SARDENHA

Esta conhecida ilha italiana é um dos refúgios dos milionários de todo o mundo e um dos maiores atractivos do Mediterrâneo ; sendo a ITÁLIA

o meu país favorito ( entre os mais de 120 que já visitei ) e por ter conhecido várias pessoas que me ”puxaram as orelhas ” por ainda não ter visitado esta pérola , decidi que na próxima viagem pelos países vizinhos ao MAR MEDITERRÂNEO , a SARDENHA teria forçosamente de ser incluído no passeio ! PORTANTO MAIS UMA ESTREIA ……

Mas antes de vos falar desta ilha , comecemos pelo início da viagem : de LISBOA até BARCELONA foi um passeio de cerca de 1.200 kms feitos em 2 dias , pois as correrias tipo 1.500 ou 1900 kms num só dia , isso foi ……”chão que já deu uvas” !!! Velhos tempos em que ia de Lisboa a Paris ”nonstop” ……. tantas vezes que essa loucura foi feita !!!!

A idade pesa , há que poupar esforços para uma longa viagem mas , sobretudo , havendo tempo , não vejo necessidade de andar a ”papar” mais de 1.000 kms num só dia , numa louca correria que não traz absolutamente nenhum benefício até porque iremos percorrer nesta viagem o total de cerca de 11.500 kms donde ….. nada de correrias !

Portanto , fizemos a ligação em 2 dias , tendo dormido numa área de serviço cerca de 100 kms depois de MADRID .

Chegámos ao fim da tarde do segundo dia a BARCELONA com tempo mais do que suficiente para , pelas 23H30 tomarmos o enorme ferry da conhecida GRIMALDI ( MV CRUISE BARCELONA ) , que liga 3 vezes por semana BARCELONA a PORTO TORRES , uma viagem de apenas 16 horas ; a viagem decorreu sem incidentes , felizmente ; antes de embarcarmos ainda estivemos algum tempo com os nossos amigos locais , a AMPARO ( espanhola ) e o HENRIQUE (argentino ) que tivemos o prazer de conhecer em 2011 no CAMBODJA , e com quem temos mantido algum contacto regularmente ; ficou prometido um jantar de comida mexicana para aquando da nossa passagem por BARCELONA no regresso a casa …..

Neste passeio de 2018 vão abundar – – – – – – e de que maneira – – – – – – – –  as travessias de ferry , ao todo iremos tomar nada mais nada menos do que 17 ferries !!!

 

 

 

 

Conforme já escrevemos no post anterior , iremos visitar além da SARDENHA , MALTA , 5 ILHAS GREGAS , CHIPRE , TURQUIA além da ITÁLIA e GRÉCIA CONTINENTAIS , daí a enorme quantidade de ferries ; no regresso da TURQUIA existe ainda a possibilidade de visitarmos na ROMÉNIA a costa do MAR NEGRO , veremos …… ; queremos também matar saudades da lindíssima VIENA , da espectacular BUDAPESTE  e da elegante MILÃO , possivelmente haverá espaço temporal para passarmos um par de dias em cada uma daquelas preciosas capitais ….. , uma vez mais , para matar saudades !

Tivemos imenso tempo para fazer uma cuidadosa preparação desta viagem , durante estes loooooooongos meses de descanso , depois da nossa última viagem de 2 anos , a ”MÃE DE TODAS AS VIAGENS” : PATAGÓNIA  – ALASKA ……………….AINDA NOS CUSTA A ACREDITAR O TAMANHO DE TAL AVENTURA , A IMPRESSIONANTE PROEZA QUE REALIZÁMOS …….. ; pois , como estava a dizer , a devida preparação da viagem foi feita com muita calma , daí termos desde já na programação todas as estadias que iremos realizar , sabemos de antemão os locais onde iremos pernoitar , o que iremos ver , bons locais para comer , etc,etc !

Mas vamos então à SARDENHA , esta conhecida ilha , tão desejada durante a 2ª GUERRA MUNDIAL ; é a 2ª maior ilha no MEDITERRÂNEO , com uma área de cerca de 25% de Portugal ; abunda o turismo , especialmente por alemães, holandeses e franceses , vendo-se incontáveis autocaravanas por qualquer estrada …. a qualquer hora !  Os parques de campismo , por isso , são imensos e ….imensamente caros também , é normal pedirem € 40 a € 60/noite o que para nós está fora de questão ; felizmente , devido à enorme quantidade de AC , existem igualmente imensos parkings destinados a AC porém são raras as ÁREAS DE SERVIÇO com água,despejos,etc bem mais económicos .

É curioso assinalar o seguinte : enquanto que em Portugal existe uma forte aversão por parte das autoridades e parcialmente por parte de alguns particulares quanto ao uso das autocaravanas , em ITÁLIA passa-se exactamente o contrário , ou seja , os autocaravanistas são bem-vindos por toda a parte e são frequentemente criadas zonas específicas JUNTO ÀS PRAIAS para as AC estacionarem , frequentemente a poucos metros do mar…….; é gritante o contraste com o nosso país onde , por exemplo, estacionar junto a uma praia durante a noite na COSTA ALENTEJANA , aí estão de imediato os parolos da GNR a fazerem horas extraordinárias para multarem a qualquer hora os malandros dos veraneantes ….!!!! Enfim , pontos de vista extremamente diferentes no que concerne o turismo por AC ….; será esta a principal razão de vermos largos MILHARES de AC por toda a ilha ????

No que nos foi possível observar durante a nossa estadia , tendo propositadamente dado a volta completa a esta ilha , quase que se pode dizer que há duas SARDENHAS distintas : o lado OCIDENTAL da ilha e o lado ORIENTAL da ilha – – – – – – – – – completamente distintos !!! O lado ocidental muito mais pobre e desleixado , menos povoado e com poucos motivos de interesse inclusivamente no que respeita a paisagem , e o lado oriental , mais povoado , mais rico em paisagens , com muito mais baías e enseadas , mais marinas , mais povoações interessantes , enfim , decididamente , uma outra SARDENHA ….; MAS GENERALIZANDO , pelo que nos foi possível observar nos 9 dias que passámos nesta ilha , tudo o que vimos construído ( casas , pontes , estradas , etc ) francamente já conheceu melhores dias …; nota-se sinceramente um certo desleixo , um certo abandono não sei se pela situação económica da ilha , o certo é que tudo o que o ”homem” fez está algo ao abandono….; aliás é curioso que a mesma situação se passa na SICÍLIA , ENFIM , ACRESCENTANDO-SE MONTANHAS DE LIXO CLARO !!! As estradas são de inferior qualidade , abundam os buracos e a manutenção é nula pelo que vimos ; aliás a grelha rodoviária é assaz confusa , mesmo com o GPS ! As ruas nas cidades e vilas estão sempre com enormes ervas altas por cortar , há sempre frestas ou buracos nas ruas ….

Demos a volta completa à ilha , fazendo pernoitas de 24 horas em cada poiso , em geral percorremos as estradas ao longo da costa , tendo começado por ALGHERO , BOSA , sempre para SUL ; a quantidade de pequenas baías e enseadas é enorme , sempre com o mar extremamente calmo , daí termos visto inúmeras MARINAS mesmo em cidades muito pequenas : o mar é muito convidativo a passeios por barco ! A capital da ilha ( CAGLIARI ) peca da mesma forma conforme as cidades e vilas que visitámos : prédios velhos e sem manutenção , ruas muito mal tratadas , ervas por cortar por todo o lado , pisos extremamente irregulares , enfim ……nada de muito atraente ! 1 dia basta para se visitar CAGLIARI , com importância , pode-se admirar a CATEDRAL ( realmente espectacular ) e a BASÍLICA BONARIA , de resto nada de muito importante ….

No que respeita a praias , enfim , não se pode dizer que não prestam , porém podemos sim dizer que já vimos BEM MELHORES em inúmeros países no mundo; é claro que para um alemão ou holandês , mesmo para um francês , estas praias até se podem considerar não só apelativas mas fantásticas ….nós não precisamos sequer de sair do nosso país para gozarmos praias substancialmente superiores a estas !!! Eu acho que o mais atractivo são realmente as incontáveis pequenas baías e enseadas muito resguardadas , com a água extremamente limpa…, aliás quem se der ao trabalho de observar pelo GOOGLE EARTH verá uma costa multi recortada com incontáveis baías ; foi realmente pena o tempo não ter ajudado minimamente pois choveu frequentemente e as temperaturas raramente ultrapassaram os 20º !

Algo curioso que observámos com frequência foram as inúmeras casamatas construídas durante a 2ª GUERRA para defesa da ilha , ao longo da costa vimos largas dezenas .

 

 

 

Tivemos também bastante dificuldade com a obtenção da água pois jamais vimos uma única fonte ou torneira disponível ; as estações de serviço não dão água , as ”CAR-WASH” também não , foi complicado ; tivemos que utilizar por 2 vezes 2 campings mais afastados do litoral , donde , mais baratos ….

Como resumo podemos dizer que a SARDENHA é ………”engraçadota” mas nada de extraordinário ; é o tipo de local / região que se visita UMA VEZ para se ter uma opinião , ok , está visto , vamos-nos embora ……..não se justifica de modo algum uma nova visita !!! É a nossa opinião , como é óbvio ….; há algumas pequenas cidades cujos centros históricos , embora inundados de ”atracções=ratoeiras turísticas” , não deixam de ter a sua beleza , como por exemplo ALGHERO e BOSA :

Algumas fotos da ilha :

 

ALGHERO

 

IDEM

 

 

IDEM

 

IDEM

 

 

 

 

 

BOSA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Talvez o mais emblemático local de toda a ilha seja a muito famosa e ultra-cara PORTO CERVO , local de paragem dos milionários com os seus enormes iates ; PORTO CERVO faz concorrência a locais como PORTOFINO , PUERTO BANUZ ( ESPANHA ) , MÓNACO , SAINT TROPEZ , etc,etc  e já agora com  a nossa jóia da coroa algarvia : VILAMOURA !

 

 

 

 

 

Bom , está na altura de deixar esta ilha em paz e dar um salto até ROMA , cidade que adoramos ….

Então até um destes dias!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



10 comentários para “SARDENHA”

  1. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Desbloqueada a situação, finalmente.

    Quanto à Sardenha, fiquei curiosa em relação àqueles cilindros, suspensos nos prédios…Que raio de coisa é aquela???…e para que serve?
    Não conheço a Sardenha e, efectivamente, não é nada de “especial” vista assim pelas fotos. Em termos de paisagem, pois já vi mais deslumbrantes. Em termos de limpidez de água do mar, pois já vi melhor. Não poderei acrescentar mais nada porque não conheço.
    Faço votos para que a viagem prossiga conforme o plano e o desejado. Pena que tenham apanhado mau tempo.
    Beijocas!

    • admin diz:

      ainda bem que já consegues ler no pc.
      aqueles ”cilindros ” são engraçados candeeiros feitos de restos de panos e que iluminados à noite dão um bonito enfeite ; comparativamente é como se fosse o ”santo antónio ” ou o ”são joão” deles …..permanentemente !
      beijinhos desde nápoles ….

  2. Ricardo Miguel diz:

    Ahhh, as saudades que eu tinha dos vossos relatos.
    Desejo uma excelente viagem.
    Espero um post gigante de Budapeste cheio de fotografias.
    Abraço

    • admin diz:

      olá caro !
      se visitar o site e clicar em ”hungria” na lista de países à direita na homepage , verá que um deles visitado por nós em AC foi a hungria ; ao clicar aparecem-lhe todos os posts escritos sobre esse país , inclusivamente um sobre budapeste onde poderá apreciar largas dezenas de fotos dessa maravilhosa cidade……
      um abraço
      david+marilia

  3. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Cá estamos de novo a viajar com vocês, através dos belos posts.Fiquei surpreendida com o que descrevem da Sardenha, pois pensava que era mais interessante do que constataram.
    Claro que nesta altura estão ou já estiveram na bela Roma, que muito gostam e que nós adorámos.
    Continuação de boa viagem e beijinhos.

  4. João Firmino diz:

    Olá, David e Marilia

    Cá estamos prontos para continuar a saborear as vossas reportagens como de costume sempre acompanhadas de belas fotografias.
    Votos de que tudo corra às maravilhas.

    Um abraço

    João Firmino

  5. Duarte Andrés diz:

    Olá David e Marilia
    Curiosamente estou a pensar ir á Sardenha agora em Junho.
    Será que para visitar alguns sítios tenho que recorrer a uma pequena moto ou pode-se facilmente fazer os percurso com autocaravana.
    Ou será que em alguns sítios será melhor alugar uma viatura por 2 dias visto ter o miúdio e a esposa comigo para ir aos sítios mais difíceis para a autocaravana.

    E já agora podias-me aconselhar a alguns sítios imperdiveis a visitar na Ilha?

    Duarte

    • admin diz:

      olá estimado duarte !
      normalmente as tuas férias são relativamente curtas pelo que depreendo que estas não serão longas ….
      a melhor maneira de chegar à sardenha é tomar o ferry ro-ro em barcelona para porto torres , a grimaldi faz o trajecto pelo menos 3 vezes por semana.
      a costa ocidental é menos interessante e desenvolvida do que a costa oriental ; naquela há a realçar ALGHERO , muito interessante e menos interessante BOSA ; na costa oriental ”chovem” os resorts junto a praias e há praias muito bonitas , desde cagliari até olbia ; antes que me esqueça , não deves de deixar de visitar a catedral em cagliari !
      podes ir com a AC a todo o lado , não se justifica alugares uma mota , as estradas são relativamente más !
      a norte tens por exemplo a conhecida PORTO CERVO , muito ,muito bonito porém impossível estacionar a AC , tudo muito controlado e apertado , mas merece a visita…
      aconselho-te VIVAMENTE uma aplicação que eu já tenho e que anteriormente não conhecia , porém considero-a simplesmente imprescindível pois mostra-te não só os campings ( que nós raramente utilizamos ) mas sobretudo mostra-te MILHARES de locais na europa onde poderás estacionar a AC , por vezes com água,internet , segurança , etc : grátis ou por um valor simbólico ! chama-se CAMPERCONTACT -MOTORHOME PARKINGS e descarrega-se na playstore , muito fácil de usar com a enorme vantagem de se poder usar completamente SEM INTERNET , se descarregares todos os mapas para o celular por apenas € 5.90 / ano…… EU JÁ NÃO PASSO SEM ELA ….
      antes de partires verifica bem no google earth os locais / praias com fácil acesso .
      boa viagem e dispõe
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks