SUSTO E PREOCUPAÇÃO

SUSTO NA EMBAIXADA DO PAQUISTÃO

QUANDO COMEÇÁMOS A INVESTIGAR A VIABILIDADE DOS VISTOS QUE SE PODEM OBTER EM PORTUGAL,FICÁMOS DESCANSADOS QUANTO ÀS FACILIDADES DEMONSTRADAS PELA DITA EMBAIXADA,NA PESSOA DO SEU 2º SECRETÁRIO SR. HASAN; DEPOIS DE LHE TER EXPLICADO EM RESUMO A VIAGEM JÁ PLANEADA E EVIDENCIADO QUE A PASSAGEM PARA A INDIA FAZER-SE-IA PELA ÚNICA FRONTEIRA TERRESTRE ABERTA ENTRE O PAQUISTÃO E O IRÃO,O MESMO SENHOR DEPOIS DE NOS ELOGIAR A CORAGEM E O ESPÍRITO DE AVENTURA,DISSE-ME QUE NÃO HAVERIA QUALQUER PROBLEMA EM NOS DAR OS VISTOS OS QUAIS SE OBTERIAM INCLUSIVAMENTE NO MESMO DIA!!DISSERAM-ME O CUSTO DOS MESMOS E DERAM-ME OS NECESSÁRIOS FORMULÁRIOS. PERANTE TAIS ”FACILIDADES” DEIXEI PARA ÚLTIMO LUGAR A OBTENÇÃO DESTES MESMOS VISTOS. QUAL NÃO É O MEU ENORME ESPANTO,MELHOR DIZENDO,O MEU TREMENDO CHOQUE,QUANDO LÁ VOLTO NA SEMANA PASSADA E O MESMO INDIVÍDUO ME INFORMA QUE ”TAL E COISO,MAS QUE SIM MAS QUE TAMBÉM,ACTUALMENTE O GOVERNO DE ISLAMABAD ESTÁ A RESTRINGIR AO MÁXIMO A PASSAGEM NESSA FRONTEIRA DE ESTRANGEIROS DEVIDO À PERIGOSIDADE DA REGIÃO,ETC,SABE COMO É,COISO E TAL….”

EU NEM QUERIA ACREDITAR NO QUE ESTAVA A OUVIR,POIS BASTA OLHAR PARA UM MAPA E VER QUE A única MANEIRA REALISTA DE PASSAR DO IRÃO PARA A INDIA É ATRAVÉS DO PAQUISTÃO; BOM,PODER-SE-IA ATRAVESSAR O…AFEGANISTÃO( nós somos malucos mas não estúpidos!!! ) E AINDA A ÚLTIMA HIPÓTESE SERIA VOLTAR PARA TRÁS,PERCORRENDO OS BALCÃS,PARTE DA EUROPA ORIENTAL,ATRAVESSAR A UCRÂNIA E PARTE DA RÚSSIA,CAZAQUISTÃO,QUIRGUISTÃO,TAJAQUISTÃO E …INDIA !!! MAS QUE MAL FIZ EU A DEUS PARA TER DE FAZER TAL PERCURSO DIABÓLICO ???ESTA HIPÓTESE ESTÁ TOTALMENTE FORA DE QUESTÃO !!!

É CLARO QUE PROTESTEI EDUCADAMENTE MAS ELE ‘REFUGIAVA-SE’  NAS ORDENS SUPERIORES DO MINISTÉRIO DO INTERIOR DE ISLAMABAD E…NÃO SAÍA DALI! FIZ-LHE VER QUE SE TINHAM GASTO MUITAS CENTENAS DE HORAS DE TRABALHO EM INVESTIGAÇÃO DE SITES,LIVROS,REVISTAS,CONTACTOS,ETC ALÉM DA JÁ SIGNIFICATIVA DESPESA JÁ FEITA EM RESERVA DE FERRIES,ETC. CHEGOU-SE ENTÃO AO CONSENSO DE SE PRESSIONAR COM EMAILS O MINISTÉRIO DO INTERIOR E INCLUSIVAMENTE ENVIAR CÓPIA DO ANTIGO PASSAPORTE ONDE SE VERIFICA QUE ,NUM PASSADO MUITO LONGÍNQUO ,JÁ ESTIVE POR 2 VEZES NO PAQUISTÃO- – – – – ISSO PODE AJUDAR DISSE ELE !

ESCUSADO SERÁ DIZER QUE,APÓS REFEITO DO ENORME SUSTO E DESAPONTAMENTO,’METI MÃOS À OBRA’ E COMECEI DESDE LOGO A PROCURAR UMA ALTERNATIVA PARA O CASO DA RESPOSTA DOS ”SENHORES” DE ISLAMABAD NOS SER DESFAVORÁVEL. E COMO QUEM PROCURA SEMPRE ALCANÇA,PASSADOS 4 DIAS JÁ TINHA A RESPOSTA NO MEU PC : travessia marítima desde bandar abbas/irão até nava sheva/india,ISTO É,CONTORNAR O PAQUISTÃO POR MAR,PONDO A ‘ESTRELINHA’ NUM CONTENTOR  FLATRACK DE 40′!!!

INFELIZMENTE ESTA OPÇÃO É MUITO DISPENDIOSA,ALÉM DE SER UM POUCO COMPLICADA LOGISTICAMENTE,CONTUDO FRANCAMENTE ,É A ÚNICA HIPÓTESE QUE TEMOS DE CHEGAR À INDIA !!! A SOMAR AO FRETE MARÍTIMO (cerca de usd 3500.00 ) TEREMOS OS BILHETES DE AVIÃO DE BANDAR ABBAS PARA TEERÃO E DAÍ PARA MUMBAI (NAVA SHEVA É O PORTO MARÍTIMO QUE APOIA MUMBAI ).ALÉM DO CUSTO DOS HOTÉIS,OBVIAMENTE- – – – HAVERIA QUE CONTAR NO MÍNIMO COM 12 NOITES EM HOTÉIS; ACONTECE QUE A TRAVESSIA MARÍTIMA SÃO 4 A 5 DIAS APENAS,CONTUDO HÁ QUE CONTAR COM OUTRO TANTO PARA PODER EMBARCAR A AC NO IRÃO E OUTROS 3 A 4 DIAS PARA A PODER DESALFANDEGAR NA INDIA,DAÍ SE TORNAR ESTA HIPÓTESE UM POUCO ABORRECIDA,MAS SE TIVER QUE SER NÃO TEREMOS OUTRO REMÉDIO; É CLARO QUE SE FORMOS OBRIGADOS A TOMAR ESTA VIA,TEREMOS DE REFORMULAR TODA A VIAGEM NA QUESTÃO DE ESTADIAS NESTE E NAQUELE PAÍS.

JÁ HÁ DEMASIADAS DESPESAS E ESFORÇOS ENVOLVIDOS NA PREPARAÇÃO DESTA VIAGEM PARA SE DESISTIR PERANTE UMA CONTRARIEDADE,POR MUITO GRANDE QUE ELA SEJA!!! EVIDENTEMENTE QUE VAMOS FICAR À ESPERA DA DECISÃO DE ISLAMABAD,MAS A SITUAÇÃO NÃO ME PARECE MUITO……RISONHA !

PARA OS MENOS ATENTOS,TUDO ISTO SE DEVE À QUESTÃO DE TERMOS DE ATRAVESSAR DUAS ZONAS MUITO SENSÍVEIS E…..DIGAMOS UM POUCO PERIGOSAS : O SISTÃO E O BALUCHISTÃO. O SISTÃO (NO IRÃO)É PERIGOSO POR QUE É UMA REGIÃO VOLTADA AO ABANDONO PELO GOVERNO DE TEERÃO E ,POR TAL,INFESTADA DE MALFEITORES E BANDOS ARMADOS,ONDE AS AUTORIDADES POUCO OU NENHUM CONTROL DETEEM; DAÍ QUE SEJA OBRIGATÓRIA PARA TODO E QUALQUER ESTRANGEIRO UMA ESCOLTA MILITAR DADA PELAS AUTORIDADES IRANIANAS DESDE A CIDADE DE BAM ATÉ À FRONTEIRA DE MIRJAVEH.

POR OUTRO LADO,O BALUCHISTÃO,JÁ EM TERRITÓRIO PAQUISTANÊS É UMA ÁREA MUITO POBRE QUE AO LONGO DE VÁRIAS CENTENAS DE KM FAZ FRONTEIRA COM O AFEGANISTÃO E TAMBÉM ESTÁ ‘INFESTADA’ DE BANDIDOS,ESTES A QUEREREM ENTRAR NO AFEGANISTÃO PARA PARTICIPAR NA ”JIHAD” CONTRA A OCUPAÇÃO AMERICANA……PORTANTO,IGUALMENTE,O GOVERNO PAQUISTANÊS PROVIDENCIA ESCOLTA MILITAR AOS ESTRANGEIROS QUE DESEJAM ATRAVESSAR ESTA FRONTEIRA,NESTE CASO DESDE TAFTAN ATÉ À CIDADE ‘SAGRADA’ PARA OS APOIANTES DOS TALIBAN : QUETTA !

PERANTE O EXPOSTO JÁ TODOS FICAM A COMPREENDER QUE ESTA SERÁ A PARTE MAIS ……..SENSÍVEL DA NOSSA PRÓXIMA AVENTURA!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



1 comentário para “SUSTO E PREOCUPAÇÃO”

  1. PEDRO LINARES diz:

    É PRECISO TER MUITA CORAGEM!!!!!!!! BOLAS… EU PREFIRO O SOSSEGO DO MEU LOCAL DE TRABALHO!!! É MENOS PERIGOSO!!!!!!

Trackbacks/Pingbacks