TIRANA OU TIREM-ME DESTE PESADELO……

A ALBÂNIA sonha e deseja a integração na U.E. , como se tal fosse a panaceia para os males de que padece , mas comecemos 

pela sua capital , TIRANA ; se não se tiver mais nada que fazer na vida , então visite-se esta metrópole de cerca de 600.000 habitantes , metade dos quais ( pelo menos…..) passa o dia nas incontáveis esplanadas a falar , a comer , a passar o tempo ; metade da outra metade são polícias que tentam ganhar a vida da maneira mais fácil que se pode imaginar : receber as multas e infracções …… sem recibo ! Metade do que sobra são pedintes e / ou lavadores/lavadoras de pára-brisas que nos semáforos se esforçam para ganhar uns tostões e FINALMENTE o resto serão por certo diligentes funcionários públicos que tentam cumprir uns horários dilatados …. ; para rematar ,alguns turistas que vieram ao engano , isto é , a pensar que esta já era uma capital interessante e com alguns motivos turísticos de  relevo .

Realmente o interesse  de TIRANA é extremamente limitado e a única coisa que aqui nos contenta é o baixo custo de vida ; o resto??? Bom , o resto é a constante preocupação de agarrar bem a mochila , de segurar convenientemente a máquina fotográfica , de enxotar os pedintes , etc ; falámos com um rapaz português que tínhamos conhecido na fronteira MONTENEGRO – ALBÂNIA e que se tinha dirigido à nossa A/C quando viu a matrícula ( ele viaja de camioneta com a namorada ) ; por coincidência , vi-mo-lo novamente na praça principal da cidade e ele , apenas algumas horas depois de aqui ter chegado , confirmou : ”não há nada , NADA  para ver , vamos embora para sul…..” .

Bom, e o que é que tem realmente TIRANA para se ver??? A praça principal , um par de mesquitas , um par de igrejas ortodoxas , uma católica ( fechada ) uns mercadozinhos ao ar livre onde se vendem frutas e legumes , um par de estátuas em mau estado , uns monumentos do ” tempo da outra senhora ” em estado lastimoso , uns edifícios ministeriais assim-assim e uma série de ruas comerciais com uma mistura de comércio mais variada do que a feira de Carcavelos e a feira do Relógio juntas……mas ruas sujas , bastante sujas !

A condução é absolutamente catastrófica e selvagem , apanhámos tantos sustos com a Vespa que decidimos ao fim de algumas horas ……………recolher à base !!! Até porque não havia nada mais para ver ou fazer …………….além de comer gelados : muito bons , sem dúvida e ridiculamente baratos ! Parqueámos a A/C no parking de um hotel, a € 12.00 / 24 horas , com direito a internet +água+ electricidade : além de ser acessível, nunca arriscaríamos deixar a A/C parqueada algures no meio de TIRANA , com tantos olhares de cobiça por todo o lado……..; ao nosso lado uma gigantesca A/C norueguesa ,cujo casal de ocupantes nem se atreveu a sair da sua AC durante os 2 dias em que lá estiveram parqueados :  N 41º 17′ 57”  E 19º 51′ 01” ; pena que este hotel BARON fique a 5 km do centro mas nada de especial para a Vespa….

À chegada à cidade um das MUITAS patrulhas policiais que se vêem a todo o momento , mandou -nos parar , eu olhei para ele , perguntei-lhe em inglês porquê , ele mandou-me encostar mais à frente e………eu segui sem parar ; acho que ele estava demasiado cansado para vir a correr atrás da ”estrelita”………. portanto, pura perda de tempo parar simplesmente porque ele queria ………até porque nunca nos entenderíamos !!!  no dia seguinte , quando passeávamos de Vespa na cidade um carro-patrulha mandou-nos encostar e perguntou-nos em ….albanês de onde éramos ( depois de termos percorrido tantos países , pode vir a língua mais estranha deste mundo que este tipo de pergunta é dos tais que  compreendemos de imediato…..) ; respondi-lhe em…..português , tipo ”o que é que queres oh caramelo” ……ficaram com cara de ( mais ) parvos e foram-se embora !!! Isto em menos de 24 horas , é demonstrativo quão policiado este ESTADO é , se calhar até com alguma razão : muitos de vocês não saberão , mas a ALBÂNIA é o ”celeiro” europeu da………………….MARIJUANA / CANNABIS , aqui produz-se ( e exporta-se ) forte e feio !!! Daí que haja bastante pressão internacional para se TENTAR diminuir tal produção , mas as máfias são muito poderosas !!!

Aliás assisti na noite passada a uma reportagem televisiva onde uma incursão a uma enorme plantação de marijuana feita pela polícia especial anti-droga , armados até aos dentes , foi recebida com …………………. GRANADAS , LANÇA-ROCKETS E ARMAMENTO SEMI-PESADO pelos agricultores/ plantadores dessa região !!!!!!!!Por aqui já se vê a cowboiada que vai neste país………………………com interesse em aderir à UNIÃO EUROPEIA ………!!!!!!!!!!!!!! BEM PODEM ESPERAR SENTADOS ATÉ QUE A LUA FIQUE AZUL……….

 

 

 

 

 

 

 

 

O seu dinheiro tem este aspecto :

1 € = + – 140 LEKS

 

 

A ESTÁTUA DA MÃE ALBÂNIA ESTÁ FORA DE TIRANA

 

 

 

GELATARIA , claro !!!!!!!!!

 

 

 

 

Tirana ficou vista , vamos agora ver como é que são as praias  deste país……vamos percorrer toda a sua costa .

DAQUI A UM PAR DE DIAS CONTAMOS , MAS PELO ”APERITIVO”, NÃO ME CHEIRA QUE SEJAM GRANDE COISA ………!!!!

Avise-me por email sobre novas publicações !



10 comentários para “TIRANA OU TIREM-ME DESTE PESADELO……”

  1. Antonio Garrido diz:

    Olá

    Quando em 2012 por aí passei não fui a Tirana porque das duas uma ou os relatos davam como desilusão o lá terem ido ou não iam pura e simplesmente. Quanto a insegurança não registei nada de especial. Estivemos em Berat, estacionamos, passeamo-nos, almoçamos sem ter nada a assinalar. E apreciamos(moderadamente)
    Da costa não nos ficou grande memoria, mas aguardamos as vossas impressões.

    Cumprimentos nossos (sim, somos dois a ler)

    Antonio e Isabel

    • admin diz:

      antónio e isabel , olá a ambos !
      pois é , não perdeu nada em não ir a tirana mas perdeu muito em não ir ao SUL do país , mesmo lá no fundo….; passeando como você passeia …..lá terá que ficar para uma próxima!!um abraço
      david+marilia

  2. estrela diz:

    Olá, meninos!

    Já vi, pela amostragem, que vocês só investem nos gelados! cadê as fotos dos petiscos locais?

    Andamos preocupados contigo por causa dos inchaços (a “boss” tem andado de rastos, com 3 bancos por semana e mesmo assim pediu “vê lá se lhe escreves a pedir juízo e que não tenho tido hipótese de lhe escrever…”. Portanto, recado entregue: vê se não abusas e se tomas a medicação direitinho. Não faças como com os antibióticos, que só tomas 2 dias porque já te sentes melhor e não vale a pena tomar a dose recomendada….

    O relato sobre Albânia vem confirmar tudo o que sei sobre esse desinteressante país. Nunca lá fui e agora menos interesse tenho em gastar tempo e dinheiro com tal e hipotética viagem. Espero que a passeata pela costa compense.Vou aguardar as fotos desse passeio, que devem ser maravilhosas.

    Por cá, voltámos aos dias de outono: chuva, vento, trovoada. Aproveito para dar mais esta novidade: no sábado fiz na Briolanja mais uma viagem de C.B. até Lisboa!À cautela, saí às 7 da manhã para ter oportunidade de fazer paragens e curtir a aventura. Puro engano: apanhei ventinho gélido, no Crato alguma chuva miudinha, junto a Pavia umas raspinhas de granizo miúdo e tudo isto com roupinha de verão. Podem imaginar como cheguei a casa, né?? Esta noite trovejou…que belíssimo verão, não há dúvida!

    Meus queridos, divirtam-se como puderem. Beijocas!

    • admin diz:

      já estamos a cortar nos gelados , não se podia continuar em tal ritmo…..
      a albânia é um case-study , depois verás porquê!
      quanto às fotos de COMIDAS , já estão publicadas as de montenegro e da bósnia , portanto estamos …….updated !!!
      fazes mal em continuar com essas voltas grandes , a idade não perdoa…..e tantas vezes o cântaro vai à fonte……..
      beijos

  3. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Realmente depois de ler o que escreveste e de ver as fotos,não dá qualquer vontade de visitar Tirana,pois é mesmo feia.Vindos da Crácia sobre a qual puseste fotos tão bonitas nem dá para comparar,aproveitem os gelados que parecem ser a única coisa que vale a pena.Não fazia ideia que a Albânia tinha tal produção de drogas,estamos sempre a aprender com vocês.Continuação de boa viagem,espero que para paisagens mais apetecíveis e beijocas.

    • admin diz:

      olá menina !
      pois é tu esfalfas-te a labutar e nós ….no bronze !! não há justiça !!!
      estamos bem e esperamos que em tua casa idem!
      beijos

  4. Antonio Garrido diz:

    Um olá mais uma vez.

    E para pedir um esclarecimento…please. O que perdi no sul? O que escapou?
    A Albania fizemo-la até ao sul uma vez que foi o caminho para entrada na Grecia. Saimos pela fronteira de Kakavia.
    E este ano após a Grecia pensamos atravessar de novo a Albania e ir a Gjirokaster, provavelmente entrando pela fronteira mais junto a costa – Sagiada. As dicas que der serão benvindas.

    Antonio e Isabel

    • admin diz:

      olá a ambos !
      da outra vez vocês entraram na grécia pela fronteira mais conhecida ( kakavia ) , mas não sei se chegaram a visitar HAMARÉ e SARANDÉ ( nesse caso perderam…) ; a outra fronteira que mencionam mesmo junto à costa ( sagiada/grécia ) é exactamente a que nós vamos tomar…..amanhã!
      uma palavra sobre girokaster : era suposto visitarmos mas à última da hora decidimos não ir pois foi nessa área que houve recentissimamente os tiroteios entre a polícia e os agricultores por causa da apreensão de cannabis ; também , um casal albanês nos informou que não é nada de extraordinário : vocês dirão !
      se calhar até nos veremos algures na grécia ???…???
      um abraço
      david+marilia

  5. José Ricardo Ferrari diz:

    Olá amigos,
    Hoje passei a ler seus relatos para meu filho e ele ficou encantado.
    Disse que a partir de hoje também acompanhará vossas aventuras.
    A água é deslumbre, de fazer inveja as nossas aqui do Rio de Janeiro, mas no quesito visual e temperatura sou mais as nossas,heheeeee
    Aqui segue a copa do mundo. Incrivelmente(como num acordo político entre Estado e Traficantes), as cidades Brasileiras parecem as da Suíça (criminalidade zero)….
    90% das notícias saõ relativas aos jogos. Problemas de corrupção, saúde, transporte, infra-estrutura, segurança, saneamento e tantas outra mazelas e enchem nossos noticiários, simplesmente sumiram da tv e jornais. Estamos vivendo Alice no país das maravilhas,kkkkkkk. Até agora já tivemos cinco feriados criados durante a copa, tudo para tirar a populaçao das ruas durante alguns jogos importantes.
    Amanha, Portugal tem um jogo decisivo para permanecer na competição.Vamos torcer!!!
    Até breve amigos.

    • admin diz:

      olá josé !
      pois é , assim nem parece o verdadeiro brasil ………!
      obrigado pela ajuda moral mas não vale a pena torcer por portugal……..já estamos mais do que ”torcidos” com este campeonato !!!!!!
      um abraço
      david+marilia

Trackbacks/Pingbacks