SARAJEVO

Após 2 dias em SARAJEVO , continuamos a não compreender por que é que os poucos turistas que aqui se vêem…………..aqui estão ! É que a

cidade tem um interesse  tão insignificante que nem dá para entender…..; A influência turca é gritante , os costumes muçulmanos são evidentes por toda a parte , sinceramente , parece que estamos no meio de uma qualquer pequena  cidade turca !!! Definitivamente o IMPÉRIO OTOMANO deixou as suas fortes marcas…..

Há muito , muito pouco para se visitar além das muitas mesquitas ( quem vê uma , vê todas…..), a catedral católica está fechada , vários museus idem/aspas , o comércio de ouro e prata mistura-se numa amálgama de pequeníssimas lojas , com o de artigos de todo o género contrafeitos (malas,perfumes de marca,sedas,etc), havendo no meio delas (lojas ) outras de telemóveis , artigos de cabedal e afins , lojas de doces , pastelarias e cafés ,etc : uma verdadeira FEIRA DA LADRA ………TURCA !!!

Basicamente há a cidade velha , com a sua praça principal denominada………. PRAÇA DOS POMBOS (advinhem porquê……??? ) e o TÚNEL DA ESPERANÇA , talvez a maior atração turística , passo a explicar : entre 1992 e 1995, durante quase 4 anos , SARAJEVO esteve sitiada e praticamente totalmente cercada pelas tropas sérvias , fortemente determinadas a conquistar a cidade, numa incrível desproporção bélica ; os bombardeamentos sucediam-se diariamente , as acções dos snipers faziam uma verdadeira razia enquanto meio mundo assistia a tudo isto , sem pouco ou nada fazer, pelo que a carnificina só terminou com a intervenção, mais do que tardia, das NAÇÕES UNIDAS ; entretanto , com a cidade absolutamente cercada ,a O.N.U. conseguiu das autoridades sérvias que a zona do aeroporto fosse declarada neutral afim de poder abastecer a cidade de alimentos e evacuar os feridos ; os sérvios concordaram mas a intenção era na realidade matar todos os bósnios que se fossem aprovisionar dos bens enviados pelas N.U. ;  decidiram estes então construir clandestinamente um longo túnel de cerca de 800 m que passava por debaixo da pista do aeroporto , afim de que os bens essenciais pudessem chegar aos sitiados….; durante 4 meses e 4 dias esse túnel foi construído com enorme esforço humano , à base de pás e picaretas , tendo apenas 1 metro de largura e 1.60 m de altura , o qual serviu não só para o abastecimento de géneros alimentícios , como para evacuar feridos e providenciar armas e munições aos sitiados. O túnel começava numa casa semi-destruída e estava extremamente bem disfarçado , tanto que nunca foi descoberto ; após a guerra a família proprietária da casa decidiu construir este museu, o qual na realidade se tornou na principal atração de SARAJEVO : O TÚNEL DA ESPERANÇA !

a casa inicial da família

 

 

 

 

A carnificina foi no entanto enorme , tendo morrido cerca de 11.000 homens,mulheres e crianças durante o famoso cerco ; SARAJEVO está situada num vale e as tropas sérvias dominavam por completo as montanhas que cercam a cidade , efectuando atrozes bombardeamentos que testemunhámos em vídeo no museu ; não fosse a decisiva e determinada ação americana em bombardear durante várias semanas as posições sérvias , a carnificina teria sido bem maior ! Relembro que as montanhas à volta de SARAJEVO foram palco dos JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO em 1984 .

 

o túnel estava construído onde se vê o traço azul grosso ; dele restam apenas 25 metros , tudo o resto foi destruído

 

 

A loucura sérvia deixou marcas profundas neste país e sobretudo nesta sociedade ; infelizmente apenas foram julgados pelo TRIBUNAL INTERNACIONAL DE HAIA meia dúzia de generais os quais se encontram a cumprir longas penas de prisão , mas houve muitos ‘’meninos ‘’ que se safaram das garras da justiça impunemente ( aliás como sempre acontece neste tipo de situações……) ; no nosso caso ( embora não se possa comparar a gravidade do mesmo ), veja-se o que aconteceu aos PIDES : alguns até foram condecorados após o 25 de Abril ……….TRISTE SOCIEDADE TAMBÉM……

Depois há as pessoas : as mulheres que não cobrem o cabelo e quase toda a cara com o lenço , e vestem à ocidental , essas pintam-se desalmadamente como se no dia seguinte fosse sair um qualquer decreto a proibir as sombras,os rímeles,as bases,etc : QUILOS DE MAKE-UP !!! Eles , ‘’muy machos’’ passam as horas nos cafés a mexer constantemente nos seus telemóveis ,ou então passam horas a fumar os típicos cachimbos de água ,  enfim …..um modo de  vida ! Os pedintes levam a sua missão a sério , sem pausas para almoço ou snacks……; as crianças sujas e andrajosas à porta das mesquitas , fingem tocar uns acordes em concertinas que já viram melhores dias…..; os poucos turistas que se vêem deambulam à procura de souvenirs os quais maioritariamente são feitos no PAQUISTÃO,INDIA ou BANGLADESH…….

 

o centro da cidade , a praça principal ……..a tal dos pombos !

 

 

 

 

 

 

fechada por falta de freguesia???

 

 

 

 

Como se tudo isto não fosse já suficientemente mau, por todo o lado , uma parte significativa dos prédios apresenta marcas profundas e evidentes da guerra de há quase 20 anos : milhões de buracos das balas , bocados dos prédios destruídos , alguns totalmente abandonados , etc : não houve dinheiro para a reconstrução ou é preferível que fiquem assim para memória futura????? Aliás , desde que se entra na BÓSNIA que este panorama , ao longo das cidades e vilas é permanente : muitas casas abandonadas, incontáveis casas semi-destruídas e /ou danificadas e as pessoas com o ar mais deprimido deste mundo !!! Inclusivamente quando sorriem , vê-se que é um sorriso……triste , meio forçado ! Por exemplo , comprámos por várias vezes quantidades anormais de cerejas ( pudera, a €1.90/kg !!!…..e enormes…..) e as vendedoras agradecem , mas o sorriso é triste ; nos restaurantes onde fomos , a mesma coisa , nas várias lojas onde entrámos e comprámos isto ou aquilo , o atendimento é triste, não é minimamente simpático; no PARKING onde ficámos em MOSTAR , tanto o empregado como a empregada davam a sensação que lhes devíamos dinheiro ; cortei o cabelo num cabeleireiro misto , a empregada foi incapaz de sorrir decentemente durante a meia hora de trabalho , comprámos pão por 3 vezes em distintos locais  : a mesma frieza,a mesma apatia : É DEFINITIVAMENTE UM POVO MUITO TRISTE , SACRIFICADO E  DESMORALIZADO !!!

 

 

 

 

tantos assim……

 

e assim……

 

ou assim….

 

Em SARAJEVO ficámos instalados num parking guardado , por € 5/24 h , cujas vedações ainda mostram ”restos” da guerra : N43º 51′ 07”    E 18º 23′ 05”

 

Contudo , negativamente falando , ‘’a cereja no topo do bolo’’ está nas CENTENAS de cemitérios que se vêem por toda a parte e cujo tamanho deixa advinhar a enorme quantidade de pessoas que ali foram sepultadas ; são num número tal que realmente impressiona e consequentemente mostra , à distância no tempo , quão atroz, quão feroz ,quão mortífera foi a guerra civil que sofreram……; quer nas cidades e vilas , quer espalhados pelos campos , estamos constantemente a ser relembrados visualmente dessa  guerra , NÃO FOI HÁ MUITO TEMPO , CONTUDO A MEMÓRIA DOS HOMENS É CURTA , NÃO É VERDADE ??????

Avise-me por email sobre novas publicações !



12 comentários para “SARAJEVO”

  1. Boa tarde, Estrelas
    É sempre uma delicia ler os v/ «posts». Porque eles situam-nos nas paisagens, no tempo e no modo. Essa guerra dos balcãs, tão próxima no tempo, parece já esquecida pela sociedade. E é bom que a memória da brutalidade humana seja perene … para termos a ilusão de que o homem aprenderá de vez a lição!
    A tristeza que testemunhais nos rostos desse povo, eu também encontrei na Polónia, faceta que muito me surpreendeu (já lá vão cerca de 70 anos…). A irracionalidade da guerra deixa feridas muito profundas nos povos que custam muito a cicratizar.
    Continuação de boa viagem
    Carlos da Gama

    • admin diz:

      olá carlos da gama !
      obrigado pelas gentis palavras e concordo consigo : os polacos também são um povo triste.
      um abraço
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Olá, meninos

    Fizeste-me recordar alguns momentos dramáticos que passei com a guerra dos Sérvios, nos campos de refugiados do Kosovo! Tive a mesma impressão de amargura no povo, um ódio mal disfarçado pelos sérvios e, sobretudo, os vestígios palpáveis dos bombardeamentos:crateras no chão, imóveis esburacados, telhados arrombados, vidraças estilhaçadas… Nos campos, andávamos sobre “tapetes” de munições, como se fossem pedrinhas soltas…Descaradamente, de noite ou dia, os aviões sérvios sobrevoavam os alvos que lhes interessavam e despejavam as suas cargas mortíferas! Imagino como esteja, ainda hoje, a maior parte das cidades, vilas e aldeias…

    Algo que me surpreendeu foram as lojas das noivas: vestidos de tule em vermelho vivo, amarelo, azul forte….uma aberração, para o nosso gosto ocidental!

    Havia, também, muitas lojinhas de venda de ouro e prata a preços irrisórios mas os metais não tinham a qualidade dos que vendíamos em Portugal.Café intragável, comidas sem qualquer tipo de atractivo. Salvavam-se uns pastéis de carne, saborosos, que não fixei o nome…mas gordurentos até dizer chega!!!

    Sobre o túnel, houve muitos estratagemas desses durante essa guerra. As próprias forças militares da ONU tiveram os esconderijos bem disfarçados dos seus helicópteros de combate e aviões, só detectados quando se sobrevoava a baixa altitude e esses espaços eram controlados. Enfim, nunca me imaginei a adormecer ao som dos rebentamentos das bombas…Resumindo, não é local que apeteça conhecer, por muitos e variados motivos.

    Beijocas!

    • admin diz:

      foi desinteressante na altura para ti , foi desinteressante agora para nós !
      PARA ESQUECER….
      beijos

  3. Duarte diz:

    Tenho vindo a seguir a vossa viagem e agora que chegaram aos paises chamados do leste gostaria de saber como se tem portado o Tomtom?
    Depois das imagens alegres e convidativas da cróacia confesso que estas ultimas de SARAJEVO são realmente impressionantes e também impressionante o seu comentário sobre o local, tirando desta forma o meu interesse de alguma vez o visitar.

    Desejo uma boa viagem e vou continuando a acompanhar a suas aventuras

    um grande abraço para si e para a Marília

    Duarte

    • admin diz:

      olá caro !
      estão a servir , mas não devem ser a última versão pois deparámos com algumas contradições físicas….MAS A CAVALO DADO NÃO SE OLHA O DENTE, não é verdade???:::
      sobre a bósnia , esqueça , não vale a pena,pura perda de tempo…..
      um abraço e até breve
      david+marilia

  4. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Realmente são impressionantes as fotos de Sarajevo e também o teu relato.A maldade humana não tem fim e o que se passou aí devia envergonhar toda a humanidade,mas sabemos que não é assim.Ao longo da história o homem tem feito ao seu semelhante coisas horrorosas e continua em muitas zonas do mundo,não é de admirar que as pessoas sejam tristes e não sorriam.Continuação de boa viagem e beijocas.

    • admin diz:

      olá prima !
      pois é , que nunca te passe pela cabeça visitares aquele país…..
      o que vale é que a croácia está logo ao lado , para retemperar as forças !!!
      beijinhos

  5. José Caseiro diz:

    Vivam!
    Sarajevo foi sempre apelidada de “Pequena Istambul”, dada a influência turca/otomana na cidade.
    Pois o povo Bósnio é triste e revoltado porque foi “esquecido” pela UE/USA, inclusivé na desminagem. Realmente em Sarajevo viveram-se cenas apenas comparáveis às do ghetto de Varsóvia, na 2ª G. Mundial. Só na cidade houve 11.541 vítimas. E está tudo dito. Venham daí mais relatos que eu estou curioso em saber algo mais da Albânia que, dizem os sites franceses, pode vir a ser tão bom como a Croácia…Igualmente sobre as v. opções na Grécia, país que conheço razoavelmente na parte continental, incluindo o Peloponeso, e de ilhas apenas Creta…
    Boas jornadas!

    • admin diz:

      .olá companheiro !
      muito obrigado por nos seguir e por comentar; é bom receber comentários válidos como é o seu caso.
      realmente foram mais de 11.000 mortos só em sarajevo.
      quanto à albânia, também estamos muito curiosos pois igualmente nos aconteceu ter lido em vários sites que ”aquilo” nada tem a ver com os tempos da ”outra senhora” , vamos ver e…..relatar !
      quanto à grécia , devido à enorme volta que iremos dar , estou certo que me sentirei suficientemente competente para comentar sobre o país , apesar de já lá ter estado mais do que 10 vezes , mas apenas atenas,salonica,igoumenitsa,piraeus e kavala.
      um abraço
      david+marilia

  6. Paulo Fernandes diz:

    Este é um belo exemplo da razão de eu não deixar de ir a um único lugar porque assim mo dizem ou o seu contrário.
    Um texto enviesado, parcimonioso, pretensioso e preconceituoso.
    Resta-me o consolo de que não nos encontraremos no meu regresso a Sarajevo.
    Pobre trabalho.

    • admin diz:

      boa noite sr. Paulo Fernandes ( eu tenho o bom hábito de cumprimentar as pessoas logo de início….)
      em relação ao seu comentário , cumpre-me responder da seguinte forma :
      1º todas as impressões e/ou comentários e/ou manifestações de prazer ou desprazer que nós expomos nos posts , conforme eu sempre disse há largos anos , são meramente as nossas opiniões pessoais não devendo em caso algum ser ”vinculativas” a uma decisão de visitar ou não um qualquer lugar.
      2º você exagerou nos adjectivos , de uma forma exagerada e absolutamente desnecessária , bastaria apenas e só dizer ”não concordo minimamente” e ….pronto !
      3º penso que viva ou visite frequentemente SARAJEVO mas tal não implica que ache o local aprazível, francamente não sei onde está a beleza ou interesse do local ( aparte do interesse histórico devido às atrocidades lá cometidas…) mas também não estou minimamente interessado em que você me informe quais os atractivos do local….; para mim , SARAJEVO faz parte do lote de cidades aos quais eu nunca na vida voltaria a menos que fosse obrigado a tal ( e se calhar você é obrigado a tal….) consequentemente é óbvio que nunca nos encontraremos lá !
      4º você tem todo o direito a classificar o nosso trabalho como ”pobre” , o que nós obviamente aceitamos pois é a sua opinião e ela vale…..o que vale ! contudo como estamos sempre desejosos em aprender mais e melhor , muito gostaríamos que nos iluminasse com o SEU site de viagens , talvez aprendêssemos alguma coisa e o nosso ”pobre trabalho” ficasse …….mais rico.
      cumprimentos
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks