SAIGÃO E A INFECÇÃO………

Temos estado na muito interessante cidade de SAIGÃO ou como os vietnamitas lhe chamam em homenagem ao seu grande herói , HÓ CHI MINH CITY  isto

 

 depois de sairmos da não muito interessante cidade de HUÉ,que apresenta como principalponto de interesse a sua ”cidade imperial” a qual se não estivesse tão suja e tão pouco cuidada seria bem mais atractiva……..


 

 

 

Pouco mais há para ver nesta cidade além de uma igreja católica , de um pagoda e de um castiço mercado; porém os  cuidados de saúde a ter com a Marilia e a dificuldade em ela se deslocar,fizeram com que a vontade de mais ver fosse nula ; mesmo assim alugámos uma motorizada para nos deslocarmos várias vezes ao hospital local.

Felizmente a minha infecção no ouvido já foi debelada ou seja ,a carrada de médicos que nos observou acertou como meu antibiótico mas o mesmo- – – – – infelizmente- – – – – – já a Marilia não pode dizer,pois passado um par de dias a tomar um certo tipo de antibiótico mais uma palete de outros medicamentos a sua perna tinha  piorado e ficou com este aspecto tão feio :

ou seja,muito mais infectada,muito pus e com a ”garantia” absoluta da minha parte que teria de ser lancetada e haveria de imediato um belo buraco à vista…………..; como a confiança nos jovens médicos de HUÉ tinha-se esgotado,não quisémos mais experiências clínicas e tomámos o rumo de SAIGÃO , onde logo após a chegada nos dirigimos ao CENTRO HOSPITALAR INTERNACIONAL dirigido por médicos franceses e onde tudo o que é estrangeiro ou vietnamita endinheirado vai parar quando necessita de cuidados médicos………………a sério !!!! A Marilia foi de imediato observada por um médico francês que disse prontamente que a ferida teria de ser………….lancetada e que a infecção era profunda ! Anestesiada localmente e cheia de dores a pobre lá foi lancetada e ,claro,a ”porcaria” que saiu era mais que muita……………..; foi recolhida uma amostra para análise afim de se determinar o tipode bactéria que tinha causado tamanha infecção e foram-lhe receitados vários medicamentos entre os quais um antibiótico MUITO CARO ,o médico avisou logo que era caro !!!! Bom , para resumir a história o certo é que o antibiótico aparentemente está a surtir efeito pois a perna já não está inchada,ela já caminha quase normalmente,as dores são uma sombra do que eram antes,sendo que  os pensos devem de ser feitos religiosamente todas as manhãs.

parece incrível como a picada de um insecto pode causar isto..........

 

O buraco é na realidade mais fundo do que parece pela foto pois diariamente é introduzida uma tira de compressa dentro da ferida……….

aquilo não é um buraco é uma caverna...........

 

Vamos partir dentro de 2 dias em direcção a VINH o que significa que vamos já em direcção à saudosa ”estrelinha” onde temos os artigos de enfermagem necessários para se continuar a fazer o penso diariamente durante um bom par de semanas………;  a medicamentação receitada foi comprada tendo em conta a totalidade do tratamento,mas de qualquer modo em VIENTIANE (capital do LAOS ) iremos a um médico para ela ser observada de novo; já temos os novos vistos para o LAOS e só esperamos que a AC esteja ………………no sítio onde a deixámos e inteirinha !!! Quanto a SAIGÃO ,como disse anteriormente,é uma cidade muito interessante e muito mais atraente que HANOI em todos os aspectos : mais limpa,mais monumentos para ver,muito europeia devido à influência francesa,pode-se caminhar nos passeios,todo o tipo de restaurantes e cadeias internacionais de fast-food,…….,etc ! A exemplo de HUÉ alugámos uma scooter,os preços são muito baixos pois sai apenas por € 4.50 / dia !!! O transito é absolutamente infernal e caótico mas passados 10 minutos já estamos a fazer como eles ,só visto contado nem tem graça !!! Fizémos um par de vídeos a guiar a scooter no meio daquelas milhares de motorizadas que se cruzam em todos os possíveis sentidos sem nunca se tocarem,misturando-se com milhares de carros,uma enormíssima confusão mas ao mesmo tempo uma divertida aventura para os mais………..malucos ou ousados se quiserem !!!!! NUNCA NESTES 5 DIAS EM QUE ANDÁMOS CONSTANTEMENTE DE MOTORIZADA OUVIMOS UMA SÓ VEZ UMA DISCUSSÃO NO TRÂNSITO OU SEQUER ALGUM A LEVANTAR A VOZ A OUTRO,IMPENSÁVEL SEQUER UM GESTO OBSCENO COM AS MÃOS OU DEDOS…………..; são uns autênticos ”selvagens desrespeitadores” a conduzirem mas………..são educados !!! Riscos duplos contínuos ???? Pura decoração nos pavimentos…….; semáforos?????pára quem quer,quem quiser vai-se metendo a pouco e pouco no meio dos carros que têm todo o direito de passagem,mas ninguém protesta,é o sistema……..; veem-se coisas que realmente contadas nem têm assim tanta graça mas,por exemplo : ele conduz e ela vai atrás de perna cruzada a arranjar as unhas………..; ele conduz com uma mão e com a outra segura no colo um bébé que naõ terá mais do que 1 ano de idade,ou seja conduz neste transito diabólico a sua motorizada apenas comuma mão …………..; ela conduz e a amiga com uma mão segura-lhe o telefone na orelha e com a outra mão segura…………….o seu telefone,tudo numa algarviada inenteligível !!! A quantidade de turistas é assombrosa,não só os que aqui vèm de avião mas também os que aparecem em cruzeiros que escalam SAIGÃO muito frequentemente ; algumas fotos de SAIGÃO :

 

 

 

 

É claro que como catedral nada tem de extraordinário,temos muitas igrejas em Portugal ,simples igrejas,bem mais bonitas e ricas que esta ”catedral” contudo não deixa de ser um importante marco católico num ”mar” de budistas ! Quanto aos templos budistas,aqui chamados PAGODAS vimos apenas um ,disseram-nos ser o mais importante e grandioso: após a visita e perante a correspondente desilusão já não quisémos ver mais nenhum……….

 

 

 

Mas vamos agora ao que realmente me ”encheu as medidas” e que me ”obrigou” a lá voltar no dia seguinte : o mais que famoso WAR REMNANTS MUSEUM ou seja,em português,o museu dos vestígios da guerra; anteriormente e durante muitos anos chamado MUSEU DOS CRIMES DE GUERRA AMERICANOS, não só a pressão internacional mas sobretudo os dólares falaram mais alto e o nome foi mudado para este mais……diplomático e menos agressivo para os largos milhares de americanos que visitam o país anualmente ! Consultores culturais europeus foram contratados e no edifício onde anteriormente tinha estado a ”pide” americana durante a guerra,está agora um formidável museu dedicado essencialmente ao que os americanos chamam ”VIETNAM WAR” e os vietnamitas chamam (logicamente)  ”AMERICAN WAR AGRESSION” ; o nome pouco importa ,o essencial foi amplamente conseguido : mostrar os horrores daquela injusta guerra ; mostrar as barbaridades cometidas pelos americanos ; evidenciar  os sucessivos erros da administração americana para com o Vietname ; mostrar quão fantoche era o governo de SAIGÃO ( VIETNAME DO SUL ) ; evidenciar as vozes que se levantavam a nível internacional contra a infeliz e malograda intervenção americana no VIETNAME : tudo isto é demonstrado ao detalhe com nomes,fotos,documentos,etc : VERDADEIRAMENTE IMPRESSIONANTE !!!!! Apenas como exemplo : a intervenção americana no IRAQUE foi feita a pretexto (erradíssimo !!!!! ) que SADDAM HUSSEIN possuia armas de destruição massiça e um enorme arsenal de armas químicas- – – – – – – – – – – E AS ARMAS DE DESTRUIÇÃO MASSIÇA E AS ARMAS QUÍMICAS QUE OS AMERICANOS USARAM NO VIETNAME ???????? A MEMÓRIA DOS POVOS É CURTA……………….E A HIPOCRISIA EM GERAL É GRANDE !!! Este museu é muito famoso e apesar de ter um horário que não lembra ao diabo ( abre às 07h30……fecha do meio-dia à 1h30 e volta a fechar às 17h00 ) enche-se de centenas de turistas que o percorrem incrédulos e alguns saiem a chorar tais as atrocidades que são evidenciadas por fotos,vídeos,documentos,etc…….; é sem margem para dúvidas um dos museus de guerra mais realistas que se podem apreciar no mundo!!! VALE MESMO A PENA !!!!!!!!!!

 

 

 

é claro que todo o material bélico apresentado é americano.....

 

um dos muitos exemplos dos horrores da guerra........

 

o famoso helicóptero BELL HUEY imortalizado no filme APOCALYPSE NOW

 

alguns dos aviões expostos

 

 

algum do armamento ligeiro utilizado pelos americanos

 

Mas SAIGÃO tem vários outros motivos apelativos para qualquer turista; tem por exemplo um INTERESSANTÍSSIMO MERCADO chamado BEN THANH onde além dos normais produtos alimentares,existe todo o tipo de artesanato muito em conta,tasquinhas de comes e bebes,enfim um mundo aparte onde se passam várias horas deliciosas a regatear  tostões ….!!!! É um mercado muito colorido e muito tipicamente asiático (na ÁSIA nem todos os mercados são tipicamente asiáticos,veja-se por exemplo o (turistico) mercado de VIENTIANE no LAOS quase só para turistas……..

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas SAIGÃO tem igualmente edifícios muito bonitos quer clássicos quer modernos,senão vejamos alguns exemplos :

A CÂMARA MUNICIPAL

 

 

A ÓPERA DE SAIGÃO

 

 

O EDIFÍCIO MAIS ALTO DE SAIGÃO (68 ANDARES) TEM HELIPORTO

 

A ESTAÇÃO CENTRAL DOS CORREIOS DE SAIGÃO

 

O INTERIOR DA ESTAÇÃO DE CORREIOS

 

E já agora esta ”pérola” para terminar……….

 

embora pareçamos uns tótós merceeiros / vendedores de fruta..........não somos !

x

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



22 comentários para “SAIGÃO E A INFECÇÃO………”

  1. estrela diz:

    Eu estava a adivinhar! O mindinho não parava de dar sinais….Que complicação na perna da Marília! Custa a crer como um insecto faz esse tipo de trabalhinho. Ainda bem que a normalidade vai sendo reposta, sobretudo no aspecto da saúde. Filmaste a operação? Aguardamos a opinião de mais médicos, pois isso tem muito mau aspecto.
    Sobre o Museu, não dá para ver muito mas adivinha-se. Não sou masoquista mas nunca perco a oportunidade de “entrar” fundo neste tipo de imagens pela simples razão: NÃO ESQUECER!
    Tudo o que escreveste sobre o paralelismo da invasão do Iraque e do Vietname, a existência/utilização das armas químicas, etc, tudo isso subscrevo: há uma hipocrisia generalizada que se pauta pelas conveniências de momento. Por isso é importante NÃO ESQUECER!!! Até já se comenta na Alemanha (ao nível das gerações mais jovens e dos adultos interessados) que o Holocausto foi uma invenção!!!!!!!!!
    Haja pachorra para suportar este tipo de gente.
    Quanto a vocês, estão um must! Quem diria que passaram por momentos mauzinhos a nível de saúde!
    Rápidas melhoras e beijos

    • admin diz:

      felizmente a marilia está melhor apesar de ter de continuar com os antibióticos por mais um par de semanas.
      já estamos em vinh apesar dovoo madrugador ter sido cancelado,tivémos de apanhar outro à tarde o que nos impossibilitou de chegar à AC ainda hoje pois ela ainda está a quase 400 km daqui…….
      beijos

  2. Luis Sousa diz:

    Olá caros Estrela:

    Os vosso relatos são fascinantes e , para além d um sorriso nos lábios, deixam-nos sempre com vontade de visitar os locais que descrevem. Desejo-vos melhoras rápidas, realmente é preciso ser-se obstinado, essa infecção na perna da Marília teria feito qualquer um voltar a correr para casa.

    Boa viagem e continuo à espera dos vossos relatos.

    • admin diz:

      muito obrigado pelo seu comentário positivo; quanto a regressar a casa………………………..ainda falta o CAMBODJA e SINGAPURA !!!
      um abraço
      david+marilia

  3. Cisfranco diz:

    Ainda bem que a srª está melhor. Pelo aspecto vê-se que isso agora vai. Não se confundam com o que vou dizer, mas se fosse comigo, nessa tumefacção da D Marília, punha duas vezes ao dia pachos de água quente, o mais quente que pudesse aguentar. Vai ver que as melhoras são logo evidentes. Mas continuar com os tratamentos que o médico recomenda. Esses pachos de água quente, pelo menos mal não fazem… Mas a situação parece que já está agora no caminho da cura. Desejo que assim seja e que possam continuar a fazer maravilhosos relatos.
    Boa viagem!

    • admin diz:

      agradecemos o conselho mas não convém minimamente molhar o penso com estas águas de torneira duvidosas……….; de qualquer modo ela vai melhorando aolhos vistos ! obrigado pelo cuidado.
      um abraço
      david+marilia

  4. Manuel Joaquim Estrela diz:

    Olá Marilia e David.
    Pelas imagens, vejo que a perna da Marilai está no caminho da recuperação.
    Quanto ao David, a foto junto da moto diz ´tudo. Já passou.
    Um abraço para vocês.
    Manuel Joaquim Estrela

  5. Maria Melo diz:

    Olá Marília e David:
    Apesar das diversas situações, algumas delas complicadas, como é o caso da Marília, continuam com a mesma boa disposição e aproveitando para ver o que há.
    Desejo-lhes boas e rápidas melhoras da Marília e que a AC se encontre bem e no mesmo local.
    Continuação de boa viagem.
    Maria Melo

    • admin diz:

      é fundamental a boa disposição pois estamos longe,estamos sózinhos,estamos num meio estranho,se levarmos tudo demasiado a sério além de não gozarmos metade ainda podemos ficar deprimidos…..
      um abraço e muito obrigado pelos seus desejos.
      david+marilia

  6. Benedita diz:

    Ainda bem que os maus momentos já vão passando e ,basta olharmos para o semblante alegre que ambos ostentam na fotografia,para nos convencermos que agora tudo irá melhor e poderão continuar a vossa maravilhosa aventura .Assim seja, pois espero o relato final da vossa viagem sempre acompanhada do vosso bom humor .CONTINUAÇÃO DE RÁPIDAS MELHORAS,SAUDE E SORTE!!! Os meus agradecimentos por apesar de terem tão maus momentos não nos deixarem ficar esperando por novidades .Eu sei quanto é dificil estar longe de casa ,da familia e dos amigos mesmo tendo o prazer de viajar e ver coisas tão belas.

    • admin diz:

      as MELHORAS estão a acontecer,a SAÚDE está a regressar,quanto à SORTE ……………há-de chegar !!!
      obrigado pelos seus comentários
      david+marilia

  7. decarvalho diz:

    UFA………….ainda bem que recomeçam as boas noticais quanto ao ataque aereo insectivoro anti-marilia!
    e bons votos de boa continuação-.—ja estou com saudades de umas fotos da autocaravana!
    abraço
    Decarvalho

    • admin diz:

      prometemos mostrar a ”estrelinha” logo que possível !
      obrigado pelo comentário e um abraço
      david+marilia

  8. Manuel Vitorino diz:

    OLhem que brincadeira a Marilia havia de arranjar.
    Agora vejam lá se em Vientiane….voltam aos aprendizes de medicina.
    E siga a aventura…
    Manuel e Bia

    • admin diz:

      se as melhoras continuarem tão evidentes nem sequer consultaremos médico em VIENTIANE.
      as tuas melhoras já agora e um abraço
      david+marilia

  9. Hélia e Júlio diz:

    Querida Marilia como nós ficámos aliviados ao ver aquele sorriso junto da lambreta, já lá vai o mau tempo, desejos de completo bem estar para os dois. A vossa aventura é uma das grandes companheiras do nosso dia a dia não podem mesmo adoecer nós ficamos contagiados cuidado, cuidado sejam também nossos amigos está bem? Brincadeira à parte desejamos mesmo completo bem estar e assim contunuaremos felizes acompanhando tão brilhante transmissão das vossas extraordinárias experiências. Também estamos cheios de saudades da estrelinha. Grande abraço. Hélia e Júlio

    • admin diz:

      os vossos comentários são sempre muito positivos e felizes ! muito obrigado uma vez mais pelas vossas gentilezas.
      um abraço
      david+marilia

  10. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Fico feliz por terem voltado a dar notícias,embora a nossa conversa pelo skype me tivesse descansado em relação á vossa saúde . Claro que ver as fotos da perna da Marília é melhor que qualquer descrição .Gostei das fotos de Saigão e quanto ao museu deve ser realmente muito interessante e mostrar as atrocidades que se cometeram e que infelizmente se repetiram em outros países . O ser humano tem facetas realmente atrozes e de uma cueldade inimaginável . Beijocas,as melhoras e boa viagem de retorno até á Estrelinha.

    • admin diz:

      olá ana,
      o museu realmente é um caso aparte em relação a outros museus congéneres ; eventualmente até poderei fazer um post apenas dedicado a ele,veremos !
      entretanto já chegámos a vinh e dentro de 1 hora iremos tomar a ”camioneta das galinhas” que nos levará à fronteira a cerca de 400 km daqui…………………..durante cerca de 10 horas !!!! VIAJANTE .SOFRE…………
      beijos

  11. JOSE FAZENDA diz:

    Olá CIDADÃOS DO MUNDO,
    A vossa viagem já ultrapassou o simples turismo, já se transformou numa grande odissêia, e felizmente teem alcançado todos os objectivos a que se propuseram fazer desde o início,
    salvo vários imponderaveis, o problema da perna da Marilia, mas como esta bem acompanhada, felizmente tu resolves, faço votos para que se restabeleça total e rapidamente, pois ainda falta um bom bocado da aventura, continuação de BOA VIAGEM nessa espectacular parte do planeta. um grande abraço para vocês. JF.

    • admin diz:

      olá zé !
      já há muito tempo que não escrevias…….
      a marilia está melhor e já há um novo post para leres ! os problemas vão-se resolvendo à medida que aparecem- – – – – – – – só a morte não tem soluçao !
      um abraço

Trackbacks/Pingbacks