TENNESSEE

Neste estado , a música ocupa um lugar sem equivalência em todo o país …..

As duas principais cidades deste estado , são as ”capitais ”  da BLUES & SOUL MUSIC e da COUNTRY MUSIC , respectivamente MEMPHIS e NASHVILLE , uma das minhas cidades favoritas nos E.U.A. ; é claro que estivemos em ambas , 3 dias em cada , a usufruir o máximo possível que cada uma delas oferece ao turista…..; e não oferecem pouco , senão vejamos :

MEMPHIS além de ser a ”capital” da BLUES & SOUL MUSIC , é igualmente considerada a ”capital” do BBQ AMERICANO ; aqui gostaria de vos dar uma curta explicação sobre este assunto : o que os americanos chamam de BBQ nada tem a ver com os nossos ………grelhados no carvão , conforme nós vulgarmente designamos os ”BAR-B-QUE” ; os deles são feitos de maneira totalmente distinta : a carne é ”grelhada” no calor + fumo , num grelhador FECHADO , durante várias horas , ficando com um agradável sabor a fumado; são adicionados os típicos molhos de BBQ ( incontáveis as qualidades , a escolha põe-nos doidos !!! ) , sendo que a carne mais típica é a que nós chamamos de ”pianinho” , ou seja , as costelas ; a carne fica extremamente tenra e quase a sair por si dos ossos !!! As RIBS são de ………chorar por mais !!!!!!!!!

Há locais de BBQ por todo o lado , até na rua se vende BBQ !!!

 

 

 

 

Mas MEMPHIS é muito mais ; tem uma rua mundialmente famosa pelos seus incontáveis restaurantes ,  bares e saloons , onde em vez de ”country-music” se ouve BLUES a toda a hora com algum rock & roll à mistura , a conhecida BEALE STREET :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

esta loja ( SCHWAB ) também é uma atracção de MEMPHIS pois está ininterruptamente aberta desde 1876 !!!

 

 

 

Tem igualmente um local de permanente ”peregrinação” …………….a famosa GRACELAND , local onde o mais famoso ”filho da terra” , o inigualável  ELVIS PRESLEY construiu a sua enorme mansão !!! Fomos até lá , de Vespa , pois fica a cerca de 18 kms da cidade , mas não entrámos pois recusámos-nos  pagar a exorbitância de praticamente € 50/pessoa para ver a mansão , os seus sapatos,roupas,aviões, carros , etc,etc ……………UM ROUBO DESCARADO !!!

Mas os americanos , doidinhos como são por tudo e mais alguma coisa que se relacione com o rei do ROCK&ROLL , fazem longas filas nas bilheteiras para comprar os necessários ingressos e mais lhes pedissem pelos ingressos mais eles pagavam !!! NÃO,NÃO E NÃO !!!!!!!!!!!!!!

Ficam algumas fotos do exterior do enorme local :

 

 

 

 

há maneiras mais interessantes de gastar dinheiro …..

 

 

 

 

MEMPHIS tem igualmente um famoso museu chamado MEMPHIS ROCK & SOUL MUSEUM , assaz interessante para os que gostam deste tipo de música ; mas realmente o que há de mais interessante em MEMPHIS ( ALÉM DAS BBQ RIBS, CLARO !!! ) é o interessantíssimo museu NATIONAL CIVIL RIGHTS , criado no exacto local onde se situava o LORRAINE MOTEL na varanda do tal quarto 306 foi assassinado MARTIN LUTHER KING JR em 1968 ; museu excepcionalmente bem concebido , enorme e com um historial completo da luta de emancipação dos negros americanos desde o início do século XX , embora retrate com pormenores toda a vinda dos negros , como escravos , para os E.U.A. desde o século XVI , especialmente da costa oeste africana , também de ANGOLA ; aliás , no estado do MISSISSIPI , a mais famosa penitenciária tem o nome da localidade próxima : ANGOLA , ao norte do estado.

Ficámos encantados com a visita a este magnífico museu , onde passámos muitas horas :

 

 

o quarto onde M.L.K. dormiu a última noite

 

 

a famosa varanda

 

 

 

o autocarro do triste episódio ”ROSA PARKS”

 

O estúdio de gravação mais famoso no mundo ( SUN STUDIO ) onde estrelas tais como ELVIS , B.B. KING , JERRY LEE LEWIS , JOHNNY CASH , ROY ORBISON e enfim tantos outros gravaram os seus êxitos , situa-se igualmente nesta cidade ; não o visitámos porém.

Comparativamente com o resto do estado , a população de MEMPHIS é essencialmente negra , talvez influência da música e , claro , da proximidade com os estados do MISSISSIPI e ALABAMA ; já NASHVILLE tem uma população maioritariamente caucasiana .

NASHVILLE para mim, é uma das cidades mais interessantes dos E.U.A. ; é claro que o facto de eu gostar há muitos anos de COUNTRY MUSIC ajuda mas a cidade , em si , tem uma vida que não é fácil de encontrar noutro local ; como cidade não tem nada de especial , o que a torna fantástica é o febril ambiente que se gera durante a tarde e obviamente à noite nas suas CENTENAS de saloons , espalhados nas ruas BROADWAY e 2ND AVENUE , tipo porta sim……..porta sim !!!! Sem exagero , garanto-vos !!!

Em cada saloon há uma banda a tocar , por vezes apenas 1 ou 2 a ”solo” , mas realmente a maioria das vezes são bandas a tocar desde as 4-5 da tarde até às tantas da noite , consecutivamente , country-music !!! Nós visitámos ………………………um par de DEZENAS , pois o consumo não é obrigatório , entra-se como se entra numa ……pastelaria ou sapataria !!!

Apenas o facto de estar sempre, mas sempre , um segurança à porta para impedir que qualquer jovem com menos de 21 anos possa entrar pois com menos do que aquela idade não pode consumir bebidas alcoólicas !! MAS PODE COMPRAR ARMAS COM 16 ANOS E IR PARA A GUERRA COM 18 ANOS , agora beber uma cerveja com menos de 21 anos …………………….isso é que não !!!! UM DOS ABUNDANTES RIDÍCULOS E INCONGRUÊNCIAS DA SOCIEDADE AMERICANA !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Resumindo , entrávamos num saloon, ouvíamos um par de músicas , tirávamos umas fotos e saíamos : tudo bem !!!

Algumas fotos de saloons e de NASHVILLE :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas NASHVILLE tem alguns prédios engraçados :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um outro local a não perder em NASHVILLE é o conhecido COUNTRY MUSIC HALL OF FAME AND MUSEUM , aí aprende-se tudo e mais alguma coisa sobre as origens da country-music , quem é quem ……… e quem foi quem , tudo mas tudo o que se possa imaginar sobre este tipo de música , trajes , instrumentos , pautas originais , enfim tudo !!!

Museu fabuloso e extraordinariamente grande ( francamente eu não conheço nenhum museu nos E.U.A. que seja ”maneirinho” ……) , 1 dia completo quase não chegou para o visitar completamente ! A sua enorme área de cerca de 8.000 m2 estende-se por 3 pisos e ao fim do 1º piso queremos de imediato ……uma bicicleta …………..COM MOTOR !!!

Algumas fotos das CENTENAS de vitrines e expositores de tudo o que se relaciona com a country-music :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas deixo propositadamente para o fim uma das principais maravilhas de NASHVILLE : para mim O MAIS BONITO HOTEL DO MUNDO ( interiormente….) ; chama-se GAYLORD OPRYLAND HOTEL , é um autêntico ”monstro” em tamanho , o seu interior é essencialmente composto por um macro-gigantesco jardim coberto , onde corre um riacho , há cascatas deslumbrantes , fontes que lançam repuxos de água sincronizada a uma respeitável distância , repuxos esses que vão cair em conchas a vários metros de distância , de onde por sua vez saem outros repuxos , todos estes jactos de água cruzam-se no ar sem se tocarem ……….ao som de música ambiente  !!! SÓ VISTO !!! Acreditem que eu conheço belíssimos hotéis de grande qualidade por esse mundo fora , mas como este ………..não há nada sequer parecido !!!

Esta é a 4ª vez que visito NASHVILLE e na 3ª vez que aqui estive com a Marília , em 2009 , ficámos 1 noite neste esplendoroso hotel , onde todos os quartos têm uma varanda a qual dá para os frondosos e gigantescos jardins ; poderosas colunas de som , dissimuladas entre a luxuriante vegetação , emitem durante a maior parte do dia agradável música clássica…..

Fica a cerca de 20 kms fora de NASHVILLE , junto a um enorme complexo de lojas , malls , etc e onde igualmente se situa a ”CATEDRAL” da música country , ou seja , a gigantesca sala de espectáculos chamada GRAND OLE OPRY , famosa em todo o país não só pelos grandiosos espectáculos onde actuam as maiores estrelas da country-music mas igualmente por aí se realizar semanalmente um conhecido programa de rádio escutado em todo o país ………………………e isto desde 1925 !!! Vale a pena verem o artigo completo na WIKIPEDIA….

 

a enorme sala de espectáculos GRAND OLE OPRY

E AGORA O FAMOSO GAYLORD OPRYLAND HOTEL :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E pronto , decidimos não visitar ATLANTA e seguir para a capital WASHINGTON , que tem tanto para ver !!! O tempo começa a escassear ……..

Mas claro , isso já é outra história !!!

 

 

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



12 comentários para “TENNESSEE”

  1. Cisfranco diz:

    Caros amigos
    Agora que a grande viagem está a chegar ao fim, desde já desejo boas férias das férias. Parabéns e obrigado por terem contribuído para também puder “viajar” convosco.

    • admin diz:

      obrigado pela mensagem cisfranco , boas férias para si também !
      um abraço
      david+marilia

  2. João Firmino diz:

    OLá, David e Marilia
    Uma tabela de preços de se lhe tirar o chapéu. E há-de haver maduros que que gastam dinheiro no “Elvis Ultimate Vip”!
    Mais interessante será uma visita ao “National Civil Rights Museum”.
    E judicioso o comentário sobre a idade dos jovens!
    Um abraço e continuação de boa viagem.
    João Firmino

    • admin diz:

      olá firmino !
      os americanos continuam doidinhos pelo elvis ……os bilhetes vip vendem-se bem !!!
      o ncr museum era demasiado grande e completo para se poder mostrar minimamente em fotos , mas é espectacular e muito bem documentado , informa absolutamente tudo sobre os negros americanos…
      um abraço
      david+marilia

  3. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Aquele Gaylord Hotel é um MUSTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT!!!!!
    Um espectáculo! Que maravilhoso deve ser acordar de manhã, de janelas abertas e sentir a paz, o aroma da vegetação e imaginarmo-nos num verdadeiro jardim do Éden! Só faltou ver, esvoaçando, papagaios, catatuas, piriquitos….

    Aquela parte central, com a cúpula em ferro e vidro, é super convidativa para relaxar e refrescante. Seria muito agradável escutar ali algumas peças de smooth jazz ou alguns solos de saxofone,à noite….mas sem ruídos de fundo…

    Aqueles cornos gigantes no carro anos 60, com o revólver no capot, é mesmo à americana…lol…
    Também achei muito interessante os trajes usados pelos artistas da folk music, os instrumentos possivelmente oferecidos por eles ainda em vida, calculo; o que menos achei piada foi aos edifícios americanos…sempre muito parecidos, muito descaracterizados…

    Continuação de boa viagem! Beijocas!!

    PS: Se qualquer dia, devido à crise no mundo, o homem voltar ao canibalismo, não te cuides, não! Davas para várias famílias… (brincando, brincando, como estão os teus diabetes?????????)

    • admin diz:

      olá a todos !
      os diabetes estão controlados!
      havias mesmo de gostar do opryland hotel….talvez um dia ….
      beijinhos

  4. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Um post diferente mas muito interessante,não há dúvida que esta viagem foi mesmo muito especial.Agora que a viagem está a chegar ao fim,aproveitem os últimos dias e divirtam-se.Muito obrigado por nos darem a oportunidade de ver,ler e saber tantas coisas que de outra maneira nunca seria possível.Beijinhos e até breve.

  5. admin diz:

    Boa tarde.
    Não vos conheço pessoalmente, mas sinto que vos conheço muito bem. Agradeço antes de mais por partilharem a vossa experiência em autocaravana. Foi a partir da vossa experiência fantástica em autocaravanismo que me levou a alugar uma transformada e recentemente a adquirir uma autocaravana velhinha do ano de 1987. Nunca deixem de partilhar a vossa experiência. Nunca percorrer os kms que já percorreram mas deixa-me um sabor de que bonitos são os lugares por onde passam.
    Nunca poderei fazer uma viagem grande porque sou sacerdote e no máximo terei uns 20 dias seguidos de férias mas acalento vou convosco nos posts que vão colocando. Sou um jovem de 36 anos e que foi picado pelo bichinho do autocaravanismo e os “culpados” são os Senhores DAVID e MARILIA ESTRELA. Agradeço por todo o vosso empenho em documentar tudo.
    Cumprimentos e que tudo vos corra pelo melhor.
    Pe. Quintino Manuel Trinchete

    • admin diz:

      olá Pe. Trinchete !
      muito obrigado pelo simpático comentário , as suas palavras são um estímulo ; esperamos que nos continue a ler no futuro.
      parabéns por ter escolhido ser mais um autocaravanista a percorrer …… o que for possível percorrer ! realmente 20 dias não dão para muito porém se as viagens forem bem planeadas , em cada ano poderá conhecer imensos lugares interessantes no velho continente ; o que é imprescindível é começar….
      se alguma vez necessitar de alguma dica ou conselho , p.f. não hesite em nos contactar.
      desejamos -lhe óptimos passeios e , uma vez mais , gratos pela sua mensagem.
      um abraço
      david+marilia

  6. JOSE RICARDO diz:

    Com atraso mas voltei.
    Estou maravilhado com o jardim do GAYLORD OPRYLAND HOTEL.
    Adoro as plantas. Esse trabalho paisagístico ficou completo. Vou recomendar aos meus colegas que fizeram ocurso de paisagismo,, junto comigo, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para pesquisarem mais sobre esse jardim.
    Abraços
    Zé.

    • admin diz:

      olá caro amigo !
      pesquisar , neste caso , é insuficiente ……é preciso visitar !!! quando houver oportunidade , claro…..
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks