TANEGASHIMA : MISSÃO CUMPRIDA !!!

Depois de uma fantástica semana na paradisíaca ilha , onde QUASE tudo correu bem , eis-nos de volta a KAGOSHIMA para continuarmos

a nossa ”voltinha” pelo Japão , cortando aqui e acolá a visita a algumas cidades para abreviar a estadia ; quase tudo correu bem , excepto que não tínhamos internet e o transformador 110/220/110 V estragou-se 5 minutos depois de ser ligado………MADE IN CHINA?????? Assim ,apesar das incontáveis casas de banho (existem por todo o lado , a torto e a direito, impecáveis e nada lhes falta…..nem sequer resmas de papel higiénico) terem obviamente ”n” tomadas eléctricas , ficámos frustantemente a olhar para elas sem poder ligar a estrelita à corrente : ar condicionado nem vê-lo!!!

Na remota eventualidade de algum companheiro alguma vez querer vir ao Japão de AC , uma grande alegria é não ter de se preocupar com a água pois , quer nas casas de banho públicas , quer sei lá aonde- – – – – POR TODO O LADO – – – – – existem torneiras de água POTÁVEL , e o mais engraçado é que , frequentemente , há uma mangueira com + – 3-4 metros associada : será para quê??? Bom , o fartote e regabofe de água até chateia, é tomar banho talvez 4 ou 5 vezes por dia…………………….PROLONGADO !!!!!!!!!!!!!!!! mordam-se companheiros autocaravanistas……….

TANEGASHIMA é uma pequena ilha que se percorre em 4 a 5 horas de carro , com estradas de fazer inveja a muitos povos ( russos , estão à escuta ???? ) mas apesar do seu pequeno tamanho tem alguns atractivos interessantes :

1- é lá que está instalado o JAPAN SPACE CENTER , portanto o local de onde são regularmente lançados os satélites japoneses ; visitámos o local , aliás ficámos 2 dias na sua praia e gostámos especialmente dos arranjos e limpeza exteriores.

2- o CABO KADOKURA , portanto o local onde os primeiros marinheiros portugueses aportaram em 1543 , no Japão , segundo reza uma placa no local …..chegaram lá à deriva !!!

3- as PRAIAS , mais do que muitas , com água em qualidade e temperatura de fazer inveja às das Caraíbas……

4- o MUSEU DA ARMA , o qual infelizmente não visitámos .

5- vários ONSEN famosos , eu experimentei um deles e…..recomendo ! ( ONSEN são os típicos banhos japoneses com águas termais , entre o muito quente e o muito frio , com sauna a 130º à mistura, etc, é um must para quem visita o Japão…..)

Bom , mas a razão básica para visitar TANEGASHIMA era o culminar da ligação quase toda por terra de PORTUGAL ao JAPÃO , e assim o fizemos com sucesso e muita alegria- – – – – – – – – e já agora com algumas saudades de quem e do que gostamos…..!!!!!! Levávamos uma série de lembranças do PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARRUDA DOS VINHOS para o MAYOR de TANEGASHIMA , com quem tivemos uma reunião e que nos recebeu com muita simpatia e dignidade :

ele não se importou de eu estar de calções…..só os tugas é que dão grande importância a essas coisas !

 

Conforme muitos outros compatriotas seus , também o MAYOR ficou extremamente surpreendido e contente pela nossa façanha , disse mesmo que além de inédito era uma confirmação do espírito aventureiro e coragem portugueses : gostámos ! Mas mais ainda , gostámos das praias e das suas águas a 26-28º , tipo ”sopa transparente” , da qual nem apetecia sair pois o calor era abrasador com temperaturas sempre a rondar os 38-40º desde manhã cedo ; não fora a grande ventoinha que temos na AC tínhamos literalmente cozido pois no interior a temperatura é muito superior…

nesta ficámos um par de dias, o SPACE CENTER fica nas minhas costas

 

 

A esmagadora maioria das praias estão desertas ( e ainda bem ! ) muitas vezes , com excepção dos nadadores-salvadores , não há mais ninguém , e isto pela simples razão que os nipónicos……..não ligam nada à praia !!! Portanto , os desgraçados dos nad-salvadores ali estão todo o dia a olhar para a água e a morrer de tédio………………..mas estão lá !!! é mais um sinal demonstrativo da eficácia e organização japonesas, ímpares no mundo……

 

 

 

 

 

No dia 4 de Agosto-2013 houve um novo lançamento de satélite e, à boa maneira japonesa , 72 horas antes toda a área foi evacuada e passada a pente fino- – – – – – – – – – – – tivemos que abandonar o nosso acampamento !!! e os nossos churrascos locais………………..

 

 

AKIRA , um simpático japonês que conhecemos no local , natural da zona de Nagoya

 

 

 

 

ao fundo são visíveis as várias rampas de lançamento dos satélites….

 

 

o cabo KADOKURA ficará para sempre na História associado à introdução no Japão pelos Portugueses das primeiras armas de fogo.

 

 

Infelizmente escasseiam no CABO KADOKURA placas ou legendas em inglês , abundam as japonesas mas o que lá está escrito serve apenas para os japoneses….; na realidade há apenas duas placas em português , uma delas mal se consegue ler , não só por estar ao nível do solo (!!!!!!9 mas por estar gravada em bronze corroído (!!!!!) e a outra ,já mais nobre , num granito cinzento , aqui ficam os testemunhos :

 

ao nível do solo ……..colocaram a pequena placa em português…..

 

mas quem é que sabe o que é uma ”lorcha”???? não haveria um texto mais simples e simbólico????porquê complicar??????

 

este monumento fica de certo modo num local muito discreto e mal se dá por ele ; já o outro fica num local muito mais nobre e junto ao varandim do miradouro , bem melhor !

 

 

 

mas o maior simbolismo do CABO KADOKURA é sem dúvida a enorme caravela construída em alvenaria :

 

 

ao fundo do cartaz o CABO , no topo do cartaz…..a espingarda !

 

 

muitas coisas sem serem traduzidas…..

 

 

este tipo de pórtico vê-se com uma certa frequência no Japão e significa ”entrada nobre”

 

no local há um templo alusivo

 

a cidade principal da ilha de TANEGASHIMA chama-se NISHINOOMOTE e há um par de ”lembranças” de Portugal :

 

 

Para chegar a TANEGASHIMA toma-se o ferry-boat em KAGOSHIMA , muma viagem de cerca de 3h40 neste barco :

 

 

com uma rampa comme il faut…..

 

bem amarrada para não tombar….

 

a estúpida mania dos japoneses fazerem TUDO no chão , comem no chão , dormem no chão , sentam-se no chão,etc faz com que no ferry não haja uma única cadeira , pelo que , na classe única existente , é ”tudo no chão e fé em DEUS”……………..

 

 

o regresso de TANEGASHIMA…….e a continuação da nossa aventura !

 

Foram sem dúvida alguma uns dias muito agradáveis mas o JAPÃO é muito grande , há muito mais para ver , temos de continuar a nossa viagem  por outras paragens e além disso a VESPA já está triste por estar fechada na garagem da AC , há que a por a trabalhar , foi para isso que a trouxemos     …………….. MAS ISSO JÁ É OUTRA HISTÓRIA , NÃO É VERDADE???????????????????

Avise-me por email sobre novas publicações !



18 comentários para “TANEGASHIMA : MISSÃO CUMPRIDA !!!”

  1. Cisfranco diz:

    Olá companheiros! Vamos ver se desta vez consigo enviar esta mensagem. Desde que entraram no Japão não consegui mais contactar com vc. Espero que esteja recuperado das queimaduras do sol das praias da Coreia.
    Agora resta só desejarvos bom resto de viagem e bom regresso. Eu viagei também um pouco através dos seus ralatos. Felicidades!

    • admin diz:

      olá amigo !
      os seus comentários estão a entrar normalmente, não se preocupe !
      obrigado por nos continuar a acompanhar
      um abraço
      david+marilia

  2. Puxa vida… deve ser uma sensação extraordinária estar no local onde aportaram os portugueses por essas terras do Japão. Quase me emociono a esta distancia e pela leitura e fotos do v/ post. Estando aí… seria uma outra conversa…
    O Mayor tem toda a razão: Os Estrelas são o melhor produto deste pequeno país de marinheiros e aventureiros: os portugas! E, acreditem, sinto uma enorme honra ser representado por vós nessas terras do oriente.
    Vejo que, após um percurso dificil, tiveste direito a uma semana recompensadora nessas praias de sonho. Mas deve ser uma grande alegria chegar ao destino … apesar de se dizer que «mais do que o destino, importa a viagem!». PARABÉNS.
    Um abraço do
    Carlos da Gama

    • admin diz:

      olá amigo !
      muito obrigado pelas amáveis palavras , foi complicado mas conseguimos !
      agora há que tratar do difícil regresso , isto se a polícia japonesa nos deixar sossegados por uns dias……não perca o próximo post para compreender melhor !
      um abraço
      david+marilia

  3. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Tanta coisa para comentar e nem sei por onde principiar. Vou restringir-me ao essencial.
    Partilho os sentimentos do Carlos da Gama: mesmo não estando aí, senti-me emocionada por terem feito essa ligação Portugal/Japão. Penso que nem todas as pessoas reagirão da mesma maneira mas pisar um solo que alguns séculos antes o foi, igualmente, por aventureiros portugueses, quando as viagens eram uma autêntica roleta russa, quer pelas dificuldades, pelos perigos, pela demora e, sobretudo, pelas doenças, deixou-me deveras, com lagrimita a querer tombar. Sei que isto é incompreensível para muitos mas vocês sabem que antepassados nossos palmilharam essas terras e a Índia, de tão grata memória.Lembrei-me logo de Goa e daquele passeio que fizemos às ruínas do Palácio da Inquisição, ao arco de pedra por onde os condenados passavam e atravessado por todos os que desembarcavam ali, vindos do mar. Acho que ninguém ficará insensível à vossa aventura. Tem muito de rasgo e muitíssimo de simbólico. Têm razão, a missão foi cumprida! Agora é aproveitar os últimos dias e gozarem à fartazana!
    Bem sei que a aventura ainda não chegou ao fim mas considero que a estrelita se portou muito bem! E sobre a palavra fim, quando pensam estar de regresso?
    Olhando essas praias, dá uma vontade imensa de mergulhar nessas águas quentes mas…será que não pintam tubarões por aí? A brincar, a brincar, estão a aparecer ao largo das nossas praias com uma frequência intimidatória: a semana passada ao largo de Cascais, mesmo junto à Guia, em Vila Nova de Mil-Fontes, e uns tantos outros locais que não memorizei, para além do Algarve. Enfim, acho que me tornei cagarolas com a idade e tomar banhos de alto mar já não volto a fazer! Depois que vi num vídeo da net, junto à rebentação de uma praia, um homem ser engolido por um tubarão, à frente da multidão que estava a molhar os pés, lá para as bandas da Austrália….ui…até me arrepia só de pensar…
    Continuação de boa viagem! e MUITOS PARABÉNS pelo sucesso do empreendimento!!!!!!
    Beijocassssssss

    • admin diz:

      sim , foi uma boa sensação termos estado no mesmíssimo local onde os tugas estiveram há quase 500 anos atrás.
      a estrelita está em plena forma , não há razão de queixa.
      sobre o regresso , a coisa está muito cinzenta pois acabámos de descobrir mais uma japonesisse e das grandes : as várias linhas que do japão para a europa fazem ro-ro não autorizam o embarque de qualquer veículo que contenha no interior bens pessoais…….tal significa que teríamos de retirar e levar de avião toda a roupa,calçado ,tachos,panelas , copos e pratos,etc,etc,etc ABSOLUTAMENTE RIDÍCULO!!!!!!!!!!!! portanto estamos neste preciso momento à procura de um flat-rack ( com os enormes riscos daí inerentes….) para transportar a estrelita para portugal com pelo menos……2 transbordos : vamos lá a ver o que restará dela !!!!
      por aqui não há tubarões , estamos descansados…..mas mesmo que os houvesse eu continuaria a mergulhar….é assim !
      sobre aquilo que me pediste , vou procurar em tokyo mas não vai ser fácil pois estes caramelos trocam de aparelho como quem troca de camisa….
      beijos

  4. Antonio Garrido diz:

    Olá
    Uns bons dias de repouso sabem sempre bem, ainda por cima com boas prais, boa água e partece que com optimos grelhados. Isso é um luxo.
    A vespa a rolar de novo? Por acaso perguntou a quantas cartas de “perdão” tem direito? Ainda vai ter ter que ir ao beija-mão de sua alteza o Imperador….

    Nem a proposito! vi um prg na France3 – “Fourchete et sac a dos” – com a visita ao Japão
    Em Kyoto há uma rua considerada como a que cocentra a maior quantidade de restaurantes e tascas de rua do Japão. Impressionante. (Eu sou mais de petiscos)

    Boa continuação de viagem

    Antonio Garrido

    • admin diz:

      olá amigo !
      vamos continuar a arriscar com a vespa , mas com algumas alterações….
      sei dessa rua em kyoto , porém onde há mais tascas é em fukuoka , mas de qualquer forma no japão come-se por todo o lado.
      um abraço
      david+marilia

  5. João Firmino diz:

    Parabéns aos Estrêlas! Serão, de certeza, os únicos representantes do Autocaravanismo Português a visitar o Japão em Autocaravana. Um feito memorável, e uma delícia para todos os que vos acompanharam lendo o vosso excelente blogue.
    Emocionante como num país tão distante ainda aparecem testemunhos da nossa presença após tantos anos.
    Como já uma vez referi, pena que os vossos relatos não sejam passados à escrita. Mas o blogue tem a vantagem de poder ser lido até…pelos portugueses residentes no Japão, e por todos os países por onde deambularam.
    Continuação de uma boa viagem!

    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá amigo,
      sim, somos os primeiros e ,pelo andar da carruagem , seremos também os últimos pois as dificuldades locais são tremendas , muito piores do que alguém pode imaginar…ESPERE PELO PRÓXIMO POST!

      um abraço
      david+marilia

  6. avelino
    olá jovens japoneses
    tenho acompanhado os vossos comentários e fotos são formidáveis este ultimo vosso comentário li em que se encontram muito satisfeitos eu anos atrás conheci 14 países mas todos na europa desde de 1968 e sempre costumo dizer ver para querer é muito diferente do que o lido e na televisão ver para querer, além disso deu-me pena da motinha chegou ao japão teve ordem de prisão garagem nem ve sol e nem mais aguentou o vosso peso é muito bonito e grande satisfação ver a nossa bandeira portuguesa nas terras japonesas
    um abraço para os dois e tudo corra como desejarem UM ABRAÇO

  7. Eduardo Rana diz:

    olá amigos:
    Por cá felizes por estarem com saude. A viagem que nos estão a proporcionar está tambem ela a ser maravilhosa. Obrigado.
    Continuem, que é para nos continuarmos tambem a visitar essas terras do Oriente.
    Um abraço

    • admin diz:

      olá meu caro !
      obrigado por nos continuar a acompanhar e a apoiar
      um abraço
      david+marilia

  8. Carlos Pinto diz:

    Boa Noite. E as Estrelas já estão em descompressão ?? Em tantos relatos vossos que tenho lido, nunca tive a percepção que os problemas pudessem ultrapassar as vossas expectativas, isto é: a v/ qualidade de organização e de adaptação tem sido sempre muito superior aos eventuais contratempos que possam surgir. Mas ao ler o V/ relato sobre o modos-vivendi no Japão, fiquei realmente impressionado, não só pela analise que fazem em relação ao comportamento das pessoas, mas sobretudo às dificuldades que são criadas a outrem. Um dos conceitos de sociedade ocidental, é genericamente, fazer o mais possivel para cativar, para se obterem vantagens. Ora o retrato que nos faz, indicam precisamente o contrário. Ora vindo de um País tão evoluído como é o Japão, é para refletir !!! Continuação de Boa Viagem.

    • admin diz:

      olá amigo !
      a análise que faz é correcta e inteligente , mas…….você ainda não sabe da missa a metade !!!! quando ler o próximo post nem vai acreditar……
      as dificuldades são mais do que muitas e faz-nos perder a vontade de continuarmos….
      um abraço
      david+marilia

  9. Não. Eu não vos vou chamar japoneses, pois seria uma ofensa comparar-vos a esse povo.
    Depois de algumas desventuras deve ter sabido bem essa semana de “férias”. Somos (ou fomos) realmente um grande povo e a prova disso está espalhada pelo mundo.
    Continuação de boa viagem.

Trackbacks/Pingbacks