PRAIAS AOS MOLHOS……

O nosso itinerário , já traçado há muitos meses atrás , embora algo flexível , não nos permite

visitar todos os locais que gostaríamos de visitar ; por exemplo , tanta gente nos tem falado do nordeste contudo não nos é possível fazer mais uns……….milhares de kms para visitar as suas paradisíacas praias e as várias cidades que mantêm tantos vestígios da colonização portuguesa ; sim , por que estamos a falar de vários milhares de kms tendo em conta que temos de voltar para sudoeste , afim de entrarmos no PARAGUAI e prosseguirmos o nosso longo périplo  !!!

Assim , continuamos pelo belo litoral brasileiro , em cada ”esquina” uma praia , cada uma mais bela do que a anterior !!!  BELEZAS NATURAIS , note-se bem……

Estamos em pleno Verão e os brasileiros ( assim como largos milhares de argentinos….) enchem as praias , estacionar a AC perto da praia tem sido uma dor de cabeça , com a agravante de a cada metro que andamos estamos a ser interpelados por brasileiros , incrédulos por verem escrito PORTUGAL – PATAGÓNIA – ALASKA na frente do veículo…….. ; sucedem-se as  ( mesmas ) perguntas e tentamos apressar as respostas pois a fila de carros atrás de nós aumenta a cada segundo …… ; temos conhecido pessoas muito interessantes , uma parte significativa já esteve em Portugal e todos , sem excepção , gabam uma coisa sobre o país : a nossa gastronomia , com especial destaque para o BACALHAU , embora este peixe também exista à venda no Brasil , mas por preços + – quase o dobro do que custa no nosso país…….. ; a razão pela qual não se vende mais , além do preço claro é …….curiosa : não sabem como se pode cozinhar de tantas formas o bacalhau !!!

Assistimos por 2 vezes , em mercados diferentes , a potenciais compradores junto a uma banca , perguntando : mas como é que eu cozinho este peixe ???? O bacalhau à venda nos mercados , apresenta-se já demolhado e envolto em plástico transparente.

 

em geral as postas são muito grossas.....

em geral as postas são muito grossas…..

 

Mas voltando à questão das praias , a quantidade de praias é verdadeiramente impressionante , seriam necessários vários ANOS para se conhecerem todas !!!

Assim , vamos conhecendo as que já constavam do nosso ”menu” e , de vez em quando , acrescentando uma ou outra consoante a ……………insistência ou melhor dizendo , o poder de persuasão , deste ou daquele brasileiro que a recomenda vivamente !!! Temos conhecido verdadeiras pérolas onde apetece ficar muitos dias , ou até semanas , e ”dói” imenso termos de ” levantar âncora ” 48-72 horas após chegarmos , parece que acabámos de chegar e já estamos a partir….. ; o problema é que temos certos prazos , há imenso para ver e se ”esticarmos ” aqui e acolá , a viagem prolongar-se-ia por ……muito anos !!!

As praias brasileiras ( OBVIAMENTE DO QUE JÁ VIMOS ) têm espantosas belezas naturais , são essencialmente praias selvagens porém pecam por vários defeitos , quiçá , inerentes ao próprio país : os cuidados na sua manutenção e sobretudo nos seus acessos são praticamente inexistentes , mato,silvas , maus caminhos , eu sei lá o quê , não existe o cuidado em cuidar das infraestruturas…….; a areia nem sempre é muito limpa , os caixotes de lixo não abundam e infelizmente os brasileiros adoram deitar o lixo para o chão….., enfim , ainda há imenso para fazer……; salva-se a extraordinária paisagem em redor , verde +verde+verde até nos cansarmos de tanto verde !!! até a água tem a cor  de verde esmeralda !!!

A água embora bem mais tépida para o norte ( zona de S.PAULO e RIO ) não é tão límpida como nas CARAÍBAS , ou na CROÁCIA , ou na ALBÂNIA , ou na GRÉCIA , ou na MALÁSIA , etc, etc….. ; visitámos sucessivamente as praias de BARRA DE SAHY , TOQUE-TOQUE PEQUENO , TOQUE-TOQUE GRANDE ( todas espectaculares !!! ) , continuámos ao longo da costa sempre para norte e visitámos UBATUBA , a qual não nos entusiasmou por aí além……

Infelizmente uma arreliadora avaria ( NOVAMENTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ) no PC  não me permite mostrar-vos várias   fotos que tirámos , embora elas estejam salvaguardadas no disco rígido do computador ; a TOSHIBA está uma verdadeira porcaria no que respeita a PC’s , este meu era de uma série CARA E SOFISTICADA , mas voltou a sofrer uma grave avaria ainda dentro da garantia……!!! TOSHIBA NUNCA MAIS , NEM DE GRAÇA !!!

Mas voltando às nossas……voltas pelo Brasil , em seguida visitámos a conhecida cidade de PARATY , fundada pelos portugueses mas …………………isso vai ser objecto de um outro post !!!

I N T É ….. pois um post quase sem fotos até fica bem !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



16 comentários para “PRAIAS AOS MOLHOS……”

  1. F.Ramos diz:

    Olá companheiros David e Marília
    Obrigado pelas imagens descritivas que tão bem relatou, visto que o PC fez greve de zelo. Ele que se cuide, porque sem saber ler, vai parar a uma qualquer reciclagem (um problema na AC seria muito pior)…
    Continuação de boa Viagem
    Fernando Ramos

    • admin diz:

      olá caro !
      tem andado muito ”desaparecido” ….
      tem razão , problema na AC seria bem pior….
      um abraço
      david+marilia

  2. Olá Estrelas
    Ganhamos «água na boca» ao ler os v/ post’s sobre as belezas naturais desse imenso e belo país de língua lusitana. Deve ser uma boa sensação andar milhares de quilómetros e ouvir falar português…
    Deve ser, de igual modo, uma agradável surpresa para os brasileiros de origem portuguesa ver a «estrelita» vinda de tão longe. Não admira que entrem em contacto convosco. E não vos há-de faltar paciência para acolher as repetidas perguntas…
    Continuação de excelente viagem
    abraço do Carlos da Gama

    • admin diz:

      olá carlos da gama !
      é engraçado sem dúvida ouvir os brasileiros mas , acredite , muitas das vezes tem de ser a marilia a ….”traduzir” pois eu não os entendo pois como não vejo telenovelas não estou habituado a este sotaque !! mas não me preocupo pois eles também têm dificuldade em nos entender…..a maioria das vezes tomam-nos como……………..ARGENTINOS !!!
      a paciência para as repetidas perguntas começa-se a esgotar pois ……são DEZENAS de simpáticos brasileiros que nos abordam DIARIAMENTE !!!
      um abraço
      david+marilia

  3. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Primeiro que tudo, sobre o PC, mantém-se o que te disse ao telefone: a melhor opção será ASUS. Penso que a Marília deverá trazer o aparelho e visto que está na garantia, eles devem trocar-te por outro, atendendo à vossa situação de viajantes, pois é provável não haver tempo de arranjar a máquina para que ela regresse ao Brasil. Por outro lado, o que estás a utilizar agora, da Marília, como vocês muito bem dizem, está obsoleto. Valeria a pena, independentemente do arranjo do Toshiba ou da compra de outro, que levassem um terceiro, dado que os imponderáveis acontecem e à medida em que avançam, as dificuldades serão maiores. Não podem ficar sem esse tipo de recurso, primeiro para vossa segurança e, depois, para continuarem a brindar-nos com excelentes relatos!

    É uma pena não poderem fazer um desvio para as praias do nordeste. São fabulosas!!!! Bem sei que isso representa um aumento considerável de kilómetros e de dias mas vocês já têm um programa feito e serão obrigados a respeitá-lo, pelas ligações com os barcos.

    Gostava que pusessem aqui no site o plano da viagem para irmos acompanhando.

    Que tudo corra bem! Beijocas

    • admin diz:

      o brasil é quase ….um continente , as distâncias assustam !!! não podemos ir a todo o lado , com muita pena nossa pois temos sido recebidos principescamente e como o nível de vida ( para nós … ) é bastante razoável até valia a pena percorrermos o país quase todo , mas para tal necessitaríamos de + -1 ano e isso é impossível !
      beijinhos

  4. Carlos Pinto diz:

    Boa noite Estrelas
    Antes do comentário a pergunta obrigatória: Então como correu o carnaval em terra de samba ??
    Na realidade salvou-se a foto do bacalhau !! e a sugestão para uma oportunidade de negocio em que o bacalhau seja rei…
    Continuação de boa viagem.

    • admin diz:

      olá carlos pinto !
      o rio de janeiro é um inferno com o carnaval+obras à porta por causa das olimpíadas+os muitos turistas …..mas lá nos vamos safando !!!
      um abraço
      david+marilia

  5. José Ricardo diz:

    Bem vindos.
    Marilia e Davidis
    Após dois anos acompanhando as aventuras de vocês pelo blog e esperar ansiosamente a passagem da estrelita pelo Rio de Janeiro, finalmente o dia chegou.
    Vocês chegaram sem avisar e me deram uma surpresa, uma enorme surpresa. Encontrar você em carne e osso na porta da minha sala com um sorrizão estampado no rosto foi muito legal. Alegria também foi conhecer a estrelita por dentro e escoltá lá pelas ruas do Rio com meu fusquinha 1975 foi uma cena surreal.
    Vocês sempre colocam as coisas como são e dessa vez não seria diferente. A geografia e clima do Brasil transformou asse pais em algo único e grandioso, porém é explorado equivocadamente e destruido freneticamente pelos gananciosos empresários, visto o caso da barragem rompida em Mariana e a destruição de todo eco-sistema da região. Acredito que atualmente temos metade da população conscientizada em preservar a natureza e o meio a sua volta, mas a outra metade continua sujando e destruindo tudo sem o menor respeito ao meio ambiente. Aqui no Rio de Janeiro temos a Baía de Guanabara e muitas prais com o índice de poluição altíssimo. Espero que conheçam um pouco mais dessa cidade que luta bravamente para encantar os viajantes.
    Aguardando as fotos.
    Abraços.

    • admin diz:

      olá …”vizinho” !!!
      apenas duas palavras : tens sido inexcedível de simpatia e de ajuda : GRATOS PARA SEMPRE !!!
      david+marilia

  6. José Godinho diz:

    Companheiros,
    Embora com escassa intervenção, continuo acompanhando assiduamente a vossa aventura.
    Nós com chuva e frio… e vocês deliciando-se com essas praias! (e tudo o mais!) Que “inveja”!
    Aproveitaram para assistir ao Carnaval?
    O famigerado vírus Zika não tem sido uma preocupação?
    Abraço e continuação de boa viagem.
    Godinho

    • admin diz:

      olá godinho !
      obrigado por nos continuar a seguir !
      estamos no rio de janeiro desde o começo do carnaval mas apenas temos assistido a ”blocos” nas ruas , o verdadeiro show de luz+som+cor passa-se no sambódromo e….não há bilhetes !
      quanto ao zyka não nos preocupamos pois……a marilia não tenciona engravidar nesta viagem- – – – – talvez na próxima !
      um abraço
      david+marilia

      • José Godinho diz:

        Essa tá com imensa piada, mas o zyka, ao que consta, não é só problema para as gravidezes!
        Abraço
        Godinho

        • admin diz:

          olá godinho !
          infelizmente o que não falta no brasil são mosquitos , há-os de todas as espécies e tamanhos….. ; se nos vamos preocupar com o zyka teremos de nos preocupar com o zeka,o zoka , o zuka etc….
          um abraço
          david+marilia

  7. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Sei que tenho estado ausente mas tenho lido os posts sempre que posso,a razão já calculam qual é pois os meus problemas andam a chatear um pouco. Indo ao que interessa,como sempre adoro os textos e as fotos que tens publicado nos vários posts são muito interessantes. Por esta altura estou ansiosa que passem os dias e sabem a razão,este meu coração é muito piegas. Continuem a divertir-se,oproveitem o bom tempo e beijinhos.

    • admin diz:

      olá ana !
      obrigado , nós compreendemos….
      parabéns antecipados !!!
      beijinhos

Trackbacks/Pingbacks