TUNISIA ( 1 )

 

Entalada , digamos assim , entre dois vizinhos – – – – um quente (ARGÉLIA ) e o outro a ferver ( LÍBIA ) ,  a TUNÍSIA vive com imensas dificuldades :

 o petróleo a baixar constantemente , a quantidade de turistas a diminuir ano após ano , os islamistas extremistas com o seu fundamentalismo cada vez mais activos ,o desemprego galopante , enfim , não há mal que não lhes aconteça…..; viemos encontrar um país bastante sujo , não muito perigoso mas o suficiente para se ter de ter cautelas redobradas quanto aos pertences e , claro , ter um certo estofo / experiência para não cair nos esquemas mais mirabolantes em que os árabes são tão férteis , pois imaginação não lhes falta…….…..; mas é um país muito interessante de se conhecer : os tunisinos são extremamente acolhedores , as paisagens são diversas , o deserto é apelativo , a comida……assim-assim , as praias são aceitáveis e o custo de vida é bastante razoável , para não dizer baixo !

Dou-vos um só exemplo das artimanhas dos árabes : estávamos nós muito bem na nossa AC a fazer algumas arrumações ao final de uma tarde , nos arredores de TUNIS , quando se aproxima da porta aberta um senhor na ordem dos 70 anos , impecavelmente vestido , e com o ar mais distinto deste mundo , perguntando num irrepreensível francês , se éramos franceses ; ‘’não , de Portugal ‘’ respondemos nós ; ‘’ah mas que bom voltar a encontrar portugueses após tantos anos , eu fiz o meu estágio de ????(não compreendemos) nos anos 70 em LYON e fartei-me de ajudar emigrantes portugueses a preencher papelada/documentos , eles não sabiam francês , etc,etc,etc ‘’ bom , a conversa prolongou-se por alguns minutos da maneira mais agradável possível….; então diz-nos com o ar mais sério deste mundo : ‘’sabem , a TUNÍSIA mudou muito desde que aqui estiveram há mais de 30 anos , especialmente agora depois dos tumultos que houve ( para os menos atentos , houve realmente uma pequena ‘’revolução’’ em 2011 …) , só se vê malandragem por todo o lado , o país está muito pouco seguro , vocês prestem a máxima atenção aos vossos pertences , bla,bla,bla ,bla’’

A conversa prosseguiu num tom bastante simpático e ATÉ COMEÇÁMOS A SIMPATIZAR BASTANTE COM O SENHOR IDOSO !!! depois de muitos avisos , diz-nos : ‘’olhem o meu caso mesmo recente , ao sair hoje da gare central , 4 rapazes adolescentes rodearam-me , agarraram-me e tiraram-me a carteira com todo o meu dinheiro , agora nem sequer tenho dinheiro para voltar para casa de comboio , vocês importavam-se de me emprestar por 1 dia , 10 dinares ( cerca de 5 euros ) para eu regressar a casa ??? ’’ . A Marilia quase tinha lágrimas nos olhos (exagerando ) e estava pronta para lhe ‘’emprestadar’’ os tais 10 dinares , mas eu tive de imediato o pressentimento ( para não dizer a certeza….) que era ‘’esquema’’ e disse-lhe ‘’pois é meu caro , mas acabámos de chegar e ainda não temos dinares ‘’ ; bom , mudou de imediato de cara / atitude  e voltou-nos as costas !!! ……..

 

A propósito , o dinheiro deles tem este aspecto :

 

NOTAS DA TUNISIA

 

 

Um primeiro susto apanhámos no dia seguinte à chegada : o nosso caro site não abria nem por nada ; como os meus conhecimentos de informática são pouco mais do que nulos , ainda liguei à nossa estimada amiga ANA PRESSLER , que confirmou também não conseguir abrir o site     ; restou enviar um email ao ‘’pai’’ do site , o competente RUI SOARES da conhecida WEBMASTER // HOSTING PORTUGAL LDA, quem tantas vezes tem solucionado os mais diversos tipos de problemas informáticos e para quem a informática não tem ( NENHUNS ) segredos…….; pois é , mais uma vez , o mesmo solucionou de imediato e a contento o problema : um malfadado vírus que se tinha instalado no pequeno computador da Marilia e que eu estou a usar , computador esse  que não tem o anti-vírus actualizado :

 

 

RUI , SE NÃO NOS TIVESSE AJUDADO , ESTE POST NÃO PODERIA TER SIDO ESCRITO…..MUITO OBRIGADO MAIS UMA VEZ !!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Bom , mas comecemos por TUNIS , a capital deste país ; é uma cidade muito desinteressante e nada mudou desde que estivemos aqui há mais de 30 anos ; quase nada para ver , a MEDINA com os seus inúmeros SOUKS , a grande MESQUITA que não merece a visita , a CATEDRAL ( como não é de estranhar , fechada a 7 chaves ….) , a grande avenida HABIB BOURGUIBA (há largas centenas de avenidas em todo o país com o nome deste herói nacional e ex-presidente ) , a PRAÇA DOS MÁRTIRES e…………..nada mais !!!

Aliás , quem vem à TUNÍSIA definitivamente não é por TUNIS , daí termos lá ficado apenas 2 dias ; até nem estacionámos na cidade , mas sim a 13 kms , numa outra cidade chamada LA GOULETTE , que é exactamente o porto de chegada dos ferries vindos de ITÁLIA e FRANÇA ; a viagem de 10 horas desde PALERMO é um bocado estopada pois a bordo não há nada para fazer para além de admirar dezenas de tunisinos a dormir pelos cantos e em cima dos sofás – – – – – ocupando pois 4,5,6 lugares – – – – – –  ; mas enfim , lá se fez a travessia do MEDITERRÂNEO e chegámos a LA GOULETTE já noite serrada ; felizmente estacionámos perto…..

A primeiríssima imagem que se tem do país não é boa , pois aparte da sujidade e lixo espalhados ( uniformemente ) , a anormal quantidade de polícias e militares , todos armados até aos dentes , que se vêm por todo o lado , deixa transparecer todo o TERROR que as autoridades políticas demonstram , ao recearem que aconteça no país o mesmo que está a acontecer noutros países árabes ; aliás não esqueçam que a chamada pomposamente ‘’PRIMAVERA ÁRABE’’ começou exactamente AQUI !!!!!!!!!! E vejam como o ”rastilho” da contestação se tem incendiado por tudo o que é país árabe…………

Muitos edifícios por toda a cidade ( especialmente embaixadas…) completamente rodeados de grossos rolos de arame farpado até + – 1.50 m de altura , guaritas policiais rodeadas de sacos de areia , carros de combate e carros anti-distúrbio são às largas dezenas , autocarros e carrinhas policiais cheias de polícias e soldados no interior ( O SACANA DO CALOR QUE NÃO DEVEM APANHAR FECHADOS TODAS AQUELAS HORAS DEBAIXO DE TEMPERATURAS DE 45º………) , enfim , uma cidade híper-policiada e nada agradável de se ver…..; nós passeámos demoradamente com a VESPA , perante o olhar surpreendido dos polícias e soldados , porém não nos atrevemos a tirar fotos …….. PREVALECEU DESTA VEZ O BOM-SENSO !!!!!

Aliás já chegou o susto que apanhámos em ASHGABAT – TURQUEMENISTÃO com os polícias e militares por causa de fotos não autorizadas , não é verdade ???? …………

A população parece viver bem e descansadamente com todo este aparato policial , mas a nós ocidentais , desabituados destas demonstrações de força e ‘’democracia’’ , ainda ficamos ( negativamente ) impressionados e com uma enorme sensação de desconforto …….

Outra engraçada : decidimos visitar de VESPA a estância balnear de SIDI BOU SAID , que fica a cerca de 30 km de TUNIS , mal sabendo nós que teríamos de passar forçosamente pelo imponente e híper-guardado PALÁCIO PRESIDENCIAL !!! Acontece que 1 ou 2 km antes , num cruzamento , a polícia interrompia o trânsito na sua totalidade e com um enorme aparato……….PARA SUA EXCELÊNCIA PASSAR !!!!! meu DEUS , há anos que eu não via tal aparato policial , um cortejo policial e escolta condizente que faria inveja a um qualquer OBAMA de 2ª………levou mais uma vez o bom-senso que eu não filmasse , embora a vontade fosse enorme !!!!!!!!!!!!!!!! Verdadeiramente impressionante  (e vistoso !!! ) o motociclista que encabeçava o cortejo guiava a potente mota apenas com as pernas , indo DE PÉ , COM OS BRAÇOS ABERTOS E GESTICULANDO COMO QUE A DIZER PARA A MULTIDÃO SE AFASTAR….. ( super afastada estava ela !!! )

Melhor ainda : depois de visitarmos a insípida SIDI BOU SAID , que tem tanto de CÔTE D’AZUR como têm as nossas praias de CAXIAS ou CRUZ QUEBRADA……… , e como ainda era cedo para regressar à nossa casinha rolante , decidimos prolongar o passeio mais para norte e ir até GAMMARTH , mal sabendo nós que ao tomarmos essa estrada principal passaríamos às portas de um outro …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………quem adivinhar ganha uma viagem ao MALI !!!!!!!!!!! …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………… PALÁCIO PRESIDENCIAL , pois então !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pois é meus caros , aqui o ‘’PZIDENTE’’ ( como eu costumo chamar a todos eles …..) não se fica por menos !!!!!!!!

O nosso PALÁCIO DE QUELUZ nem para cavalariças lhe seria bom…….., e claro que o PALÁCIO DE BELÉM , apenas o faria rir às gargalhadas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nem vale a pena tentar descrever os portões , os muros , as CENTENAS de câmaras de segurança e, sobretudo , o incrível aparato policial à entrada….. POR ESSAS E POR OUTRAS É QUE FAZEM OS DITADOS : QUEM TEM CÚ TEM MEDO !!! ………..

 

Mas vamos a coisas mais interessantes (???) , ou seja , fotos de TUNIS :

 

TUNIS (2)

 

até nalguns monumentos colocaram arame farpado....

até nalguns monumentos colocaram arame farpado….

 

a insípida catedral

a insípida catedral

 

TUNIS (7)

TUNIS (9)

 

 

praça dos mártires

praça dos mártires

 

TUNIS (15)

 

TUNIS (13)

 

Seguiu-se a cidade de NABEUL ( antes tínhamos passado pela histórica CARTHAGO , da qual apenas restam umas insignificantes ruínas…..), com uma MEDINA igualmente com vários SOUKS , tendo nós visitado um par deles ; antes de mais , tivemos a sorte ( e a OUSADIA ) de pedir para ficarmos instalados mesmo junto ao club de tiro da cidade , o qual fica a …..5 metros da praia , e ao qual nos LIGÁMOS À ELECTRICIDADE !!!!! Foi bem simpático o seu director M. MARAKET!

NABEUL é bem conhecida por ser a capital da OLARIA , realmente é uma perdição ver as cerâmicas tão bonitas e a preços tão convidativos , dá vontade de trazer…..contentores !!!

 

NABEUL (12)

 

NABEUL (10)

 

NABEUL (8)

 

NABEUL (7)

 

Depois fomos , como é óbvio , para a mais famosa zona turística de toda a TUNÍSIA : O GOLFO DE HAMMAMET , onde igualmente já tínhamos ‘’feito praia’’ há algumas décadas atrás ; centenas de hotéis , milhares de restaurantes ,  , etc enfim , quase como se fosse um ALGARVE ……árabe !!! O mais divertido é sem dúvida vê-las a tomar banho de mar , mergulhando felizes e contentes MAS…………….COMPLETAMENTE VESTIDAS , apenas parte da face fica a ver-se !!! Isto claro , as mais radicais , as mais religiosas !!! Francamente eu nem sei como é que não se AFUNDAM no meio de tanto pano……………….

IMG_2601

 

IMG_2603

 

O GOLFO DE HAMMAMET é enorme , e quando digo enorme estou-me a referir a largas dezenas de kms( mais de 100 km ) , onde estão espalhadas pequenas cidades contudo as mais importantes são HAMMAMET , SOUSSE , e MONASTIR  ; como já conhecíamos HAMMAMET praticamente quase nem parámos , seguimos para HERGLA e posteriormente para KANTAOUI : hotéis e sobretudo resorts , uns atrás dos outros……; praias boas , quero dizer água imaculadamente transparente e quase morna , super calma , areia branca MAS………………(há sempre um mas….) os tunisinos fazem uma feroz e eficaz concorrência aos sicilianos no que respeita à quantidade e qualidade de porcaria com que enchem as praias ……VALE TUDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Parámos cerca de meio dia em SOUSSE , não tem muito para visitar contudo a sua MEDINA alberga um admirável conjunto de souks , alguns bem interessantes se se quiser adquirir artigos em cabedal ou cerâmicas ….

SOUSSE (4)

 

SOUSSE (14)

 

SOUSSE (21)

 

SOUSSE (11)

 

podia-se fazer um livro apenas com fotos de portas tunisinas : espectaculares !

podia-se fazer um livro apenas com fotos de portas tunisinas : espectaculares !

 

um típico café árabe

um típico café árabe

 

um belo chá de menta , ao fim da tarde , num qualquer SOUK ....

um belo chá de menta , ao fim da tarde , num qualquer SOUK ….

 

E pronto , como o post já vai longo………esperem pelo próximo !!!!! I N T É !!!!!!!!!!!!!!!

 

Avise-me por email sobre novas publicações !



12 comentários para “TUNISIA ( 1 )”

  1. estrela diz:

    Olá, viajantes!

    Espero que tenham acompanhado as notícias sobre “essas bandas” (um pouco mais para lá, claro….) e o novo estado islâmico. Nada de flores…entendem?….(não posso explicar melhor!). A prática agora é fazerem com os humanos que “caçam” aquilo que fazemos por cá aos nossos passarocos quando queremos cozinhar uma cabidela…

    Expliquem quais são os planos de regresso, por onde vão passar, quando pensam encetar esse regresso, etc.

    Quem foi o “querido” que vos tirou a foto? A Marília está com um ar tristinho…
    Sobre as fotos e as cidades que visitaram, pelo vosso relato não me ficou grande entusiasmo em conhecer. Engraçado, eu tinha uma ideia bem diferente e um tanto romântica sobre essas paragens. Vou aguardar as próximas novidades.
    Beijocas!

    • admin diz:

      olá !
      estamos no sul da tunisia , em pleno sahara e isso não quer dizer que não tenhamos notícias do que se passa no país e no mundo ; sempre que temos net , lemos as notícias de variados canais.
      quando queremos uma foto juntos , é simples , pedimos a alguém que a tire…
      mais 4 dias aqui e segue-se…..ROMA !!!
      beijos

  2. Cisfranco diz:

    Gostei muito de relato de ocorrências, sobretudo do distinto conversador que acabou por tentar dar o golpe…A reacção é de expert na matéria. Gostei de ver a v foto onde o sr está, digamos, bem avantajado. Mas as dietas ficam para as férias das férias, será assim?
    Boa continuação pelo Sul da Tunísia com deserto até mais não ter fim.
    Cumprt

    • admin diz:

      olá cisfranco !
      a dieta está planeada para começar em outubro…
      a tunisia já era , agora é itália , da qual nunca nos cansamos !
      um abraço
      david+marilia

  3. Maria Melo diz:

    Boa tarde, Companheiros Marília e David:
    Gostei muito, como sempre, da descrição da viagem e das fotos. Devo dizer-lhes que lhes gabo a coragem de andar de autocaravana por essas bandas nesta época.
    Reparei que a Marília está com um olhar cansado, tristonho.
    Desejo que a viagem continue a correr muito bem e que continuem a brindar-nos com a fotos e as descrições a que nos têm habituado.
    Saudações autocaravanistas,
    Maria Melo.

    • admin diz:

      olá maria melo!
      obrigado pelo simpático comentário , e quanto á coragem , bom , deixe-me dizer-lhe que o mal está por todo o lado , é só questão de termos ou não termos a ”nossa hora” marcada……
      a marilia está bem , a questão é que o calor era demais nesse dia e , claro , todos nós temos um limite….. , vendo bem as coisas já passaram 4 meses ”non-stop” , não é verdade???
      um abraço
      davi+marilia

  4. Ana Rodrigues diz:

    Olá Viajantes

    Como sempre adoro a narrativa do David,por ser tão bem escrita nos transporta até aos lugares que descrevem.Tenho estado ausente pelos motivos habituais,não por falta de interesse pois leio todos os posts.Gosto muito da vossa foto ,estão muito bem.Penso que já estão perto de regressar,mas aproveitem o tempo que falta.Tudo a correr bem e beijicas.

    • admin diz:

      olá ana!
      esperamos que estejam bem .
      estamos quase ”aí” , só falta o quase….
      estamos já em itália e o pior já passou!
      beijos

  5. Antonio Garrido diz:

    Vivam

    Ai esta a tao desejada Tunisia a cores e quase em directo.

    Quanto ao jeito dos tunisinos para “endrominar” o estrangeiro , não deve ser muito diferente dos marroquinos. Este ano tambem fomos contemplados com um senhor bem parecido e bem falante e tambem dos seus 70 anos!!!

    O que me continua a surpreender, por desconhecimento, é o patrimonio urbano de certos paises, e que voces mostraram. Seja agora a Tunisia sejam os paises por vos visitados da Europa do leste.

    Continuem com boa viagem.

    Antonio e Isabel

    • admin diz:

      olá aos dois !
      folgo em saber que as vossas passeatas se alargaram a outro continente!
      quanto ao tal ”jeito” , meu caro , está no sangue de todos os árabes e …..sempre estará !
      um abraço
      david+marilia

  6. Olá meus queridos viajantes!

    Sim, só hoje vos escrevo pois este verão tem sido mto ocupado.
    Li ontem uma data de posts e o resto hoje e, agora resolvi dizer alguma
    coisinha para não pensarem que não vos ligo.
    Antes de mais é sempre bom passear convosco. As fotos são sempre boas e os
    relatos elucidativos.
    Melhor, só se pudéssemos estar aí convosco.
    A doença do vosso site tb me atingiu, não consegui ver as fotos de Puglia
    nem da Sicília I.
    Esta foi a viagem que menos acompanhei regularmente e, por isso, a minha
    ausência. Talvez agora possa acompanhar melhor o que ainda resta.
    Pelas minhas contas estão agora em Roma.
    Estivemos lá em 2009. É imponente ver todos esses sítios que só conhecíamos
    da História.
    Espero que não haja mais acidentes, mesmo pequenos, e que aproveitem o
    melhor que possam o resto da viagem.
    Ah, as fotos daquela igreja, são mesmo um estrondo! Que admirável traba-
    lho!… Parece irreal.
    E, por hoje fico por aqui.
    Abraços e jinhos aos dois e, talvez até breve?
    Magui

    • admin diz:

      olá magui !
      já tinhamos estranhado a tua longa ausência , mas enfim , ninguém é obrigado a comentar ; outras pessoas que anteriormente foram simpáticas , de repente , deixaram de comentar , pelo que nós nunca sabemos o que vai acontecer no futuro aos nossos…..comentadores ! mas tu , como amiga , estavamos a estranhar ainda mais….
      ainda bem que gostaste do artigo.
      beijos para ti e um abraço ao v.
      david+marila

Trackbacks/Pingbacks