David e Marilia!
Prazer em vê-los de volta. Depois de tantos posts maravilhosos, um post sobre aquilo que alguns (infelizmente nem todos!) de nós, desde há alguns anos, vemos com tristeza e apreensão aquilo que está a acontecer ao Ocidente. E sinceramente: vai ser difícil invertermos a situação. E há-de cá chegar, embora estejamos aqui a na ponta da Europa.
Há um site que acompanho regularmente:
https://pt.gatestoneinstitute.org
É simplesmente preocupante. Isto está a acontecer por toda a Europa… e não só. Até na Coreia do Sul já houve uma manifestação contra a invasão árabe no seu território! Mas tenhamos esperança…
Um abraço
João Firmino
olá firmino !
feliz ano novo e obrigado pelo novo contacto.
realmente não sei o que se passou com o site , recebi o seu comentário em duplicado…
será que as profecias de nostradamus se verificarão ????
um abraço
david+marilia
Fui a 1ª vez a Paris há 30 anos, desde essa altura vou lá em média de 2 em 2 anos, é muito triste, de cada vez que lá vou, constatar o degradar contínuo da cidade em particular, mas também do país em geral. O que está a acontecer à França hoje era previsível há mais de 15 anos, tem sido muito frustrante para quem, como eu, anteviu o que iria acontecer.
Espero que se fique por aquela parte da Europa
olá luís sousa !
realmente a degradação da ”cidade-luz” tem sido constante e , a meu ver , irreversível pois será praticamente impossível expulsar os milhões de africanos e árabes de todos aqueles bairros ; quem tem a perder não são só os franceses mas sim todos nós , eu por exemplo , duvido que volte a por lá os pés….
acredito que a ”doença” se vá espalhar por mais países …
um abraço
david+marilia
O que se passa em França é bem evidente. O número de Franceses (não falo de antigos emigrantes, que nem sequer falam Português, a mudar-se para o nosso país é bastante elevado, alguns ainda em idade activa. Há uma comunidade muito grande, especialmente em Lisboa.
Eu, de cada vez que vou a Paris, também digo sempre que é a última vez…mas depois……não consigo resistir
Enfim, uma situação muito triste!
pois é , mas a esmagadora maioria dos franceses que se mudam para aqui fá-lo por razões tributárias pois a fiscalidade portuguesa é-lhes muito mais conveniente ….
um abraço
david+marilia
Uallllllll
Nem acredito!!!!!
Desacreditadamente tentei entrar no blog e tcharammmmm
Conseguiiiiiiiiiiii, que felicidade.
Hoje foi o dia de boas surpresas.
Ouvi a voz de vocês, depois de longo tempo e agora o blog voltou a ser visível aqui no Brasil.
O mundo esta sendo sacudido por crises financeiras e humanitárias, o individuo está buscando um canto aonde se sinta mais seguro e confortável.Nossos ancestrais não imaginavam este cenário pro futuro, pois eu já imagino tudo muito pior pra nós e as próximas gerações.
Desculpe o meu pessimismo
Ansioso para reencontrar vocês.
Abraço Forte
José
olá bom amigo !
obrigado por comentares.
quanto ao nosso site , o mesmo esteve ”invisível” , ou se quiseres por outras palavras mais directas , BLOQUEADO no Brasil durante mais de 6 meses pelas autoridades brasileiras e tal devido certamente aos comentários negativos que fiz sobre o Brasil aquando da nossa estadia aí ; não há países perfeitos ( longe disso ) e o que nós encontrámos de negativo no teu país eu limitei-me a evidenciar nos nossos comentários / apreciações , ou seja , nada de especial ….. a não ser para as autoridades brasileiras , claro !!!
ansiosos para vos receber aqui!
um abraço
david+marilia