PATAGÓNIA ( 3 )

Por que não temos qualquer pressa , continuamos a nossa rota para sul , até chegarmos

à cidade mais austral do planeta : USHUAIA , a chamada FIM DA LINHA ! Na realidade apenas faltam cerca de 1.000  kms , mas isso não é nada em relação não só ao que já andámos mas sobretudo ao que nos falta ainda andar !!!

A estrelita está-se a portar bem  , nós também temos o máximo cuidado em não a sacrificar demasiado , em caso algum ultrapassamos os 80-90 km/hora devido ao enorme peso que transportamos ; estamos bem de saúde e de espírito , apenas a assinalar um princípio de amigdalite da minha parte , passou rapidamente com antibióticos receitados pela minha nova médica…….ucraniana !

Mas , doenças e maleitas aparte , vamos ao que interessa : depois de COMODORO DE RIVADAVIA , a paragem seguinte foi PUERTO SAN JULIAN , a primeira escala do ( NOSSO ) FERNÃO DE MAGALHÃES , que todos aqui teimam em chamar HERNANDO DE MAGALLANES , como já vimos escrito em tantos e tantos locais !!!

Pois é , chegámos a Puerto San Julian onde FERNÃO DE MAGALHÃES aportou a 31 de março de 1520 com 5 caravelas , a soldo do rei de Espanha ; no dia seguinte foi aqui celebrada a primeira missa em território argentino e há várias placas a assinalar tal efeméride….

 

 

à entrada da cidade

à entrada da cidade

 

A História ensinou-nos que , das 5 caravelas aqui chegadas , apenas 1 conseguiu regressar a Espanha ( a VICTORIA ) e sob o comando de Sebastian Del Cano , pois FERNÃO DE MAGALHÃES seria assassinado por indígenas nas FILIPINAS , enfim a história foi-nos relatada com vários pormenores no museu que visitámos , mas como disse e bem a guia , há várias versões não coincidentes pelo que nunca se saberá a verdade dos factos…. ; nesta agradável cidade , muito limpa e airosa , existe uma caravela reconstruída , em tamanho natural e que serve de museu , o qual nós visitámos :

 

DSCN0954

 

IMG_0914

 

IMG_0929

 

IMG_0932

 

IMG_0933

 

IMG_0936

 

IMG_0939

 

DSCN0955

 

DSCN0958

 

IMG_0938

 

Igualmente visitámos um outro museu , bastante pequeno mas bem interessante : o MUSEU DOS PIONEIROS :

 

IMG_0928

 

típico vagão de transporte de fardos de lã , cabiam cerca de 25-30 fardos de 250 kgs cada !!! note-se que as rodas à frente eram bem mais pequenas que as traseiras....

típico vagão de transporte de fardos de lã , cabiam cerca de 25-30 fardos de 250 kgs cada !!! note-se que as rodas à frente eram bem mais pequenas que as traseiras….

 

Esta cidade cresceu graças ao intenso comércio de lã , originária dos enormes rebanhos de ovelhas das …………………….ILHAS MALVINAS , pois Puerto San Julian encontra-se praticamente em frente às ILHAS MALVINAS , presentemente ocupadas pelos ingleses ; todo o comércio da lã e da carne congelada de ovinos se fazia aqui , com exportações para o continente americano e Europa , isto nos idos anos de 20,30 e 40 ; hoje em dia , tal comércio e indústria desapareceram e subsiste o turismo de verão e a pesca ; é frequente avistarem-se focas e lobos marinhos na enorme baía da cidade porém , para azar nosso , não avistámos nenhuma espécie !

Depois de 2 dias nesta agradável cidade , onde tivemos a oportunidade de levar uma lição de moral da polícia por andarmos na VESPA sem capacete ( em praticamente todo o país ninguém usa o ”casco” mas os polícias explicaram que Puerto San Julian leva as leis ………….muito a sério pelo que era obrigatório o uso do mesmo ; e os documentos da mota??? e a carta de condução ??? e o seguro da mota ???? e os passaportes ??? pois , pois TUDO EM FALTA , TUDO NA AC !!!! Assim não pode ser , disseram eles condescendentemente………….!!! Para a próxima não desculpamos !!! ok,ok !!!

Já foi dito anteriormente e nunca é demais dizê-lo novamente : a ARGENTINA é um país gigantesco , na realidade e na minha modesta opinião , um país demasiado grande para uma população de apenas cerca de 41 milhões de almas… ; ora tal implica que surjam enormes carências , também devidas à gravíssima crise que o país atravessa ; porém , há coisas que vemos e que nada têm a ver nem com o tamanho do país , nem com a grave crise , nem com a baixa população : O LIXO ESPALHADO POR TUDO O QUE É ARREDOR DAS CIDADES , SEJAM ELAS GRANDES OU PEQUENAS !!!

É simplesmente uma questão de civismo e de polícia ; é triste e desolador andarmos QUILÓMETROS e vermos ”paisagens” deste género , ACHO QUE NÃO VIMOS UMA ÚNICA CIDADE CUJOS ARREDORES NÃO TIVESSEM ESTE ASPECTO :

 

arredores de uma cidade

arredores de uma cidade

 

arredores de outra....

arredores de outra….

 

Francamente eu penso que alguma culpa será do ”inteligente” que inventou definitivamente os caixotes de lixo mais estúpidos e menos práticos do mundo , os quais obrigam forçosamente as pessoas a utilizar desenfreadamente sacos de plástico ; e reparem que tais caixotes de lixo são um ………………………modelo nacional , isto é , vi-mo-los por tudo o que era aldeia,vila ou cidade !!! Além de muito inestéticos , não são minimamente práticos para os empregados dos camiões do lixo ; depois há ainda outro problema adicional : os líquidos que escorrem por vezes dos sacos de plástico , aliados aos cheiros em redor dos…………………”sustentáculos ” do lixo , obriga a que haja frequentemente cães vadios à volta  destes ”altares” de lixo !!!!! MAS NÃO HÁ NENHUMA ALMA CARIDOSA QUE VEJA BEM O PROBLEMA ???????? NÃO É PRECISO SER-SE EINSTEIN……

 

acabam pois por ser uns simples cestos de ferro , colocados no cimo de um poste a uma altura de cerca de 1,30 m e onde as pessoas colocam então os seus sacos de plástico com todo o tipo de lixo.....

acabam pois por ser uns simples cestos de ferro , colocados no cimo de um poste a uma altura de cerca de 1,30 m e onde as pessoas colocam então os seus sacos de plástico com todo o tipo de lixo…..

 

 

por TODA A ARGENTINA se vê este triste espectáculo : quem terá sido a sumidade que inventou tal disparate ????

por TODA A ARGENTINA se vê este triste espectáculo : quem terá sido a sumidade que inventou tal disparate ????

 

 

é degradante ver , em certas cidades , ruas mais ou menos elegantes , com estes mostrengos às portas das casas.....

é degradante ver , em certas cidades , ruas mais ou menos elegantes , com estes mostrengos às portas das casas…..

 

Outra coisa que nos impressionou negativamente foi a estranha devoção que o povo tem para com um santo popular chamado GAUCHITO GIL ; a história é a seguinte : um desertor de uma guerra provinciana em meados do séc. XIX fugiu para as montanhas e roubava aos ricos para dar aos pobres , tipo Robin dos Bosques ; a sua lenda ficou escrita na sua captura quando no momento em que ia ser enforcado , sussurrou ao carrasco que , quando o mesmo chegasse a casa , encontraria o seu filho moribundo ! para que o filho do carrasco se salvasse , teria o pai de rezar pela alma do G.GIL ; o carrasco assim o fez e o seu filho……salvou-se ! ele então ergueu uma cruz nesse local e atou-lhe um pano vermelho em honra do G.GIL ; hoje em dia , não só esse local virou santuário cuja afluência dominante é em Janeiro quando é visitado por mais de 100.000 devotos , mas principalmente , em todas as estradas , de tantos em tantos kms , lá está uma pequena casota , toda enfeitada à volta com panos vermelhos , e com uma figura que parece ser de um santo ( seguramente o tal G.G. ) e o mais engraçado é que o mesmo deve padecer de securas pois os devotos deixam MILHARES de garrafas de água à volta desses micro-templos-altares e cada um que lhe apetece , ata um pano vermelho à volta do mesmo…………..

 

IMG_0776

 

IMG_0777

 

IMG_0862

 

IMG_0863

 

IMG_0864

 

IMG_0964

 

 

Obviamente , quem agradece são os fabricantes de garrafas de plástico…………!! E escusado será dizer que o VATICANO não reconhece tal santo…..

AI ARGENTINA , ARGENTINA !!!!! COMO ERAS E COMO ESTÁS ….!!!!…..!!!!….!!!!

Depois da agradável visita a PUERTO SAN JULIAN , prosseguimos a nossa viagem pela interminável estrada RUTA 3 , a qual acaba em USHUAIA ; a paragem seguinte foi PUERTO SANTA CRUZ , outra paragem do nosso FERNÃO DE MAGALHÃES e outra paragem para os interessados em pinguins !!!

Para os que gostam , eis umas fotos de um par de pores-do-sol que temos apreciado , alguns fotografo , outros esqueço-me…..

 

DSCN0949

 

 

IMG_0873

 

Outra coisa que resolvemos a contento : a AC andava obscenamente pesada atrás , tanto que ao mínimo ressalto , lá estava a traseira do chassis a roçar no pavimento ; então tive a brilhante ideia de a aliviar de cerca de 50-60 kgs atrás ( NÃO , NÃO FOI DEITAR O BARCO QUE TRANSPORTAMOS NA GARAGEM PARA O LIXO !!!! ) , fiz assim :

 

IMG_0946

 

 

IMG_0947

 

a condução melhorou , sinto a AC muito mais equilibrada , o consumo baixou ( neste momento e apesar do peso excessivo estamos a fazer uma média de 8.7 – 8.9 L/100 … e sobretudo já não raspamos quase nada nos ressaltos / barreiras redutoras de velocidade , de que estes caramelos = autoridades tanto gostam !!! AUTÊNTICO E PURO TERCEIRO MUNDISMO ……. ; temos passado por incontáveis barreiras no asfalto das cidades ( aliás elas apenas existem nas cidades ) e algumas são ridiculamente altas , os próprios argentinos queixam-se de tal ridicularia !!!

Como era de esperar , nas mais altas , a parte traseira do chassis roça no asfalto e , infelizmente , já está danificada……

A paragem seguinte foi RIO GALLEGOS , cidade onde ficámos também um par de dias a resolver um problema eléctrico de todas as luzes da parte traseira da AC , e tal problema resultou de se ter danificado o contacto do ”negativo” no chassis de todas as luzes ; foi resolvido a contento por um competente electricista , o maior problema foi exactamente encontrar uma oficina que tivesse fossa para se poder trabalhar por debaixo da viatura…..mas o trabalho foi feito !!!

Antes de chegarmos à fronteira ARGENTINA-CHILE chamada PASO DE SAN SEBASTIÁN , fomos visitar uma lagoa chamada LAGUNA AZUL , um deslumbramento de beleza selvagem ; esta lagoa resultou da paragem de erupção de um vulcão e as diversas marcas deixadas pelo vulcão ( lava em quantidades astronómicas ao redor , terra queimada , formato da lagoa , etc,etc ) dão ao local um magnífico aspecto ; dormimos no local , absolutamente isolado , não longe da borda do vulcão e num ”perturbador” silêncio !!!

 

LAGOA AZUL (4)

 

 

LAGOA AZUL (6)

 

LAGOA AZUL (5)

 

LAGOA AZUL (2)

 

 

LAGOA AZUL (11)

 

 

 

num dos lados da cratera , no topo de um significativo monte de lava , colocaram uma cruz

num dos lados da cratera , no topo de um significativo monte de lava , colocaram uma cruz

 

 

LAGOA AZUL (18)

 

 

 

aqui dormimos , sós , a 100 metros da cratera do extinto vulcão

aqui dormimos , sós , a 100 metros da cratera do extinto vulcão

 

Muito poucos kms após a LAGUNA AZUL , eis-nos chegados à fronteira de SAN SEBASTIÁN e à 1ª grande discussão com as autoridades !!! Nas fronteiras , quem exerce o poder é a GENDARMERIA , o que corresponderá mais ou menos à nossa G.N.R. ; feitas as formalidades , um pouco demoradas e algo lentas , da parte da emigração e da alfândega , eis-nos chegados à presença de um imberbe soldado de 18 anos ( talvez nem tanto…..) desejoso para não dizer desesperado para ”mostrar serviço”……; após revisar cuidadosamente o papel carimbado pela alfândega e emigração , deu uma volta à AC e ”arrotou” que estávamos ilegais na Argentina com os 2 pneus suspensos à frente da AC pois nada podia ultrapassar os pára-choques ;  eu ripostei dizendo que não tínhamos outro qualquer local para os colocar e portanto eles teriam de lá permanecer , não os podia levar à cabeça….. ; ”um momento , venho já” disse ele ; passados uns minutos volta acompanhado de uma gerdarma cabo , trombuda até mais não…..; que isto e que aquilo , o artigo 24.449 artigo 48º estipula isto e aquilo , etc tal e coiso……; eu ripostei : você pode-me recitar o código da estrada na sua totalidade e tal não vai mudar a questão : não tenho outro local onde os colocar !!! ”Entonces un momento más , por favor” disse ela ; passados uns minutos chamaram-me ao interior do pequeno pavilhão onde estavam mais soldados , alguns cabos e um oficial que me deu as boas-vindas ; disse-me que , adicionalmente , o problema era também que os pneus estavam a esconder a matrícula da viatura e tal não era permitido na Argentina….; eu ripostei e disse , se esse é o problema , eu tenho na bagageira 2 matrículas extra e posso colocar uma delas presa à frente nos pneus e teremos parte do problema resolvido…….. ; que isto e que aquilo , tralaró , pardais ao ninho , a terra é redonda e amanhã vai chover , enfim , não se calava , quase dando a entender que o seu país era o melhor exemplo à superfície do planeta em cumprimento rodoviário …..!!!! …….!!!!!!

Como vi que a conversa já era de xaxa e não levaria a nada , resolvi tirar o ás de trunfo da manga e aí vai : ”pois é meu caro , deixe-me dizer-lhe que eu sou ”juiz” em Portugal e atravessei não sei quantas fronteiras para chegar aqui a este insignificante posto fronteiriço , além de que , desde que entrámos na Argentina , passámos por não sei quantos postos de controle policiais e de gendarmes , portanto , das duas uma , ou todos os outros que viram a AC são uns perfeitos idiotas por nada terem dito sobre o assunto ou realmente vocês trabalham com um desnecessário excesso de zelo……………………. !!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas deixe-me que lhe diga uma coisa importante : existe uma convenção internacional de trânsito rodoviário – Viena – 1949 a qual estipula que se um veículo está aprovado para circular no seu país de matrícula , poderá circular em trânsito noutro país sem que as autoridades locais possam exigir modificações ao mesmo ; embora isto não se trate de uma modificação , eu estou em trânsito no seu país  e , uma vez mais , não tenho outro local para colocar os 2 pneus !!!

Mais ainda : 80% dos carros na Argentina têm os vidros , inclusivamente o pára-brisas , coloridos de azul ou negro , e não se faz a mínima ideia de quem lá vai dentro ; ora , como mero exercício mental , imagine que você ia passar uns meses à Europa e levava o seu veículo : cabe na cabeça de alguém que a polícia lhe mandava substituir todos os vidros por serem proibidos os vidros coloridos na Europa ????????? CLARO QUE NÃO !!! OBVIAMENTE DIZER-LHE-IAM QUE TAL ERA PROIBIDO NA EUROPA MAS COMO VOCÊ ESTAVA EM TRÂNSITO MANDAVAM-NO SEGUIR !!!!!

Depois de reflectir um pouco ele ordenou que se elaborasse um ”auto de notificação” ( francamente nem sei para que serve…….) e frisou várias vezes que tal não era uma multa , apenas …………………um auto de notificação!!!

 

fronteira argentina-chile : paso de san sebastián

fronteira argentina-chile : paso de san sebastián

 

 

auto de notificação......o qual eu não faço ideia para que me serve !!!

auto de notificação……o qual eu não faço ideia para que me serve !!!

 

Depois de muita conversa e cumprimentos , lá nos despedimos com muitos votos de ”salud y suerte”…………………

Depois deste episódio , que nos ”roubou” umas boas horas , seguiu-se 1 dia inteiro de uma horrível picada em ripio , obviamente já em território chileno , no total cerca de 125 kms , nos quais não podíamos ultrapassar os 15-20 km/ hora sob pena de vermos a estrelita em pedaços…….; 1 dia e tal depois , lá chegámos à cidade de RIO GRANDE , cansados até mais não , e onde o repouso de 2 dias se revelou imprescindível !!!

Aí sucedeu-nos outra avaria eléctrica , a qual demorou meia manhã a ser resolvida pois………não se dava com o problema ; aconteceu no suporte eléctrico que sustenta , além de fazer subir e descer a mota : pura e simplesmente deixou de funcionar !!!

MAS EU DEPOIS CONTO MELHOR , OK ?????

C I A O !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



18 comentários para “PATAGÓNIA ( 3 )”

  1. estrela diz:

    Olá, meninos…

    Ora até que enfim, já cá tardavam as peripécias que dão sal e pimenta à expedição!!!! Essa do juíz pegou a assim vai ficar para o resto dos teus dias. Acho que ainda vais acabar por fazer uma placazita em bronze ou latão e colocares no interior da autocaravana, junto à porta, com os dizeres “JUÍZ” para que esse pessoal todo dê “una mirada” e se acalme logo….ehehehe

    Falando seriamente, gostava de ter posto, também eu, o meu pézinho na caravela…Deve ter sido uma sensação muito especial, pois mais facilmente conseguimos imaginar o que foram aquelas grandiosas viagens do passado. E a propósito de viagens, seria giro eu confirmar que os nossos antepassados Maria del Caño e Rodrigo del Caño foram parentes do Sebastian! Afinal, foram da mesma época!!!!Mas isso são outros assuntos.

    Realmente, a aparência emporcalhada das cidades, que o sistema de recolha de lixo dá, é triste. Ainda que os nossos caixotes não sejam nenhuma belezura, têm a vantagem de poderem ser de plástico e facilmente laváveis. Agora, essas mini torres de ferro, a céu aberto, que recebem os sacos de plástico, estarão imundas com os resíduos que escorrem dos ditos sacos e devem largar um cheiro nauseabundo…Que pivete deve haver nas ruas!!!!

    Por último, depois do vosso post com comentários sobre os “percebes”, fui pesquisar um pouco e…….VOILÁ!…vocês estão cheios de sorte!…a costa chilena é um dos locais do mundo ONDE SE PODEM APRECIAR TAIS PETISCOS!!!! Aproveitem, meninos! E tirem umas fotos, para nós, os vossos seguidores, começarmos a salivar à distância.

    Beijinhos e continuação de boa viagem!

    PS: Atenção às estradas do Chile, sobretudo de montanha: perigosas até mais não!

    • admin diz:

      atenção : a caravela é uma cópia , à escala 1: 1 da original , o que realmente custa a compreender é como é que naquele exíguo espaço cabiam entre 35 a 45 pessoas , nem sequer dá para imaginar ; eu andei por toda ela e por mais que ginasticasse a mente não conseguia compreender como cabiam todos , especialmente tomando em consideração que uma parte significativa do espaço era ocupado pelos aposentos do fernão de magalhães
      iremos procurar os perceves no chile…
      beijinhos

  2. Bom dia.
    Já estava preocupado e com falta de notícias da vossa aventura/expedição. Na verdade, ao que parece é cultura esse tipo de deposito de lixo na América Latina. Pois, no Brasil, Mato Grosso, também é usado. Pouco prático, além de no MT, haver imenso calor, imaginem o odorzinho à volta. Um dia questionei, o porquê de serem assim: Ao que me foi respondido para evitar que os cães espalhassem os sacos à procura de comida! Pode ser isso? Só se for os mais pequenos, que os grandes, fazem-no. Enfim! Acresce que não há muito civismo ambiental. O próprio catador de lixo, como lhe chamam, espalha-o, na procura do que lhe interessa, Ainda, que este minimize, a acumulação do mesmo. Sempre recolhe o que lhe interessa. Continuação de Boa Viagem na companhia de Deus! Abraços Martinez Jm

    • admin diz:

      olá martinez !
      como calcula , nem sempre temos net , por vezes estamos a centenas de kms de qualquer povoação e obviamente aí não há internet….
      infelizmente no brasil também há , por parte de algumas pessoas , essa falta de civismo em deitar o lixo por onde lhes apetece…
      um abraço
      david+marilia

  3. Georgios Synanidis diz:

    Someone has to convince them that ‘judges’ enjoy respect all over the world, especialy the ones that travel with “vans”… Regards George

  4. António diz:

    Olá Companheiros,
    Estive hoje a ver a magnífica viagem que estão a realizar.
    Teem programado a visita ao glaciar Perito Moreno ? Imperdível .!!!!
    Não se esquecem de comer aí em Ushuaia , ovelha assada em espeto circular, uma delicia dos Deuses.
    Que tudo corra a vosso contento.
    Estou pelo Brasil.
    Cumprimentos

    • admin diz:

      olá antónio !
      há bastante tempo que não tínhamos o prazer de o ler…. ; boas passeatas pelo brasil e já agora , em que parte do país é que costumam estar??? estaremos durante 6-7 semanas no brasil , em princípio a partir de fev-16
      sobre o perito moreno , obviamente não falharemos , é absolutamente incontornável !!!
      sobre o cordeiro no espeto , ainda não provámos….
      um abraço
      david+marilia

      • António diz:

        Bom Dia Companheiros
        Eu vou estar pelo Sul do Brasil, Cidade de Santa Maria (Estado do Rio Grande do Sul), mas estamos programando uma viagem ao Chile e Argentina, onde vamos habitualmente, (ainda sem data), se passarem aqui por perto avisem, seria um prazer encontrarmo-nos.
        Ai perto do Glaciar Perito Moreno, também visitamos uns lagos duma beleza indescritível….
        Continuação de boa viagem, e tudo de bom pra vcs.

        Abraços

        • admin diz:

          olá antónio !
          obrigado pela sugestão contudo o mais perto que passaremos daí será porto alegre……o que ainda fica relativamente longe !
          um abraço
          david+marilia

  5. Olá Estrelas!

    Parte das v/ reportagens são autênticas lições de história sobre a época mais empolgante do nosso país: a gesta dos descobrimentos – o período áureo da cultura portuguesa na história mundial.
    Quer seja a soldo dos Reis de Espanha, quer em missão da monarquia portuguesa, os nossos compatriotas de então ousaram dar «novos mundos ao mundo» através do excelente exemplo de sucesso que foram os descobrimentos.

    Quando penso na Argentina, são os Andes que me vêm à memória, talvez devido a imensos documentários sobre os países andinos que vi no passado.
    As imagens sobre o lixo espalhado pelas periferias das cidades é uma desagradável surpresa de um país que julgava com maior civilidade.Só em Marrocos presenciei imagens como as que a v/ reportagem documenta. Lamentável!

    Interessante a história do «Gauchito Gil». Cada povo tem necessidade de criar os seus «Roques Santeiros» para poderem lavar a alma e ganhar o céu!

    Que belos pores do sol … Adorei!

    Continuação de boa viagem
    Abraço do CG

    • admin diz:

      olá c.g !
      bom retorno !
      também penso assim : a época dos descobrimentos foi a ”jóia da coroa” da nossa atribulada e por vezes lamentável história.
      espero que o próximo post seja do seu agrado ; estamos em ushuaia e quase enterrados em neve …..
      um abraço
      david+marilia

  6. Eduardo Rana diz:

    Olá amigos:
    Lixo á parte, e dorzinha de garganta, que espero que tenha passado, gostei de ver as fotos e a v/ escrita.
    Um comentário, coitadinha da estrelinha, deve andar muito cansada.
    Umm abraço e que continue a viagem.

    • admin diz:

      olá eduardo !
      a estrelita está ok , digamos , uma ou outra dorzita mas vai sobreviver…..
      um abraço
      david+marilia

  7. Antonio Resende diz:

    Pois… Pois… desta vez lá deu para avançar… é preciso ter tempo.
    Sugestão alheia para os States:
    http://www.buenaruta.es/el-itinerario-perfecto-en-autocaravana

    • admin diz:

      olá antónio !
      muito obrigado pela dica ; este itinerário já é bem conhecido .
      nós não o poderemos utilizar por várias razões , nomeadamente 1) iremos até ao alaska (inch’allah) e 2) não queremos ir ao mid-west e zona dos grandes lagos pois já lá fomos 2 vezes…; assim , a nossa volta será bem diferente , mas de qualquer modo e mais uma vez , agradecemos a dica.
      um abraço e bons passeios para ti
      david+marilia

  8. F.Ramos diz:

    Olá companheiros David e Marília
    Obrigado, por relatar com alguma ironia as peripécias da viagem e pelas fotos, com imagens, que só encontramos na TV.
    Lamento as avarias eléctricas. Mesmo pequenas, são sempre “chatas”.
    Não me vou alongar, porque não quero dar trabalho. Venho ler-vos quase diariamente e fico a torcer para que tudo corra melhor do que esperam.
    Continuação de boa viagens.
    Abraço
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá ramos !
      obrigado pelas simpáticas palavras , como calcula…….nem tudo são rosas !!!
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks