RIO DE JANEIRO ( 1 )

Chegámos ansiosamente a esta mega-metrópole após cerca de 6 meses de viagem ; apesar de

já cá termos estado há cerca de 25 anos , conhecer uma cidade quando se a visita por via aérea não é de modo algum a mesma coisa do que a conhecer quando se visita o mesmo local por terra e…..com tempo !

Vindos do sul em plena época de CARNAVAL , a nossa entrada na cidade foi tudo menos fácil ; no nosso planeamento estava prevista antes do RIO uma paragem de 2-3 dias em MANGARATIBA contudo quando lá chegámos ficámos literalmente siderados com o aspecto negativo e sujo da pequena cidade , as inúmeras praias à volta da vila pejadas de multidões de ávidos veraneantes com aspecto muito pobre e desleixado , o cheiro a esgotos era muito forte, enfim , nada que nos ”chamasse” para ali ficarmos um par de dias …..bem pelo contrário !

É , uma vez mais , a tal vantagem de se viajar com tanta liberdade de movimentos e tal só é possível numa AC …….

Assim , num dos meus ”repentes” disse à Marilia : ”bora pró RIO kisto não é local para nós”……  

A  assustadora ideia de entrarmos no RIO DE JANEIRO em vésperas de CARNAVAL tornou a curta viagem de apenas umas dezenas de kms numa verdadeira ansiedade….. ; para tornar as coisas ainda um pouco mais stressantes………tive a feliz ideia de surpreender o estimado amigo JOSÉ FERRARI em sua casa , de tão admirado ficou quando lhe batemos à porta repentinamente que até as pernas lhe tremiam , segundo confessou !!!

 
A entrada no RIO DE JANEIRO fez-se com mais ou menos dificuldade e foram literalmente MILHARES de cabeças que se voltavam na nossa direcção e bocas de espanto que se abriam cada vez mais por verem primeiro que tudo um ………”veículo carnavalesco” diferente com um focinho enfeitado com um pneu à frente…….. e depois ao verem PORTUGAL escrito em vários lados no veículo …..sorriam e aplaudiam ……………….quiçá alguns pensando que iriam ser novamente conquistados !!!

 
Passámos por várias favelas e bairros de meter medo mas ……..sem o evidenciar ; a entrada sul do RIO é um pouco assustadora devido às imensas favelas que ladeiam as vias rápidas, mas tomámos as precauções possíveis para nos sentirmos o mais seguros possível mas não há dúvida que sentimos bastante insegurança e temos a plena sensação de estarmos a entrar na….boca do lobo !!!

Chegámos finalmente ao nosso destino que era a PRAIA VERMELHA , uma praça ( junto à praia ) rodeada de importantes instalações militares do Exército e da Marinha e onde a maioria dos overlanders que visita esta cidade permanece ; todos têm este local já referenciado ; é um local fortemente guardado , a segurança é absoluta e imensamente frequentado por turistas pois ali fica a base do teleférico que se toma para visitar o PÃO-DE-AÇÚCAR , além de que a praia é muito visitada também , por ser uma praia pequena e familiar , de pequenas ondas .

 

 

este foi o primeiro ''poiso'' teoricamente muito bom por estarmos a 10 metros da areia , mas na prática os painéis solares ficavam à sombra !

este foi o primeiro ”poiso” teoricamente muito bom por estarmos a 20 metros da areia , mas na prática os painéis solares ficavam à sombra !

 

 

entre a AC e a praia , esta estátua de CHOPIN........um pouco deslocada , não acham ???

entre a AC e a praia , esta estátua de CHOPIN……..um pouco deslocada , não acham ???

 

 

a praia vermelha

a praia vermelha

 

 

O custo do parqueamento é irrisório ( 8 reais / 24 horas = € 1.80 ) mas infelizmente a maioria dos lugares são debaixo de enormes e frondosas árvores , algo inconveniente para nós por causa do carregamento das baterias através dos nossos 3 painéis solares ; enquanto que a esmagadora maioria dos visitantes procura as enormes sombras …..nós procuramos o sol , e custa bastante meus amigos pois têm estado sempre temperaturas acima dos 33-35º C o que significa que dentro da AC a temperatura chega muito rapidamente aos 45-48º C !!!

Para os interessados e por que os parqueamentos para AC no RIO são inexistentes , e o único camping fica a cerca de 40 km do centro ( PRAIA DO RECREIO DOS BANDEIRANTES ) , aqui ficam as coordenadas da praça junto à PRAIA VERMELHA , onde ficámos instalados : S 22º 57′ 16.8”   W 43º 09′ 59.6”

No primeiro par de dias ficámos realmente à sombra mas depressa demos conta do nosso erro pois ……era só gastar energia sem nada acumular !!!

Assim mudámos rapidamente para a parte do parking usada pelas VANS/CARRINHAS que trazem os turistas ao teleférico e que tem a vantagem de ser grátis…..; passadas umas horas de estarmos parqueados em tal local…………proibido , os arrumadores e cobradores do estacionamento ( oficiais ) chamaram a polícia e eles rapidamente chegaram num carro patrulha ; indagaram o que se passava e depois de ouvirem a nossa explicação sobre a necessidade de apanharmos sol durante todo o dia no tejadilho , lá concordaram e disseram que podíamos ficar ali o tempo que achássemos conveniente…….

À BORLA , CLARO !!!!

 

aqui ainda estávamos no parking à sombra....

aqui ainda estávamos no parking à sombra….; mota com cadeado à frente e forte corrente presa ao retrovisor ….TEM DE SER !!!

 

 

aqui já estávamos ao sol ; ao fundo a estação do teleférico para o PÃO-DE-AÇÚCAR

aqui já estávamos ao sol ; ao fundo a estação do teleférico para o PÃO-DE-AÇÚCAR

 

Desde que entrámos no BRASIL e já lá vão várias semanas  conhecemos , mais superficialmente uns  do que outros  , várias centenas de brasileiros ; quase todos nos fazem as mesmas perguntas e a esmagadora maioria dá esta ou aquela informação ou conselho ; e há um conselho realmente comum a todos eles , cansá-mo-nos de o ouvir : evitem a todo o custo o RIO DE JANEIRO !!!

Inclusivamente inúmeros nos informaram que ou já não visitam o RIO há x anos ou mesmo quando passeiam de carro e querem ir um pouco mais a norte , evitam a todo o custo entrar no RIO , todos a consideram uma cidade extremamente perigosa !!

E meus amigos , de certo modo há que lhes dar razão : O RIO DE JANEIRO É UMA CIDADE MUITO PERIGOSA !!!

Ou seja , seria de estranhar que entre tantas e tantas centenas de pessoas com quem dialogámos , desde que pisámos solo brasileiro , que TODOS tivessem uma PSICOSE COMUM DO MEDO ou algo similar ; não , não é uma psicose, uma ideia fixa , ou uma mania : O RIO DE JANEIRO , DIGAM O QUE DISSEREM , É UMA CIDADE PERIGOSA ONDE TODAS AS PRECAUÇÕES DEVEM SER TOMADAS E NUNCA SE DEVE DESCURAR A NOSSA SEGURANÇA !!!

Os exemplos são praticamente diários  e só um cego,surdo e mudo não se dá conta da ”fauna” existente nesta cidade : no dia seguinte ao termos chegado houve um novo ”arrastão” em plena praia de COPACABANA ( arrastão é quando um grupo elevado de 40-50-60 jovens das favelas se reúnem e correm pela areia roubando rapidamente os pertences dos veraneantes que estão descansadamente a apanhar banhos de sol…..) ; raramente são apanhados pois são autênticas lebres a correr e quando o são , são postos em liberdade por serem ….menores ! Outro caso : dois dias antes de chegarmos foi barbaramente torturado e assassinado um cabo do Exército por bandidos das favelas ( lemos a notícia em letras garrafais num jornal…..) , etc,etc ; dos locais com quem trocámos impressões , raro é aquele que não foi já assaltado sob a ameaça de uma faca ou arma de fogo !!! raramente se vê alguém com relógio e absolutamente ninguém com um fio de ouro ; o roubo de celulares é tão frequente que as pessoas já nem ligam, segundo nos informaram !!!

A presença da POLÍCIA  é notória e há diferentes tipos de POLÍCIA , todos bem armados e geralmente calmeirões de meter respeito : POLÍCIA MILITAR ( a mais activa ) , POLÍCIA CIVIL ( tipo nossa PSP ) , POLÍCIA DA PREFEITURA , GOES ( polícia de intervenção ) , todos circulam com os pirilampos acesos, bem armados e com coletes anti-bala…..

 

bem armados....

bem armados….

 

E AGORA A CEREJA NO TOPO DO BOLO : SOFREMOS UMA TENTATIVA DE ASSALTO !!! Eu explico : tínhamos saído da casa do nosso estimado amigo JOSÉ FERRARI  e como de costume ligámos o GPS afim de voltar para a AC distante + – 3 km ; a Marilia leva sempre o aparelho na mão direita , bem seguro na palma da mão , conforme eu lhe ensinei ; por sorte , como já tínhamos feito o percurso um par de vezes , ela não necessitava de estar a olhar para o GPS frequentemente , assim ( de acordo com o que eu lhe tinha sugerido ) tinha-o seguro na mão mas junto ao colo ; de repente aproximou-se uma mota com dois vagabundos e o pendura estendeu repentinamente o seu braço esquerdo para agarrar o GPS mas devido à firmeza com que a Marilia o agarrava , ele não lhe conseguiu pegar e arrancaram a toda a velocidade….; é claro que nem valia valia a pena e seria desaconselhável persegui-los e isto tudo em plena luz do dia numa das avenidas mais concorridas da cidade ( VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA )  ; ficámos algo abalados mas é claro , já sabíamos que isto ou algo pior podia-nos acontecer …….. já sabíamos ao que vínhamos !!! Podia ter acontecido uma catástrofe pois o movimento de carros aquela hora era intenso e podíamos ter sido derrubados e cair da mota sendo assim atropelados , mas felizmente foi apenas um susto…. Continuamos a tomar todas as precauções mas tal não impede de fazermos  a nossa vida normal de turistas …….mas cada vez olhamos mais para os lados e para trás !!!

Um exemplo elucidativo, que se passou debaixo do nosso nariz …..

 

IMG_2516

 

IMG_2518

 

O RIO DE JANEIRO é uma cidade extremamente extensa e tem bastantes pontos de interesse ; os seus bairros / zonas mais conhecidas são : LEBLON , IPANEMA , COPACABANA , BOTAFOGO , FLAMENGO , CENTRO , MARACANÃ , JARDIM BOTÂNICO , LAPA , CASTELO e GÁVEA . Em pleno verão carioca , as praias estão cheias como ovos , as esplanadas transbordam e a época carnavalesca é o ponto alto do ano ; os brasileiros , com especial incidência dos cariocas , passam metade do ano ( ou será o ano todo ??? ) a pensar no CARNAVAL onde dão asas à sua transbordante alegria e usam as fantasias mais originais que se podem imaginar…. ; é claro que o ponto máximo das festividades é o célebre SAMBÓDROMO contudo os bilhetes esgotam rapidamente e o seu preço no mercado paralelo é proibitivo !

Assim , e com grande pena nossa limitá-mo-nos a assistir a um par de BLOCOS DE RUA , que não são mais do que gigantescas concentrações de maioritariamente jovens que bebem que nem uns desalmados e cantam e dançam ao som de um grupo de músicos em cima de um camião  , os quais mal se ouvem tal é o barulho e confusão… ; todos se mascaram o mais extravagantemente possível e as infernais bebedeiras deles e delas fazem parte do show…..assim como este ou aquele distúrbio e um pouco de sexo ao vivo à mistura….CARNAVAL  BRASILEIRO A QUANTO OBRIGAS !!!

 

IMG_2552

 

IMG_2551

 

IMG_2549

 

IMG_2548

 

IMG_2547

 

Os famosos trajes coloridos e os fantásticos carros enfeitados , assim como os monumentais desfiles das escolas de samba são apenas possíveis de serem admirados no SAMBÓDROMO…………….. que pena !!!!!

Há bastantes anos atrás quando aqui estivemos não tínhamos subido ao PÃO-DE-AÇÚCAR e quando fomos ao CORCOVADO o mesmo estava rodeado de nuvens pelo que as suas espectaculares vistas estavam reduzidas a …..nuvens ; desta vez foi diferente e fomos a ambos os locais com um tempo excelente e céu azul , melhor não podíamos ter pedido ; fartá-mo-nos de ver / ouvir turistas portugueses por todo o lado ( CRISIS ?? WHAT CRISIS ??? WHAT ARE YOU TALKING ABOUT ???? )  e mesmo no parking da PRAIA VERMELHA onde estivemos tantos dias , foram inúmeras vezes que turistas portugueses nos abordaram ao ver a AC portuguesa e invariavelmente a pergunta era sempre a mesma : ”o que é que vocês estão aqui a fazer de AC ” ??? ENFIM……………………………..

 

 

praia vermelha , nos primeiros dias ficámos instalados no parking desta praia ; foto tirada do teleférico que sobe ao PÃO-DE-AÇÚCAR

praia vermelha , nos primeiros dias ficámos instalados no parking desta praia ; foto tirada do teleférico que sobe ao PÃO-DE-AÇÚCAR ; SE A FOTO FOR BEM AMPLIADA PODERÃO  VER A ESTRELITA ALGURES JUNTO AO ARVOREDO !!! POR DETRÁS DO MORRO DIREITO FICA A FAMOSA PRAIA DE COPACABANA.

 

1º patamar do acesso ao PÃO-DE-AÇÚCAR

1º patamar do acesso ao PÃO-DE-AÇÚCAR

 

marina da URCA e BOTAFOGO

marina da URCA e BAIRRO  BOTAFOGO

 

O 1º TELEFÉRICO USADO NOS ANOS 20

O 1º TELEFÉRICO USADO NOS ANOS 20

 

PRAÇA DO TELEFÉRICO E PARTE DO BOTFOGO

PRAÇA DO TELEFÉRICO E PARTE DO BOTAFOGO

 

VISTA PARCIAL DA PRAIA DO FLAMENGO

VISTA PARCIAL DA PRAIA DO FLAMENGO ; OS PASSEIOS DE HELICÓPTERO SÃO MUITO CAROS….

 

 

O CORCOVADO ( O NOME SIGNIFICA NA REALIDADE O''INCLINADO/CURVADO ) FOI ERIGIDO NO TOPO DO MORRO MAIS ALTO DO RIO DE JANEIRO ; NA CIDADE E ARREDORES EXISTEM INÚMEROS MORROS DESTE GÉNERO

O CORCOVADO ( O NOME SIGNIFICA NA REALIDADE O INCLINADO/CURVADO ) FOI ERIGIDO NO TOPO DO MORRO MAIS ALTO DO RIO DE JANEIRO ; NA CIDADE E ARREDORES EXISTEM INÚMEROS MORROS DESTE GÉNERO

 

COMO ESTA , INFELIZMENTE POR TODO O BRASIL HÁ MUITAS DESTE GÉNERO....E PIORES !

COMO ESTA , INFELIZMENTE POR TODO O BRASIL HÁ MUITAS DESTE GÉNERO….E PIORES !

 

MUITAS.....E SEMPRE A CRESCEREM POIS O FOSSO ENTRE RICOS E POBRES É CADA VEZ MAIOR........DEVIDO AO ''SOCIALISMO'' DA TIA DILMA !!!

MUITAS…..E SEMPRE A CRESCEREM POIS O FOSSO ENTRE RICOS E POBRES É CADA VEZ MAIOR……..DEVIDO AO ”SOCIALISMO” DA TIA DILMA !!!

 

POR DETRÁS A CÉLEBRE PRAIA DE COPACABANA

POR DETRÁS A CÉLEBRE PRAIA DE COPACABANA

 

A LAGOA FREITAS ( MUITO POLUÍDA ) E AS PRAIAS DE IPANEMA E LEBLON POR DETRÁS.

A LAGOA FREITAS ( MUITO POLUÍDA ) E AS PRAIAS DE IPANEMA E LEBLON POR DETRÁS.

 

TALVEZ O ESTÁDIO MAIS FAMOSO NO MUNDO.....

TALVEZ O ESTÁDIO MAIS FAMOSO NO MUNDO…..

 

O CENTRO E A PONTE DE NITERÓI

O CENTRO E A PONTE DE NITERÓI

 

O CENTRO E EM 1º PLANO A PECULIAR CATEDRAL EM FORMA PIRAMIDAL...

O CENTRO E EM 1º PLANO A PECULIAR CATEDRAL EM FORMA PIRAMIDAL……

 

 

ENQUANTO TODAS AS FOTOS ANTERIORES FORAM TIRADAS DO 1º OU 2º NÍVEL DO PÃO-DE-AÇÚCAR , ESTA E AS SEGUINTES FORAM TIRADAS DO CORCOVADO

ENQUANTO TODAS AS FOTOS ANTERIORES FORAM TIRADAS DO 1º OU 2º NÍVEL DO PÃO-DE-AÇÚCAR , ESTA E AS SEGUINTES FORAM TIRADAS DO CORCOVADO

 

O PÃO-DE-AÇÚCAR E A MARINA DE URCA

O PÃO-DE-AÇÚCAR E A MARINA DE URCA

 

O PÃO-DE-AÇÚCAR,A MARINA DE URCA E A PRAIA DO FLAMENGO ( MUITO POLUÍDA )

O PÃO-DE-AÇÚCAR,A MARINA DE URCA E A PRAIA DO FLAMENGO ( MUITO POLUÍDA, POR ISSO ESTÁ DESERTA !!!  )

 

DSCN2822

 

DO CORCOVADO ADMIRAM-SE VISTAS VERDADEIRAMENTE ESPECTACULARES !!!

DO CORCOVADO ADMIRAM-SE VISTAS VERDADEIRAMENTE ESPECTACULARES !!!

 

LARGOS MILHARES DE TURISTAS VISITAM DIARIAMENTE O MONUMENTO SENDO POR VEZES COMPLICADO TIRAR CERTAS FOTOS DEVIDO À AGLOMERAÇÃO DE TANTA GENTE....

LARGOS MILHARES DE TURISTAS VISITAM DIARIAMENTE O MONUMENTO SENDO POR VEZES COMPLICADO TIRAR CERTAS FOTOS DEVIDO À AGLOMERAÇÃO DE TANTA GENTE….

 

COMO MUITOS OUTROS MONUMENTOS IMPORTANTES NO MUNDO , A ESTÁTUA FOI ESCULPIDA EM FRANÇA E EMBARCADA EM PEÇAS PARA O RIO

COMO MUITOS OUTROS MONUMENTOS IMPORTANTES NO MUNDO , A ESTÁTUA FOI ESCULPIDA EM FRANÇA E EMBARCADA EM PEÇAS PARA O RIO

 

DSCN2832

 

DSCN2861

 

DSCN2842

 

MUITO COMPLICADO CHEGAR AO MIRADOURO PRINCIPAL.....TODA A GENTE QUER LÁ PERMANECER UMA ETERNIDADE, PUDERA !!!

MUITO COMPLICADO CHEGAR AO MIRADOURO PRINCIPAL…..TODA A GENTE QUER LÁ PERMANECER UMA ETERNIDADE, PUDERA !!!

 

DSCN2866

 

PRAIA EM NITERÓI

PRAIA EM NITERÓI

 

PÃO-DE-AÇÚCAR E NITERÓI AO FUNDO

PÃO-DE-AÇÚCAR E NITERÓI AO FUNDO

 

DSCN2870

 

DSCN2840

 

 

Como não podíamos continuar a longa viagem com a clarabóia da frente da AC  colada com fita-cola , a Marilia aproveitando a ”boleia” foi 1 semana a casa para trazer a nova clarabóia  , ver os pais , matar saudades dos cães e matar saudades da casa …….não necessariamente tudo por esta ordem……..!!!

Eu fiquei no RIO , aborrecido que nem um pneu (……..é mentira ! )

Temos estado quase diariamente com um amigo brasileiro , natural e residente no RIO e que tem acompanhado as nossas aventuras pelo mundo fora há já um par de anos ; chama-se JOSÉ e por ser uma pessoa muito especial merece um post aparte……..acreditem e esperem !!!

I  N  T  É !!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



26 comentários para “RIO DE JANEIRO ( 1 )”

  1. Olá Marilia e David
    Lembro-me que, em algum e-mail enviado, já havia tocado neste assunto de segurança e crimes, que infelizmente são reais, e tendem a aumentar…
    Estava eu pensando que, quando estrangeiros perguntam/comentam sobre Brasil, carnaval, perigos, criminalidade; por vezes nós (eu e Dan) somos realistas demais: no Brasil é muito perigoso, é preciso ter extremo cuidado com tudo e com todos; evitar entrar em cidades grandes (como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e tantas outras…).
    Ficamos muito preocupados quando caravanistas estrangeiros querem vir para o Brasil e visitar o Rio de Janeiro; há apenas favelas, lixo, crimes, sujeira; cidades menores e de interior tem belezas mais agradáveis…
    E claro, é preciso considerar algo importantíssimo: aqui no Brasil, o caravanismo não é considerado algo importante e lucrativo (como na Europa); eles nos exploram cobrando preços abusivos e oferecendo praticamente nada; e as áreas de serviço ou parking (seguros e numeroso na Europa), são inexistentes aqui…
    Lembro-me que, em algum e-mail enviado, já havia tocado neste assunto de segurança e crimes, que infelizmente são reais, e tendem a aumentar…

    Temos muitas saudades da Europa… 🙂

    Abraços nos dois, cuidem-se , afinal, estão no Brasil …

    • admin diz:

      olá sandra e dan,
      gostei do teu comentário, sandra, e agradeço-te teres escrito.
      tens razão no que escreves contudo esqueces-te que os europeus quando vêm à américa do sul , na maioria dos casos , é uma viajem única = irrepetível pelo que, neste caso concreto , vir ao brasil e não visitar o rio de janeiro seria imperdoável !!!é claro que há outros locais imperdíveis no brasil e tu melhor que muitos , és a pessoa indicada para os mencionar…e dares a conhecer !
      sobre o caravanismo e campings …..eu não podia estar mais de acordo contigo , os brasileiros não fazem a mínima ideia do que é um bom camping !!!
      quando voltarem à europa espero que passem em portugal novamente…
      um abraço
      david+marilia

  2. José Godinho diz:

    Olá Companheiros!
    Mais uma espetacular reportagem.
    Para quem não conhece o Rio, como eu, estas fotos e as explicações que nos proporcionam, ainda que sucintas, são bem elucidativas.
    Deixo-vos o meu reconhecimento por este excelente trabalho.
    Um abraço
    Godinho

    • admin diz:

      olá godinho !
      obrigado pelo elogio.
      mais posts se seguirão a respeito do rio de janeiro ,esteja atento ….
      um abraço
      david+marilia

  3. Caros Estrelas,

    Adorei mais esta reportagem. O Rio de Janeiro é inseguro mas…. lindo de morrer! Parabéns pelas fotos. Estão espectaculares!
    Continuação de excelente viagem
    Abraço
    CG

    • admin diz:

      olá carlos da gama !
      ainda bem que gostou !
      o rio realmente presta-se a boas fotos devido às diferentes alturas de onde se pode fotografar – – – – – é só preciso ter muito cuidado com a máquina fotográfica !!!
      um abraço
      david+marilia

  4. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia
    Belas fotos e reportagem elucidativa sobre o Rio de Janeiro.
    Há muitos anos (talvez 40) tive dois colegas que me elucidaram sobre o Rio. Ele, quando de manhã precisava de tirar o carro da garagem, primeiro espreitava pela janela. Se não havia “cara” pelas redondezas, saia a correr para pegar o carro e zarpar quanto antes. Ela, a primeira coisa que lhes aconselharam no hotel quando chegaram, foi “praia sim, logo em frente ao hotel, mas levem só toalha, calção e bikini e mais nada. Nem chapéu de marca, nem relógio, nem saqueta com a garrafa de água…”.
    É claro que a evolução só poderá ser para pior…
    Boa sorte na vossa estadia!
    Abraço
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      obrigado pelo elucidativo comentário !
      só há uma ”pequena” diferença : o rio presentemente é MUITO MAIS perigoso do que há 40 anos !!!!!aliás como você disse e muito bem : evoluir para pior….
      o perigo SENTE-SE a cada passo….
      um abraço
      david+marilia

  5. José Ricardo diz:

    Olá navegantes.
    David você sabe reportar. Vou te arrumar uma vaga de correspondente na TV.
    Sua lente é tão invasora que até as rugas do cristo você revelou.
    Viver na zona sul do Rio de Janeiro é facil, pois existe a beleza paisagística pra compensar. Duro é viver nos subúrbios do Rio onde o calor assola e nao tem o mar pra refrescar, onde a violência brutal invade os lares e ruas sem ter tanta policia para protejer, onde os meios de transportes são escassos e sem qualidade e é no subúrbio que falta luz, água, saneamento, onde o povo sofre pra valer. Mas aqui o samba, o funk,
    a cerveja, a Tv,… são os analgésicos maravilhosos e tudo caminha em harmonia como se nenhum problema existisse.

    Abraço Forte

    • admin diz:

      oi zé !
      muita generosidade da tua parte !!!!
      a tua descrição não podia estar mais realista….
      um abraço
      david

  6. José Duarte Santinho dos Santos diz:

    Amigos
    Permitam me que vos trate assim.
    Mais uma vez, muito obrigado pelas V/ descrições e pelas fotografias com que nos deliciam.
    Desejo vos a continuação de uma boa viagem e não se esqueçam de nos ir relatando as V/ “peripécias”.
    Cumprimentos,
    J Santinho

    • admin diz:

      olá santinho !
      claro que nos pode tratar assim !
      obrigado por comentar e esperemos que as próximas ”peripécias” não sejam quedas da mota…..
      um abraço
      david+marilia

      • José Duarte Santinho dos Santos diz:

        Amigos,
        Espero bem que não haja coisas dessas a ensombrar a viagem! Muito cuidado com “as duas rodas” ……
        Muita saúde e boa viagem

  7. Joao Bizarro diz:

    Olá Família Feliz
    Essa cidade “é maravilhosa cheia de encantos mil…”
    É (na minha opinião ) uma das cidades mais bonitas do mundo. Tenho umas saudades enormes de aí estar.
    quase me sinto no calcadao a beber uma água de coco ou mesmo um coco gelado.
    Para ser um dos melhores locais do mundo só falta melhor qualidade de vida para os locais e segurança.
    Pelas fotos vejo que respeitam a regra n.1. Chinelo, tshirt, e descontracção
    Desejo vos sorte e continuação de boa viagem

    Um abraço

    João Pedro Bizarro

    • admin diz:

      olá j. bizarro !
      obrigado por comentar ; o rio tem realmente beleza mas a insegurança é tremenda ; acaba de ser assassinada em plena praia de copacabana uma turista argentina de férias com o marido e filho ; claro que uma significativa parte da culpa lhe pertence pois , sentindo imenso calor ás 2 da manhã foi à praia apanhar fresco e ….levou uma série de facadas mortais!! estupidez no mínimo……
      os 2 bandidos foram apanhados ; se quiser ler a reportagem , vem na última revista ”veja-rio” de 24-02 que saiu hoje , CHOCANTE , SIMPLESMENTE HORRÍVEL !!!
      um abraço
      david+marilia

  8. estrela diz:

    Olá, viajantes sortudos!

    Esta, uma reportagem mais cheia de realismo e sedução.

    Ainda que se saiba dos imensos perigos existentes no Rio, uma coisa é saber-se por ouvir dizer e outra é a constatação dos factos no terreno ou vivenciados, felizmente, sem consequências de maior. Fiquei um tanto assustada com a tentativa de assalto frustrado que vocês sofreram.

    Mas há outros aspectos que me “aterrorizam” verdadeiramente: o sequestro de pessoas para remoção de órgãos, vendidos por encomendas, com a incidência maior em crianças/jovens ou adultos ainda “aproveitáveis” para remoção dos mesmos. Fala-se pouco disto, talvez por razões de turismo, mas é uma triste realidade.

    Infelizmente, o Brasil tem um elevado índice de corrupção, à semelhança de outros países, (como o nosso!) e devido à facilidade com que se exercem determinadas funções à margem da lei, será fácil passar incólume. Os gangs dos meninos de rua, as clínicas psiquiátricas e de aborto clandestinas, penso que serão alguns dos verdadeiros “cancros” sociais que o Brasil enfrenta.

    Por outro lado, este é um post de sedução porque nos transporta a uma dimensão do belo que poucos terão oportunidade de ver. Rio de Janeiro, “cidade maravilhosa, cheia de encantos mil”, é um icon de beleza. A TV globo tem, entre muitos méritos, o de ter conseguido fascinar o mundo inteiro pela divulgação desse património da humanidade que é o Rio, através das novelas, as melhores do mundo, da excelente fotografia dos seus profissionais e das possibilidades de diversas tomadas de vista, a partir de qualquer angulo. Depois, sendo o Brasil um verdadeiro mosaico de culturas, alie-se a paisagem com a riqueza humana e temos um dos maiores atractivos de viagens do mundo!
    Por isso, vocês são SORTUDOS!!!

    Não vou referir mais nada sobre as condições dos parques de campismo porque já disseste tudo.

    Desejo que a viagem prossiga em segurança e que nos continuem a brindar com excelentes relatos.
    Beijocas!!

    • admin diz:

      eu acho que a marilia é mais sortuda do que eu…..
      o rio de janeiro é bonito mas , atenção , há ”n” cidades no mundo muito , muito mais bonitas!!!
      sobre a tv globo , bem , vais-te roer de inveja ao veres o próximo post…..é só esperares um pouco !!!
      o rio está assustadoramente perigoso : conforme eu escrevi ontem , acabaram de assassinar uma turista argentina , aqui de férias com o marido e filho , em plena praia de copacabana ; há poucos dias atrás , uma psicóloga foi morta a tiro à frente do marido num assalto car-jacking….embora não tenham levado o carro ! faz parte do dia-a-dia do rio e todos receiam quando houver largos milhares de visitantes nos próximos jogos olímpicos ; vê-se muita polícia por todo o lado mas pelos vistos ainda não é suficiente pois a malandragem constituída por frustrados,bêbados,drogados , desempregados etc não pára de aumentar , as favelas crescem a olhos vistos , os locais com os seus constantes avisos ainda ajudam a criar um medo maior…..
      beijinhos

  9. margarida diz:

    meus queridos!
    continuo a acompanhar-vos, com muito agrado,embora às vezes possam crer o
    contrário.
    não tenho tido muita disponibilidade para vos escrever, mas admito que
    é importante que o faça,já que tens tanto trabalho a fazer tão detalhados
    e completos relatos da vossa “nossa” odisseia.
    confesso que pensava que a situação aí não fosse assim tão perigosa…
    eu sei que toda a gente fala disso mas sempre julguei que fosse exagero.
    como quando viemos viver em portugal, também todos nos avisavam e foi
    puro exagero. felizmente nunca senti nada que confirmasse tanto alarido.
    claro que sei dos crimes que vão acontecendo, tal como o que tu citaste,
    mas numa metrópole dessa dimensão, quase que passa despercebido.
    as fotos continuam muito boas e as vistas são realmente deslumbrantes.
    tu e marília estão com óptimo aspecto. felizes, relaxados, nem parece
    que já levam essa “rodagem” toda. melhor assim que esta é só a primeira
    etapa,não é?
    por aqui tudo normal. entre consultas,dentista,saídas várias e netos, tudo
    vai correndo normalmente.
    o clima é que tem feito das suas. a magnólia nunca floriu tão cedo.
    começou ainda em janeiro assim como narcisos, jacintos, lírios, papoilas
    etc..
    frio também não se pode dizer que tenha havido. é o inverno em que menos
    lenha gastamos.
    bom já ficas com uma ideia mais do nosso rectângulo.
    vamos sair cerca de duas semanas. vou ver se terei tempo para continuar
    a seguir-vos quase diariamente, mesmo que não escreva.
    beijinhos com muita amizade e até breve

    • admin diz:

      olá minha querida !
      os teus comentários tardios são sempre bem vindos e só lamento que não escrevas mais amiúde , tenho mesmo PENA !
      pois é , o brasil está-se a afundar vertiginosamente , neste preciso momento estamos a ser espectadores de várias páginas importantes da história deste país , não só no que concerne a violência mas também ( e eles infelizmente são todos negativos…..) : o mais que provável impeachment da dilma , as graves acusações de corrupção , etc a lula da silva todas a serem devidamente provadas sem que ele consiga sequer negar uma única….., a grave crise económica com o desemprego a subir em flecha , os largos milhares de empresas a fecharem DIARIAMENTE , o comércio que não factura , enfim , uma lista verdadeiramente assustadora !!!
      ontem assisti e directo / ao vivo a uma cena única : ao mesmo tempo que passava na tv uma propaganda política típica do pt ( partido dos trabalhadores= lula=dilma) largos milhares de pessoas num ensurdecedor barulho gritavam às janelas e varandas como protesto e batiam em tachos e panelas , à típica maneira sul-americana……; é claro que o país está numa profunda crise !!!
      beijinhos e ….vai aparecendo !

  10. Amparo y Enrique diz:

    Holaaa!!
    Hemos estado un poco retirados por el tema de la crianza. Hemos visto las fotos del sur de Argentina, Chile y Brasil. Que buen viajeee!!! Y que lindos estan los dos! Se nota que viajar fortaleze el corazón, como dice la canción!!
    Cloe ya tiene casi 4 meses, está preciosa y muy simpatica. En abril viajamos a Argentina, para 2 meses.
    Os enviamos un abrazo enorme! y a seguir disfrutando del viaje!!

    • admin diz:

      queridos amigos !
      muy contentes de recibir noticias tuyas y saber que estan bien !
      quando cloe nasció yo te envie un par de mails , no sé si los recibiste…
      estamos bien , en este momento en rio de janeiro con mucho calor , de aqui seguiremos para cataratas de iguazú y después de nuevo para argentina ( norte )- – – – – país super hermoso !!!
      dentro de 2 meses ya estaremos salindo de bolivia ó posiblemente entrando ya en peru , por eso no sera posible verlos en argentina , desgraciadamente ! pero en futuro sabes…….barcelona no esta asi tan lejo de lisboa !!!!
      besitos de marilia y un fuerte abrazo a los dos , y una vez más , que cloe cresza con mucha salud y suerte en la vida !
      david+marilia

  11. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Como sempre um post maravilhosamente escrito,que nos transporta até aos locais por onde passam. As fotos mostram paisagens lindas,mas também um Brasil que nos deixa um pouco desiludidos.A violência de que falas é assustadora,mesmo que já estejamos habituados a ouvir falar dela.Já matei algumas saudades da nossa Marília,mas foi tão pouco tempo que ficou uma sensação de ter sido apenas um flash. Desejo que continue tudo a correr bem,tenham cuidado pois como contas,o cenário é perigoso e beijocas.Agora que deves estar cheio de saudades e a tua menina está a chegar,namorem muito.

    • admin diz:

      olá ana!
      espero que ”as saúdes” tenham melhorado no geral , caso contrário….terás que ir à bruxa !!!
      estava à espera que comentasses para publicar novo post…
      pois é , cá estou ”só,desacompanhado e triste” à espera da marilia …..e já agora , da clarabóia pois tem chovido imenso quase todos os dias.
      verás outras fotos bonitas no próximo post ….ou no seguinte , logo vejo !
      mais um par de dias nesta enorme metrópole e arrancamos.
      beijinhos

  12. ALMEIDA, JOSÉ diz:

    Fiquei muito feliz de poder fotografar eles em Maringá-Parana-Brasil.

    • admin diz:

      OLÁ JOSÉ ALMEIDA !
      AINDA BEM QUE GOSTOU DE VER A NOSSA CASA ROLANTE….
      AGORA É SÓ SEGUIR AS NOSSAS AVENTURAS E DELICIAR-SE COM AS FOTOS !
      UM ABRAÇO
      DAVID+MARILIA

Trackbacks/Pingbacks