RIO DE JANEIRO ( 2 )

 

O centro da cidade

assim como todos os bairros que se situam não longe das favelas emanam um cheiro nauseabundo e a culpa não é só do intenso calor que se tem vindo a verificar ; segundo nos foi explicado , o problema é que as favelas crescem cada vez mais ( situam-se invariavelmente nas encostas…) e todos os esgotos e demais lixo líquido vão para esgotos rudimentares os quais vêm ”desaguar” nos esgotos da cidade e que , obviamente já não têm capacidade para absorver toda aquela quantidade extra de líquidos mal cheirosos……..resultado : basta andar uns metros fora do ”calçadão” da praia de COPACABANA para o cheiro imundo se fazer sentir !!! Alguém se importa ???? Duvido……..

O mais engraçado de tudo isto é o facto de na Europa , por exemplo , as mansões ricas estão invariavelmente no topo das colinas ou quanto muito nas suas encostas , enquanto que aqui passa-se exactamente o contrário : os pobres vão para as colinas e os ricos ficam nos vales…….

Neste preciso momento as autoridades deparam-se com um gravíssimo problema : quando em 2009 os JOGOS OLÍMPICOS foram adjudicados ao RIO DE JANEIRO , as autoridades comprometeram-se a limpar a enorme LAGOA RODRIGO DE FREITAS de todas as imundices já que a mesma iria servir para nela se disputarem várias provas relacionadas com a água ; igual procedimento se deveria aplicar à famosa BAÍA DE GUANABARA , onde se deverão realizar entre outras as provas de remo ; ora acontece que nem uma nem outra foram despoluídas e tudo continua exactamente como há 7 anos………………………….e isto a uns meros 5 meses e picos do início dos JOGOS : conduta mais tipicamente brasileira não podia haver !!!

O mais grave é que , perante o enorme e assustador surto do ZYKA , aliado à enorme poluição dos locais mencionados ,  o comité olímpico norte-americano já fez saber que não participará em certas provas que é suposto serem realizadas………………….no meio da merda !!!

Um outro problema bastante grave trata-se do caso da obra do metro de superfície que ligará IPANEMA  a  TIJUCA  ; as obras estão muito atrasadas , as paralisações sucedem-se e o C.O.I. deita as mãos à cabeça por que já só faltam 160 dias…..

Os brasileiros também  já deitam as mãos à cabeça no meio de tanto desnorte……e por falta de dinheiro !!!

 

parte da ultra-poluída BAÍA DE GUANABARA onde é suposto realizarem-se várias provas olímpicas....

parte da ultra-poluída BAÍA DE GUANABARA onde é suposto realizarem-se várias provas olímpicas….

 

a igualmente muito poluída LAGOA RODRIGO DE FREITAS , onde tantos esgotos das favelas vizinhas vêm desaguar.....

a igualmente muito poluída LAGOA RODRIGO DE FREITAS , onde tantos esgotos das favelas vizinhas vêm desaguar…..

 

 

O centro da cidade do RIO DE JANEIRO é talvez um dos piores locais da cidade , não só no que respeita à segurança mas também no que concerne a limpeza e beleza ; tirando as INCONTÁVEIS igrejas ( uma das cidades importantes no mundo com mais igrejas !!! ) o CENTRO tem muito pouco para se ver ; tem obviamente a parte comercial mais activa da cidade , tem a parte financeira com os seus grandes bancos e conhecidas multinacionais e tem…….carradas de vagabundos sempre à espreita de um incauto turista ou transeunte desprevenido ; aqui raramente se transporta dinheiro líquido , toda e qualquer compra se faz com cartão de débito , até um café ou uma pastilha elástica como nós vimos…….por exemplo ! Em muitos dos jardins e parques impressiona a quantidade incrivelmente alta de sem-abrigo……

Algumas igrejas :

 

IMG_2445

 

IMG_2446

 

IMG_2454

 

talvez a igreja mais famosa do RIO : NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA

talvez a igreja mais famosa do RIO : NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA

 

IMG_2457

 

IMG_2461

 

IMG_2462

 

estranha arquitectura para uma catedral.....

estranha arquitectura para uma catedral…..

 

o interior da catedral

o interior da catedral

 

IMG_2465

 

IMG_2466

 

Depois há os inúmeros SHOPPINGS tipo COLOMBO , com um ar condicionado super agradável e de fazer corar de inveja o nosso frigorífico da AC ……; os shoppings são como em todo o mundo civilizado , mas muitos em……..tamanho gigante , tipo capazes de fazer corar de inveja o nosso C.C.COLOMBO , como por exemplo o MEGA SHOPPING da BARRA , 1 dia inteiro quase não dá para o percorrer…… ; normalmente estão representadas as grandes marcas internacionais conhecidas e uma ou outra que não é conhecida em Portugal mas há também alguns negócios bem inventados , não sei onde é que os brasileiros foram descobrir tantas formas de fazer dinheiro……… ; a parte da restauração é sempre imensamente concorrida e vêem-se muitos restaurantes com serviço de buffet livre a preços muito convidativos ( é normal bons buffets de € 7 a € 10 / pessoa!

Os grandes shoppings estão a sul da cidade , sendo os mais importantes RECREIO SHOPPING , SHOPPING DAS AMÉRICAS e o ultra famoso BARRA SHOPPING ( mundialmente conhecido ! ) , entre outros ; na cidade o mais importante será porventura o RIOSUL .

As praias  do RIO DE JANEIRO são extremamente concorridas sendo as mais conhecidas : LEME , COPACABANA , IPANEMA , VERMELHA , LEBLON , ARPOADOR E BARRA ; outras há mas muito poluídas e portanto absolutamente vazias ( FLAMENGO , por exemplo ) ; infelizmente a baía de GUANABARA está terrivelmente poluída , sendo mesmo um perigo para a saúde pública  ; verdade se diga que as praias na zona sul têm muita qualidade , boa areia,boas ondas , e os acessos toleráveis .

 

originais construções na areia...

originais construções na areia…

 

IMG_2523

 

IMG_2528

 

IMG_2530

 

IMG_2531

 

IMG_2532

 

 

a famosa praia de LEBLON , talvez a mais sofisticada.

a famosa praia de LEBLON , talvez a mais sofisticada.

 

infelizmente estes postos de vigia não existem em COPACABANA , este situa-se na PRAIA DE IPANEMA

infelizmente estes postos de vigia não existem em COPACABANA , este situa-se na PRAIA DE IPANEMA

 

PRAIA DO ARPOADOR

PRAIA DO ARPOADOR

 

PRAIA DE IPANEMA e LEBLON ao fundo

PRAIA DE IPANEMA e LEBLON ao fundo

 

DSCN2882

 

DSCN2883

e as favelas junto à praia………

 

PRAIA DE COPACABANA

PRAIA DE COPACABANA

 

DSCN2885

 

COPACABANA

COPACABANA

 

COPACABANA

COPACABANA

 

DSCN2872

 

DSCN2871

 

 

esta foto da praia de Copacabana foi tirada desde o miradouro do Corcovado , ou seja , 4 km de distância em linha recta : parabéns à NIKON !!!

esta foto da praia de Copacabana foi tirada desde o miradouro do Corcovado , ou seja , a 4 km de distância em linha recta : parabéns à NIKON !!!

A baía de GUANABARA é gigantesca , absolutamente gigantesca , tanto que  quando os portugueses aqui chegaram no início do século XVI , pensando tratar-se da FOZ / ESTUÁRIO DE UM RIO ( uma vez mais devido ao seu gigantismo ) e estando-se em JANEIRO , resolveram de imediato chamar ao local ……….RIO DE JANEIRO – – – – – – – – – – – porém aqui não desagua qualquer rio !!!

Mais um par de fotos do RIO DE JANEIRO :

 

PÃO-DE-AÇÚCAR (8)

 

PÃO-DE-AÇÚCAR (10)

 

PÃO-DE-AÇÚCAR (11)

 

PÃO-DE-AÇÚCAR (16)

 

PÃO-DE-AÇÚCAR (23)

 

PÃO-DE-AÇÚCAR (25)

 

PÃO-DE-AÇÚCAR

 

parte do SAMBÓDROMO , infelizmente não conseguimos bilhetes !

parte do SAMBÓDROMO , infelizmente não conseguimos bilhetes !

 

tentaremos assistir ao vivo ........na próxima incarnação !!!

tentaremos assistir ao vivo ……..na próxima incarnação !!!

 

PÃO-DE-AÇÚCAR (24)

 

PÃO-DE-AÇÚCAR (26)

 

PÃO-DE-AÇÚCAR (9)

 

I N T É !!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



22 comentários para “RIO DE JANEIRO ( 2 )”

  1. Casal simpatia espero que essa aventura corra pelo melhor…e agradecer as belíssimas imagens com que nos tem prendado !Sou autocaravanista convicto…não obstante alguns sobressaltos ( 3) de segurança na Europa.Na Pátria Lusa não há certamente alguém quem se atreva a tais aventuras dado que os riscos são incomensuráveis em matéria de segurança nesses países que se podem ter em viagens dessa dimensão e daí ter uma grande admiração pelo V/projecto e pela V/simpatia .
    O ideal para o V/projecto de viagens era uma AC Americana EART ROAMER ..e aí sim não existiam obstáculos !!! A m/ 3ª. AC é uma DEHLER ÓPTIMA 5.4 que obviamente não daria para tal aventura ! Quando chegarem a Portugal gostaria de Vos enviar umas cervejas artesanais SOVINA para refrescarem um pouco !!!!
    atenciosamente e, obrigados
    alberto abre

    • admin diz:

      olá alberto !
      obrigado por comentar e pelas suas amáveis palavras.
      é pena realmente que não haja mais autocaravanistas portugueses com coragem para encetar este tipo de viagens ……..nem sabem o que perdem !!!
      quanto à AC que me sugere …….não obrigado , ”monstros” americanos a gasolina , dispenso bem !
      quanto à cerveja , lamento desiludi-lo mas não gosto de cerveja !!! agradeço no entanto a simpática oferta
      um abraço
      david+marilia

      • Casal simpatia… amigas minhas autocaravanistas de longa data pretendiam fazer desde o Alasca até à Patagónia… e daí a m/admiração pelo V/projecto. Obviamente que o problema maior é segurança.Era jovem e lembro-me da população brasileira atingir os cem milhões de pessoas..hoje em dia a pop. duplicou e a riqueza continua muito mal distribuída nesse vastíssimo e magnifico País. A AC de que falei nem é maior de que a Estrelinha e é a gasóleo..sendo que é muito cara para padrões Europeus…mas é magnifica em todos os aspectos !
        Imagino que quando regressarem será para escrever s/ as V/viagens..pois pelo que li já visitaram tudo..ou quase !! Parabéns e muita sorte para o resto da viagem !Obrigados
        alberto abreu

        • admin diz:

          olá alberto !
          elas que preparem devidamente a viagem e hão-de conseguir !!!
          um abraço
          david+marilia

  2. margarida diz:

    olá lindos!
    cá estou de novo.os primeiros dias aqui em berlim, foram um pouco atribulados, pois logo
    na manhã a seguir ao dia da chegada
    acordei com os olhos inchados. fui a um oftalmologista
    e, claro, conjuntivite bacteriana e reacção alérgica. agora ando a gotas e pomada com
    cortisona. nada de grave mas é incomodativo. por isso só hoje espreitei as vossas novi-
    dades e gostei como sempre. dos atrasos
    para os jogos olímpicos já tinha visto reportagens na tv alemã e já sabia que havia,
    mas pensei que fosse exagero deles por serem sempre tão organizados. realmente assim
    também eu não me meteria em tais águas.
    bom relato como sempre e belas fotos. até breve e beijinhos. e “berlim continua linda”
    parafraseando os vossos anfitriões

    • admin diz:

      olá minha querida !
      frio e neve ….aposto !!! nós cheios de calor e vocês com frio : desigualdades !!!
      espero que estejas melhor dos olhos , eu tive uma vez essa ”brincadeira” na venezuela e sofri a bom sofrer portanto sei o que estás a passar….
      as tuas rápidas melhoras.
      beijinhos

  3. Henrique Silva diz:

    Belo relato, como sempre.
    Belas fotos (como sempre), especialmente a última.
    Continuação de boa viagem.
    É caso para dizer: quando for grande, quero ser como vocês.

    Um abraço

    • admin diz:

      olá henrique !
      obrigado pelo simpático comentário e espero então que ….cresça , afim de viajar muito !!!
      um abraço
      david+marilia

  4. José Ricardo diz:

    Olá queridos.
    É tudo verdade
    Aqui os com menos recursos vivem como bichos em lugares insalubres e com pouquissimos recursos publicos. Mas, ainda assim, preferem as favelas a viver na secura e esquecimento do nordeste brasileiro. Aqui são escravizados(ganham um salario minino e meio), pelos que tem prata. O lazer é de graça(prais) e a cerveja sempre gelada e é isso que os mantem aqui.
    Creio que se não existissem esses dois pontos positivos poucos se assujeitariam a viver com pouca prata e confinados nas favelas cariocas.
    Os “di menor” já estão se rebelando, saem em bando e praticam assaltos pelo centro da cidade em plena luz do dia. Sem medo e sem problemas com a policia. Os adultos que ficam sem um “senhor”(emprego) e são milhares atualmente, se mudam com toda familia para as rua e assim transformam as praças e marquises em seus novos lares.
    Aqui as chuvas fortes continuam a causar problemas. Deslizamento de terra nas encostas, bairros inundados e a enxurrada de lixo trazida pelos rios continua a invadir o mar.
    Não me estenderei pelo ZIKA, MICROCEFALIA, CORRUÇÃO, IMPEACHMENT, EDUCAÇÃO, CRISE ECONOMICA, SUPER CONGESTIONAMENTOS, ETC…
    Mas fiquem tranquilos, vamos superar isso tudo.Um dia deixaremos de ser sub.
    Parabéns!!! continuem a assistir tão de perto as belezas e as dores do mundo.
    Beijos
    José.

    • admin diz:

      olá zé !
      já disseste tudo e algo que eu pudesse acrescentar seria desnecessário….
      vocês hão-de superar esta enorme crise , só espero que ainda seja no teu tempo !
      um abração
      david+marilia

  5. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Algumas chatices e a tentativa de resolver coisas de última hora (depois explicarei) têm-me impedido de escrever com a brevidade que gostaria. Eu sei como é importante o feedback imediato de todo o vosso trabalho, ao partilharem connosco todas essas maravilhas. Mas…mais vale tarde que nunca, não é mesmo?

    Vai-se tornando um lugar comum elogiar as fotos belíssimas que acompanham a vossa reportagem. Sem dúvida que o equipamento é importante mas, mais que a máquina, há que ter em atenção o olhar do artista, aquele que vê, que sente e sabe traduzir, num click, a emoção que o seu coração viveu. Que bom conseguires fazê-lo para todos nós.

    Nunca me passou pela cabeça que a situação do Brasil, face aos próximos Jogos Olímpicos, fosse o caos em que está. Lê-se sobre o assunto, ouve-se falar…mas tudo o que contaste raia a irresponsabilidade!!!! Que raio de políticos são esses que que se permitem hipotecar a imagem de um país que ficará irremediavelmente manchada pela forma como conduziram e estão a conduzir os melhoramentos, alterações ou construções necessárias para receberem os representantes de todo o mundo???? Só há uma apreciação…que não vou mencionar aqui mas que o povo já identificou…já badalou…já está vendo a batata a assar! Oxalá o forno não avarie e a batata fique assada! Parafraseando o pensamento de José Ricardo, um dia o Brasil irá mostrar que tem capacidade, tem tudo para subir a outros patamares e deixar os degraus de sub para trás…

    País maravilhoso…gente maravilhosa…que pena…

    Beijocas!

    • admin diz:

      isto aqui está quase ( só falta o quase….) a ferro e fogo : o lula está ”frito” , vai dentro de certeza e o povo vai para a rua….. ; só espero é que tal não aconteça nos próximos 10 dias ……….depois ……que se lixe !!!
      se lesses artigos americanos sobre o atraso das obras até te benzias ; a confusão é muita , o lula está quase dentro , a seguir será a dilma , enfim , só faltam 11 meses para o carnaval……é disso que o povo gosta !!!
      beijinhos

  6. Aurélio Raposo diz:

    Caros amigos,cá estou mais uma vez a apreciar a vossa viagem,já há algum tempo que não vejo as vossas aventuras,de facto é uma pena essa paisagem da cidade maravilhosa,estar tão mal tratada,amigo David continuo com a esperança de vir a ser um caravanista quando me aposentar que penso ser lá para o fim do ano em curso,não sei se compre primeiro uma caravana de reboque para me adaptar,não sei se me aconselha isso,agora despeço-me com um abraço e até breve.

    • admin diz:

      olá aurélio !
      obrigado por comentar.
      quanto ao futuro veículo , claro que o gosto é seu , eu prefiro a AC mas há quem prefira as caravanas…
      um abraço
      david+marilia

  7. Companheiros Autocaravanistas
    Sou um leitor assíduo dos vossos textos.
    Partilho a paixão pelas viagens, e a leitura do que escrevem, é entrar no quotidiano de uma viagem de longo curso como a vossa.
    Vou continuar á espera das vossas notícias,e entretanto aqui ficam os meus votos de sorte, pois penso que é o que precisam, o espírito de aventura esse já á muito que o possuem!
    Boas estradas
    Antonio

    • admin diz:

      olá companheiro !
      realmente para uma aventura deste calibre essencialmente precisamos de muita sorte e a mesma por vezes tem sido madrasta……
      mas tudo irá melhorar !!
      um abraço e obrigado por nos seguir.
      david+marilia

  8. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Não posso deixar de dizer que gostei muito do post sobre o José Ferrari,quer pelas tuas palavras,quer pela gentileza e amabilidade dele e família. Quanto a este é lamentável que uma cidade com paisagens tão belas,esteja tão mal cuidada. Pelo que contas e por algumas notícias que vão chegando,os Jogos arriscam-se a correr mal,pelo menos se comparados por outros realizados por países com outra mentalidade. Gosto muito das fotos em que os meninos aparecem,principalmente da última pois estão muito giros. Beijocas e agradáveis aventuras.

    • admin diz:

      olá ana !
      pois é , o rio é o rio e ….95% dos turistas que visitam o brasil entra pelo rio !!! um ”maná” para os delinquentes ….
      um beijinho e continua a deliciar-te com as fotos !!!

  9. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia
    Continuam os vossos relatos muitíssimo elucidativos, com os quais se está sempre a aprender, e acompanhados das sugestivas e belas fotos. Tão belas que parece que no Rio nada de mau acontece!
    E parabéns pelo vosso “bronze”. Principalmente pelo do David!
    Continuação de boa digressão!
    Um abraço
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá joão firmino,
      já nos tínhamos questionado sobre a sua ausência…..
      obrigado por nos seguir e pelo gentil comentário.
      um abraço
      david+marilia

  10. Eduardo Rana diz:

    Olá amigos:
    Rio de Janeiro e Copacabana. Pena ser tão perigoso, por isso cuidado amigos não andem com muito valor, eu quando estive em São Paulo trazia a máquina dentro de um saco de plástico.
    Mas o mais importante é verificar que estão bem. Um grande abraço para voces

    • admin diz:

      OLÁ CARO EDUARDO !
      HÁ BASTANTE TEMPO QUE NÃO O LÍAMOS…..
      NO RIO TODO O CUIDADO É POUCO E EM S.PAULO NÃO SEI SE É MELHOR…..
      UM ABRAÇO
      DAVID+MARILIA

Trackbacks/Pingbacks