TERRA DO FOGO : USHUAIA

Pois é , depois disto existe apenas o CABO HORN , inacessível por estrada , aqui é mesmo o FIM DA LINHA , ou como se diz por muitos países :  O FIM DO MUNDO ……..

NÓS CONSEGUIMOS AQUI CHEGAR COM A NOSSA AUTOCARAVANA , CARAMBA , NÃO É PARA TODOS !!!!!!!!!!!!!!!!! ESTAMOS ORGULHOSOS DE TAL PROEZA !!!

Obviamente estamos muito contentes por aqui termos chegado sem problemas de monta , é um importantíssimo marco nas nossas vidas de viajantes , algo que nunca mais nos esqueceremos!

Termos chegado à cidade mais austral do nosso planeta….nem sei o que pensar !!! não sei porquê , de repente lembrei-me que já estivemos também no CABO NORTE / NORUEGA , o ponto mais setentrional da Europa….; mas aqui , exactamente nestas coordenadas N 54º 49′ 11”  W 68º 20′ 35”, aqui repito é o FIM das estradas , não existe qualquer outra estrada a sul deste ponto !!! É o que os americanos chamam ”THE END OF THE ROAD”………..estamos APENAS a 4000 kms do PÓLO SUL e neva intensamente neste momento em que escrevo este post ! Uma tempestade de neve como eu nunca vi na minha vida !

Vamos aqui descansar uns dias , vamos aproveitar para dar um salto ao CANAL DE BEAGLE , dizem ter paisagens fabulosas…; mas antes que me esqueça e antes que alguém se lembre de ir à WIKIPÉDIA , USHUAIA na ARGENTINA é a CIDADE  mais austral do planeta , contudo do outro lado do CANAL DE BEAGLE existe uma vila , chama-se PUERTO WILLIAMS , já no  CHILE e é bem mais pequena do que USHUAIA ( apenas um povoado ) mas , em abono da verdade , realmente é a que se situa mais ao sul , não muito ( apenas uns míseros 12 km )  mas ….o suficiente para figurar no GUINESS como o lugar permanentemente habitado mais austral do planeta , contudo é inacessível por terra !!! ……..FICA A VERDADE ESCRITA !!! 

O caminho para aqui chegarmos , desde a cidade de RIO GRANDE , em estrada asfaltada , foi soberbo em paisagens , muito especialmente a partir de RIO GRANDE ; realmente , a TERRA DO FOGO nada tem a ver com a PATAGÓNIA em paisagens , é tudo muito mais bonito tipo SUIÇA ou ÁUSTRIA : montanhas arborizadas , picos cobertos de neve , etc ; depois vai-se descendo em direcção ao mar e eis que surge USHUAIA com os seus cruzeiros ao CABO HORN , à ANTÁRTIDA ( extremamente caros ) , turistas aos montes de todas as nacionalidades e ……já agora , imensos ”overlanders” com os seus jeeps transformados ou com os seus monstruosos camiões-caravanas , auto-caravanas há muito poucas porque não é realmente o melhor tipo de veículo para andar por estas paragens , devido às irritantes estradas de ripio !!!

USHUAIA é uma cidade muito engraçada , debruçada sobre a enorme baía onde sobressaem alguns navios de guerra da Armada argentina e sobretudo navios de cruzeiro de médio porte ; como de costume , não tivemos qualquer problema em estacionar a AC , o mínimo que fosse , pois mesmo à borda de água, existem vários parkings públicos GRÁTIS e onde a polícia , em vez de repreender ou expulsar , vem verificar se necessitamos de algo , se está tudo bem………… ; e isto apesar de existirem DOIS campings na cidade !!!

 

 

IMG_1072

 

 

Saímos de USHUAIA durante 2 dias afim de ir NA REALIDADE ao chamado FIM DO MUNDO , isto é , onde efectivamente termina a estrada no continente americano , a chamada THE END OF THE ROAD !

Conseguimos ir ”apenas” até à ESTÂNCIA HARBERTON , depois o estado da picada não nos permitia mais veleidades…..; mas ficámos perto do fim , isto é , depois apenas tínhamos a ESTÂNCIA MOAT , a poucos kms de distância…..; chegámos às coordenadas  S 54º 52′ 21”   W 67º25’18” !!! O caminho foi feito sempre em picada ripio , mas suave…

 

 

quase no FIM DO MUNDO.......

quase no FIM DO MUNDO…….

 

 

a ESTÃNCIA HABERTON e parte do CANAL BEAGLE

a ESTÃNCIA HARBERTON e parte do CANAL BEAGLE

 

 

o CANAL BEAGLE : por aqui vai-se a caminho do.....PÓLO SUL !!!

o CANAL BEAGLE : por aqui vai-se a caminho do…..PÓLO SUL !!!

 

 

Estacionámos posteriormente junto a PUERTO ALMANZA que fica exactamente em frente à vila mais austral do mundo : PUERTO WILLIAMS , pertença do CHILE e portanto do outro lado do CANAL DE BEAGLE , onde dormimos mesmo junto ao canal , nas coordenadas S 54º52’16”  W 67º34’07” , olhando para PUERTO WILLIAMS , do outro lado do largo canal…. ; o regresso a USHUAIA foi deveras tormentoso pois durante a noite caiu uma tempestade de neve absolutamente horrorosa e se não fossem os companheiros da noite ( casal francês com o seu camião 4×4 ) nunca conseguiríamos sair do local !!!

 

 

quando estacionámos estava um sol esplendoroso , durante a noite caiu um senhor nevão e......eu já não conseguia sair se não fosse a ''boleia'' do camião !!!

quando estacionámos estava um sol esplendoroso , durante a noite caiu um senhor nevão e……eu já não conseguia sair se não fosse a ”boleia” do camião !!!

 

 

 

igualmente não conseguiria subir esta pequena encosta com o pavimento todo enlameado !!!

igualmente não conseguiria subir esta pequena encosta com o pavimento todo enlameado !!!

 

 

DSCN1111

 

 

ao fundo v~e-se a vila de PUERTO WILLIAMS , em território chileno

ao fundo vê-se a vila de PUERTO WILLIAMS , em território chileno

 

À nossa volta , muitas montanhas cobertas de neve , uma quietude plena e……..um frio de rachar pois estamos em plena ANTÁRTIDA CHILENA e não muito longe do temível CABO HORN !!!

No caminho de volta a USHUAIA ( distante cerca de 75 kms ) apanhámos outra tempestade de neve :

 

bonitas e ...perigosas paisagens !

bonitas e …perigosas paisagens !

 

IMG_1124

 

 

IMG_1135

 

 

IMG_1129

 

 

IMG_1122

 

 

Nos últimos 3-4 dias temos tido a companhia intermitente de um casal francês ( Philippe e Catherine ) que viajam durante pelo menos 1 ano pela América do Sul com o seu camião de 10 T Mercedes , o qual passa por todo o lado…..; eles dão-se ao luxo de por vezes nem sequer atravessar pontes , atravessam pura e simplesmente os pequenos rios em 4×4……; já os tínhamos visto em PUERTO MADRYN , voltámos a vê-los umas centenas de kms mais a baixo em RIO GALLEGOS , depois em RIO GRANDE e finalmente em USHUAIA ! Parte do seu itinerário é parecido com o nosso pelo que seguramente nos iremos cruzar mais vezes…

Eis algumas fotos desta zona :

 

 

a caminho de USHUAIA

a caminho de USHUAIA

 

DSCN1024

 

DSCN1026

 

DSCN1027

 

DSCN1041

 

 

pouco antes de USHUAIA passa-se por um magnífico lago chamado FAGNANO

pouco antes de USHUAIA passa-se por um magnífico lago chamado FAGNANO

 

 

DSCN1043

 


DSCN1049

 

cadeia montanhosa à volta de USHUAIA

cadeia montanhosa à volta de USHUAIA

 

Por incrível que pareça , na TERRA DO FOGO vêem-se muitos cavalos , pelos vistos adaptaram-se muito bem ao severo clima :

 

 

DSCN1105

 

 

DSCN1108

 

 

DSCN1109

 

 

Vimos em USHUAIA  um interessantíssimo museu , aliás , parece ser a principal atracção da cidade : MUSEU MARÍTIMO DE USHUAIA , o qual contem entre muitas outras coisas , a terrível prisão ; aliás , a cidade quase cresceu à custa dos condenados / exilados que para aqui foram enviados ; era uma penitenciária enorme , e muitas das suas partes , celas , etc foram mantidas conforme estavam no momento em que a mesma foi desactivada ; é um pouco arrepiante a visita já que muitas cenas foram recriadas com bonecos de cera extremamente realistas ! É um complexo muito grande e foi durante muitos anos uma das mais temíveis e severas  prisões do mundo….

 

IMG_1030

 

 

 

IMG_1027

 

 

o complexo penitenciário é enorme e seria fastidioso apresentar mais fotos

o complexo penitenciário é enorme e seria fastidioso apresentar mais fotos

 

A TERRA DO FOGO está separada do resto da AMÉRICA DO SUL pelo famoso ESTREITO DE MAGALHÃES , o primeiro europeu a cruzar estas paragens foi FERNÃO DE MAGALHÃES em 1520 ; o nome provém do facto de os exploradores que aqui chegaram terem observado ao longo da costa incontáveis fogueiras , método usado pelos índios de então para avisarem os outros indígenas que algo de anormal se estava a passar com a chegada de tão estranhos intrusos…… ; nós atravessámos obrigatoriamente o estreito , poucos kms depois de entrarmos no CHILE , em PUNTA DELGADA , uma viagem que durou cerca de 40 minutos  ; missionários anglicanos e criadores de ovelhas foram os primeiros colonizadores da região , tendo os criadores de ovelhas ingleses ficado nas MALVINAS até ao dia de hoje……

 

ESTREITO DE MAGALHÃES (1)

 

 

e aí está a estrelita a raspar o cú no asfalto....

e aí está a estrelita a raspar o traseiro no asfalto….

 

IMG_0975

 

Eis mais algumas fotos da zona :

 

DSCN1058

 

 

IMG_1052

 

 

IMG_1056

 

 

IMG_1061

 

 

IMG_1058

 

 

DSCN1059

 

 

IMG_1074

 

 

IMG_1073

 

 

IMG_1078

 

 

DSCN1063

 

 

DSCN1068

 

 

DSCN1060

 

Quando estacionámos no descampado , junto ao CANAL BEAGLE , em frente ao povoado chileno PUERTO WILLIAMS , sem qualquer esperança coloquei a antena especial amplificadora de sinal wi-fi de fora da AC e , para meu enorme espanto , ela captou o sinal de internet do município de PUERTO WILLIAMS , distante cerca de 6 kms !!!

MAS O MAIS ENGRAÇADO E EXEMPLIFICATIVO DE COMO OS CHILENOS ”ADORAM” OS ARGENTINOS , é a pequena frase perante a qual afirmam que estão……………………PARA LÁ DO FIM DO MUNDO , já que os argentinos clamam que USHUAIA está no fim do mundo !!! guerrinhas saloias !!!

 

PARA LÁ DO FIM DO MUNDO

PARA LÁ DO FIM DO MUNDO ( foto do monitor do pc )

 

Umas dezenas de kms antes de Ushuaia , existe um esplendoroso lago de uma beleza fora de comum ; chama-se LAGO FAGNANO e só lamentamos que o tempo estivesse encoberto e não permitisse melhores fotografias….

 

LAGO FAGNANO (2)

 

 

LAGO FAGNANO (7)

 

 

LAGO FAGNANO (8)

 

 

LAGO FAGNANO (3)

 

 

 

E POR HOJE JÁ CHEGA , NO PRÓXIMO POST CONTAREMOS AS DESGRAÇAS QUE NOS TÊM ACONTECIDO ……………..SIM , PORQUE ISTO DE VIAJAR PELA AMÉRICA DO SUL COM UMA AUTOCARAVANA……………………………………….NÃO SÃO SÓ ROSAS !!!!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



28 comentários para “TERRA DO FOGO : USHUAIA”

  1. Odete Sousa diz:

    Maravilhoso, obrigado por nos descreverem as vossas aventuras, que nos põem a viajar convosco.
    Continuação de boa viagem.
    Daqui um abraço.

    • admin diz:

      olá odete !
      obrigado por comentar tão simpaticamente.
      um abraço
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Ora vivam!
    Grande reportagem!!! Nem sei por onde começar…
    Se calhar, pelo fim:

    As paisagens que mostram acerca do Lago, são, realmente, lindíssimas. Pena, como dizes, que o tempo não tenha ajudado a outro tipo de fotos mas dá para se ter uma ideia. Fiquei a imaginar como será essa zona debaixo de um rigoroso inverno, será de tirar a respiração…

    Também achei muito interessante a analogia entre a Terra do Fogo e a nossa Serra dos Candeeiros porque a causa dos respectivos nomes se deve a situações similares – na primeira, as tribos índígenas pontilhavam a costa com fogueiras para alertar outras tribos sobre os intrusos europeus; por cá, na antiguidade, com a ocupação dos bárbaros, muitas povoações desertaram para a serra, fugindo das sevícias dos ocupantes e deixaram no terreno alguns espias encarregues de sinalizar o momento propício e seguro para o regresso aos lares, o que era feito através de fogueiras estrategicamente espaças; o estratagema foi igualmente utilizado durante as invasões francesas, ( não recordo se da primeira, segunda ou terceira…) quando as tropas nacionais e algumas populações que se refugiavam na Serra d’Aires (em muitas das grutas que por lá existem) foram “guiadas” pelas fogueiras que pontilhavam parte da serra, indicando que os caminhos e as terriolas já estavam livres dos franceses, podendo os portugueses baixar aos povoadaos em segurança. Enfim, parece que a história se repete na História da Humanidade…

    Adorei ver a Marília no meio das gaivotas! Parecem ser muito amistosas, sem receio do bicho homem. Na foto, ela está a dar-lhes de comer à mão: que petisco?…pareceu-me ver um saquinho de plástico com qualquer coisa amarelada…

    Sobre o povoamento das Malvinas, agora fiquei a perceber porque os melhores tecidos de lã ingleses trazem na etiqueta o tipo de lã utilizado: “Falkland”!

    Para finalizar, sobre os vossos “quase” companheiros de viagem e o seu prestimoso camião, já lhes fizeram alguma sugestão de vos acompanharem até ao topo das Américas? Quem sabe se não topariam o desafio…

    A verdade é que vocês se podem orgulhar de terem pisado partes do nosso belíssimo planeta onde pouquíssimos felizardos alguma vez sonharam colocar os pés. Pena que não tenham o hábito de fazerem um diário, pois seria o primeiro passo para a feitura de um livro, a par destes post e fotografias. Seria um bestseller, sem dúvida!

    Bom, resta-nos, a todos que por este meio convosco viajam, aguardar pela parte “picante” da história: os pequenos ou grandes desaires que sempre vos têm acompanhado. E que, como sempre, vocês têm sabido contornar airosamente….

    Continuação de boa viagem!!! Beijocas

    • admin diz:

      a terra do fogo é muito mais bonita que a patagónia , mais verdejante , mais montanhas , mais”suissa”….
      a marilia estava a dar restos de pão às gaivotas , elas chegam-se ao pé das pessoas sempre à espera de receber comida ; é engraçado ver naquele parqueamento junto ao mar , logo que chega qualquer carro elas dirigem-se ao carro à espera que o condutor lhes dê algum alimento ; são amistosas e inofensivas.
      voltámos a ver o casal francês um par de vezes , o itinerário deles é bem parecido com o nosso , contudo eles apenas viajarão durante 1 ano até ao ecuador.
      no próximo post relatarei as desgraças com a AC , nem tudo são rosas mas………………..já está TUDO resolvido.!!
      beijinhos

  3. eduardo Rana diz:

    Olá amigos:
    Como as outras gostei desta viagem. Muita neve e paisagens lindas. A saúde continua boa?, então siga( como dizemos) o baile e vamos continuar a viagem. Eu cá já estou pronto.
    Um abraço para vocês

    • admin diz:

      olá caro !
      a saúde está ok, iremos até não podermos mais….
      um abraço
      david+marilia

  4. Ricardo Miguel diz:

    Ora boas 🙂
    Mais um grande relato, mal posso esperar pelos próximos.
    Já agora podia nos dizer a marca da vossa antena para captar o wi-fi?
    Quando procuro só encontro para aumentar o meu sinal e nunca para receber.

    Abraços 😉

  5. Luis Almeida diz:

    Boa tarde companheiros,

    Mais um excelente relato, complementado com imagens que só por si dispensam quaisquer palavras.
    Espero que estejam a gozar ao máximo a vossa viagem.
    No que me diz respeito, cá estou, diariamente, a aguardar a vossa crónica.

    Um grande abraço.

    • admin diz:

      olá luis !
      tudo bem , aliás os vários problemas foram sendo resolvidos….
      obrigado pela assiduidade e atenção.
      um abraço
      david+marilia

  6. João Firmino diz:

    Olá, David e Marília!
    Como sempre, um pormenorizado relato das vossas andanças, acompanhado de fotos esclarecedoras. As da neve então estão o máximo!
    Em referência ao vosso post anterior, uma coisa me admirou: o consumo da Estrelita! Eu não consigo tal média com a minha integral de bolso, curta e leve… e com motor 2.3/130.
    Um abraço e continuação de boa viagem, fazendo votos para que as desgraças não sejam muito más!
    João Firmino/CAB

    • admin diz:

      olá firmino !
      obrigado pelo simpático comentário.
      quanto ao consumo vejamos : a nossa AC tem igualmente 2.3/130 cv , melhor dizendo TINHA , pois eu mandei mudar na centralina para 165 cv e , conforme o meu mecânico me tinha GARANTIDO EMBORA EU NÃO ACREDITASSE , o consumo baixou dramaticamente ; temos feito médias fantásticas , ao andarmos frequentemente a 60-70 km/h o consumo já chegou a ser de 7.8 l/100 !!! é claro que há vários factores a ter em consideração , tais como o vento ( extremamente importante !!! ) , o tipo de alcatrão , se não há grandes subidas , nas descidas vamos SEMPRE em ponto-morto , etc, etc tudo isto apesar de termos a estrelita carregada que nem um ovo !!!
      mas nas cidades , no pára-arranca o consumo dispara para os 15-16 l/100 , caso contrário é normal quase diariamente fazermos 8-8.8 l / 100
      um abraço
      david+marilia

  7. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Gosto sempre dos vossos posts,mas estou apaixonada pelas fotos deste. As paisagens são todas lindas sendo que para mim,as com neve são fantásticas não esquecendo as que vocês aparecem pois gosto sempre de vos ver. Não há dúvida que os meus primos são uns grandes aventureiros,que em cada viagem nos surpreendem e encantam. Como dizes também tem havido percalços,mas a beleza,a aventura e o prazer de viajar tão longe será muito superior.Fico a aguardar o próximo post,tudo a correr bem e beijinhos com saudades.

    • admin diz:

      ainda bem que gostaste das fotos- – – – – – – – – – mas se calhar não vais gostar do próximo post !!!
      beijinhos

  8. margarida diz:

    olá meus queridos! adorei ver-vos e falar-vos, ainda que deficientemente.
    logo a seguir o meu pc deslligou-se para fazer actualizações e reiniciar nova-
    mente. espero que passe a funcionar melhor no skype.
    hoje escrevo só em minúsculas. não é defeito, apetece-me…
    gostei muito do vosso óptimo aspecto. a viagem está a fazer-vos bem.
    e quano aos posts, leio-os todos e tenho viajado na vossa companhia. as fotos
    são muito boas e elucidativas da beleza que se vos depara. e não só.
    gosto dos relatos que tens feito, assim também vamos aprendendo mais alguma
    coisa acerca dos sítios que vão visitando.
    não liguem ao facto de nem sempre vos escrever. por vezes já não tenho “peda-
    lada”. mas vou fazer os impossíveis para, ao menos dizer algo, mesmo que
    muito insignificante. gosto muito de ambos e “bora lá” continuar viagem!…
    beijinhos e um xi-coração

    • admin diz:

      olá minha querida amiga !
      há muito tempo afastada destas lides…..
      minúsculas : fazes bem , dá menos trabalho !
      beijinhos e saúde para vós

  9. maria jose azevedo diz:

    Olá Companheiros

    Realmente vocês não são viajantes comuns, será que não têm uma costela do Magalhães?

    Concordo com a D. Estrela, têm de por esta viagem em livro, e essas paisagens, meu Deus são de tirara a respiração, este relato está o máximo. Mais uma vez obrigada pela vossa partilha. continuação de boa viagem.

    um abraço
    maria josé

    • admin diz:

      olá maria josé !
      já há muitos livros de viagens……não é necessário mais outro !
      ainda bem que gostou do post , obrigado por nos seguir.
      um abraço
      david+marilia

  10. Cisfranco diz:

    Caros amigos, agora como que já estão de regresso, com muitas voltas pelo meio, até chegarem ao outro extremo. Os leitores vamo-nos deliciando também com a v viagem. Que essa grande aventura seja bem superada e sempre em boa forma como parecem.
    Boas vistas.

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      pois é , muitas mas mesmo muitas voltas até ao regresso!
      um abraço
      david+marilia

  11. José Godinho diz:

    Companheiros,
    Passaram 3 meses desde a minha 1ª e única intervenção.
    Não o faço mais vezes para não vos “maçar”, mas vou, sempre com muita curiosidade e satisfação, acompanhando a vossa espetacular aventura com as interessantíssimas descrições e magníficas fotos que nos oferecem.
    Fico “cheio de inveja” de não vos acompanhar pessoalmente! eh eh!
    Parabéns, obrigado e continuação de boa viagem.
    Um abraço
    José Godinho

    • admin diz:

      olá godinho !
      obrigado por comentar e acredite que nós preferimos ser ”incomodados” com os comentários dos nossos leitores , muito mais do que com o seu silêncio !!! conforme já escrevi inúmeras vezes , este site é suposto ser minimamente interactivo , só assim se torna interessante ; apenas quando os leitores comentam é que ficamos com algum feed-back daquilo que escrevemos , daquilo que publicamos….
      obrigado por nos seguir.
      um abraço
      david+marilia

  12. Aurélio Raposo diz:

    Amigo David,de facto você é sem dúvida um grade aventureiro,se não fosse esse amigo francês a coisa podia-se complicar,esse camião 4×4 deixou-me a pensar se não será melhor opção do que a autocaravana,um abraço e até breve.

    • admin diz:

      pois é meu caro , mas custam no mínimo € 150.000 !!!
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks