PATAGÓNIA ( 2 )

Não cessa o nosso deslumbramento perante

tanta reserva natural e tanta vida selvagem fácil de admirar , assim nem custa fazer centenas de kms !!! E não é só nas reservas naturais que se pode admirar a ”bicharada” , ela está em todo o lado !!!

Depois da PENÍNSULA VALDÉS , continuámos para sul e visitámos um dos ”must” da PATAGÓNIA , a PUNTA TOMBO na qual existe a maior colónia  de PINGUINS DE  MAGALHÃES ( são uma das muitas espécies de pinguins que existem no nosso planeta ) ; outro regalo para os nossos olhos , outra maravilhosa experiência , outra oportunidade única de ver algo de diferente !!!

 

há imensas variedades de pinguins , os maiores e mais imponentes são os pinguins da Antártida , estes são os chamados PINGUINS DE MAGALHÃES

há imensas variedades de pinguins , os maiores e mais imponentes são os pinguins da Antártida , estes são os chamados PINGUINS DE MAGALHÃES

 

DSCN0822

 

 

DSCN0814

 

DSCN0805

 

DSCN0802

 

DSCN0809

 

 ficámos 2 dias a admirar os PINGUINS na reserva natural criada para o efeito.

 

CABO DOS BAHIAS (7)

 

CABO DOS BAHIAS (6)

 

CABO DOS BAHIAS (5)

 

CABO DOS BAHIAS (1)

 

 

Antes de PUNTA TOMBO , passámos um par de dias numa maravilhosa praia , mas uma vez mais , a época estival ainda está longe , pelo que PLAYA UNIÓN estava quase deserta ; deu contudo para apreciar o lugar , o muito simpático COMISSÁRIO GERAL DA POLÍCIA DA PROVÍNCIA ( il capo de tutti capi….) veio ter connosco e fez-nos dezenas de perguntas sobre as AC e o autocaravanismo pois está em vias de mandar fazer uma AC ; como a importação das mesmas é economicamente inviável , o que muitos argentinos fazem é aproveitar chassis relativamente usados e mandar um ”jeitoso” ………………fabricar uma AC , a partir do zero : às vezes saem uns autênticos mostrengos , tipo camionetas de carreira dos anos 40-50 !!! Mas é sempre conveniente em qualquer país , conhecer pessoalmente um importante chefe da polícia !

 

IMG_0841

 

 

Pegado a PLAYA UNIÓN está PUERTO RAWSON , onde realmente começou o nosso delírio , eu diria melhor , o festim das gambas gigantes ao preço mais baixo que …………………….. ”o carapau do gato” !!!

É fácil de descrever : gambas quase do tamanho do que nós aí chamamos CAMARÃO TIGRE , acabadas de pescar , irritantemente frescas , apenas e só a ……………………….€ 3.00 ( um pouco menos até ) O KILO !!!! Resumindo e concluindo , não só passámos os dias a comer gambas como até esgotámos completamente as várias hipóteses de as cozinhar !!! UM NOVO REGALO……..

 

parecem mais pequenos do que realmente são....

parecem mais pequenas do que realmente são….

 

Seguiram-se em horrível estrada de ripio mais uma centena e tal de kms , o que na prática significa quase 1 dia completo de condução , pois no ripio muitas das vezes não podemos andar a mais de 10-15 km/hora sob pena de desfazermos a AC…… ; o ondulamento do piso é de tal modo severo que se fôssemos depressa rapidamente começávamos a ver peças da AC espalhadas no caminho !!!

Chegámos a CABO RASO na esperança de ver baleias mas apenas vimos uma única , contudo o local absolutamente paradisíaco onde nos instalámos , a 20 metros do mar , compensou o sacrifício do caminho para lá chegarmos !

 

cabo raso

 

Depois foi a continuação para sul , mais cento e tal kms de severo ripio , até à vila de CAMARONES , não é difícil advinhar o que lá se compra a preço irrisório , pois não ?!?!?!?!

Pela 1ª vez desde há 70 dias , resolvemos ficar no camping local pois necessitávamos de lavar roupa e de carregar melhor as baterias , pelo que os € 6.50 pedidos não vieram na realidade afectar o nosso orçamento ! 2 dias de descanso pois , meus caros , conduzir no ripio dá cabo do nosso cabedal e da nossa paciência !!!

Além das gambas gigantes de que diariamente nos alimentamos , há aqui uma outra iguaria ao preço da ”uva mijona” : CORDEIRO ! Como na PATAGÓNIA eles se contam por …….. milhões ( no sul praticamente não se vêem vacas , apenas cordeiros , ovelhas , carneiros e cavalos , além dos selvagens GUANACOS , claro ) passamos os dias a comer cordeiro  : caril , frito , guisado , assado !!!

Bom , a continuação para sul levou-nos , após mais umas centenas de kms ( POR ASFALTO !!!!!!!!!!!! finalmente……….) até à cidade mais importante do sul do país : COMODORO RIVADAVIA , onde estivemos um par de dias de descanso , numa cidade -satélite apenas a 7 km e que é um dos destinos de verão para os argentinos no sul : RADA TILLY ; mas para que fiquem com uma ideia mais precisa do que significa o verão para os habitantes da PATAGÓNIA , eu passo a explicar : um período de cerca de 15 dias em que a temperatura sobe aos 23-25 º , o vento abranda consideravelmente e as pessoas ……..vão às praias !

De resto , na esmagadora maioria dos meses , melhor dizendo , na totalidade do ano , o vento sopra com uma intensidade assustadora , o frio é severo ( temos acordado diariamente com 4-5-6º  !) e tal não deixa que haja , por exemplo, qualquer árvore no campo , apenas arbustos e mais arbustos , à medida que se caminha para sul , eles vão sendo mais rasos , por causa do constante vento e diminuição da temperatura! Nem quero pensar quando chegarmos a USHUAIA ……….

A ARGENTINA é realmente um ENORME país , mais ou menos do tamanho da ÍNDIA , ficam com uma ideia mais concreta se vos disser que , da ponta sul à ponta norte , são só uns ”míseros”  5.000 km por estrada !!!!!! no momento em que este post é terminado , já percorremos 2.000 kms desde BUENOS AIRES e ainda nos faltam mais de 1.000 km para chegarmos a USHUAIA !!! Andamos HORAS nas estradas sem que por vezes nos cruzemos com uma só povoação…….; os veículos que passam por nós são maioritariamente camiões , o que vale é que as estradas asfaltadas são um primor de asfalto , lisas tipo mesa de bilhar !!!

 

IMG_0778

 

é muito raro encontrar-mos um pequeno defeito nos asfaltos !

é muito raro encontrar-mos um pequeno defeito nos asfaltos !

 

nestas estradas os condutores , por haver muito pouco trânsito , ''espremem'' os carros até mais não.....

nestas estradas os condutores , por haver muito pouco trânsito , ”espremem” os carros até mais não…..

 

a nossa AC está extremamente pesada pelo que , a bem da estabilidade, dos pneus e do consumo , nunca ultrapassamos os 80-90 km/hora

a nossa AC está extremamente pesada pelo que , a bem da estabilidade, dos pneus e do consumo , nunca ultrapassamos os 80-90 km/hora

 

IMG_0900

 

 

Sobre COMODORO RIVADAVIA há algo interessante a contar : primeiro que tudo , é a cidade mais importante e maior do sul do país e nevralgicamente , o centro petrolífero do país ; toda a indústria do petróleo concentra-se ali , inclusivamente a sua extracção nos arredores ; ora bem , e não é que nesta cidade se concentram cerca de  CINCO MIL portugueses e descendentes de portugueses ???!!!???!!! Começaram a chegar , praticamente quase todos vindos do….ALGARVE nos idos anos 20 do século passado e a grande força migratória aconteceu durante os anos 40 ( por causa da grande guerra ) e anos 60 ( por causa da guerra colonial ) ; uns chamavam ou outros , os outros chamavam outros , etc,etc pois havia muito trabalho , muita comida ( algo que faltava em Portugal nos anos 40-50-60 ) e havia quase tudo para fazer de novo ! Assim como se fizeram as grandes levas de imigrantes para o BRASIL , igualmente se fizeram para a ARGENTINA : os barcos eram os mesmos !!!!

Logo que chegámos à cidade ( tem cerca de 400.000 habitantes ) fomos CONSTANTEMENTE abordados nos semáforos não só por descendentes de portugueses mas sobretudo por portugueses algo já na casa dos 70-80 anos que , emocionados , nos diziam nunca esperar na vida voltarem a ver um veículo com matrícula portuguesa ……. ; todos sem excepção queriam saber detalhes da viagem …………… e nós cheios de pressa à procura de uma oficina especial que tivesse ou uma fossa ou um elevador com capacidade de levantar cerca de 4.500 kgs : eu queria a todo o custo espreitar por debaixo da AC afim de verificar se tinha havido estragos causados pelas horríveis estradas de rípio : FELIZMENTE ESTAVA TUDO BEM, APARTE DE UMAS AMOLGADELAS !!!

Ora bem , a comunidade portuguesa foi crescendo e crescendo , muitos casaram aqui com argentinas e , hoje em dia , os portugueses e os seus descendentes já somam cerca de 5.000 !!! Nós tivemos a sorte de sermos abordados por um muito simpático e sobretudo prestável português , recém reformado e que para aqui veio com apenas 16 anos ; chama-se MANUEL MIRANDA e aqui deixamos o nosso público agradecimento não só pela sua constante amabilidade e simpatia , como também pela detalhada visita à cidade no seu carro e aos locais que dizem respeito a Portugal ; sem ele , dificilmente descobriríamos tantos locais : 

 

o expoente máximo da presença portuguesa em Comodoro Rivadavia , será certamente o CLUB DESPORTIVO PORTUGUÊS , no qual o sr. Manuel Miranda é vice-presidente.

o expoente máximo da presença portuguesa em Comodoro Rivadavia , será certamente o CLUB DESPORTIVO PORTUGUÊS , no qual o sr. Manuel Miranda é vice-presidente ; é o clube mais importante da cidade , com variadas vertentes desportivas ( rugbby,futebol , atletismo , etc )

 

as instalações são próprias do clube e são enormes ( cerca de 10 hectares ) , inclusivamente t~em uma enorme área alugada à WAL-MART por 30 anos

as instalações são próprias do clube e são enormes ( cerca de 10 hectares ) , inclusivamente têm uma enorme área alugada à WAL-MART por 30 anos

 

 

na central e conhecida AVENIDA DE PORTUGAL , existem vários pequenos monumentos que assinalam a presença portuguesa

na central e conhecida AVENIDA DE PORTUGAL , existem vários pequenos monumentos que assinalam a presença portuguesa

 

a AVENIDA DE PORTUGAL é a artéria mais arborizada da cidade ; árvores e Patagónia não se coadunam muito devido não só ao frio mas sobretudo ao constante vento forte !

a AVENIDA DE PORTUGAL é a artéria mais arborizada da cidade ; árvores e Patagónia não se coadunam muito devido não só ao frio mas sobretudo ao constante vento forte !

 

um outro placard ; os portugueses são altamente considerados nestas paragens.

um outro placard ; os portugueses são altamente considerados nestas paragens.

 

o enorme club português , onde os sócios ( e não só ) fazem festas , encontros , etc

o enorme club português , onde os sócios ( e não só ) fazem festas , encontros , etc

 

placas no exterior

placas no exterior

 

um dos salões , onde está a biblioteca e exposição de salvas, taças e troféus

um dos salões , onde está a biblioteca e exposição de salvas, taças e troféus

 

AMIGO MANUEL : MUITO OBRIGADO PELA SUA HOSPITALIDADE !!!

AMIGO MANUEL : MUITO OBRIGADO PELA SUA HOSPITALIDADE !!!

 

Depois foi a costumada continuação para sul , mais um par de centenas de kms e descansámos 2 dias num muito agradável local chamado PUERTO DESEADO , parqueando a 10 metros da água com focas e leões-marinhos à pesca desenfreada de peixes a……..5-10 metros de nós !!! SÓ VISTO , CONTADO NINGUÉM ACREDITA !!!!!!!!!!!!!!!

MAS CLARO , ISSO JÁ É OUTRA HISTÓRIA !!!

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



14 comentários para “PATAGÓNIA ( 2 )”

  1. Eduardo Rana diz:

    Olá amigos:
    Mais uma viagem que eu efetuei na v/ companhia. Estou a adorar. Portugal está em todo o lado e até se encontra, lá longe, o Clube Desportivo Português. Como autocaravanista quero-vos agradecer o vicio que meteram nesse comissário da policia, é mais um e nunca seremos muitos. Como vejo que se encontram bem, não vos quero fazer perder mais tempo, agradecendo terem-me deixado viajar convosco por essas terra tão belas. Até ao próximo contato, um abraço e muita saúde

    • admin diz:

      olá eduardo !
      obrigado pelo comentário , estamos com alguns problemas no site
      um abraço
      david+marilia

  2. José Ricardo diz:

    Olá Estrelas.
    Já ouvi muito sobre os ripios, realmente sao terriveis.
    Sentirão falta das estradas asfaltadas da argentina quando experimentarem as do Brasil.
    Os camarões me deram água na boca, hummmm que delicia!!!!
    Ushuaia é linda, principalmente os lagos dentro da reserva. Não deixem de visitar a geleira de Perito Moreno em EL Calafate.
    Saludos amigos!!!!

    • admin diz:

      olá josé !
      temos passado pelo desespero nos últimos 3 dias ( sem internet ) por causa de um par de centenas de kms em mau rípio……
      um abraço
      david+marilia

  3. manuel diz:

    Ora viva
    espero que as “massagens” do ripio não vos deixem muito amassados.
    Gostei muito da vossa reportagem de comodoro rivadavi. Não fazia a minima ideia da comunidade portuguesa por essas bandas, pensava que tinham ficado quase todos pela capital e arredores.
    Aquelas rectas sem fim e pouco trânsito, até me fizeram crescer água na boca, talvez até mais que as gambas 🙂
    Até ao próximo post e… divirtam-se.

    PS: O site está muito estranho talvez por isso tenham poucos comentários neste post. Eu até pensava que não dava para comentar, mas se estão a ler isto é porque deu.

    • admin diz:

      olá manuel !
      o nosso site teve um pequeno problema de um vírus , isto apesar de eu ter um anti-vírus bastante bom.
      o problema foi rapidamente e eficientemente debelado pela firma que criou o meu site : WEBVILA / WEBMASTER , em lisboa : PARA OS INTERESSADOS DAREI O CONTACTO !
      quanto às rectas , depois de andar 20 ou 30 kms sempre a direito , sem se cruzar com qualquer carro…….acho que mudaria de opinião !!!
      um abraço
      david+marilia

  4. estrela diz:

    Meninos, finalmente, conseguiram resolver o problema!
    Estava a ver que não voltava aqui tão cedo.Tens imensa sorte em ter sempre “bombeiros” super competentes para estes fogos inesperados…Parabéns à equipa que actuou!!!!

    Sobre o post, interessante como sempre.
    Não se trata de pieguice mas emocionou-me constatar quão afectivos nós somos como povo e perceber como fomos espalhando sementinhas pelos quatro cantos do mundo…dando um testemunho da nossa génese que chega aos nossos dias. Um exemplo, essa COMODORO RIVADAVIA. Não parece ser uma cidade atractiva mas demonstra ser um recanto com alma, pela quantidade de estruturas e monumentos que atestam o “fado” que subsiste no coração desses portugueses.

    Uma notinha sobre Puerto Rawson: é pura maldade virem para aqui falar do vosso festim de gambas gigantes. E nós?!!!!…chuchando no dedo, é? Olhei a foto e salivei que nem uma desalmada! Já agora, há percebes??????…hum… nem quero pensar na resposta.

    Quanto às estradas, realmente é de morrer de inveja. Só de pensar que em plena cidade de Lisboa, uma capital europeia, nomeadamente e a título de exemplo, junto ao Forun Picoas – para quem quiser comprovar – há ruas que há mais de 10 anos estão cheias de crateras…não se percebe para onde vai o nosso rico dinheirinho….Aliás, até sabemos para onde vai….mas cala-te boca!
    Sobre os pinguins, eles parecem não se importar com a presença humana, a ver pela foto com a Marília. Ela conseguiu interagir com algum?…esticar a mãozinha e chamar….? Se estivesse eu aí, acho que não resistia e tentaria pegar num ao colo…ehehehe

    Realmente, a Argentina é imensa mas parece ser despida de relevo montanhoso, o que daria outro interesse à paisagem. Não há dúvida, terra de pampas!

    Finalizando, Mr.Manuel é bem simpático, como revela a foto. Um obrigada a ele por vos ter tratado tão bem!
    Beijocas e boa continuação da viagem.

    PS: já estou em Castelo Branco e ontem já nevou todo o dia na Serra!!!!!!!!!!!

    • admin diz:

      boas !
      o problema com o site já está resolvido , felizmente ! eles na realidade são muito competentes !!!
      quanto aos percebes , SE NÃO ESTOU EM ERRO , apenas existem neste planeta no sul de Portugal , na Galiza e muito pouco em França , no resto do mundo , creio que não há….
      estradas argentinas : realmente o piso é de EXCELENTE qualidade mas , atenção : nas cidades , sai-se das avenidas principais e PUMBA !VENHA A MISÉRIA em grande!!!! ruas esburacadas ao máximo , a maioria delas em terra batida (!!!!!!!!) e quase intransitáveis para a AC……; mesmo em B.A. há centenas de ruas cujo pavimento mais parece ser de uma qualquer vila da idade média , tal o enorme desnível entre o paralelipípedos de granito , só visto….contado ninguém acredita!!!
      quanto à morfologia do terreno , atenção : no sul é tudo mais do que plano contudo no norte há enormes cordilheiras- – – – – – – lá chegaremos !!!
      os pinguins interagem com as pessoas …..até certo ponto , ficamos a 1 metro deles e tudo bem , mas se estendemos a mão ( os guardas desaconselham vivamente = proíbem ! ) eles …..BICAM !!!!e fortemente pois agora é a época de acasalarem….
      beijinhos

  5. Georgios Synanidis diz:

    For pinguins , I am not realy interested much, but for shrimps for 3€/kg I think I could stay for the rest of my life in Puerto Rawson (hahaha). As I can understand from your writings , you are happy, so travel goes smooth more or less. Continue like this , we follow you close …
    George & Afrodite

    • admin diz:

      trip is running smoothly, tks god !
      next post to be published soon will be dedicated to you+aphrodite
      big hug
      david+marilia

  6. Aurélio Raposo diz:

    Caros amigos só hoje tive opurtunidade de apreciar os seus relatos da Patagónia,achei muito interessante,possivelmente ainda se cruzou aí com familiares meus,pois a minha mãe é natural de São Brás de Alportel ,Algarve e alguns primos dela emigraram uns para a Argentina outros para o Brasil,um abraço e boa continuação.

  7. alberto abreu diz:

    Olá bom dia. Muito gostaria de uma opinião sobre viajar em AC na Argentina !
    Vale a pena alugar ou enviar de barco a partir de Portugal ? Segurança ???
    obrigados
    alberto abreu

    • admin diz:

      olá !
      não existe transporte desde portugal até argentina , teria de apanhar barco ro-ro desde antuerpia até montevideo ; trazer uma AC apenas se justifica se a viagem for por um período de pelo menos 12 meses caso contrário será mais económico alugar uma .
      a segurança é quase total , mas deve sempre imperar o bom-senso onde estacionar.
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks