SANTIAGO DO CHILE

Mega-metrópole com quase 6 milhões de habitantes , a capital do CHILE fica num vale , com a cordilheira dos ANDES a rodear parte da cidade ;

é uma cidade algo interessante mas com um trânsito confuso e bastante intenso , onde todos os espaços são disputados ao cm….. ; ficámos no ÚNICO local disponível para estacionar livremente e perto do centro , um terreno de estacionamento para os visitantes ao cerro SAN CRISTÓBAL , local muito visitado devido às espectaculares vistas ; para os eventuais interessados  : S 33º 24′ 55”  W 70º 36′ 56.4” , fica no sopé do parque mais famoso da cidade PARQUE METROPOLITANO  ; terreno plano , com árvores , guarda durante o dia , restaurante com wi-fi a 50 metros , G R Á T I S ……..não se pode pedir mais pois não ???

Ficámos no local 4 dias , indo ao centro com a nossa VESPA , que mais uma vez , foi de uma ajuda impagável…..; nem sei como seria sem a mota…..; no local apareceu uma AC alemã , melhor dizendo , 1 camião !

A curiosidade dos chilenos foi imensa e constante , não paravam de se aproximar da AC e questionar a nossa origem , seguindo-se as perguntas da praxe ( como tínhamos ali chegado , se gostávamos do Chile , há quanto tempo estávamos a viajar , etc,etc ) ; da pouca experiência com chilenos , já deu para ver que são mais reservados que os seus vizinhos argentinos , contudo reina mais CALMA , EDUCAÇÃO , LIMPEZA , CIVISMO , etc – – – – – – – – – será influência alemã ???…???…

Antes de vos mostrar as fotos mais relevantes de SANTIAGO , deixem-me dizer-vos que, depois da capital fomos , por insistência da Marilia , a VALPARAÍSO e VIÑA DEL MAR ; eu não tinha incluído estas duas conhecidas paragens no nosso itinerário inicialmente e por várias razões : em 1º lugar , VALPARAÍSO apenas vale pelo colorido das casas e pelos incontáveis teleféricos antigos , pois as casa velhas ficam quase todas nas colinas , tipo favelas ; em 2º lugar , li que um par de turistas franceses já tinham sido roubados nesta cidade , e por último era ou melhor dizendo , é uma cidade sem qualquer camping…..; VIÑA DEL MAR é apenas uma conhecida estância balnear  sem qualquer motivo de interesse .

Mas como a ”minha senhora” pediu , eu satisfiz-lhe a curiosidade……

QUE ENORME DESILUSÃO !!!

VALPARAÍSO é pobre , é sujo , não havia 1 milímetro para estacionar , a cidade cheira mal , o aspecto das suas gentes metia medo , lixo por todo o lado ( sinceramente fez-me lembrar NAPOLI ou mesmo a SICÍLIA…..) , subir aqueles medonhos teleféricos só se me pagassem muito bem…… (para ver favelas havemos de ver muitas no BRASIL , obrigado ) – – – – – – – –  resumindo e concluindo : foi só dar meia-volta e meter a estrelita na direcção da fronteira CHILE-ARGENTINA !!!!

MAIS UMA FRONTEIRA ………

Iríamos fazer a nossa primeira travessia de fronteira em grande altitude : cerca de 4000 metros , o conhecido PASO CRISTO EL REDENTOR , mas claro , isso já é outra história………

Vamos então às imagens de SANTIAGO , mas antes que me esqueça : vimos junto ao PALÁCIO PRESIDENCIAL LA MONEDA , no último dia , uma valente manif , que meteu polícia de choque , canhões de água , alguma porrada e detenções q.b. ; a Marilia não queria ir ao………..”coração da coisa” mas como era eu que ia a guiar a mota , ela lá foi , um bocado a medo, mas foi…….. ; colocá-mo-nos a uma razoável distância de segurança ( 25-30 metros ) o que não impediu que de tempos a tempos o canhão de água nos refrescasse um pouco , já que o calor era tremendo !!!

 

Fiz um pequeno filme que irei colocar no youtube mais tarde , agora as fotos :

 

 

mais um que vai dentro.....

mais um que vai dentro…..

 

 

IMG_1663

 

 

 

esta refrescou-nos.....

esta refrescou-nos…..

 

 

IMG_1664

 

 

 

e havia quem passasse,como se nada estivesse a acontecer!!!

e havia quem passasse,como se nada estivesse a acontecer!!!

 

 

Mas as de SANTIAGO são bem mais interessantes……..

 

 

 

a catedral de Santiago

a catedral de Santiago

 

CATEDRAL DE SANTIAGO (4)

 

 

CATEDRAL DE SANTIAGO (12)

 

 

CATEDRAL DE SANTIAGO (5)

 

 

CATEDRAL DE SANTIAGO (9)

 

 

CATEDRAL DE SANTIAGO (10)

 

 

BASÍLICA LA MERCED

BASÍLICA LA MERCED

 

DSCN2090

 

 

DSCN2062

 

 

 

o je , além de gostar de andar com os sapatos engraxados , gosta igualmente de estar a par das últimas.....

o je , além de gostar de andar com os sapatos engraxados , gosta igualmente de estar a par das últimas…..

 

 

DSCN2077

 

 

DSCN2036

 

 

DSCN2037

 

 

DSCN2038

 

 

DSCN2040

 

 

 

palácio presidencial LA MONEDA

palácio presidencial LA MONEDA

 

DSCN2081

 

 

DSCN2086

 

 

o fundador de SANTIAGO : PEDRO VALDÍVIA

o fundador de SANTIAGO : PEDRO VALDÍVIA

 

O TEATRO MUNICIPAL

O TEATRO MUNICIPAL

 

a Marilia vê um cão e perde-se.....

a Marilia vê um cão e perde-se…..

 

IMG_1669

 

 

IMG_1650

 

 

DSCN2041

 

 

Mas a principal atracção de SANTIAGO DO CHILE é sem dúvida o CERRO SAN CRISTÓBAL , no seu topo , além de espectaculares vistas sobre a cidade , está uma estátua dedicada a NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO , valeu a pena a subida ………………………feita de mota !!!!

Vejam as fotos :

 

DSCN2107

 

 

DSCN2108

 

 

DSCN2093

 

 

DSCN2096

 

 

DSCN2099

 

 

DSCN2104

 

 

DSCN2106

 

 

DSCN2128

 

 

DSCN2132

 

 

DSCN2135

 

 

DSCN2138

 

 

IMG_1603

 

 

DSCN2131

 

 

um presépio feito integralmente à mão em madeira maciça por um artista ....equatoriano.

um presépio feito integralmente à mão em madeira maciça por um artista ….equatoriano.

 

 

DSCN2125

 

 

DSCN2123

 

 

Se eu não tirasse a fotografia ao cão……a Marilia não cozinhava durante 8 dias !!!…….

 

IMG_1611

 

Agora temos de ir , esperam-nos os bons bifes argentinos……. I N T É !!!

E CONSIDEREM ESTE POST O ”SUBSÍDIO DE NATAL”………………F E S T A S  F E L I Z E S !!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



32 comentários para “SANTIAGO DO CHILE”

  1. estrela diz:

    Ora vivam! Natal à porta e os meninos em chinelos, calções e mangas curtas, a fazer inveja aqui à “mocinha”, com 4 graus neste momento e um nevoeiro de cortar à faca. Mas , como já disse, Natal precisa de bastante frio e se possível com neve, para ter graça.

    Começando pelo fim, a que se deve essa estátua do cão? À primeira vista, parece um “Dog Alemão”, também conhecido pelo “Grand Danois” mas torna-se difícil perceber…Se for o caso,a origem nem é sul americana. Foi algum herói da terra?…ou a cidade simplesmente presta tributo ao bom e fiel amigo?

    Adorei as figuras do presépio em tamanho real, talhadas em blocos de madeira. Sim senhora, excelente artista plástico esse, apesar do seu conceito de proporções não ser muito rigoroso.

    A foto da Marília com o cão, está demais!O polícia olha meio de esguelha, a pensar para os seus botões ” Vamos lá a ver se não te armas em esperto e ferras alguma dentada. Estou de olho!”. E a Marília, super confiante, a esticar a mãozinha para uma festa.Aqui para nós, se eu estivesse aí fazia exactamente como ela (depois do sr.guarda me garantir que podia… à confiança…claro….).

    A estátua de cabeça decepada deixou-me confusa. Que representa? Ficaram a saber? Quanto à catedral, achei-a muito bonita, com alguns mármores exóticos e com uma traça bastante comum em outras construções religiosas da europa, mas mesmo assim muito interessante.

    Bom, como costumo dizer, pelas-te por uma boa dose de adrenalina!Então vais meter-te no meio da confusão com a Marília, correndo o risco de serem tomados como manifestantes…e passarem algum tempo atrás das grades ( o mínimo que poderia acontecer) até deslindarem que são estrangeiros???? Acredito que o “duche” soubesse bem mas…

    Vão lá comer umas boas bifalhadas e tirem fotos. Em relação ao vosso subsídio de Natal, pela minha parte agradeço, pois foi o único! O ESTADO não me deu nem nem 5 tostões para tremoços.E se vier a dar qualquer coisita…por miserável que seja…será em duodécimos…AH! raio de vida esta!

    Beijocas!!! Até 5ª feira!

    • admin diz:

      estátua do cão : não faço ideia !
      estátua da cabeça : idem…..
      ver uma manif e não presenciar ao perto ……nem pareceria meu….
      beijinhos

  2. Eduardo Rana diz:

    Olá amigos:
    Embora sem comentar tenho seguido a vossa/nossa viagem, mas agora estou aqui para vos desejar um Santo NAtal com muita saúde
    Um abraço

    • admin diz:

      pois é , pois é mas os comentários são-nos necessários !!!
      um feliz natal para todos os seus!
      david+marilia

  3. maria jose azevedo diz:

    Olá Companheiros

    Antes de mais quero desejar-vos um Feliz Natal com muita saúde e paz.

    Então companheiros até à presente data qual dos países visitados é mais bonito na globalidade? e já agora qual dos países tem uma melhor relação entre qualidade/preço na alimentação?

    Por aqui continuamos a seguir com atenção e interesse os vossos post que servirão certamente para memória futura.

    Tudo de bom para vocês

    um abraço
    maria josé

    • admin diz:

      olá m.josé !
      obrigado pelos seus votos , que retribuímos !
      quanto a belezas naturais , a argentina bate aos pontos , melhor dizendo , por k.o. qualquer outro país da américa do sul , têm paisagens que nem sequer dá para imaginarmos…..
      quanto a alimentação , dos 3 visitados talvez a argentina seja onde se come melhor por melhor preço….. , mas atenção as ementas são super reduzidas : carne grelhada e pouco mais !!!
      um abraço
      david+marilia

  4. Duarte And´res diz:

    Olá David + Marilia

    Também os tenho vindo a seguir sempre não sou muito de fazer comentários, mas como o David sabe sou seguidor fiel das suas viagens, e quero aproveitar também para lhe desejar um feliz natal.
    Também para lhe dizer que estou impressionado com as imagens e paisagens que registou na sua objectiva, pois são diferente daquilo que estou a habituado a ver.
    Uma coisa deu para perceber é muito mais fácil com uma mobilhome truck 4×4 fazer essa zona do .globo, e desta forma ainda o admiro mais o David por ter a coragem de o fazer na sua Estrelinha
    Espero que tudo vá de vento em popa consigo e a Marília, e que a sua Estrelinha o leve sempre a bom porto.
    Ficarei a aguardar os vossos próximos post’s para sonhar mais um pouco, pois vejo nas suas viagens aquilo que realmente me faria de certeza feliz um dia seria também embarcar numa aventura dessas.

    Um grande ABRAÇO
    Duarte Andrés

  5. Duarte Andrés diz:

    Olá David + Marilia

    Também os tenho vindo a seguir sempre não sou muito de fazer comentários, mas como o David sabe sou seguidor fiel das suas viagens, e quero aproveitar também para lhe desejar um feliz natal.
    Também para lhe dizer que estou impressionado com as imagens e paisagens que registou na sua objectiva, pois são diferente daquilo que estou a habituado a ver.
    Uma coisa deu para perceber é muito mais fácil com uma mobilhome truck 4×4 fazer essa zona do .globo, e desta forma ainda o admiro mais o David por ter a coragem de o fazer na sua Estrelinha
    Espero que tudo vá de vento em popa consigo e a Marília, e que a sua Estrelinha o leve sempre a bom porto.
    Ficarei a aguardar os vossos próximos post’s para sonhar mais um pouco, pois vejo nas suas viagens aquilo que realmente me faria de certeza feliz um dia seria também embarcar numa aventura dessas.

    Um grande ABRAÇO
    Duarte Andrés

    • admin diz:

      olá caro duarte !
      feliz natal também e cumprimentos ao seu pai.
      obrigado pelo simpático comentário , realmente algumas fotos saem bastante boas , é claro que a nikon também ajuda…..
      a primeiríssima coisa que nos disseram logo que entrámos na patagónia foi : ”amigo você trouxe o veículo errado para viajar na patagónia” !!! quão certo estava o indivíduo…… ; na realidade a AC não é o melhor transporte para aquelas paragens ( MAS É O QUE NÓS TEMOS……) devido ao estado das picadas , etc ; mas , com maior ou menor esforço , sabedoria e sorte , lá nos fomos safando e felizmente os males foram apenas e só ”plásticos”, nada de mecânica ! mas sem dúvida que sofremos horrores e houve situações muito , muito complicadas as quais nem sequer foram descritas ou fotografadas tal foi a aflição……. ; agora que nos safámos já podemos tocar no assunto !!!
      Deus permita que um dia o duarte possa concretizar o seu sonho……….sozinho ou acompanhado !!!
      um abraço e um bom 2016
      david+marilia

  6. Antonio Manuel Alves Lopes diz:

    Olá amigos,
    é com muita satisfação e curiosidade que sigo sempre as vossas reportagens, com as quais me delicio com as vossas maravilhosas fotografias.
    Pergunto, se está nos vossos planos alguma visita em breve a um “bivuaque” do Rally Dakar, sendo este, de há uns anos para cá, um Rally com passagem na Argentina, Chile e Bolivia. Os muitos portugueses que participam neste Rally, que se inicia no próximo dia 03.01.2016 em Buenos Aires e termina a 16.01.2016 em Rosario (Argentina), ficariam bastante contentes por vos ver. Aqui fica um Side do circuito de passagem com respetivas datas: http://netstorage.lequipe.fr/ASO/dakar/2016/parcours/parcours-carte-v3.pdf
    Despeço-me com muito gosto e muita curiosidade pela vossa próxima reportagem. Um Santo Natal é o que vos desejo, com muita saúde, paz e amor e que Deus vos ajude na vossa tão longa viagem.

    Um grande abraço de Wiesbaden (Alemanha).
    Tó e Angela

    • admin diz:

      olá caros !
      obrigado por comentarem e pela simpatia das vossas palavras.
      além de não sermos adeptos de automobilismo , quando o rali decorrer já estaremos fora da argentina , aliás neste preciso momento estamos quase a sair do país em direcção ao brasil….
      desejamos que passem uma quadra natalícia com muita saúde e esperamos que os nossos próximos artigos mereçam igualmente a vossa boa atenção.
      um bom 2016 !
      david+marilia

  7. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia

    Já regressei da Alemanha há dias, mas só hoje aqui vim. O tempo está um pouco escasso.
    Comtinuam as belas reportagens em texto e em foto! Tudo muito interessante!
    E hoje é só para lhes desejar um Bom Natal e continuação de grandes aventuras.
    Um abraço
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      espero que a viagem tenha sido boa.
      desejamos que passe uma quadra natalícia com saúde e os melhores votos para 2016
      um abraço
      david+marilia

  8. Carlos Pinto diz:

    A saga continua….
    Obrigados por continuarem a alimentar o meu espírito de viajante, o Google e o Google maps também beneficiam, porque vou fazendo o respectivo acompanhamento dos vossos post.
    Desejos sinceros de Bom Natal, e que 2016 seja pleno de realizações.
    Um forte abraço

    • admin diz:

      olá carlos pinto , seja bem aparecido !
      obrigado por nos continuar a seguir com interesse.
      um bom natal e um 2016 com sucesso a todos os níveis.
      um abraço
      david+marilia

  9. Cisfranco diz:

    Caros amigos
    Que tenham um FELIZ NATAL e um Bom Ano 2016 para continuarem com essa extraordinária viagem. Abraço

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      e que o seu 2016 seja com muita saúde….
      obrigado por se ter lembrado.
      um abraço
      david+marila

  10. margarida diz:

    Meus queridos!
    tenho gostado muito de vos ler e poder acompanhar a vossa odisseia.
    hoje é só muito à pressa para vos desejar Boas Festas e boas entradas no
    novo ano de 2016. de momento não tenho muito vagar pois a descendência
    está por cá:). beijinhos e até um dia destes com mais disponibilidade
    para vos escrever e comentar devidamente

    • admin diz:

      olá querida !
      ainda bem que tens gostado….
      um bom natal para todos vós e um 2016 com muita saúde.
      cheios de calor , acabámos agora a nossa ”ceia” de natal : bacalhau com natas e espumante !
      beijinhos
      david+marilia

  11. Georgios Synanidis diz:

    Hello David & Marilia,
    it’s nice to have new report from you this Christmas from Chile ( place of no-where for us).
    Your text and pictures describe the experience the best way, no need for our comments…All the best for you , we’ll be in touch.
    You are always in our mind.
    George & Aphrodite

    • admin diz:

      once a friend………always a friend !!!
      tks a lot and all the best for 2016
      luv u all !
      david+marilia

  12. Graça diz:

    Très jolies toutes ces photos, par contre vous vous balader tellement qu’on arrive pas á vous avoir suor skype😉 Bonnes vacances et bonnes fêtes de Noel.
    Gros bisous

    • admin diz:

      olá querida !
      pois é , tens razão……não paramos !!!
      beijinhos para os 2!

  13. Graça diz:

    🎄🎊🎉joyeux Noël, happy Christmas, bonne année 2016, happe new year🍾🍸🎊🎉
    Énormes bisous

  14. JOSE RICARDO diz:

    Olá Estrelas.
    Belas imagens e ótimos relatos. Chile é lindo. Adorei.
    Forte abraço.

    • admin diz:

      olá josé !
      acabámos de entrar no teu enorme país !!!
      vários dias sem net, sorry !
      um abraço
      david+marilia

  15. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Como sempre adoro os vossos posts e as belas fotos,seguir-vos é aprender coisas novas e usufruir de algo que poucos terão oportunidade de ver.Os meninos estão com óptimo aspecto e claro que a Marília se derrete quando vê um patudinho,é mal de família.Tenho escrito pouco pelos motivos que falámos pelo skype mas leio tudo com muito gosto. Continuem a realizar os vossos sonhos e beijinhos.

    • admin diz:

      olá ana !
      ainda bem que gostaste , vais gostar também do próximo post : PAISAGENS FABULOSAS !!!!!!!!!
      beijinhos e um bom 2016 para todos vós !

  16. José Godinho diz:

    Companheiros,
    Pelo diálogo, depreendo que já se encontram no Brasil.
    Naturalmente que têm conhecimento do El Niño, mas como não fazem referência, gostaria de saber se ele tem perturbado a vossa viagem.
    Desejo que o novo ano vos mantenha de saúde, para continuarem a desfrutar dessa vossa grande aventura.
    Abraço
    Godinho

    • admin diz:

      olá godinho !
      acabámos realmente de entrar no brasil , calor tremendo !!!
      passámos por uma zona na argentina onde os efeitos do el niño se fizeram sentir , com drásticas cheias e alguns mortos ( zona de entre-os-rios / concordia ) inclusivamente no sul do brasil ( rio grande do sul ) há muitas zonas alagadas….
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks