TIRANA OU TIREM-ME DESTE PESADELO……
A ALBÂNIA sonha e deseja a integração na U.E. , como se tal fosse a panaceia para os males de que padece , mas comecemos
pela sua capital , TIRANA ; se não se tiver mais nada que fazer na vida , então visite-se esta metrópole de cerca de 600.000 habitantes , metade dos quais ( pelo menos…..) passa o dia nas incontáveis esplanadas a falar , a comer , a passar o tempo ; metade da outra metade são polícias que tentam ganhar a vida da maneira mais fácil que se pode imaginar : receber as multas e infracções …… sem recibo ! Metade do que sobra são pedintes e / ou lavadores/lavadoras de pára-brisas que nos semáforos se esforçam para ganhar uns tostões e FINALMENTE o resto serão por certo diligentes funcionários públicos que tentam cumprir uns horários dilatados …. ; para rematar ,alguns turistas que vieram ao engano , isto é , a pensar que esta já era uma capital interessante e com alguns motivos turísticos de relevo .
Realmente o interesse de TIRANA é extremamente limitado e a única coisa que aqui nos contenta é o baixo custo de vida ; o resto??? Bom , o resto é a constante preocupação de agarrar bem a mochila , de segurar convenientemente a máquina fotográfica , de enxotar os pedintes , etc ; falámos com um rapaz português que tínhamos conhecido na fronteira MONTENEGRO – ALBÂNIA e que se tinha dirigido à nossa A/C quando viu a matrícula ( ele viaja de camioneta com a namorada ) ; por coincidência , vi-mo-lo novamente na praça principal da cidade e ele , apenas algumas horas depois de aqui ter chegado , confirmou : ”não há nada , NADA para ver , vamos embora para sul…..” .
Bom, e o que é que tem realmente TIRANA para se ver??? A praça principal , um par de mesquitas , um par de igrejas ortodoxas , uma católica ( fechada ) uns mercadozinhos ao ar livre onde se vendem frutas e legumes , um par de estátuas em mau estado , uns monumentos do ” tempo da outra senhora ” em estado lastimoso , uns edifícios ministeriais assim-assim e uma série de ruas comerciais com uma mistura de comércio mais variada do que a feira de Carcavelos e a feira do Relógio juntas……mas ruas sujas , bastante sujas !
A condução é absolutamente catastrófica e selvagem , apanhámos tantos sustos com a Vespa que decidimos ao fim de algumas horas ……………recolher à base !!! Até porque não havia nada mais para ver ou fazer …………….além de comer gelados : muito bons , sem dúvida e ridiculamente baratos ! Parqueámos a A/C no parking de um hotel, a € 12.00 / 24 horas , com direito a internet +água+ electricidade : além de ser acessível, nunca arriscaríamos deixar a A/C parqueada algures no meio de TIRANA , com tantos olhares de cobiça por todo o lado……..; ao nosso lado uma gigantesca A/C norueguesa ,cujo casal de ocupantes nem se atreveu a sair da sua AC durante os 2 dias em que lá estiveram parqueados : N 41º 17′ 57” E 19º 51′ 01” ; pena que este hotel BARON fique a 5 km do centro mas nada de especial para a Vespa….
À chegada à cidade um das MUITAS patrulhas policiais que se vêem a todo o momento , mandou -nos parar , eu olhei para ele , perguntei-lhe em inglês porquê , ele mandou-me encostar mais à frente e………eu segui sem parar ; acho que ele estava demasiado cansado para vir a correr atrás da ”estrelita”………. portanto, pura perda de tempo parar simplesmente porque ele queria ………até porque nunca nos entenderíamos !!! no dia seguinte , quando passeávamos de Vespa na cidade um carro-patrulha mandou-nos encostar e perguntou-nos em ….albanês de onde éramos ( depois de termos percorrido tantos países , pode vir a língua mais estranha deste mundo que este tipo de pergunta é dos tais que compreendemos de imediato…..) ; respondi-lhe em…..português , tipo ”o que é que queres oh caramelo” ……ficaram com cara de ( mais ) parvos e foram-se embora !!! Isto em menos de 24 horas , é demonstrativo quão policiado este ESTADO é , se calhar até com alguma razão : muitos de vocês não saberão , mas a ALBÂNIA é o ”celeiro” europeu da………………….MARIJUANA / CANNABIS , aqui produz-se ( e exporta-se ) forte e feio !!! Daí que haja bastante pressão internacional para se TENTAR diminuir tal produção , mas as máfias são muito poderosas !!!
Aliás assisti na noite passada a uma reportagem televisiva onde uma incursão a uma enorme plantação de marijuana feita pela polícia especial anti-droga , armados até aos dentes , foi recebida com …………………. GRANADAS , LANÇA-ROCKETS E ARMAMENTO SEMI-PESADO pelos agricultores/ plantadores dessa região !!!!!!!!Por aqui já se vê a cowboiada que vai neste país………………………com interesse em aderir à UNIÃO EUROPEIA ………!!!!!!!!!!!!!! BEM PODEM ESPERAR SENTADOS ATÉ QUE A LUA FIQUE AZUL……….
O seu dinheiro tem este aspecto :
Tirana ficou vista , vamos agora ver como é que são as praias deste país……vamos percorrer toda a sua costa .
DAQUI A UM PAR DE DIAS CONTAMOS , MAS PELO ”APERITIVO”, NÃO ME CHEIRA QUE SEJAM GRANDE COISA ………!!!!
Olá
Quando em 2012 por aí passei não fui a Tirana porque das duas uma ou os relatos davam como desilusão o lá terem ido ou não iam pura e simplesmente. Quanto a insegurança não registei nada de especial. Estivemos em Berat, estacionamos, passeamo-nos, almoçamos sem ter nada a assinalar. E apreciamos(moderadamente)
Da costa não nos ficou grande memoria, mas aguardamos as vossas impressões.
Cumprimentos nossos (sim, somos dois a ler)
Antonio e Isabel
antónio e isabel , olá a ambos !
pois é , não perdeu nada em não ir a tirana mas perdeu muito em não ir ao SUL do país , mesmo lá no fundo….; passeando como você passeia …..lá terá que ficar para uma próxima!!um abraço
david+marilia
Olá, meninos!
Já vi, pela amostragem, que vocês só investem nos gelados! cadê as fotos dos petiscos locais?
Andamos preocupados contigo por causa dos inchaços (a “boss” tem andado de rastos, com 3 bancos por semana e mesmo assim pediu “vê lá se lhe escreves a pedir juízo e que não tenho tido hipótese de lhe escrever…”. Portanto, recado entregue: vê se não abusas e se tomas a medicação direitinho. Não faças como com os antibióticos, que só tomas 2 dias porque já te sentes melhor e não vale a pena tomar a dose recomendada….
O relato sobre Albânia vem confirmar tudo o que sei sobre esse desinteressante país. Nunca lá fui e agora menos interesse tenho em gastar tempo e dinheiro com tal e hipotética viagem. Espero que a passeata pela costa compense.Vou aguardar as fotos desse passeio, que devem ser maravilhosas.
Por cá, voltámos aos dias de outono: chuva, vento, trovoada. Aproveito para dar mais esta novidade: no sábado fiz na Briolanja mais uma viagem de C.B. até Lisboa!À cautela, saí às 7 da manhã para ter oportunidade de fazer paragens e curtir a aventura. Puro engano: apanhei ventinho gélido, no Crato alguma chuva miudinha, junto a Pavia umas raspinhas de granizo miúdo e tudo isto com roupinha de verão. Podem imaginar como cheguei a casa, né?? Esta noite trovejou…que belíssimo verão, não há dúvida!
Meus queridos, divirtam-se como puderem. Beijocas!
já estamos a cortar nos gelados , não se podia continuar em tal ritmo…..
a albânia é um case-study , depois verás porquê!
quanto às fotos de COMIDAS , já estão publicadas as de montenegro e da bósnia , portanto estamos …….updated !!!
fazes mal em continuar com essas voltas grandes , a idade não perdoa…..e tantas vezes o cântaro vai à fonte……..
beijos
Olá Viajantes
Realmente depois de ler o que escreveste e de ver as fotos,não dá qualquer vontade de visitar Tirana,pois é mesmo feia.Vindos da Crácia sobre a qual puseste fotos tão bonitas nem dá para comparar,aproveitem os gelados que parecem ser a única coisa que vale a pena.Não fazia ideia que a Albânia tinha tal produção de drogas,estamos sempre a aprender com vocês.Continuação de boa viagem,espero que para paisagens mais apetecíveis e beijocas.
olá menina !
pois é tu esfalfas-te a labutar e nós ….no bronze !! não há justiça !!!
estamos bem e esperamos que em tua casa idem!
beijos
Um olá mais uma vez.
E para pedir um esclarecimento…please. O que perdi no sul? O que escapou?
A Albania fizemo-la até ao sul uma vez que foi o caminho para entrada na Grecia. Saimos pela fronteira de Kakavia.
E este ano após a Grecia pensamos atravessar de novo a Albania e ir a Gjirokaster, provavelmente entrando pela fronteira mais junto a costa – Sagiada. As dicas que der serão benvindas.
Antonio e Isabel
olá a ambos !
da outra vez vocês entraram na grécia pela fronteira mais conhecida ( kakavia ) , mas não sei se chegaram a visitar HAMARÉ e SARANDÉ ( nesse caso perderam…) ; a outra fronteira que mencionam mesmo junto à costa ( sagiada/grécia ) é exactamente a que nós vamos tomar…..amanhã!
uma palavra sobre girokaster : era suposto visitarmos mas à última da hora decidimos não ir pois foi nessa área que houve recentissimamente os tiroteios entre a polícia e os agricultores por causa da apreensão de cannabis ; também , um casal albanês nos informou que não é nada de extraordinário : vocês dirão !
se calhar até nos veremos algures na grécia ???…???
um abraço
david+marilia
Olá amigos,
Hoje passei a ler seus relatos para meu filho e ele ficou encantado.
Disse que a partir de hoje também acompanhará vossas aventuras.
A água é deslumbre, de fazer inveja as nossas aqui do Rio de Janeiro, mas no quesito visual e temperatura sou mais as nossas,heheeeee
Aqui segue a copa do mundo. Incrivelmente(como num acordo político entre Estado e Traficantes), as cidades Brasileiras parecem as da Suíça (criminalidade zero)….
90% das notícias saõ relativas aos jogos. Problemas de corrupção, saúde, transporte, infra-estrutura, segurança, saneamento e tantas outra mazelas e enchem nossos noticiários, simplesmente sumiram da tv e jornais. Estamos vivendo Alice no país das maravilhas,kkkkkkk. Até agora já tivemos cinco feriados criados durante a copa, tudo para tirar a populaçao das ruas durante alguns jogos importantes.
Amanha, Portugal tem um jogo decisivo para permanecer na competição.Vamos torcer!!!
Até breve amigos.
olá josé !
pois é , assim nem parece o verdadeiro brasil ………!
obrigado pela ajuda moral mas não vale a pena torcer por portugal……..já estamos mais do que ”torcidos” com este campeonato !!!!!!
um abraço
david+marilia