RÚSSIA

INDICAÇÕES ÚTEIS SOBRE A RÚSSIA

*MOEDA : RUBLO ( 1€=+- 39.60 rublos) ; cartões de crédito e ATM …o que se quiser ! não há mercado negro mas as notas de usd têm de estar ‘imaculadas’.

*VISTO : um bocado complicado de obter pela imensa burocracia que envolve,com custos ridiculamente altos ! mesmo utilizando a agência de viagens russa ao lado da embaixada em lisboa,os custos são muito elevados e o processo ainda é moroso.

*C.P.D. : não é exigido, mas tem de se ter a carta de condução internacional.

*GASÓLEO : € 0.42/litro ; muitas estações de serviço e em todas paga-se primeiro através de uma janela de segurança e somente depois se pode abastecer.

*ESTRADAS : com muito poucas excepções,são de muito má qualidade,muito mais próprias para um país do 3º mundo

*SEGURANÇA : total nas cidades,no campo há que ter precauções.

*POLÍCIA : muito visível quer nas cidades quer no campo ; controles muito frequentes quer de identidade quer de velocidade ; muitíssimos resquícios da era soviética.

*CUSTO DE VIDA : médio

*ACAMPAR : onde se queira

*ÁGUA : muito difícil de obter,mesmo muito complicado!

*GÁS : não necessitámos.

*INTERNET : quase impossível o uso do próprio pc ; locais públicos em abundância mas a quase totalidade dos teclados estão em alfabeto cirílico……; velocidade não muito rápida.

*ENTRADA NO PAÍS : menos burocrática do que se imaginaria,com agentes simpáticos e solícitos dispostos a ajudar no preenchimento dos formulários em …cirílico ! já não é necessário o registar-se na polícia ou OVIR nas primeiras 72 horas após a entrada no país;

*SAÍDA DO PAÍS : nada de especial a assinalar.

* REDE CELULAR : boa cobertura em todo o lado.

*OBSERVAÇÕES : PORTUGAL tem embaixada em MOSCOVO ; o seguro automóvel faz-se na fronteira mas tem de se ter um seguro de saúde obrigatório,mesmo para tirar o visto; o turista ainda é olhado com muita desconfiança  e de certo modo com um certo desprezo; não é fácil visitar este país.

Avise-me por email sobre novas publicações !



Os comentários estão fechados.