SICÍLIA ( 2 )

Apesar de ter pouco mais de 1/4 da área de PORTUGAL , a SICÍLIA tem mais de metade da população portuguesaou seja , tem uma densidade populacional muito alta ; sendo uma região que não conhecíamos , e vindo ao sul de ITÁLIA , não poderíamos deixar de atravessar o pequeno ESTREITO DE MESSINA e visitar esta província , que de italiana…………. tem muito pouco !!!!!!!!!!!!!!!

 

 

Continuando o nosso périplo ao redor da ilha , seguiu-se um outro local que traz muitos turistas à SICÍLIA : O VALE DOS TEMPLOS , junto a AGRIGENTO ; como alguns devem saber , anteriormente esta ilha pertencia aos gregos , sendo que a influência grega é enorme nos sicilianos , assim como a influência árabe ; aliás costuma-se dizer que os sicilianos têm muito pouco sangue italiano , sendo mais uma misturas dos sangues grego , árabe , fenício , normando , espanhol e francês !!!

Toda esta mistura(exótica mas altamente inflamável……..veja-se por que é que os mais sanguinários gangsters eram basicamente todos sicilianos !!!) fez deles um povo muito diferente dos  ”verdadeiros” italianos……

 

Durante os séculos VI e V a.C. não havia grandes diferenças entre ATENAS e as cidades gregas da SICÍLIA , razão pela qual , hoje em dia vemos uma quantidade muito apreciável de ruínas gregas nesta ilha- – – – – – – – – –

QUASE TANTAS COMO VEMOS NA GRÉCIA HOJE EM DIA !!!

 

 

VALE DOS TEMPLOS (4)

 

 

 

VALE DOS TEMPLOS (9)

 

 

 

VALE DOS TEMPLOS (13)

 

 

 

VALE DOS TEMPLOS (19)

 

 

 

 

 

VALE DOS TEMPLOS (25)

 

 

Seguiu-se MAIS PRAIA nas zonas de SCIACCA e de SELINUNTE , mas como já disse anteriormente , praia aqui é uma perda de tempo !!! O problema é que temos um plano de tempo/dias para cumprirmos antes de tomarmos o ferry ( mais um…) para a TUNÍSIA , as datas de todos os ferries foram pré-establecidas meses atrás…….

Depois fomos até MARSALA onde ficámos um par de dias , zona de praia mas igualmente de muitas algas , não gostámos muito . Para variar , gostámos sim da paragem seguinte , onde ficámos mais 2 dias e onde FINALMENTE MEU DEUS , não havis algas secas mal cheirosas – – – – – – – – – – mas havia uma jeitosa ETAR a 1 km : SAN VITO LO CAPO , no extremo noroeste da ilha , e onde pelos vistos os sicilianos quase todos vão passar as suas férias , pois a localidade e seus arredores estavam atafulhados de turistas italianos , com AC’s aos milhares !!!

A zona realmente é bonita , as várias praias com areia aceitável , pena estar um pouco de vento e , como consequência o mar algo alteroso ; parquear foi facílimo pois a edilidade põe à disposição gigantescos parques de estacionamento onde carros e AC’s cabem sem problema .

Antes de chegarmos à capital da ilha , passámos por uma localidade muito bonita , chamada CASTELLAMMARE DEL GOLFO ; se tivéssemos ”sonhado” que era assim tão bonita não teríamos gasto um par de dias noutras localidades ao longo da costa…..

Finalmente a tão almejada PALERMO , a capital da ilha , talvez a cidade mais visitada de toda a SICÍLIA ( a seguir a TAORMINA ??? ) ; muitos turistas de variadíssimas nacionalidades , russos aos magotes como não podia deixar de ser ; a cidade é grande , tem alguns motivos de bastante interesse , com predominância para a CATEDRAL , a extraordinária e absolutamente única IGREJA DE JESUS , o PALAZZO REALE e finalmente algo que eu adoro visitar : o movimentado , típico e colorido MERCADO VUCCIRIA ; na minha modesta opinião , um dos principais (senão o principal ) meios de conhecer um povo é exactamente começar por visitar um dos seus mercados principais , é em geral o lugar que melhor transmite o tipo de povo que vamos conhecer…..; eu sempre que posso , em qualquer lugar do mundo , não falho a visita a pelo menos um mercado em cada país……; vamos então às fotos :

CASTELLAMARE DEL GOLFO (4)

 

 

CATEDRAL DE PALERMO (8)

 

CATEDRAL DE PALERMO (10)

CATEDRAL DE PALERMO (12)

 

 

 

CATEDRAL DE PALERMO (15)

 

 

 

CATEDRAL DE PALERMO (17)

 

 

CATEDRAL DE PALERMO (19)

 

 

Como devem calcular , pessoalmente já devo ter visto largas CENTENAS de igrejas em todo o mundo , ao longo dos meus mais de 50 anos a viajar ; não creio porém alguma vez ter visto algo sequer parecido como esta fantástica IGREJA DE JESUS no que respeita a mármores trabalhados ; ABSOLUTAMENTE INACREDITÁVEL , arrisco mesmo dizer que justifica uma visita a PALERMO apenas e só para se admirar esta obra prima …….; se ficamos espantados com as figuras esculpidas , em diversos tipos de mármores , ficamos absolutamente boquiabertos com os embutidos  SE PENSARMOS QUE FORAM FEITOS HÁ 3 E 4 SÉCULOS , trabalhos que hoje em dia requereriam uma expertise tremenda a serem realizados EM CORTE DE JACTO DE ÁGUA A LASER…..e claro que naquela época nem sequer a electricidade tinha ainda sido inventada !!!!

NÃO DÁ PARA ACREDITAR !!!!!!!!!!!!!!!!

 

IGREJA DE JESUS-PALERMO (10)

 

IGREJA DE JESUS-PALERMO (13)

 

 

 

 

IGREJA DE JESUS-PALERMO (14)

 

IGREJA DE JESUS-PALERMO (15)

 

 

 

IGREJA DE JESUS-PALERMO (16)

 

 

IGREJA DE JESUS-PALERMO (17)

 

 

 

 

IGREJA DE JESUS-PALERMO (18)

 

CATEDRAL DE PALERMO (19)

 

 

 

IGREJA DE JESUS-PALERMO (27)

 

IGREJA DE JESUS-PALERMO (28)

 

 

 

 

IGREJA DE JESUS-PALERMO (30)

 

 

 

IGREJA DE JESUS-PALERMO (31)

 

 

 

IGREJA DE JESUS-PALERMO (40)

 

 

 

IGREJA DE JESUS-PALERMO (41)

 

 

 

IGREJA DE JESUS-PALERMO (44)

IGREJA DE JESUS-PALERMO (22)

 

 

 

Acho pois que após verem todas estas fotos concordarão comigo que estamos perante uma verdadeira obra-prima !!! Bom , agora já se faz tarde , espera-nos mais um ferry , desta vez para mudarmos de continente , vamos para um país que , na realidade , não se tem portado muito bem ultimamente , os ”moços” andam irrequietos lá pelas bandas da TUNÍSIA…..I N T É !!!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



14 comentários para “SICÍLIA ( 2 )”

  1. estrela diz:

    Ora vivam!

    Apreciei muitíssimo estas fotos sobre as igrejas, sobretudo aqueles trabalhos espantosos feitos no mármore. Realmente, sabendo nós como se trabalha a pedra nos dias de hoje, fica-se boquiaberto com a qualidade e riqueza dos pormenores feitos na antiguidade. Só de pensar que as ferramentas eram mais rudimentares, dá para se ficar “espantado”! Mal comparado, faz lembrar um pouco aqueles embutidos que tens lá em casa sobre trabalhos indianos. Não tem nada a ver uma coisa com a outra mas o grau de perfeição e o engenho são similares. Só por isso, a viagem aí mereceu a pena!!!
    Sobre as praias, nada mostraste, portanto nicles de opinião.
    Aproveitem bem o tempo, queimem os últimos cartuchoa, que por cá estamos sob chuva…
    Raio de mês!! …é para esquecer…

    Continuação de boas férias…beijinhos

    • admin diz:

      olá !
      sobre as praias sicilianas não há muito a dizer , não valem a visita…..NINGUÉM VEM À SICÍLIA PARA VIR ÀS PRAIAS !
      estou com IMENSOS PROBLEMAS em voltar a escrever e sobretudo publicar fotos pois fui ”obrigado” a fazer uma actualização do programa WORDPRESS e esta versão é bastante mais complicada do que a anterior ; para ajudar o notebook da marilia, velho e a cair de podre , está a dar imensos problemas pois está também praticamente cheio , pelo que francamente nem sei se voltarei a ser capaz de publicar qualquer outro novo artigo antes do regresso a casa , é um martírio tentar escrever o que quer que seja neste notebook……
      beijos dos arredores do SAHARA !!!

  2. maria josé azevedo diz:

    Olá companheiros

    Muito e muito obrigado por estas fotos admiráveis, ainda estou de boca aberta com tamanha beleza e grandiosidade, não imaginava que por esses sítios houvesse uma beleza dessas, a Itália tem muito mármore mas levá-lo para aí foi obra.

    Espero que a Tunísia também vos entusiasme, noutra perspectiva é claro, o meu filho mais novo já lá foi e gostou.

    Continuação de tudo bom.por aqui tudo mau.

    • admin diz:

      olá maria josé !
      obrigado pelas elogiosas palavras de simpatia e confiança , ainda bem que está a gostar !
      a tunísia visitada de avião , num ou noutro local específico , é bem diferente dos recantos que se podem vasculhar em AC e é exactamente isso que nós gostamos de fazer e…..fazemos!
      lemos diariamente ou quase as notícias do burgo…….sabemos o que se passa- – – – – – infelizmente !!!
      um abraço
      david+marilia

  3. António Resende diz:

    Gostei do que vi.
    Vai descobrindo já que os meus passeios vão sendo mais modestos ( amanhã parto para Arruda dos Vinhos!!! 😉 )…
    O meu abraço para vcs.
    A R

    • admin diz:

      olá antónio !
      ainda bem que gostaste , infelizmente nestes merdosos países a net é tão preciosa que não podemos gastar os milionários minutos noutras ”viagens”daí não ter visitado ainda o teu blog
      bons passeios
      um abraço
      david+marilia

  4. F.Ramos diz:

    Olá companheiros David e Marília
    Obrigado, por nos brindar com estas fotos. Se na primeira somos remetidos para uma vista aérea. As seguintes são de um pormenor e perfeição que pessoalmente gostaria de ver/observar. Não muitas vezes, mas uma vez, durante muito tempo.
    Obrigado por nos recordar a história, excelente descrição.
    Continuação de boa viagem
    Abraço
    Fernando Ramos

  5. Cisfranco diz:

    Admirável tudo o que nos proporcionam da v/ viagem. Admirável a v/ determinação em viajar da forma que o fazem. Acompanho-vos sempre. Obrigado por tudo e boa continuação.

    • admin diz:

      olá cisfranco , seja bem vindo !
      obrigado por nos continuar a seguir com dedicação e simpatia.
      um abraço
      david+marilia

  6. Antonio Garrido diz:

    ora vivam

    Gostei das fotos e do relato – como habitualmente.

    Não tenho lembrança de tanto lixo no sul de Italia, dá impressão que tem vindo a piorar, o que é pena.

    Desejo muita boa viagem pela Tunisia e fico expectante, em pulgas, para saber e conhecer como se passam as coisas. Não há muitos relatos de autocaravanas daí a sede pelo vosso relato.

    Um grande abraço nosso

    Antonio e Isabel

    • admin diz:

      olá antónio e isabel !
      obrigado por comentarem e pelas simpáticas palavras.
      definitivamente o sul de itália está muito , muito porco !!!
      sobre a tunísia, terá de esperar um pouco mais , se calhar apenas publicarei no dia da saída……..por causa das tosses !!!
      um abraço
      david+marilia

  7. Manuel diz:

    Obrigado pelas fotografias espetaculares. Aqueles embutidos deixam qualquer um de boca aberta, vistos ao vivo devem ser qualquer coisa do outro mundo.
    Divirtam-se na tunisia que foi mais uma vitima da “primavera árabe”

    PS: Desde ontem que não consigo visualizar as fotos.

    • admin diz:

      olá caro manuel!
      apenas uma pequena correcção : a chamada ”primavera árabe” nasceu aqui !!!
      sobre o site : estamos com um grave problema com o mesmo , desde que actualizámos o wordpress para a versão avctual , neste momento impossibilitados de fazer o uploading de fotos : LAMENTO !!!
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks